RETROSPECTIVA 2008

O ano de 2008 terminou e, por motivos de férias e festas, não escrevemos um artigo fazendo a retrospectiva do ano. Mas, para não passar em branco, resolvi juntar o que de melhor (e pior) aconteceu no ano passado.

Começamos o ano passado mostrando os principais fatores para escolher uma corretora. Explicamos também como funciona o cálculo da poupança e quais as diferenças entre consórcio, leasing e financiamento, além do que é o custo efetivo total.

Em fevereiro, fechamos uma parceria com o JC Online, que contribuiu bastante para o crescimento do blog nesse ano que passou. Fomos palestrantes na Expomoney 2008, em Recife, e na Amcham. Saímos na capa do Diário de Pernambuco, numa matéria de dia da mães sobre como planejar as finanças delas.

Demos dicas de como escolher um fundo de ações, como investir em ações, como investir na crise, como cortar despesas do condomínio, como passar e receber cheques, como sair do vermelho, como usar o cartão de crédito, como manter o orçamento equilibrado, como conquistar sua independência financeira, o que fazer com o 13o salário, como diminuir o consumo do carro, quanto custa ter um carro e como poupar dinheiro.

Falamos sobre o dólar despencando e a Bovespa nas alturas, mas também da Bovespa despencando e o dólar nas alturas. Mostramos as mais baratas, as melhores e as maiores corretoras de valores. Explicamos como funciona o mercado de ações. Divulgamos a lista dos homens mais ricos do mundo. Explicamos o que é estresse financeiro e como começou a especulação financeira.

Fizemos comparações entre a sociedade atual e os planos de longo prazo, inflação e deflação e a crise financeira versus o problema da fome.

Entrevistamos Rennie Gabriel, autor do livro Seja Próspero com Qualquer Rendimento; o advogado Bruno Suassuna, sobre o sistema tributário nacional; e o consultor financeiro Augusto Sabóia, sobre planejamento financeiro pessoal.

Previmos (sem sucesso) o Ibovespa em 17 mil pontos, mostramos alguns conselhos de Warren Buffett e falamos sobre a portabilidade e a nova lei de estágio.

Em setembro, disponibilizamos planilhas para orçamento doméstico e progressão financeira, além do novo layout do blog.

Definimos a diferença entre PGBL e VGBL, o impacto do IR e da inflação nos investimentos, abastecer com álcool ou gasolina, e entre Previdência Privada e INSS.

Mostramos ainda o que são commodities, o que fazer se seu banco quebrar, como investir no Tesouro Direto. Falamos sobre compras na Internet, como comprar com segurança e quais os seus direitos.

Explicamos a crise financeira e a alta do dólar. Falamos sobre as 10 maiores crises da história, da fusão entre Itau e Unibanco, da eleição de Obama, da fraude bilionária do Madoff, do pacote brasileiro contra a crise,

Detalhamos o processo de como se aposentar pelo INSS, nosso artigo mais comentado do ano, e tiramos dúvidas e mais dúvidas sobre o assunto.

Apesar de 2008 ter sido um ano ruim para muitas pessoas e empresas, foi um ano fantástico para o QueroFicarRico. Passamos das 1500 visitas no mês de dezembro de 2007, para pouco mais de 22 mil visitas em dezembro de 2008, dando uma média de mais de 700 visitas por dia!

Devemos tudo isso a vocês, leitores, que contribuiram com o blog, seja através dos e-mails, comentários, ou apenas entrando diariamente e lendo nossos artigos. Esperamos que 2009 seja um ano ainda melhor para o blog e para todos nós.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!