COMO SE APOSENTAR PELO INSS

33 Flares Facebook 31 Twitter 0 Google+ 2 33 Flares ×

Depois do artigo sobre o INSS (INSS ou Previdência Privada?), muitas críticas e dúvidas surgiram sobre os tipos de aposentadoria e até mesmo como requerer a aposentadoria.

O propósito desse artigo é apresentar os principais tipos de aposentadoria, explicar como dar entrada no pedido de aposentadoria e mostrar como simular o cálculo da aposentadoria. Grande parte das informações desse artigo foram retiradas do site do Ministério da Previdência Social.

Se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser uma verdadeira maratona para os brasileiros. O processo entre o pedido e o recebimento do primeiro benefício pode demorar até 6 meses.

Como se aposentar pelo INSS

A falta de informação sobre os requisitos necessários e as constantes greves da instituição são os principais motivos dessa demora, mas não os únicos, os conflitos de informações sobre o tempo de contribuição entre o banco de dados do instituto e as informações do contribuinte também podem prorrogar a aposentadoria de milhares de brasileiros.

A lei determina o tempo de 45 dias entre o início do atendimento do INSS e a resolução sobre o pedido de benefício ou outro serviço solicitado ao órgão.

Tipos de aposentadoria

Os tipos de aposentadoria são:

  • Especial: Benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho, efetiva exposição aos agentes físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos);
  • Por Idade: Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais;
  • Por Invalidez: Benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento;
  • Por Tempo de Contribuição: Pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e a idade mínima. Os professores, têm um tempo de contribuição diferenciado (30 anos para os homens e 25 para as mulheres).

Para maiores detalhes sobre os tipos de aposentadoria, cliquem nos títulos dos tipos apresentados acima.

Documentos necessários

Os documentos necessários para pedir uma aposentadoria são:

  • Os originais e cópias da carteira de identidade;
  • Número de inscrição de contribuinte individual ou PIS/PASEP;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Todos os comprovantes de recolhimentos à Previdência Social, inclusive a documentação complementar (certificado do sindicato de trabalhadores avulsos – estivador, carregador, vigia etc.);
  • Registro de firma individual, para os contribuintes individuais;
  • Documentos de comprovação do exercício de atividade rural, para o trabalhador rural.

É importante que o trabalhador leve, além do original dos documentos, uma cópia de cada para que o técnico do INSS ateste a conformidade dele com o original e a anexe ao processo.

Logo após providenciar toda a papelada, o segurado deve ligar ou acessar a internet para agendar uma visita no posto do INSS mais próximo de sua residência. Não adianta ir até a instituição se não tiver feito o agendamento de atendimento antes. Todas as informações sobre o agendamento podem ser encontradas AQUI.

Cálculo da aposentadoria

Por fim, o cálculo da aposentadoria é resultado da média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994. Sobre este resultado aplica-se o fator previdenciário, que na prática aumenta a renda de quem se aposenta com mais idade e diminui a renda daquele que se aposenta mais cedo, seguindo a lógica de que o mais jovem irá receber a aposentadoria por um tempo maior. Tanto a contagem do tempo de contribuição quanto o valor do benefício podem ser simulados através do site do Ministério da Previdência, clicando AQUI.

Além destas informações, muitas outras podem ser encontradas no site do Ministério da Previdência Social. Caso tenham outras dúvidas, deixem um comentário, entrem em contato conosco ou informe seu e-mail no campo “Blog por e-mail”, que fica na coluna direita do blog, no topo, para receber regularmente informações sobre o INSS e todos os outros artigos do blog.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • http://jluiz57@gmail.com jorge luiz da silva

    tira minha duvida, tenho 30 anos de carteira + salubridade e tenho 48 anos de idade, já posso dar entrada no pedido de qual aponsentadoria.

    • http://www.facebook.com/?sk=messages#!/regina.nobrega REGINA NÓBREGA

      Aposentadoria por tempo de contribuição. Peça à empresa o PPP – PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO e juntamente com a CTPS e documentos pessoais agende o atendimento pela internet ou 135. Se o tempo de trabalho insalubre complementar os 35 anos o pedido será deferido. Boa sorte!

  • carlos

    tenho 51 anos. mais de 30 anos de serviço como posso me aposentar?

    • http://www.facebook.com/?sk=messages#!/regina.nobrega REGINA NÓBREGA

      Esperando completar 35 anos de contribuição pois a idade mínima você já atingiu.

    • http://google francisco arthur de nobrega fonseca cruz neves silva

      pode sim senhor carlos,aqui quem fala é o criador do site,senhor francisco arthur de nobrega fonseca cruz neves silva,nome comprido nao é?bom senhor carlos o senhor pode estar solicitando no inss mais proximo de sua residencia,eles irao te dar uma fixa para o senhor por os seus dados,daí o senhor leve os documentos(certidao de nascimento,” de casamento,comprovante de residencia,carteira de trabalho,certidao de óbito,etc)para o senhor poder se aposentar por invalidez.obrigada pela presensa no meu site e volte sempre!!! obrigada a todos voces pelo carinho e pelas perguntas é so esperar que elas irao ser respondidas pela minha pessoa!!obrigada e adeuuuss

      • Roberto

        Mas ele não disse que tem problemas físicos e sim que tem um tempo X, portanto, não se trata de aposentadoria por invalidez, srsrsrsrs

  • Josefa Maria Lemos Galvao

    Qual é mais vantajoso, aposentar-se por idade ou por invalidez, tendo atendido simultaneamente os dois requisitos?

    • http://www.facebook.com/?sk=messages#!/regina.nobrega REGINA NÓBREGA

      Aposentar-se por idade pois esse benefício dispensa a realização de perícia médica. Basta tão somente agendar na internet ou por telefone e comprovar a idade e o pagamento das contribuições, desde que atenda a carência necessária.

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Jorge, não sei como funciona as regras quanto à salubridade, mas você não completou nem a idade mínima exigida nem o tempo mínimo de contribuição. Considerando apenas a sua idade e seu tempo de contribuição, você ainda não estaria elegível para pedir a aposentadoria. Porém, sugiro que você agende um atendimento para esclarecer essas dúvidas. Coloquei o link para o agendamento no artigo.

    Carlos, para se aposentar sem alcançar a idade mínima ou o tempo mínimo de contribuição, você deve preencher esses requisitos: “os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição)”. Daqui a dois anos você poderá requerer a aposentadoria proporcional.

    Josefa, de acordo com as informações do site da previdência, seria financeiramente mais vantajoso se aposentar por invalidez. Os detalhes sobre o valor do benefício para aposentados por invalidez estão nesse link: http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=429

  • LUCIANO

    GOSTARIA DE RETIFICAR A INFORMAÇÃO QUE DIZ “80 MAIORES SALÁRIOS” PARA 80% DOS MAIORES SALÁRIOS

  • Onecy Azevedo Filho

    tenho 02 hérnias discal, L4 e L5, comprovadas no exame de ressonancia magnetica. Sofro mui com tal problema. Ja fiquei prostrado na cama em duas oportunidades, faltando assim ao trabalho. Naõ posso dirigir por mui tempo e por isso tenho dificuldade de locomover-me da cidade para o interior, aende trabalho… tomei arcoxia… o inss concedeu-me 03 meses de incapacidade para o trabalho, porem depois suspendeu todo direito.Recorri e estou agardando ha 11meses pelo resultado. Não é caso para aposentar-se, já q. muitas vezes nem consigo sentar-me direito?

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Luciano, você está certíssimo. Corrigimos. Obrigado pela informação!

  • Fatima Barbosa

    Tenho uma dúvida, vou me aposentar por idade (60 anos), mas não tenho o minimo de contribuição de 15 anos, tenho apenas 11 anos contribuindo sobre 02 salários mínimos – classe de autônoma – tenho direito mesmo assim?

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Fátima, de acordo com as informações do site do Ministério da Previdência Social, para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Isso daria 15 anos (não necessariamente seguidos). Como você contribuiu por apenas 11 anos, ainda não poderia solicitar o benefício. Precisaria assim trabalhar mais 4 anos contribuindo com o INSS.

    Outras dúvidas sobre a aposentadoria por idade podem ser tiradas através desse link: http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=15

    Espero tê-la ajudado!

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Onecy, o benefício da aposentadoria por invalidez é concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento. Portanto, infelizmente só a Perícia Médica poderia te classificar como inválido para o trabalho e assim te conceder esse benefício.

  • Fernanda

    Olá,Gostaria de tirar uma dúvida, minha mãe está com 50 anos e nunca contribriu com a previdência, ela vai ter direito à alguma aposentadoria ou benefício ao completar 60 anos? Agradeço se puder responder, obrigada!

  • Wilson Cesar

    Como é feito o calculo do valor da aposentadoria??
    Ex: Uma pessoa q tem 35anos de contribuição, os últimos 12 salários era de +ou- R$2000,( salários anteriores, variavam entre 1 e 2 salários minimos.
    Qual seria o valor do beneficio desse aposentado??
    Grato

  • Amanda Delmas

    Olá Fernanda,

    Como sua mãe nunca contribuiu com o INSS ela só pode solicitar algum beneficio quando ela estiver com 65 anos, é o caso do LOAS ( benefício assistencial) esse benefício é para idosos apartir de 65 anos e para os deficientes, no qual será avaliado as condições dessas pessoas e assim, será verificado se vai conceder ou não esse benefíco. O LOAS não é uma aposentadoria por idade, pois aposentadoria por idade é aquela que o homem ao completar 65 anos e a mulher 60 anos tendo 15 anos de contribuição ou dependendo de quando ele se filiou ao INSS – verificar tabela de contribuição no site da previdência – pode solicitar a aposentadoria, e sim um benefício concedido pelo INSS para os idosos que nunca contribuiram com a previdencia e aos deficientes.

    *Vocês também podem ligar para a central 135:

    Telefone fixo: Ligação gratuita.
    Telefone público: Ligação gratuita.
    Telefone celular: Custo de ligação local

    **espero ter ajudado um pouco ;)

    forte abraço!

  • jose afonso dos santos

    Eu tenho 27 anos de carteira assinada e 8 quando trabalhei na zona rural, tenho comprovante so que nao com carteira assinada isso foi em 1966 ate 1974 posso da entrada na minha aposentadoria

  • Edilene

    Gostaria de saber o seguinte: meu esposo está há 6 anos recebendo um amparo social, sou também sua curadora. Portador de seguelas de um acidente vascular cerebral isquêmico, há dois anos o problema se agravou , está com retenção urinária e precisa usar sonda. Atualmente está com 59 anos e não pôde se aposentar por invalidez por ter perdido a condição de segurado, quando adoeceu estava desempregado. Se não me engano, tem mais de 15 anos de contribuição previdenciária. Como ficará a situação dele com essa mudança? Por estar com essa idade , terá direito ? Como proceder? Obrigada.

  • ARISTEU ADVINCULA DA SILVA

    EU ESTOU APOSENTADO, FAZEM QUATRO MESES(COMPULSÓRIA) , FORAM 32 ANOS DE TRABALHO, ENTRETANDO, NO ANO DE 2005, TIVE UM ENFARTE, PASSEI DOIS MESES AFASTADO PARA REALIZAR OPERAÇÃO DE ANGIOPLASTIA (STENT). O PERÍODO DO AFASTAMENTO FOI APROXIMADAMENTE DE 30 DIAS, ONDE O MÉDICO SOLICITAVA REPOSO TOTAL, ENTRETANTO, EU NÃO SABIA QUE OUTRA PESSOA PODERIA IR AO INSS E ENTREGAR A PAPELADA PELO DOENTE? DEVIDO O ACONTECIDO RECEBI APENAS 01 MÊS DE AUXILIO. LOGO APÓS A COLOCAÇÃO DO STENT, UM MÉDICO NOTOU QUE APÓS EU REALIZAE ESFORÇO FICO COM ISQUEMIA(COMPROVADO APÓS REALIZAÇÃO DE EXAME DE CINTALOGRAFIA), SE EU TIVESSE SIDO APOSENTADO APÓS O ENFARTE, MINHA APOSENTADORIA SERIA TOTALMENTE DIFERENTE DA ATUAL, FICOU EM MAIS DA METADE DO AUXILIO E CONTINUO COM A ISQUEMIA? GOSTARIA DE SABER SE POSSO RECORRER AO INSS DA MINHA APOSENTADORIA?

  • Veronildo Pessoa

    Boa noite a todos. Sou servidor do INSS há 14 anos. Sou pernambucano mas trabalho em Porto Calvo/AL, próximo à divisa de AL/PE, inclusive atendemos até moradores do sul de PE. Nos últimos anos, especialmente durante o governo Lula, passamos por diversas mudanças na Previdência. Uma delas foi o reconhecimento pelo governo federal da importância dos servidores do INSS, melhorando nossas condições de trabalho, que refletiram num melhor atendimento à população e redução das greves. Diferentemente do exposto no corpo desse texto. Podem acreditar, não me lembro quando houve a última greve no INSS. Outra mudança maior ainda foi a implantaçao do AGENDAMENTO ELETRÔNICO, evitando aquelas filas intermináveis nas portas das Agências antes mesmo delas abrirem. E garantindo assim o direito ao benefício desde o dia do agendamento. Ainda temos muitos problemas. Mas, as melhorias são inúmeras e devemos citá-las. Nem tudo é ruim na Previdência Social. Precisamos reconhecer as coisas que dão certo. É sabido que matérias que fazem menção a coisas ruins vendem mais que aquelas que referem-se a algo de bom. Mas, mesmo assim acredito que isso possa mudar. E um espaço desses é sempre bom para esses esclarecimentos. Por fim só uma correção. A LOAS é um benefício do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social – não é do INSS. Apenas nós o operacionalizamos. Sugiro inclusive que espaços como esses (chat ou sala de bate-papos) sejam permanentes para melhor informação de todos. Estou à disposição para esses informações, sejam na Agência de Porto Calvo, seja na web.

    • Alessandra

      Olá Veronildo!!
      Estou de passagem pesquisando o assunto…
      Pessoas como você nos dão esperança no sistema.
      Teve o interesse em ler, parar e esclarecer com simpatia.
      Muita gente tem a informação e não compartilha.
      O que empaca o desenvolvimento de todos.
      Lendo aqui, evitamos filas no INSS, poupando o nosso tempo e do servidor público, além de dar espaço para os que realmente necessitam, menos favorecidos, sem acesso a internet, muitos até nem sabem ler e/ou compreender informação.
      Acho que se todo mundo dentro de sua área cooperasse dessa forma e fizesse o possível a sua volta, o mundo seria muito melhor!

  • Ramsés

    Meu pai teria direito a se aposentar por aposentadoria especial…
    teve que ir a JUSTIÇA e eles negaram a aposentadoria… pois o LAUDO nao foi assinado por uma pessoa responsavel!!! isso a advogada nao tinha observado!!!!
    ele pegando um novo laudo ele pode resolver isso tudo no proprio INSS ou terá que entrar na justiça novamente?

  • Dinilton Pessoa

    Tenho 54 anos de idade, no periodo de 1973 à 1977, serví o exército; em 1978 à 1994, trabalhei em uma indústria de leite em pó e manteiga (CILPE), CARTEIRA ASSINADA; de 1995 à 2000 desempregado, e, de 2001 à 2008, estou trabalhando com carteira assinada.
    Pergunto; se o tempo de serviço militar conta para aposentadoria? minha reservista consta que fiquei relacionado como cabo QMG 07-Infante 001-combatente (teria direito a periculosidade?) e se já posso dar entrada na minha aposentadoria?

  • sebastiao castro rocha

    Por motivos pessoais, quero mudar o recebimento de meu beneficio do banco do estado do espirito santo para o banco do brasil, que procedimento devo tomar pra conseguir esta realizaçao.Isso e por que as vezes viajo e onde vou nao tem banco do estado, banco do brasil ha em todo lugar.Ja agradecido aguardo resposta.

  • Pingback: DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 1) | QueroFicarRico

  • mara regina kruger

    sou diarista mas não contribuo com o inss pois não poso, mas não consigo mais trabalhar pois tenho problemas de coluna e sou hipertensa gostaria de saber se consigo um beneficio que me ajude tenho 55 anos de idade e serios problemas de saude

  • maria

    Minha mae nunca contribuiu para a previdencia ela tem 53 anos . Gostaria de saber se ela quando completar 55 anos tera direito ao beneficio por idade.

  • josiane nicacio

    minha mãe tem 61 anos nunca contribuiu para a previdencia,gostaria de saber se ela tem algum direito ela e casada e o marido e aposentado,tem algum problema?

  • dirlei rossi

    meu pai tem 60 anos de idade é agricultor, ele pode se aposentar por idade?

  • mario jorge aguiar

    tenho 52 anos de 5 de trabalho , gostaria de saber como é feito os calculos para tirar uma media do que irei ganhar? se é pelo 3 anos finais ou pelos salarios mariores que recebi na mianh carteira profissional .. muito obrigado e uma boa tarde e feliz natal

    mario aguiar

  • Paulo Cesar

    Este site e ecelente gostei muinto.
    Eu queria que voces me ajudase a esclarecer uma coisa.
    Eu tenho 32anos de contribuiçoes e 50anos de idade eu posso requerer a
    minha aposetadoria.

  • eduardo

    Eu tenho 37 anos a 5 anos estou afastado pelo inss pois tenho paralisia infantil mas trabalhei 12 anos sem problema,so que com tempo veio a si agrava,o medico que faso tratamento me dize que nâo tem geito de recuperar,a ultima pericia que fiz o perito mim deu 2 anos.Gostaria de saber por que o medico perito nâo mim aposentou,e oque pode acomteser depois desses 2anos? obrigado adorei o seu site ok.

  • joaoa candido

    Gostaria de saber como devo fazer recurso junto ao INSS até o dia 09 de janeiro de 2009, pois o pedido de LOAS não foi concedido. Motivo:renda per capta da família igual ou superior a 1/4 do salário mínimo vigente. Por favor me ajude tenho que . João Cândido. E-mail: rose1@pop.com.br

    Obs.: Sou casado mas não convivo com minha esposa, sou doente e dependo de remédios e necessito desse benefício pois vivo sem condições para sobreviver.

  • beatriz

    Tenho uma dúvida, vou me aposentar por idade (60 anos), mas não tenho o minimo de contribuição de 15 anos, tenho apenas 12 anos. Que direitos tenho?

  • Francisca Cineide de S. Aguiar

    minha mãe tem 68 anos, nunca contribuiu para o inss, meu pai é aposentado pela previdência do estado da paraiba e ganha o salario minimo. como minha mãe pode requerer o beneficio do LOAS? ela é diabética e vive a mercer dos remedios. ela já tentou aposentadoria e não consegiu. por favor explique-me se ela tem direito a esse tal abençoado LOAS. aguardo vossa resposta com muita espectativa. Francisca Cineide.

  • Alcidesio Santos

    Caros amigos, em primeiro plano quero parabenizar por este portal super prestativo. tenho 55 anos e meu primeiro registro de trabalho foi no exercito em 1972 e lá saí em 1974. a partir de 1975 até 1984 trabalhei como digitador sempre em empresas privadas. de 1986 até 1991 continuei assim só que não mais com computador. de 1992 até 2004 trabalhei como professorem escolas públicas no Pará e no Amapá. gostaria de saber se já posso requerer minha aposentadoria, se tenho direito a contagem especial por ter sido soldado (1972/1974) por trabalhar com computador (1975/1985) vou fazer 56 anos em abril 2009. ficarei super grato com vossa resposta. aguarda-la-ei com muita especdtativa… feliz ano novo .. Alcidesio

  • Francisca Cineida Aguiar

    carissimo senhor, tenho 45 anos e trabalho com carteira assinada desde os 12 anos (1976) tenho contribuições para me aposentar. gostaria de sabercomo posso dar dar entrada a minha aposentadoria… como fica a questão do direito adquirido??? afinal posso ou nao requer minha aposentadoria??? tire minhas duvidas por gentileza…. agradeço de coração. Francisca Cineide

  • Umbelina Conceição Brum Barreto

    Tenho 61 anos,já contribui com INSS,parei e agora contribui de março de 2007 até outubro de 2008,Posso requerer minha aposentadoria?

  • Valdete Lopes

    Vou fazer 60 anos em julho de 2009 e tenho 28 anos de contribuição, qdo fizer os 60, posso me aposentar?

  • LUCIANA

    Sou servidora aposentada pelo Estado de São Paulo tenho 68 anos, continuo trabalhando e recolhendo INSS a mais de 9 anos, gostaria de saber se posso optar pela aposentadoria do Inss e abrir mão da do Estado, uma vez que a do INSS passaria a ganhar mais?

  • Vai TOma nO Seu C…. Governo !

    . . . Gostaria de Mandar Esse GOVERNO Pra PQP…. Por Isso Que Estou Vivendo no Exterior … Ja que Um Governo INCOPETENTE desse …

    Eu NUNCA MAIS RETORNAREI A ESSE PAIS ….
    ELE NUNCA RECEBERA 1 CENTAVO MEU ….
    PAIS mEDIOCRE !

  • Fabricia

    Meu sogro tem 60 anos e trabalha como motorista a 15 anos gostaria de saber como ele poderia se aposentar? Destacando que aparentemente ele apresenta um quadro de problemas no coração.

  • walter da silva

    eu walter de silva rg 1607807 sou cantor e compositor popular tenho 39 anos de profissao dando minha contribuiçao para o meu estado minha cidade e o meu pais a 9 anos que tenho diabete e ja e hora do meu pais por ja ser patrimonio cultural da historia do brasil sou autor da musica mais tocada
    no ano 2000 morango do nordeste portador da omb 3453 meu nome e walter de afogados tenho 56 anos e 39 anos de nusica certo de contarcom apoio de todos ag antecipadamente walter da silva walter de afogados

  • Rodrigo

    Oi, me chamo Rodrigo

    eu no momento estou encostado por invalidez, vou fazer 60 anos e 37 anos de contribuição, mas quando me aposentar, queria colocar na responsabilidade da minha filha, porque moramos nós dois juntos, sendo que se aconteça algo comigo mais pra frente, queria deixar em poder da minha filha, mas tem um probleminha, ela não tem meu sobrenome, e eu ja fui casado há 30 atras, mas não tenho a menor idéia de one esteja essa minha ex-mulher. queria saber se complicaria o que eu quero deixar para minha filha?
    fico grato ao me responderem..obrigado!

  • josemilson pereira de lima

    minha mãe tem 53 anos ela é a gricutora rural, já faz um ano e oito mes q ela paga o sindicato, ela quer saber quando é q ela tem direito a se a posentar.

  • neide rocha

    minha mae tem 54 anos e 28 de trabalho. Ela comecou a trabalhar em 1981. Recentemente ela esta encostada por motivo de saude. pboblemas nos ossos, pressão tao alta que chega a sangrar pelo nariz. Ela já tem direito a se aposentar ou se encostar pelo inss?

  • neide rocha

    minha mae tem 54 anos e 28 de trabalho. Ela comecou a trabalhar em 1981. Recentemente ela esta encostada por motivo de saude. pboblemas nos ossos, pressão tao alta que chega a sangrar pelo nariz. Ela já tem direito a se aposentar ou se encostar pelo inss?

  • neide rocha

    minha mae tem 54 anos e 28 anos de trtabalho. Recentemente ela esta encostada pois nao tem condições de trabalhar. problemas nos ossos e pressão muito alta que chega a ter sangramentos no nariz. Ela pode entrar com pedido de aposentadoria?

  • http://www.providenciasocial.com.br celia

    Meu nome e guilherme e minha vó celia tem 62 anos,ela contribui 7 anos e tem um prosceso de 2005 .33.00.703794-2 e gostaria de saber sela pode se aposentar? ou esperar pelo resultado do prosceso?

  • Pingback: DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 2) | QueroFicarRico

  • Pingback: DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 3) | QueroFicarRico

  • nubia

    A minha mãe tem 63 anos e nunca contribuiu com inss, o que ela deve fazer para conseguir se aposentar?

  • nubia

    O meu pai tem 57 anos e contribuiu 15 anos com inss, o que ele deve fazer para conseguir se aposentar?

  • http://queroficarrico.com César França

    Olá Pessoal, gostaria de lembrar a todos que devido à grande demanda de perguntas sobre o assunto, estamos tentando responder a todos.

    Com a participacão do especialista do INSS sr. Veronildo Pessoa, postamos algumas respostas nos links abaixo:

    http://queroficarrico.com/blog/2008/12/04/duvidas-sobre-aposentadoria-pelo-inss-parte-1/

    http://queroficarrico.com/blog/2008/12/15/duvidas-sobre-aposentadoria-pelo-inss-parte-2/

    http://queroficarrico.com/blog/2009/01/14/duvidas-sobre-aposentadoria-pelo-inss-parte-3/

    Dêem uma olhada nestes outros tópicos, pois muitas dúvidas são semelhantes a outras já respondidas.

    Logo logo, a sua pergunta pode aparecer em novos posts! Fiquem ligados e continuem perguntando.

    O QueroFicarRico só tem a agradecer a paciência de todos vocês.

  • Francisca Cineida Aguiar

    este espaço é muito bom e nos fornece muitas informações. Porém reitero as solicitações de Francisca Cineide e de Alcidesio Santos pedidas no dia 4 de janeiro do corrente pois não obtivemos respostas…. sinceros e cordiais abraços

  • Maria

    Tenho 45 anos de idade, sou auxiliar de enfermagem e tenho 27 anos e 5 meses de contribuição. Gostaria de saber se já posso me aposentar. Se aposentar agora perco algumas vantagens? Quais?

    Obrigada.

  • http://google mateus

    Mateus quer saber como ver se a pessoa e aposentado

  • http://hotmail Patricia

    Quero saber como funciona a reabilitação profissional, desde que foi reconhecido minha inacpacidade laborativa pelo INSS, mas fui tb indica a reabilitação. Eu recebo o que do INSS, quem deve me pagar ??
    Estou com essa duvida.
    Agradeço

  • http://msn leandro

    olha,ja tenho 53 anos pago o inss todo mes,so falta pagar um ano e meio de inss.gostaria de saber se posso pagar esses meses adiantado para que posso aposentar!

    • Eloni Maria

      parei de pagar o inss em maio de 2009.

      como devo fazer para continuar pagando agora em abril de 2011.

      gostaria de sua resposta. obrigada! fico aguardando pelo meu email.

  • VALCENIR

    MEU NOME E VALCENIR, GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA. ESTOU COMPLETANDO 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS E 56 DE IDADE. GOSTARIA DE SABER SE NO MEU CASO EU TENHO QUE PAGAR O PEDÁGIO OU NÃO.

  • http://ynessouza@hotmail.com Ines alves de souza

    trabalhei de carteira aassinada 7 anos, o que faço para mim aposentar.Tenho 52 anos, quando eu tiver com 65 anos.

  • sandra

    querome aposentar por tempo de serviço tenho 46 anos e 17 anos
    pago fiquei de 1980 a1984 sem pagar tenho como apagar rroativo e me aposentar

  • elizete

    gostaria de sanar uma dúvida, fiz pericia para auxilio doença pois estou em controle após cirurgia e tratamento quimioterápico e radioterápico, foi negado pois disseram que reconhecem a minha incapacidade para o trabalho mas que o periodo que eu poderia requerer o auxilio já ultrapassou, posso tentar novamente ou devo tentar uma aposentadoria uma vez que não posso trabalhar e não posso receber o auxilio doença???

  • silvio ferreira dos santos

    Sexo masculino 47 anos de idade 35 anos de contribuição para inss,tecnico em enfermagem.ja posso me aposentar?

  • Lucia

    Bom dia. Minha empregada tem apenas 5 anos de contribuição comprovadas em carteira. Trata-se de uma senhora com 57 anos e com 2 filhos especiais, maiores de idade. De um deles, ela recebe uma pensão do Inss. Gostaria de saber se ela pode contribuir como autônoma e requerer aposntadoria por idade apesar dos descontos. Isso não viria a prejudicar ou suspender o benefício do filho? Obrigada.

  • Heliene Vasconcelos

    tenho 45 anos de idade e 27 anos e 2 meses de contribuição já posso dá entrada na minha aposentadoria?

  • JOSÉ HUMBERTO V

    SALVADOR-BAHIA

    EU ESTOU AFASTADO POR MOTIVO DE ESQUEMIA,GRAVE JÁ FIZ CATETERISMO,CINTILOGRAFIA MIOCARDIA,RESONANCIA MAGNÉTICA,TOMOGRAFIA DO CEREBRO.ESTOU AFASTADO HA 04 ANOS O MÉDICO CARDIOLOGISTA DISE-ME QUE NÃO TENHO NEHUMA CONDIÇÕES DE RETORNA AO TRABALHO,ELE ME QUER QUE EU FAÇA UMA
    ANGIOPLASTIA.NÃO SÓ ELE MINHA NEUROLOGISTA,E MEU PIQUISIATRA TAMBEM
    DISSE A MESMA COISA.
    QUE EU DEVO FAZER PARA ME APOSENTAR.
    OBRIGADO.

  • http://bandalarga ludma

    gostari de saber ci minha vizinha q nunca trabalhou de carteira assinada pode si aposentar pois ela ja tem 60 anos e nunca comtribuiu com o inss

  • http://bandalarga ludma

    meu pai era soldado da boracha ele morreu e minha mae ficou resebendo pois ela era doente e nunca mais nunca tive oportunidade de trabalhar pois cuidava de minha mae q ñ andava e nen enxergava cempre mim dizinham q qundo ela morresce eu iria receber o dinheiro dela mais aconteceu e eu nunca recebi hoje tenho 44 anos erdeimuitas doenças de minha mae e ñ posso trabalha

  • simone

    Tenho 44 anos.Contribui por 13 anos, registrada em algumas empresas, com uma salario de aproximadamente 6 salarios minimos. Fiquei quase dez anos sem contribuir. Voltei a contribuir a 3 anos como contribuinte individual pagando 20% do salario minimo. Ou seja tenho 16 anos recolhidos. Fui ate um posto do INSS e o funcionario deu a entender que nao vale a pena contribuir a menos que seja sobre os 6 salarios, caso contratio esses valores entraram na media e receberei menos do que se eu parar e me aposentar por idade com 60 anos e 15 anos contribuidos, e isso mesmo?

  • http://orkutcom Lucas

    Quem eh eh deficiente,naum enxerga de um olho,enxerga de um ,e o outro naum,pde se aponsentar ?

  • Leia

    Minha mae tem 48 anos e 15 anos de contribuiçao ao inss ela pode requerer a aposentadoria ??

  • sandra araujo de oliveira

    TRABALHEI 8 ANOS COMO DIGITADORA, REGISTRADA EM CARTEIRA. GOSTARIA DE SABER SE ESSE TEMPO CONTA COMO TEMPO ESPECIAL PARA CONTAGEM PARA APOSENTADORIA ?

    OBRIGADA!

  • http://nenhum Elizangela

    contribuir para o INSS por 35 anos aposentei porém continuei trabalhando e contribuindo para o INSS durante mais 10 anos agora fiquei sabendo que tenho direito a uma posentadoria especial.

  • maria

    sou viuva recebo apençaõ um salario naõ contribuio com aprevidencia tenho 63 anos posso me aposentar?

  • maria

    tenho 63 anos sou viuva recebo uma pençaõ de um salario que fasso para me aposentar.

  • wilson

    FUI SOCIO DE UMA EMPRESA DE 1974 A 1977, TENHO O CONTRATO SOCIAL,MAIS O ANTIGO SOCIO PERDEU AS GUIAS DE PAGAMENTO REFERIDAS A ESSE ANO. COMO FAÇO AGORA PARA COMPROVAR ESSAS CONTRIBUIÇÕES?

  • luiz antonio

    OLá, tenho 45 anos de idade 30 anos de contribuição de inss , Quando posso conseguir aposentadoria integral ou parcial ?

    e será que tem desconto , mesmo completos 35 anos, e não ter 53 anos ???
    Por favor , fico agradecido se podem me ajudar???

  • Rafael lima

    Olá, gostaria de saber quem ficou encostado por 3 anos (meu pai),se esses 3 anos vão ser contados na contribuição do inss.
    Por que ele entro com pedido aposentadoria.
    Muito obrigado, se não for pedi de mais poderia mandar resposta no meu email.
    fael10lima@hotmail.com ,disculpa qualquer coisa obrigado……

  • simone s. reis

    tenho 35anos gostaria de saber, o que tenho que fazer para conseguir me aposentar, e como pagar a previdencia, uma vez que nunca contribuir.sou dona de casa, e ouvir falar de uma lei que estar para ser aprovada na camara, para as donas de casas pagar por um tempo determinado, este que nao sei qual seria, ou se existe mesmo essa lei para ser aprovada.. Estou muito interessada em saber.

  • JULIO CESAR PEREIRA

    sou vigilante patrimonial registrado desde 1991, antes desta DATA FUI POLICIAL MILITAR POR QUATRO ANOS ,GOSTARIA DE SABER SE ENCAIXO NA APOSENTADORIA ESPECIAL ,E OUTRA OBSERVACAO TRABALHO EM PE NAS AGENCIAS BANCARIAS E DESCOBRI ATRAVES DE RX UM ESPORAO NO PE DIREITO , AS DORES SAO FORTES E NAO ESTOU AGUENTANDO FICAR EM PE,GOSTARIA DE SABER SE ESTA DOENCA DA AFASTAMENTO OU APOSENTADORIA.

  • FERNANDA RODRIGUES

    MINHA MAE TEM 15 ANOS DE CONTRIBUIÇAO AO INSS,ELA TEM 53 ANOS E QUEREMOS SABER SE ELA JA CONSEGUE SE APOSENTAR?

  • http://uol celio milani

    preciso de uma informaçao trabalhei no posto de gasolina no ano de 1974 a 1978 tem como recorer estes anos para contar na aposentadoria obrigado.

  • dalva nadir fernandes

    trabalhei de 1980 a 1985 em uma empresa que ao ir no inss fazer a contagem do tempo de contribuicao me informou que a mesma nao havia repassado o inss,fui ate o forum praca joao mendes onde o processo esta, mais nao tem o livro de registro por parte do empregador eu tenho o periodo registrado em carteira , mesmo assim vou precisar desta copia?

  • Roni

    tenho 42 anos de idade e 23 anos de contribuição.
    Quando completar 35 anos de contribuição estarei com 55 anos de idade.
    Para aposentadoria integral eu aposentarei com 55 anos de idade?

  • Eduardo Sousa Barbosa

    Ola,meu nome e Eduardo tenho 59 anos e 33 anos de contribuiçao,a 5 anos venho contribuindo sobre 2 salarios. Gostaria de saber se poderia aumentar a contribuiçao para me aposentar com o teto maximo nestes dois ultimos anos que falta? Pois sou contribuinte facultativo.

  • Marlene de Souza

    Ola boa noite!
    Gostaria se for possivel que tirassem a minha duvida, tenho 46 anos e 28 contribuidos possso pedir minha aposentadoria?
    Aguardo uma resposta se possivel por email.
    Desde já agradeço!

  • joel sardinha do amaral

    ola boa noite! gostaria de saber se posso requerer minha aposentadoria por invalidez pois estou afastado do trabalho ha 03anos e 08 meses por incapacidade para o trabalho,devido a cegueira causada pela renopatia diabetica.

  • http://Yahoo Alfredo Antonio Pereira

    Bom dia senhores, achei muito interessante este site e resolvi escrever, parabens as pessoas que tiveram essa idéia fantastica.

    Me chamo Alfredo, costumo ler muitos artigos nos jornais sobre aposentadoria, e tenho uma dúvida que gostaria muito de ser esclarecida.
    Estou aposentado e trabalho como autonomo, me cadastrei na prefeitura da minha cidade tenho meu CCM e emito a RPA dos meus serviços prestados, só que ali são descontados os 11% do INSS.
    Minha duvída é quando de fato eu parar de trabalhar estes 11% descontado na RPA eu teria direito a resgatar antigamente o pessoal chamava de “pé na cova”.
    Se eu não puder poderia então a pedir nova revisão da aposentadoria se esse salario de hoje for maior que alguns que eles utilizaram para base de calculo?

    Desde já agradeço pela atenção

    Alfredo Pereira

  • joel eduardo

    tenho 63 anos e 18 anos de contribuiçao sou diabetico ja possso pedir a apontadodia

  • Vanda

    Por gentileza. tenho 64 anos , contribui para o INSS DE 1978 a 1985tem algum meio para que eu possa me aposentar?

  • Sérgio Zambon de Oliveira

    Tenho 46 anos, já contribuí 11 anos, só vou conseguir me aposentar com 65 anos, gostaria de me aposentar com 3 salários mínimo. Eu presciso contribuir com o valor correspontente agora?(e quanto seria?)ou somente nos últimos anos? Como é feito este cálculo?

  • http://notenho yacy rodrigues dornelles filho

    tenho uma amiga que mora na italia a 31 anos, esta por sua vez quer voltar a morar no brasil. sera que ela pode requerer sua aposentadoria, pois ela trabalha a 31 anos na italia e sempre enviou dinheiro para o brasil. atualmente ela esta com 58 ano.

  • http://notenho yacy rodrigues dornelles filho

    tenho uma amiga que mora na italia, e queria saber se ela tem alguma chance de se aposentar. pois ela mora e trabalha a 31 ano na italia e sempre mandou dinheiro para o brasil (seus familiares). e ai ela pode requerer aposentadoria. hoje ela esta com 58 anos.

  • maria ignez giorgi

    Ola… obrigado pelas orientações via site.
    Mas tenho uma pergunta: Filiei-me ao INSS em 5.06.1970, com meu primeiro emprego. enho 57 anos, e já paguei entre empregos que tive e sócia de uma micro empresa, 168 contribuições. Será que teria condições de solicitar aposentadoria, ou tenho de pagar até 180 contribuições e completar 60 anos?

  • barbara

    minha sogra trabalhou treze anos de domesticaso que tem 9 anos de carteira assinda ela tem 11 anos de contribuicçao e 50 anos queria saber se tem como ela se apesentar ou receber auxilio doença ja que nao tem condiçoes mais de trbalhar vevido tê serios problemas de saude tais como coluna nao poder pegar peso taxas altas alem de tê feito cirugia de varizes pelo amor de deus me ajude.

  • barbara

    minha sogra trabalhou treze anos de domesticaso que tem 9 anos de carteira assinda ela tem 11 anos de contribuicçao e 50 anos queria saber se tem como ela se apesentar ou receber auxilio doença ja que nao tem condiçoes mais de trbalhar vevido tê serios problemas de saude tais como coluna nao poder pegar peso taxas altas alem de tê feito cirugia de varizes pelo amor de deus me ajude.obridado

  • http://naotenhositehotmail ROSANA

    MINHA FILHA TEM 13 ANOS DESCOBRIMOS A DIABETE EM 2008 NUMERO 1, ELA PODE SE APOSENTAR,O QUE TENHO QUE PAGAR PARA QUE ELA POSSA SE APOSENTAR MAIS CEDO gostaria de informacoes para poder ajudala tenho que contribuir me respondem por favor.

  • Rogério Lustosa Victor

    Ao fazer o pedido de aposentadoria devemos apresentar todos os comprovantes de recolhimento. Eu não entendi isso: todos os meses dos 35 anos? Trabalho em empresas privadas há 19 anos e ainda estou longe de me aposentar (tenho 38 anos), mas gostaria de saber quais documentos devo ir guardando.
    Obrigado

  • Luiz Carlos Lopes Raposo

    boa tarde, gostaria de saber se o tempo de serviço militar que prestei de novembro de 1965 a maio de 1966 em santo domingo na republica dominicana serve como tempo no inss, foram 01 ano e três dias (era pracinha) do terceiro regimento de infantaria que prestou serviços na faibras. quanto tempo conta (me disseram que era dobrado) Agradeço a atenção que me for dispensada,eboa tarde

  • http://uol celio milani

    trabalhei no posto de gasolina no ano de 1974 a 1978 tem como requerer esse tempo pa contar na minha aposentadoria.

  • Pingback: CONCURSO PÚBLICO, INSS E CONTRIBUIÇÃO FACULTATIVA | QueroFicarRico

  • Mari de Sousa

    Tenho 27anos de contribuição, técnico de enfermagem, estou afastada por acidente de trabalho(hérnias discais, cirurgia de rompimento de supra espinhal. Meu benef. foi caracterizado pelo INSS como acidente de trabalho, porém a empresa não reconhece, me negando a CAT. Será q qdo retornar às atividades posso ser demitida antes de completar 1ano de estabilidade?

  • EDUARDO DAVID DA SILVA

    trabalhei 9 anos de carteira assinada.
    sendo que quando comecei usava muletas, tive polio aos9 meses de idade.
    estou a 1 ano e seis meses desempregado, e agora sou cadeirante , o que dificulta mais outro emprego.
    SERÁ QUE CONSIGO O LOAS?
    COMO FAZER?

  • Antonio Carlos M Vargas

    Qual aposentadoria é mais vantajosa a aposentadoria por invalidez ou aposentadoria por tempo de contribuição.

  • maria valeria linhares

    eu gostaria de saber se a pessoa q fais artrodese aposenta por invalides, sendo q ela ja passou pela reabilitaçao, ela ta 2 ans afastada do serviço, e a onde ela trabalhava a patroa dela vendeu o restourant, o q eu devo fazer sobre a dona do restourant, ela esta a segurada pelo inss, a reabilitaçao nao acho trabalho pra ela pq ela nao pode fica muito tempo em pe, nem sentada ela so fica deitada toma muito remedio um abraço espero resposta

  • adriana santos paltrinieri

    Boa noite,gostaria muito que me ajudasssem, minha mãe tem 60 anos, sempre foi uma laranja nas mãos de amigos,que tinham padaria e colocavam no nome dela, mais não contribuia no inss, ela mesma nunca tirou proveito de nada, agora necessita se aponsentar e esta com 2 firmas nos seu nome devendo a receita e nunca contruibui, como possso ajudar a ela se aponsetar?Por favor me ajudem dizendo onde devo ir.

  • MDC. T.S.O.

    BOA TARDE,TENHO 38 ANOS NUNCA TIVE CARTEIRA ASSINADA,E TAMBEM NUNCA CONTRIBUIR QUANTOS ANOS DOU ENTRADA A APOSENTADORIA POR IDOSO? ME RESPONDA POR FAVOR. MUITO OBRIGADA. E MEU MARIDO TEM 11 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA,TEM UM PRAZO MINIMO PARA CONTRIBUIÇÃO PARA SE APOSENTAR COM 60 ANOS?. MAIS UMA VEZ OBRIGADA.

  • mara

    Boa Tarde
    Tenhos 30 anos de contribuição, gostaria de saber se vai ser integral a minha aposentadoria

  • Andréa Morais

    Gostaria de saber quantos anos antes devo contribuir o valor que gostaria de me aponsentar?

  • William Douglas

    Eu já gem mais de 30 anos de contrituição e 50 anos de idade, gostaria de saber como proceder para pedir minha aposentadoria, qual numero que devo ligar para conversar na previdência, como funciona o processo de requisição da aposentaria, qual o melhor momento? favor me ajudem!

  • Marli Rosetti Moreira

    Boa tarde
    Tenho 31 anos e 07 meses e 15 dias de contibuição de INSS. Vou fazer 52 anos, dia 12 de abril. quanto tempo falta para a aposentadoria integrl, visto que contribuo com o teto máximo?
    Atenciosamente,
    Marli Rosetti Moreia

  • Marisa

    Boa Noite!
    Tenho uma pessoa muito amiga que contribuiu como autonomo para Previdência durante 8 anos, até 1999, depois de 1999 não contribuiu mais, porem, foi diagnosticada com câncer. Gostaria de saber se ela tem direito a receber Auxilio Doença? Foi orientada a voltar contribuir por 6 meses, e depois solicitar o Auxilio Doença,isso esta correto? Como foi este mês de março, o diagnostico da doença, ela pode pagar as contribuições dos 6 meses anteriores ao diagnostico e solicitar de imediato o Auxilio Doença?
    Agradeço imensamente se puderem me esclarecer pois trata-se de uma pessoa muito humilde e necessitada, gostaria muito de ajuda-la orientando.
    Marisa

  • NEIDE

    OI EU TENHO 48 ANOS E COMECEI A CONTRIBUIR DE 1978, MAIS EM 1998 A 2003, FIQUEI SEM RECOLHER POIS NESTE PERIODO EU ABRIR UMA EMPRESA E DEVIDOS ALGUNS PROBLEMAS E DIFICULDADES NA EPOCA FIQUEI SEM RECOLHER , HOJE ESTOU COM 24 ANOS DE CONTRIBUIÇÕES, EU ESTOU PRETENDENDO ME APOSENTAR COM O PROPORCIONAL E QUE COM 25 ANOS, E COMO FICA A MINHA SITUAÇÃO, E NO CASO COMO É CALCULADO O VALOR QUE EU VOU RECEBER, SE A POSSIBILIDADE DE PAGAR OS 03 ANOS ATRASADOS.
    Como funciona a lei para quem iniciou em 1978, e a media arregada do periodo inteiro de contribuição ou apenas dos ultimos anos

  • Erminia

    Gostaria de sao q preciso fazer p/ me aposentar com o teto máximo de salário do Inss. Qto teho que pagar e por qto tempo como autônoma devo recolher. Obrigada

  • Julio

    Minha mãe tem 44 anos, tem mais de 20 anos de contribuição e ainda está trabalhando, possivelmete ela será demitida esse ano. Posso continuar pagando o INSS dela? Ou, ela já pode se aposentar? Vale ressaltar que ela tem alguns problemas de saúde.

  • http://jamily_bds@hotmail.com jorge dias da silva

    meu pai ele e operado do coração, tem diabete de 400 tem astroze nas pernas buxite no braçoele tem um disvio na coluna ele tem 61anos e ate agora não conseguio aposentadoria pelo auxilio doença tem 24anos de contribuicao 24anos e 7 meses pago do inss gostaria que ajudasem meu pai a se aposenta

  • rejane

    minha mãe tem 55 anos e 20 de carteir assinada,ela já pode dar entrada na sua aposentadoria??

  • Maria de Fatima

    Tenho 51 anos de idade, começei a trabalhar em 200984 até 05052003 com 15 anos de contribuição,posso me aposentar por tempo de contribuição?Segundo as normas antigas?Ficarei grata se me esclarecer.

  • http://queiroz1000@ig.com.br jose lacerda de queiroz

    gostaria de saber se ja posso me aposentar.

  • Gilmar Gomes de Souza Sá

    Tenho 52 anos, comecei a trabalhar em 1971 regsitrado trabalhei 25 anos registrado, houve alguns buracos como desemprego que resultou nos 25 anos de registro gostaria de saber como faço para pagar esse tempo que deixei de pagar, além disso tive uma empresa vinte e seis anos de auto peças gostaria de saber se posso contar esses anos na aposentadoria. Muito obrigado

  • Wellington Amaral

    Tenho 30 anos de contribuição para INSS, falta 5 anos, posso pagar por minha conta estes 5 anos que falta para me aponsentar.

  • geraldo da silva santos

    trabalho desde 73 so que neste meio tempo dexei de contribuir 2 anos ja posso me aposentar e continuo trabalhando no momento

  • http://www.yahoo.com.br Moacir Rosa de Jesus

    Gostaria de saber dos senhores, se no meu caso existe a possibilidade de requerimento de aposentadoria,trabalho como vigilânte bancário na mesma profissão desde 1989 até no momento, ou se podem me indicar para alguém que possa me exclarecer sobre esta questão.

  • Etevaldo Caldeira

    Contribui como empregado de carteira assinada por 118 meses (período de 02/05/1969 a 01/09/1978) – 9 anos de 10 meses

    Contribui como autônomo por 204 meses (período de 12/1980 a 11/1997) – 17 anos.

    Neste período de contribuição por carnê, eu atuava como TITULAR de uma empresa de sociedade LTDA, a qual ficou INATIVA desde 1997. (hoje conforme o plano do Governo esta empresa esta EXTINTA.)

    TOTAL – 322 meses = 26 anos de 10 meses.

    Pergunto: Como devo proceder para continuar pagando a contribuição do INSS e conseqüentemente me aposentadoria.

    Em 14/05/2009 faço 59 anos.

  • José

    faltam 2 anos para eu dar entrada(aos 53 anos), na aposentadoria proporcional, sempre trabalhei na iniciativa privada, aghora em Maio 2009, recebi uma chamada de concurso da prefeitura de SP, caso eu vire func.publico municipal, isso vai atralhar eu dar entrada em 2011, na minha aposentadoria proporcional.
    grato

  • Marival Aquino Gomes Conceição

    Tenho 32 anos de contribuição e 51 anos de idade, gostaria de saber se posso me aposentar proporcionalmente e continuar trabalhando na mesma Empresa e contribuindo para o INSS até completar 35 anos de contribuição e requerer a transformação da minha aposentadoria para integral.

  • Verônica Cerioni Valente

    Fui registrada em carteira durante cinco anos, gostaria de pagar o INSS como autonomo, como faço para iniciar o pagamento? para a contagem da minha aposentadoria vale a regra de quem contribuiu a vida inteira como autonomo? sou professora na rede estadual, isso tira o meu direito de recolher como autonoma ? se não, posso um dia chegar a ter duas aposentadorias?

  • Jocimeire Rodrigues

    quando o marido é aposentado e chega a valecer, o sustento da familia era o aposento do mesmo, como realizar a transferencia para a esposa ou filhos.

  • yara carmen damasceno d´arbo

    Tenho 4 anos de contribuição em carteira (inss)e depois 22 anos como autônoma (carnê) e nos últimos 4 anos passei a contribuir como facultativa.
    Contribuo com teto máximo . Recebo desde que minha mão faleceu há 23 anos uma pensão vitalicia do IPESP, pois ela era prfessora do estado e tive direito a essa pensão. Terei algum problema com o inss quando chegar o momento de requerer minha aposentadoria, por ser pensionista do estado.

  • yara carmen damasceno d´arbo

    Tenho 4 anos de contribuição em carteira (inss)e depois 22 anos como autônoma (carnê) e nos últimos 4 anos passei a contribuir como facultativa.
    Contribuo com teto máximo . Recebo desde que minha mão faleceu há 23 anos uma pensão vitalicia do IPESP, pois ela era prfessora do estado e tive direito a essa pensão. Terei algum problema com o inss quando chegar o momento de requerer minha aposentadoria, por ser pensionista do estado.
    é a primeira vez que estou escrevendo nesso site.

  • Sidney vital de paiva

    Sou aposentada por invalidez há 1 ano e 3 meses, tenho 2 patologias irreversíveis, 1 degeneração cerebelar e polineuropatia dos membros inferiores, são patologias degenerativas e que causam a perda da locomoção motora. Preciso de ter alguém do lado para minhas atividades. Estou sabendoque tenho direito a um acrescimo de 25% na minha aposentadoria. Como tenho que fazer e onde ir para requerer.
    Agradecida.

  • Pingback: APOSENTADORIA PROPORCIONAL E INTEGRAL | QueroFicarRico

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Marival,

    A resposta para sua dúvida está em http://queroficarrico.com/blog/2009/05/25/aposentadoria-proporcional-e-integral/

    Abraço!

  • Julinha Souza

    Sou professora aposentada pelo estado do Paraná.Trabalhei mais 10anos como professora municipal na cidade de Londrina. Pr. Quero saber se posso continuar pagando o INSS e me aposentar por idade.E se posso contribuir com o FACULTATIVO. Se não puder pagar o facultativo, tem outra maneira de eu me aposentar por idade? Agradeço a atenção!

  • vania gomes

    estou aposentada, trabalhei mais de 25 anos como tec. de enfermagem nos ultimos 10 anos eu trabalhei com hemeodialise, eu tenho direito a aposentadoria especial?… quem trabalha com hemodialise entra na categoria de aposentadoria especial por risco biologico?…

  • http://queroficarrico.com/blog/ Rafael Seabra

    Jocimeire,

    Você tem que primeiro ligar para o nº 135, de qualquer telefone fixo ou público, e agendar um requerimento de PENSÃO POR MORTE em uma Agência do INSS mais próxima de sua casa. Feito isso, deve levar todos os documentos do seu marido, principalmente, a certidão de óbito, os seus e de seus filhos (originais e cópias), no dia e hora marcados.

    Abraços e boa sorte!

  • Jaqueline

    Gostaria de saber,tirar uma duvida
    Meu marido perdeu um rim e usa um filtro de veia cava inferior por motivo de Câncer,alem do Câncer teve trombose,ele tem 28 anos é contribuinte do inss,gostaria de saber se ele tem direito a se aposentar?obrigada

  • Sandra mara Robles Domingues

    Tenho 29 anos trabalhados em sala de aula e 48 anos de idade .Posso aposentar integral?

  • http://www.agds.org.br Nelson

    Olá Rafael, tenho cerca de dez anos de trabalho registrado em carteira. Porém após me formado psicólogo não tenho contribuido com a previdência, mesmo exercendo o trabalho clínico (isso já faz cerca de 20 anos. Não seria o caso de solicitar ao INSS solicitação para que eu possa recolher o INSS do tempo em não realizei tais pagamentos? Quais as forma do INSS aceitar esse tipo de recolhimento para que eu possa ter mais tempo de contribuição?

    Outra informação: sou presidente de ONG e não tenho também realizado recolhimentos no mesmo tempo.

    Obrigado.

  • Luiz Soares

    O meu tio depois de aposentado como camioneiro (autônomo), ano de 1982, adquiriu uma terrinha e passou a trabalhar com exclusividaded na atividade rural, para ajudar no sustento da família. Hoje ele está com 83 anos e já faz 27 anos de trabalho ininterrúpto nesta atividade. Perguntamos: Mesmo ele não contribuindo para a previdência durante esta segunda atividade, tem ele o direito a uma segunda aposentadoria, haja vista ser atividades de regimes diferentes?

  • Flavio Misael Lacet

    Gostaria de saber qual o tempo máximo que um trabalhador possa ficar sem contribuir de um emprego para outro, e não contar na soma total de contribuição ?

  • http://TENHOSITE IVONETE AP MARTINELI CORREA DA SILVA

    TENHO 50 ANOS DE IDADE E TENHO 14 ANOS DE CARTEIRA ASSINADA O QUE FAÇO PARA ME APOSENTAR? OBRIGADA.

  • Rosangela

    Bom dia…vi que vc fala de cadastro após 19991…a 180contrib….e quem se cadastrou antes… e mesmo quem se cadastrou antes e deixou de pagar por ter se tornado auton…e agora quer voltar a pagar? o tempo será somado ao que paguei anteriormente? será considerado o cadastro anterior a 1992? e se assim…quanto tempo de contrib tem que ter?
    grata

  • Fabio santos

    Olá, Tenho 27 anos de idade, sofro de ataques epilépticos, meu tempo de contribuição é pouco apesar de ter 5 registros em carteira, é que devido a essa doença, eu tenho ataques no trabalho e embora os patrões sempre neguem, me dispensam dias após o ataque, alegando algum outro problema, tenho um filho pra sustentar e não aguento mais essa situação, levo meses pra conseguir um emprego e é só ter o ataque sou dispensado mesmo implorando para ficar.gostaria de saber se essa maldita doença dos inferno aposenta, porque o médico ja me disse que não tem cura me ajudem por favor tirem essa dúvida….muito obrigado..

  • joaquim pedro ferreira

    fui sócio de 2 empresas no período de 1972 à 1974, porém as guias de recolhimento estão extraviadas, tirei certidões atualizadas de entrada e saída das empresas junto a JUCERJ, gostaria de saber se o inss, aceitará estas certidões como prova de tempo para aposentadoria, caso contrario, como devo proceder para que órgão aceite este período, as empresas não mais existem há muitos anos. grato

  • josefa maria pereira

    falta 1ano e 6meses pra me aposentar,e fui demitida,eles podem me demitir?

  • http://bol jose ramalho

    trabalho como motorista de caminhao.;tive um infarte e tenho 3 instente na arteria como se fosse 3 ponte de safena nao posso fazer força bruta.eu posso pedir aposentadoria.

  • henrique m.t

    sou micro empresário,tenho 50 anos,e faltam 05 anos para eu completar 30 anos de contribuíção ao inss,por erro do meu contador pago somente sobre 01 s. mínimo, gostaria de saber se vale a pana eu almentar a contribuíção agora visto que faltam só 60 meses para aposentadoria, e se vale gostaria de saber sobre quantos mínimos eu poderia começar agora a contribuir? contribuir

  • marta

    boa tarde !
    tive febre reumática na infância só que nunca foi diagsnoticado ou seja passou despercebido, e a cinco anos atrás passei por cirurgia de emergência para troca de valvula mitral, mas fiquei com varias problems de saúde devido ter passado do tempo de operar , depois da cirurgia trabalhei durante 1 ano e meio , estou desempregada a 7 meses e tenho algumas limitaçoes como não poder pegar peso etc, tenho direito a algum beneficio do inss por ser acometido de valvopatia?

  • http://msn atilas batista braga

    gostaria de uma opinião minha mãe ten 58 anos e contribuio por 14 anos e dois meses daqui a dois aos vai se aposentar gostaria de mais informações sobre como pode ser essa aposentadoria e como dar entrada obrigado!

  • http://esse brenda

    gostaria de saber tenho uma bala alojada perto da vertebra sinto dores fortissima tomo diasepan e varios remedios pra dores e nao consigo trabalhar sera que posso entrar com pedido da previdencia loa tenho 27 anos por favor me oriente to passando por dificuldades tenho 2 filhos menores um de 2 e 4 oque eu faço

  • Gilberto Baldoino

    Olá
    Meu pai contribuiu ao inss durante 14 tipo registrado em carteira , cujo salario era alto e tal superior a 10 salarios minimos , depois trabalhou por conta propria durante anos , de 5 anos pra cá voltou a contribuir com 1 salario
    Gostaria de saber se o que ele contribuiu antes não vai ser levado em conta no valor de sua aposentadoria e se não como fazer para aumentar o valor da mesma . Ele tem hj 58 anos

  • A. RODRIGUES

    TENHO 49 ANOS estou há 5 anos encostando por problema de HÉRNIA DE DISCO, ESPONDILOSE,ARTROSE,NESTE PERÍODO FIZ CATETERISMO ONDE FOI DIAGNOSTICADO 3 ARTÉRIAS ENTUPIDAS,FIZ A CIRURGIA ONDE FOI TRES PONTES DE SAFENA, MAIS DEPRESSAÕ, E HIPERTENSÃO ARTERIAL , O MÉDICO ME PROIBIU DE ESFORÇO FÍSICO, QUERO TRABALHAR MAS NÃO PASSO NOS EXAMES MÉDICOS O QUE FAZER? , ..

  • gilda maria

    minha amiga esta viuva a 1 ano seu marido nao trabalhava de carteira a ssinada, nao pagava o sindicato era outonomo, e nao contribuia com o inps . esta com um advogado que esta dizendo que ela tem direito a uma penssao. isto e possivel? ou ele so esta enrolando ela obrigo desde ja

  • Elisabeth

    sou aposentada pelo Estado de São Paulo/Educação por invalidez CID 41 – minha duvida é a seguinte: tambem contribuí com o INSS por 19 anos antes de ter entrado para o Estado, gostaria de saber se poderei solicitar aposentadoria por idade 60 anos…com esse tempo de contribuição e já tendo recebimento pela aposentadoria por invalidez. Ou se devo contribuir como autonoma mais algum tempo (e que tempo seria esse)?
    desde já agradeço
    poderiam enviar ao meu email o retorno? assim virei ver no portal do forum

  • Jessé Luan de Oliveira

    Olá, meu pai já está enconstado pelo INSS há 5 anos, por motivos de doenças, já ouví dizer que existe uma lei que diz que quando as pessoas completam 5 anos de licença, são aposentadas por invalidez. É verdade? Obrigado pela atenção!

  • cleide

    perdi minha carteira como faço para contar o meu tempo de contribuiçao

  • marylane

    MEU NAMORADO JÁ FEZ QUATRO CIRURGIAS DE HERNIA DE DISCO,ESTÁ A QUASE 02 ANOS PELO INSS,NÃO PODE FAZER MUITO ESFORÇO.QUERO SABER SE ELE TEM CHANCE DE SE APOSENTAR.ESPERO O RETORNO POR E-MAIL SE POSSIVEL,OBRIGADA!

  • Tarciso Antonio da Silva

    Tenho 51 anos de idade e 37 anos de contribuição, posso requerer a minha aposentadoria por tempo de serviço ?, em caso afirmativo ela seria parcial ou integral ?
    Grato.

  • http://notenho Marcia

    Bom dia,
    Quando eu me aposentar eu estarei com 46 anos, com 29 anos de contribuição,sendo que vou ganhar 1 pois trabalhei 4 anos de telefonista antes de 1991, gostaria de saber se pela minha idade o salário de aposentada vai reduzir bastante? Quantos % vai diminuir?

  • http://notenho jorge

    tenho 51 anos. mais de 30 anos de serviço como posso me aposentar?

  • http://sitran.com.br raimundo coelho mourao

    sou aposentado desde 93 nunca deixei de trabalhar contribuo hoje com quase 50% do que recebo, posso pedir nova aposentadoria ou pelo menos corrigir a que recebo

  • http://junis.m@hotmail.com junis marcio pereira da silva

    Bom dia sou junis e moro em araguaina tocantins, no inicio do ano meu pai completou 65anos ficou muito alegre por ter chegado essa idade e por saber que iria se aposentar. Fiquei feliz tambem com meu velho pai, então ele começou a da inicio na papelada e eu de longe orientando como fazer; há meus queridos como me partiu o coração hoje 08/08/09 ao ligar a meu pai e saber o que ele não queria me dizer o que tinham falado pra ele: ele disse que o funcionario falou que ele não podia se aposentar que sua esposa minha mãe é funcionaria publica porque tinham pedido informações da sua vda conjugual ele triste de la saiu porque tinham prometido até cadeia pro meu velhinho por minha mãe ser fincionaria publica. me digam por onde começar e o que devo fazer com essa injustiça que fizeram ao senhor de 65anos de dedicação a uma vda inteira pra ouvir uma tamanha barbaridade. me ajudem por favor.

  • Ademar Santos

    tenho 32 anos de carteira assinada ja posso me aponsentar?

  • francine

    Gostaria de aposentar minha mãe ela nunca trabalho registrado e nem contribui trabalho de domestica ela tem 64 anos e que faço?

  • Elival

    Bom dia, minha mão tem 58 anos de idade… já trabalhou 12 anos resgistrada… o que faço para ela se aposentar com 60 anos??? continuo pagando INSS de 11% sobre o salario minimo??? entendo que seja isso… e com qunado ela vai se aposentar??? com 80% do salario da época, sera que é isso???

  • LUIZ CARLOS

    OLA
    TIRA MINHA DUVIDA SOU SOROPOSITIVO E TENHO EPATITE C
    ESTOU EM TRATAMENTO SERA QUE CONSIGO ME APOSENTAR .
    CONHECI UM AMIGO MEU COM O MESMO PROBLEMA QUE SE APOSENTOU PELO LOAS

  • http://roselitiburcio2009@hotmail.com Roseli

    Estou doente, em 2006 fui no médico e ele me fez fazer vários exames, eu estava com abertura de vertebras, diabetes, pressão alta,e uma lesão nas vistas por causa do diabetes altissimo. Continuei trabalhando normalmente e o meu contrato venceu, eu trabalhava como prof, recreacionista aqui em Praia Grande fiz outros concursos mais estou em aguardo nunca chamam, fui até o inss, para poder ter um auxilio pois estou desempregada desde 2008 até agora, o médico me examinou e disse que eu não tenho direito nenhum pois não sou efetiva e eu trabalho desde 1984 dando aula, não sei a quem recorrer, e estou cada dia mais doente, o que devo fazer? Me ajude obrigada.

  • Jeane Maria

    Parabéns, por existir este site!

    MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE: TENHO 38 ANOS, SOU AUTÔNOMA, E TENHO 20 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO JUNTO AO INSS, ALÍQUOTA 20%. PERGUNTAS: ATÉ QUANDO TEREI QUE CONTRIBUIR PARA O INSS? AO ATINGIR 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, NÃO CONTRIBUIREI MAIS, APENAS AGUARDAREI A IDADE DE 60 ANOS? QUAL SERÁ MAIS VANTAJOSO: CONTINUAR CONTIBUINDO COM A ALÍQUOTA DE 20% OU 11%. QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE AMBAS?

  • bernardino dias de abreu

    trabalhei vinte anos da carteira assinada,fiquei dois anos desempregado sem contribuir para o inss,gostaria de saber se tem como pagar os dois anos que fiquei sem contruir

  • neia

    alguem me responde por favor a cerca de um ano estou encostada recebendo beneficico por motivo de um cancer quero saber neste caso eu sou pensionista?

  • Adilmo

    Quem recebe pensão de outra pessoa.pode se aposentar?

  • http://omesmo Petros

    tenho 64 anos e 12 anos de contribuição de inss e gostaria de me aposentar aos 65 anos. Falta 3 anos de contribuição para aposentar por idade.
    Pergunto: Posso pagar esses 3 anos que faltam de uma vez ou de 3 vezes no carnê de contribuição.
    Ex.: Cada ano pago de 3 em 3 meses.

  • Jorge Nunes

    Tenho uma filha com 16 anos e ela e portadora de deficiencia mental (microcefalia)sendo incapaz de exercer qualquer ativiade sozimha, sndo dependente de nos para a vida toda.A pergunta é se ela pode requerer aposentadoria ou qualquer tipo de benefício no INSS

    Obrigado, favor responder por email

    Jorge Nunes/ Cel: 22 88073339

  • Cacilda Nascimento

    Tenho 57 anos,contribui atravéz de vários empregos por cerca de 6 anos e 8 mêses, quero voltar a contribuir para me aposentar. O que devo fazer e quem devo procurar?

  • wilson boscarino

    Sou professor efetivo pela prefeitura de nova iguaçu, desde l974, fiquei doente, entraramcom precesso de abandono e este precesso levou anos para dadem o solução. contribui 22 anos,gostaria de saber se hoje com 64 anostenho dieito a apasentadoria e será melhor deixar para o ano que vem, pois farei 65 anos. muito grato.

  • Francy

    Sou professora aposentada do Estado de MG e trabalho há mais de 10 anos como professora no PI e contribui por 25 anos para o INSS. Posso me aposentar novamente como professora de outro estado e ainda pelo inss??

  • Cleusa S N D

    Sou telefonista, tenho 24 anos de contribuição e 46 anos e oito meses de idade, provavente serei demitida esse ano…aos 48 anos posso pedir aposentadoria proporcional e qual seria o valor?
    obrigada!
    cleusa.

  • http://orkut karen

    como se aposenta

  • http://www.miniclip.com matheus

    foi bom me ajudou em um trabalho noda 10 para isso

  • LETICIA

    OLÁ GOSTARIA DE SABER A ESPOSA NUNCA TENDO PAGO NADA AO INSS ELA PODE SE APOSENTAR COM 65 ANOS DE IDADE, MESMO SEU MARIDO SENDO APOSENTADO?

  • LETICIA

    OBRIGADA!

  • http://HOTMAIL LETICIA

    OLÁ GOSTARIA DE SABER A ESPOSA NUNCA TENDO PAGO NADA AO INSS ELA PODE SE APOSENTAR COM 65 ANOS DE IDADE, MESMO SEU MARIDO SENDO APOSENTADO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO RETORNO.

  • http://notenho Valéria da Silva

    MINHA MÃE TRBALHO EM RURAL EM ALAGOAS E TEM POUCA CONTRIBUIÇÃO PARA PODE SE APOSENTAR, POREM SERA QUE LEA NÃO CONSEGUE SE APOSENTAR POR IDADE ELA TEM 64 VAI FAZER EM JUNHO DE 2010 65 ANOS POR IDADE, POR FAVOR ME AJUDE POIS TUDO FICA TÃO DIFICIL, POIS ESTOU DESEMPREGADA E EU QUE AJUDO MINHA FAMILIA JUNTO AO MEU PAI QUE E APOSENTADO ME DAR UMA LUZ DESDE JA AGRADEÇO ATENCIOSAMENTE.

  • http://simonerochadasilva@hotmail.com LUIS CARLOS DE OLIVEIRA

    EU ME CHAMO LUIS E ESTOU COM 45 ANOS E SOFRO DE CRISES DE EPILEPSIA E CRISES DE AUSENCIA E HORRIVEL, CONTRIBUI 15 ANOS PARA O INSS GOSTARIA QUE ALGUEM ME AJUDASSE, EU TENHO DIREITO A ME APOSENTAR POR INVALIDEZ POIS EU HOJE NÃO CONSIGO TRABALHO, E TA MUITO DEFICIL A MINHA ESPOSA QUE SEGURA AS CONTAS MAIS QUERO SABER QUAIS OS MEUS DIREITOS COMO CONTRIBUINTE.

  • willian de almeida

    se o trabalhador, trabalhou em alguma empresa e esta empresa nao recolheu o inss, ou seja a contribuiçao, e este trabalhador tem a carteira assinada e esta empresa tenha falido, o que devo fazer para que este tempo seja contado.

    obrigado

  • THEREZINIHA PIRES DOS SANTOS

    GOSTARIA DE SABER POR QUE NÃO CONSIGO O BENEFICIO O BENEFICIO POIS ESTOU COM DOENCAS IRREVECIVEIS ESTAVA TRABALHANDO QUANDO ME AFASTEI E AINDA ASSIM O BENEFICIO NÃO E CONCEDIDO

  • jurema c longue de mesquita

    tenho 48 anos, so contribui durante dois anos para a previdencia, casei-me e sempre tive epilepsia, nunca pude trabalhar por causa das crises. hoje gostaria de aposentar-me, sera que ha alguma maneira de aposentar, embora nunca tenha contribuido, pois minha situacao financeira hoje e muito ruim. agradeco a atencao.

  • edilson de campos

    minha duvida,sobre concessao dos atrasados e aposentadoria por invalidez,quanto tempo demora para fazer a concessao e chegar a carta de concessao.

  • Jorge Roberto Azzi Ramos

    Olá,quero um auxilio no meu caso:No dia 22 de maio de 2009,passei por uma cirurgia de hérnia de disco na coluna cervical,não hávia mais recurso a não ser a cirurgia,hoje estou com três parafusos,uma placa de metal e dois separadores no lugar dos discos,sinto dores e dificuldade nos movimentos do pescoço.Tenho 44 anos de idade,trabálho numa ciderúrgica a 20 anos,meu tipo de serviço é pesado e repetitivo.Desejo saber se tenho o direito de pedir a aposentadoria por inválidez.Agradeço desde já e fico aguardando e-mail.

  • antonio jose da silva

    cid f33,2 e f41,9 da direito aposentadoria

  • http://www.josevalmir.com.br valmir

    oi eu tenho 40 anos e eu tenho 23 anos de carteira fichada,tem como eu me aposentar agora?

  • Caliman Darci

    Boa tarde!

    Posso dar entrada no pedido de auxilio doença apos 2 anos de feito a protese?
    Preciso pagar mais 2 anos para o valor do teto, que é o que eu pago.
    Não estou aguentando as dores e limitação da locomoção.
    grato.

  • Jair Ochsendorf e Sousa

    Tenho 67 anos, sou servidor publico aposentado desde do ano 2000. Em março de 2009 comecei a trabalhar na iniciativa privada com carteira assinada. Pergunto: Terei direito a me aposentar pelo INSS com quantas contribuições?

  • Juan Garcia

    Sou dentista e tenho 30 anos de contribuição. Quero que o INSS reconheça como tempo de contribuição o periodo de insalubridade de 1981 a 1995. Tenho os documentsos comprovatorios.
    Gostaria de ter um modelo de requerimento solicitando aposentadoria especial com a ressalva de que me seja reconhecida esse periodo de insalubridade.
    A quem vai dirigido esse requerimento?
    Muito grato

  • joana darc souza ribeiro

    gostaria de saber o numero do meu processa.dei entrada com pedido de recurso mais nao sei o resutado dei entrada em 15/07/2008

  • Carla rodriguesnascimento

    ola gostaria saber quanto tempo tenho que contribuir com 57anos.obrigado

  • LÍLIA LAMONIER

    TENHO 4 ANOS E MEI DE TEMPO DE SERVIÇO , SENDO QUE O ULTIMO SERVIÇO FIQUEI 2 ANOS E 3 MESES. SAIR DO SERVIÇO POIS ESTAVA MUITO EXTRSSADA, HJ NÃO MIM ENCONTRO EM CONDIÇÕES DE TRABALHAR POIS FAÇO TRATAMENTO PISIQUIATRICO, SENDO QUE JÁ FIZ TODO EXAME E NÃO DAR NADA MEU PROBLEMA É DEPRESSÃO TRASTORNO ANCIOSO NÃO ESPECIFICADO COM O CID F41.9 + F60 MAS TENHO QUE ENTRAR COM O AUXILIO DOENÇA TENHO 7 MESES QUE ESTOU SEM TRABALHAR SAIR EM MARÇO DE 2009 DA EMPRESA FUI MANDADA EMBORA TOMO APRIQUITIL E CLONAZEPAN SENDO QUE SOU HIPERTENSA COMO FAÇO PARA ENTRAR COM O RECURSO DE AUXILIO DOENÇA MIM AUXILIE POR FAVOR O MEDICO MIM DEU UM LAUDO PARA LEVAR AO INSS…obrigada

  • Cristina

    minha mãe tem 60 anos e há 4 anos contribui com o inss(autônoma). Como ela faz para se aposentar? E pelo LOAS, ela pode se aposentar?

  • laucia

    FUI FUNCIONARIA PÚBLICA 22 ANOS, E FUI MANDADA
    EMBORA E TENHO MAIS 5 ANOS TRABALHADO POR UMA
    COOPERATIVA DA PMSV,QUERO SABER SE O INSS JUNTA ESSE ANOS DE PREFEITURA PARA APOSENTAR,POIS ESTOU MUITO DOENTE, E PRECISO DE UM AUX,OBRIGADO

  • geize

    tenho hernia de disco e artrose,mas continuo trabalhando mesmo assim,sinto dores horriveis,gostaria de saber se ha possibilidade de me encostar ,oque tenho que fazer

  • Daiane Pereira dos Santos

    qual o valor que uma dona de casa deve contribuir

  • roseli

    Aposentadoria por invalidez acidente do trabalho cid. 92, gostaria de saber o valor se qdo me aposentei por este motivo tinha 48 anos e 31 anos de trabalho.
    Isto em outubro de 2005. Tinha um ganho razoável pois só em uma empresa tinha 28 anos trabalhados.
    Grata.

  • http://adanieldm@yahoo.com.br Adaniel Donizete Matos

    Meu nome é adaniel donizete matos tenho 53 anos 35 anos de serviço publico federal e 5 anos e 4 meses de insalubrigade guando posso me aposentar???

  • Joemilson Gonçalves

    Minha Mãe tem 53 anos, ela nunca trabalhou(nenhuma contribuição no caso). Ela tem um sério problema na perna, que mesmo se ela quisesse trabalhar agora não consegueria. Como que ela deve proceder nesse caso para conseguir a aposentadoria?

  • Elvécio

    Trabalho com carteira assina com 3 salários mínimos e resolvi contribuir a parte como autonomo para melhorar a contribuição p/INSS.
    A dúvida é se o INSS considera a soma das contrimbuições para cacular o benefício da aposentadoria ?.

  • ANDRÉIA

    PROSCEI UMA EMPRESA E NA HORA DE RECEBER O ADVOGADO DESCONTOU INSS NÃO SE SE PODE ME RESPONDA POIS NÃO ENTENDO,POIS NÃO RECEBI PAPEL ALGUM QUE COMPROVE QUE DESCONTOU

  • Maria Paula

    Olá, por favor a esposa de amigo falecio, perdeu um processo de aposentadoria especial, porque ele tinha 24 anos e 8 meses.Nossa não exite uam lei que possa garantir este meses faltantes para complentar, 25 anos?grata

  • SERGIO DIEGUES

    BOM DIA
    TENHO 54 ANOS DE IDADE
    ESTIVE EM UMA AGENCIA DO INSS PARA ATUALIZAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.
    HOJE TENHO 33 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO MAS NÃO CONSTA NO CADASTRO DO INSS O TEMPO EM QUE SERVI O EXERCITO ( EXATOS 10 MESES ).
    O FUNCIONARIO ME INFORMOU QUE QUANDO EU COMPLETAR 34 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO EM CARTEIRA , PODEREI DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA POIS O TEMPO DE SERVIÇO NO EXERCITO CONTA 12 MESES E NÃO 10 MESES.
    GOSTARIA DE SABER SE ISSO É VERDADE.

  • paulo fernandes alcides da silva

    trabalhei um ano e dois meses no supermecado e vinte e nove ano com vigilante estou ainda na ativa ,tenho 50 ano de idade ,posso pedir a minha aposentadoria , trabalhei em banco,hostital e em postos da propria previdencia ,por me responda

  • CLAUDIO BRITO

    OLA BOA NOITE

    POR FAVOR MIM INFORME COMO POSSO APOSENTAR O MEU PAI POR INVALIDEZ, O MEU PAI ESTAR ALCOLICO FICA DELIRANDO, DAR CONVUSÃO DIARIAMENTE O QUE MIM SUJERRE O QUE EU DEVO FAZER?

  • http://marinaldopaiva10@hotmail.com PHILLIP RODRIGUES

    BOA NOITE

    CONTRIBUO SOBRE UM SM QUE RECEBO COMO FUNCIONÁRIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. FALTA 5 ANOS PARA ME APOSENTAR POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. GOSTARIA DE SABER DO DOUTOR SE EU MIGRAR PARA O INSS AINDA VOU TER CONDIÇÕES DE ME APOSENTAR PELO TETO DO INSS. OBRIGADO.

  • ANDRE

    ola! minha duvida é a seguinte: faço tratamento a 4 anos de depressao e transtorno do panico, desde entao venho trabalhando aqui e ali mas nunca mais me fixei em trabalho algum, porem estou em dia com a previdencia.no mes 5 de 2009 sofri um acidente de trabalho, uma agressao q me deixou com uma fratura exposta na mao direita, apos a agressao me afastaram por 3 meses, so q depois do episodio da agressao meu quadro psiquiatrico piorou e muito, vivo aterrorizado , nao saio de casa, fui ameaçado de morte e estou traumatizado, porem qdo pedi prorrogaçao do auxilio, apresentando 2 laudos , o da mao e o do psiquiatra(f41.9),5 dias depois recebi uma carta da previdencia , indeferindo meu pedido. porque? sera q nao tenho mais direito? tomo medicaçao pesada, e sem ela tenho crises mais fortes e mais constantes do q as q tenho frequentemente. estou perdido? alguem pode me ajudar, orientar? agradecido.

  • http://dayrlanamuniz@ig.com.br vanda

    eu trabalho no ramo de hotelaria ja tenho 11 anos de comtribuiçao mas quero pagar por fora como dou entrada o que preciso

  • yolanda

    Boa tarde,
    Tenho 42 anos de idade e estou com varios problemas de saúde, pressao e asma grave, trabalho em uma empresa faz 19 anos, posso me aposentar?
    Obrigada,

  • donizete

    tenho 4 anos de afastamento fis 4 sirurgia nas perna (enxerto ossio)tenho mais dusa para faser punho e coluna cervical no punho ficarei sem movimento tenho direito a me aposenta por invalide ou passar pe reabilitaçao estor registrado em firma

  • José

    Sou solteiro, trabalhei por um período de mais o menos 3 anos e 10 meses no japao, fui para lah com 16 tendo hj quase 21 anos, devido ao serviço que era muito pesado eu acabei contraindo hernia de disco “compressão de medula” devido a esse problema de saude eu tiver q retornar ao Brasil,
    e gastei mais de 16 mil reais com esse problema,
    ainda estou me recperando mas os medicos ja me disseram que eu naum poderei retorna para o japao e nem poderei trabalhar aqui devido a ese fato, e a aposentadoria aqui no seria de um salario minimo, eu queria saber se teria como eu me aposentar pelo inss devido a problemas de saude mas com o salario que e recebia lah, pois foi devido aquele serviço que eu fiquei mal, e um salario minimo nam seria justo se comparar com todo o serviço q eu ja fiz.

  • José

    Sou solteiro, trabalhei por um período de mais o menos 3 anos e 10 meses no japao, fui para lah com 16 tendo hj quase 21 anos, devido ao serviço que era muito pesado eu acabei contraindo hernia de disco “compressão de medula” devido a esse problema de saude eu tiver q retornar ao Brasil,
    e gastei mais de 16 mil reais com esse problema,
    ainda estou me recperando mas os medicos ja me disseram que eu naum poderei retorna para o japao e nem poderei trabalhar aqui devido a ese fato, e a aposentadoria aqui no seria de um salario minimo, eu queria saber se teria como eu me aposentar pelo inss devido a problemas de saude mas com o salario que e recebia lah, pois foi devido aquele serviço que eu fiquei mal, e um salario minimo nam seria justo se comparar com todo o serviço que eu ja fiz.

    agora eu agradeceria muito e de coraçao se alguem pudesse me ajudar nesa minhas duvidas…
    obrigado pela atençao…

  • http://JO100%LINDA@HOTMAIL.COM JOSÉ CARLOS

    SE TENHO 64 ANOS E 24 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO DE CARTEIRA E VOU FAZER 65 EM NOVEMBRO DE 2.010 QUANDO PODEREI ME APOSENTAR ?
    NESSE ANO AINDA OU SÓ O ANO QUE VEM ?

  • joao maria silverio de morais

    Boa noite.
    Tenho 35 anos contribuido e 54 anos de idade
    trabalhei 34 anos só em uma empresa a qual estou atual
    gostaria de saber se posso pedir aposentadoria e se vai ser integral o valor que recebo é 2 salarios imeio minimo?
    e como vai ficar aposentadoria agora com essa mudança com fim do fator previdenciario.
    aguardo!!!!!

  • http://sandrinha2008sp@hotmail.com SANDRA

    boa tarde!!Minha mãe ja possui 61,e nunca contribuiu,oque por tanto não tem direito de aposentadoria,minha duvida é,c podemos pagar esses 15 anos em atraso para poder aposenta la?E quem poderia fazer este calculo para mim.obrigado

  • http://sandrinha2008sp@hotmail.com SANDRA

    boa tarde!!Minha mãe ja possui 61,e nunca contribuiu,oque por tanto não tem direito de aposentadoria,minha duvida é,c podemos pagar esses 15 anos em atraso para poder aposenta la?E quem poderia fazer este calculo para mim.obrigado sandrinha2008sp@hotmail.com

  • http://queroficarrico.com Carlos Daniel de Souza

    em 02 de fevereiro de 1998 fui demitido da empresa,na epoca tinha 26anos,10meses,12dias.Eu tinha algum amparo para me aposentar por esta empresa,desde já deixo minha gratidão,pela resposta.

  • Riclécio Lira

    Olá, gostaria de que saber uma coisa:
    Uma pessoa de minha família tem mais de 15 anos de carteira assinada, porem, se afastou do emprego por motivos de doença e por causa disso, fez uma cirurgia que não deu resultado e então todos os laudos médicos dizem que ela não pode mais trabalhar mas ela está lutando com o INSS a 8 anos e eles não a aposentam. Queria saber se com esse caso existe alguma lei ou alguma coisa para ajudar ela a se aposentar?
    Espero pela resposta, obrigado!

  • Edvania

    Tenho 35 anos e queria começar pagar INSS, moro fora do País e queria ter uma segurança no tempo k retornar p o Brasil, Como eu faço p começar a pagar? E qual é a tabela de preços???

  • http://www.google.com.br gerti gomes

    Sou agrucultora desde 2003,pois fiquei desempregada e marido invado e filha menor foi
    a unica saida p/botar comina na mesa,tinha carteira assinada desde 1979,ate 07/94 tinha 182comtrib.teto maximo apos esta data tive 46 contrib.com salario media 8 sa. min. apos 2003
    sou agricultora em 07/08 dei entrada auxilio
    doença probema na coluna lombar L5 S1 e mplante
    osseo na bacia e retirada de hernia,implante de
    4 pinos,estou na pericia ate hoje,sofri varias
    intervençoes cirugicas pois sou portadora Hengioma carnaveroso,tenho dificuldade de me
    locomover,´recebo somente 1 salario minimo pois nao contaram o tempo de serviço ja fiz varios pedidos pela base de calculo e foi negado , meu marido tambem tem dificuldade de locomoçao, temos 1 filha (UM ANJO QUE CAIU DO CÈU)que estuda e nas horas vagas da seguimento basico no sitio p/ nao ficar no abandono,mas em 11-01-10 ela estava tocando um animal p/o cural e ela sofreu acidente de trabalho,na patela do joelho e minisculo,ela esta em tratamento por 30 dias caso nao melhore tera que fazer cirugia,pergunto ele tem 15 anos mas tem itr,incra e terreno rural no nome dela desde 2006 tem contrato de comodado alugando parte do terreno desde 2006 somente nao tem bloco de nota,ela é dependente no meu bloco.ELA TEM DIREITO A DAR ENTRADA ACIDENTE DE TRABALHO?Caso venha a fazer cirugia pois a recuperaçao e demorada.
    Espero resposta urgente pois nos estamos sofrendo muito moramos bem no interior e dependemos de favor p/ sair de casa e as aulas
    estão por começar caso tenha que fazer cirugia
    ela tera que abandonas a escola pois ela anda 2
    Kg.p/pegar condiçao escolar,o colegio é 23 Kg.
    longe de casa c/ estrada e chao.imagine o sofrimento dela? certo de vossa resposta breve
    antecipadamente agradeço vossa atençao.

  • valbi roberto barbosa

    minha esposa trabalhou 20 anos de carteira assinada, perdeu o emprego e ficou 4 anos sem comtribuir, passou a pagar atraves de boleto. Hoje está com 55 anos de idade e 26 de contribuição. agora eu pergunto, esse periodo que encontra-se em aberto pode ser pago para ter direito a aposentadoria?

  • maria josé

    Bom dia…

    Tenho esporão calcâneo há 7 anos, nos dois pés faço fisoterapia e mesmo assim não sinto alivio.

    Não consigo trabalhar de pé, nem caminhar por muito tempo, porque a dor é continua e os pés incham.

    Sou pessoa juridica, e não estou conseguindo caminhar para resolver as coisas da firma.

    Quero pedir aposentadoria.

    Gostaria que me ajudassem me esclarecendo quais procedimentos devo tomar para pedir aposentadoria.

  • maria josé

    Bom dia, Tenho 42 anos e sou contribuinte do INSS a +-15 anos.

    Tenho esporão calcâneo há 7 anos, nos dois pés faço fisoterapia e mesmo assim não sinto alivio.

    Não consigo trabalhar de pé, nem caminhar por muito tempo, porque a dor é continua e os pés incham.

    Sou pessoa juridica, e não estou conseguindo caminhar para resolver as coisas da firma.

    Quero pedir aposentadoria.

    Gostaria que me ajudassem me esclarecendo quais procedimentos devo tomar para pedir aposentadoria.

  • rosi

    ola
    minha mae tem 60 anos, e nao trabalhou com registro. por apenas cuidar da familia e tb nunca pagou a contribuicao sindical. como ela consegue aposentar?

  • João Joaquim Leme

    Boa tarde!
    Caro gestor, gostaria de tirar uma duvida sobre aposentadoria.
    Tenho 35 anos de contribuição e 51 anos de idade.Sou portador de cardiopatia grave(troca de valvula mitral metalica e implante de marcapasso), o perito do INSS reconheceu a patologia mas, como trabalho em area administrativa ignorou o meu pedido de aposentadoria por invalidez, e indefiriu o meu afastamento.Eu posso me aposentar por tempo de contribuição e entrar com pocesso para reverter o processo para aposentadoria por invalidez?
    Antecipo meus agrdecimentos.

    João J. Leme

  • MARIA JOSÉ DE BRITO

    Olá gostaria de saber como posso aposentar minha filha de 26 anos que tem diabete tipo 2, é insulinodependente e trabalha com duplo vinculo na Prefeitura de Praia Grande.

  • Sonia de Oliveira Duarte

    Tenho 59 anos e 16 anos de contribuição. Gostaria de saber se já posso parar de pagar, pois só completo 60 anos em setembro.

    No aguardo.

  • sandra

    minha mãe fez 60 anos agora em 30/1/2010 pela soma do site do inss ela tem 12anos 10 meses e 24 dias de contribuições só que eu não entendi a soma que eles fizeram porque tem empresa que ela trabalhou 2 anos 10 meses e 21 dias e em outra ela trabalhou 3 anos 9 meses e 18 dias esses meses não são somados um ao outro, porque se for soma os meses dos tempos de contribuição ela teria 15 anos 10 meses e 27 dias. me explique por favor obrigada

  • Edison B. M.

    Boa Noite!
    Sou Modelador de Fundição desde 1976. Em 1998 completei 21, 03 meses e 23 dias, estava juntando os documentos para aposentadoria especial quando o Fernando Henrique mudou as regras da aposentadoria a partir desde tempo dividi em meio espediente o Setor de Modelagem e Compras na última empresa até 2006. Quando dei entrada na aposentadoria Por Tempo de Contribuição meus documentos foram indeferidos por erros de dados. POr último me pediram atualizações atravéz do PPP. Na verdade não sei mais se minha profissão é Insalibre, antigamente era devido ao barulho de 98 decibéis.
    Não sabemos mais as profissões que são insalubres, por que o INSS não utiliza a CBO ( Classificação Brasileira de Ocupações) para definir isso?
    Estou com os documentos atualizados e vou tentar novamente mês que vem.

  • josimar fernando lopes

    meu nome e josimar tenho 45 anos, trabalhei 8 anos como vendedor autonomo,sem registro nada, dps consegui comprar uma chacara e fiz uma roça de coco demorou 15 anos p produzir devida a terra fraca, dps fui p o japao e trabalhei mais 5 anos, o que eu posso fazer p conseguir provar o que eu ja fiz?

  • Leonildiano Peterson

    Rafael e César, cá entre nós, vocês nunca mais vão postar nada sobre inss, ne ?
    rsrsrsrsrsrsrs

  • Mário Pires

    Minha esposa tem 65 anos e só tem como comprovar 5 anos de contribuição como autoônoma. Quando ela era solteita trabalhou por vários anos em firmas de São Paulo, porem a carteira profissional foi extraviada, fui áo INSS e lá não constam as contribuições destas empresas, certamente os patrões não repassaram áo INSS os recolhimentos e por esta razão não aparece no INSS. Não temos como comprovar porque as empresas não existem mais, o que fazer para conseguir aposentar a minha esposa ? tenho informações de que terá que comprovar 180 contribuições e se for assim, ela só vai se aposentar com 75 anos, isso é justo, tem como encontrar uma solução para esta situação ? antecipadamente agradeço.

  • jorge severo

    estou encostado por problemas de saúde adenocarcinoma de intestino, já faz 17 meses, se eu ficar dois anos encostado posso ganhar a aposentaria definitiva ou provisória?

  • ilma aparecida tomaz sobreira

    minha mae nunca pagou o inss,ela atualmente esta com 69anos ela tem direito algum beneficio?

  • http://tteus_best@hotmail.com ilza de lira alves

    a minha vo tem 60 anos o que presiza para ela se a posentar por idade

  • Alex Sandro

    Eu tenho 21 anos queria saber se tenho como se aposentar.pq já perdie meus pais e meus avós, não tenho mais familiares sou só tenho algum direito de se aposentar?

  • Patrícia Spíndola

    Bom Dia:Meu sogro tem 32 anos e 6 meses de contribuição e 56 anos .Qual será a quantia q ele vai receber se aposentar agora?
    E outra pergunta:Ele pode trabalhar e complementar com essa renda o tempo que falta para os 35 anos de trabalho?Tem algum problema de ele perder a aposentadoria se trabalhar com carteira assinada?

  • Vilma Cit

    tenho 60 anos sou diabetica hipertensa,estou com problema na visao,gostaria de saber se posso me aposentar,pois tenho so 5 anos de contribuiçoes, se posso por idade,ou do lar

    espero sua resposta

  • http://notenho Ronaldo

    Olha tenho 32 anos a tres anos estou afastado do trabalho pois tenho hernia de disco nas vertebras L4-L5-L5-S1 gostaria de saber se há possibilidade de aposentadoria pois não há mais como trabalhar pois sinto muitas dores só que toda vez que vou ao Inss é uma humilhação eles querem obrigar-me a operar da coluna quais são os meus direitos dentro da lei

  • jose carlos de souza

    nasci em outubro de l955, trabalhei em uma fazenda como trabalhador braçal desde l4 anos de idade, ou seja de 1969 e 1974, nao tenho comprovação , apenoas um herdeiro da fazenda esta vivo, ele pode me dar uma declaração com firma reconhecida por autenticidade em cartorio ; sera valida para averbar junto previdencia social ? .

  • adelaide maria da costa

    boa tarde tenho 52 anos comecei a trbalhar com 12 anos no municipio em escola lavei muitas salas de aulas limpava patios e levava as crianças guando os professores nao vinha era a minha responsabilidade eu figuei trabalhando direto ater compretar idade para me contratar depois sendo sem carteira assinada depois eu compretei a idade eu me contratei figuei com carteira assinada ai eu fui trabahando durante 4a cinco anos depoi eu sai eu nao dei baixa e nada nunca mais voltei para o trabaho depois eu passei a trabahei na parte hotel na barra durante 2 anos depois eu trabahei em casa de familia 1 ano com carteira assinada apartir dai eu so vir atrbalhar como domestica sem carteira assinada e vim contribuindo com a previdencia uns tempo eu gostaria de saber se eu tenho algum direito de me aposentar por idade obrigado meritiscimo

  • http://rosangelacunha@-25hotmail.com Rosângela Maria

    tenho quarenta anos sou autônoma nunha trabalhei de carteira assinada, agora quero contribuir com o inss com um sálario minimo, com quantos anos vou me aposentar? e com quaantos % vou contribuir com o inss?

  • Loelcio

    Minha irmã tem 55 anos de idade, trabalha atualmente numa clínica particular como enfermeira e é segurada da Previdência Social com contrato de trabalho assinado desde 03 de março de 1980 nesta mesma empresa.
    Trabalha também como enfermeira no SUS desde 03 de março de 1988 e requereu aposentadoria por tempo de contribuição proporcional no INSS, sendo informada de que não teria direito a aposentadoria solicitada por ter sido retirado da contagem do tempo de contribuição o período a partir de março de 1998, sob a justificativa de ser concomitante com o contrato em vigor de servidora pública estatutária, obrigando à contagem para um único regime de previdência.
    Solicito informar se essa informação é procedente e, em caso afirmativo, em que título legal está baseado.

  • http://notenho!! geraldo jose da silva

    BOM DIA:TENHO 50 ANOS E TRINTA DE DE CONTRIBUIÇÃO.GOSTARIA DE SABER SE POSSO APONSENTA AUS 53 ANOS OU SE TEM ALGUMA PERCA NESSE TEMPO? MUITO OBRIGADA..

  • http://Notenho Margareth Gonçalves

    Bom dia! Meu nome é Margareth tive cancer de mama fiz uma mastectomia à 2 e 9 meses no qual o inss não me encostou por doença e sou autonoma e contribuo.O médico perito me liberou apta para o trabalho. Coloquei na justiça e o juíz deu como recusado. Desde agosto de 2009 estou sentindo muito dor nas pernas e nas costas e nos braços corri de médico em médico com medo poderia ser algo agravante.Fiz cintilografia ossea e tumografia e exame de sangue. Pela tumografia que constatou uma hernia lombar que já atingiu o nervo ciatico e a a drª peidu uma ressonancia pois está criando uma outra na cervical,estou perdendo os movimentos da mão sem força e muita dor nas pernas a ponte de não consegui me mexer. Tomo Dolamin flex receitada pela médica no qual nem esse remedio alivia a dor. Hoje tomo em cima desse remedio celestone tilex e um (relaxante muscular) receitado pela drª.
    Gostaria de informações sobre como proceder sobre o meu problema e resolver ele pelo inss e o beneficio. Terei que dá entrada tudo de novo? Pelo inss.
    Preciso de orientação. Vou fazer ressonancia para outro mês o inss se procede assim demora.

    Obs: cancer estagio I mastectomia e retirada de um linfonodo.
    Dores nas perdas e nos braços sem coordenação e muitas dores.

    Muito obrigada se assim obtiver informação.

    Grato.

    Margareth Gonçalves.

  • ADÃO FONTES

    mmeu nome é Adão, sou autonomo e gostaria de saber se tem como eu recolher algumas contribuições ref anos 1990 a 1993 sem que eu tenha que fazer denuncia espontanea para o inss e eles determinem o valor que devo contribuir?? Pergunto assim porque tentei obeter com eles autorização para recolher e me determinaram alguma coisa em torno de r$30.000,00 , fizeram a média como se eu fosse receber benenficio, quando eu só queria recolher sobre um salário minimo da época com juros multa e correção.
    Agradeceria se alguem me ajudasse, dependo apenas dessa contribuiçoes para me aposentar, tenho 54 anos e contribuo desde 02/1974.

  • Teresinha Araujo

    Meu nome e Teresinha, tenho 53 anos e recolhi 26 anos de inss, durante estes anos trabalhei por 8 anos em dois empregos recolhendo tambem o inss, quando podia simplesmente recolher so na fonte principas. Esses oito anos somam na quantidade de anos de trabalho, ja que recolhi o inss tambem no segundo emprego?
    Alem disso, trabalhei em uma empresa durante 2 anoss, que nao recolheu o inss apesar de ter descontado. Isso com carteira assinada e tudo. Devo entrar na justiça para que seja recolhido o inss?

  • Inayá Werneck

    GOSTARIA DE SABER SE UMA PESSOA QUE JÁ TEM UMA PENSÃO DO INSS PODE TAMBÉM PAGAR PARA TER UMA APOSENTADORIA , SENDO QUE ESSA PESSOA TRABALHOU SEMPRE COMO DOMESTICA E DO LAR , TEM 74 ANOS ?
    aguardo resposta
    Inayá Werneck

  • Inayá Werneck

    Ola ! minha mãe é pensionista . Meu pai pagou a vida toda por vinte (20) salários mínimos e agora minha mãe recebe menos de dez (10), existe dentro da Lei como reajustar esse valor?

  • http://aaaa LAERTE GODOI

    ola…quero saber se um depende em alcool e drogas..pode pedir aposentadoria?Neste caso a pessoa tem 57 anos de idade..ele trabalhou registrado 15 anos de lá para cá, ele não trabalha mais por depressao e cid f10 e f32
    me responda pelo email

  • Fabiano S Ramos

    OLá, tenho 40 anos, e tive carteira com registro somente entre 15 e 20 anos de idade, gostaria de saber se vale apena contribuir apartir de agora, e com qto devo contribuir, o minimo ou já começo com o teto maximo.obrigado.

  • http://x walter

    Tenho 59 anos,faltam quatro anos para requerer a aposentadoria propocional por tempo de serviço,como faço para pagar esses anos que não recolhi? Pagando á vista, já posso me aposentar?

  • MARGARETH ARAUJO

    EU TENHO 29 ANOS
    TIVE CANÇER DE COLO DE UTERO SERTO?
    E ESTOU FAZENDO A RADIO TERAPIA TENHO DIREITO
    DE MIM APOSENTAR? COMO DEVO FAZER?
    ESTOU PASSNDO MUITAS DIFICUDADES….

  • MARGARETH ARAUJO

    EU TENHO 29 ANOS
    TIVE CANÇER DE COLO DE UTERO SERTO?
    E ESTOU FAZENDO A RADIO TERAPIA TENHO DIREITO
    DE MIM APOSENTAR? COMO DEVO FAZER?
    ESTOU PASSNDO MUITAS DIFICUDADES….
    vc pode me responder?
    brigado.

  • nonato rodrigues

    ola, quero saber se a pessoa que tem hernia de disco, sendo L4L5,L5,S1,OSTEOFITOSE,e edema lombar e hipertensao arterial.Tem direito a beneficio previdenciario.Sendo que a minha profissao e açougueiro,tenho que fazer força para desempenha a minha funçao.Tenho 20 anos de contribuiçao e 40anos de idade.

  • rosemary

    gostaria de saber se minha nao tem direito apara se aponsetar ele tem 55anos e nunca tra balhou e tambem e analfabete.

  • http://hotmail julia

    tenho 50 anos, nunca trabalhei e nem contribuir com a previdencia social. Sou dona de casa. Gostaria de saber se posso aposentar de que maneira, e com que idade?

  • leidy

    minha mae tem 60 anos nunca trabalhou de carteira assinada oque e preciso para ela se aposenta pois ela esta precisando pq ela tem muito gasto com remedio

  • http://cacaique@hotmail.com Marcos Antonio Pinheiro

    EU chamo Marcos tenho 53 anosgostária de saber como eu faço para descobrir se de 1970 á1974 foi pago contribuição essa carteira foi roubada á muitos anos e eu na corri atrás para registrar em outra e a firma que trabalhei fechou não existe mais; e se eu já tenho tempo para me aposentar pois estou afastado das minhas funções com atrite reumatica.obs:fico aguardando resposta obrigado

  • Marcos Antonio Lemos

    Perdi minha carteira de menor,Vou aposentar tenho 55 anos agosto 56,30anos e meio contribuido,68 a 72 e o registro que tinha na carteira de menor o que fazer,obrigado pela orientação deste já.

  • João Paulo

    Olá eu estou recebendo auxilio doença a 2 anos por um acidente de trabalho,que me deixou com sequelas e tetraplegico! e na ultima pericia 19/3/2010 o médico somente prorrogou este beneficio, e qdo quetionamos sobre a aposentadoria, ele disse que isso não caberia a ele! quero saber qdo eu posso me aposentar, se eu mesmo posso solicitar a aposentadoria, já que eu continuo recebendo o beneficio! no caso eu teria de esperar até cessar a prorrogação (01/03/2011) ou posso pedir antes!

    Obrigado

  • http://hotmail IVANEIDE

    MEU PAI TEM 70 ANOS E NÃO CONSEGUIU SE APOSENTAR POR IDADE POIS AS CONTRIBUIÇÕES DE LE CHEGARAM SOMENTE AS 104 ,SENDO Q ELE ENTROU NA JUSTIÇA E O INSS PEDIU Q ELE TIVESSE PELO MENOS 140 CONTRIBUIÇÕES ELE TRABALHOU EM DUAS EMPRESAS SOMENTE NO CONTRATO DE TRABALHO,SENDO Q A CARTEIRA DE TRABALHO NÃO FOI ASSINADA E ASSIM SENDO ELES NÃO REPASSARAM AS CONTRIBUIÇÕES DO INSS…ASSIM QUERIA SABER SE O MEU PAI PODE RECORRER A A JUSTIÇA PARA PEDIR Q ELES REPASSEM ESSSAS CONTRIBUIÇÕES OU NÃO PODERÁ FAZER ISSO??ELE JÁ ESTA HÁ 5 ANOS LUTANDO PRA SE APOSENTAR E ATÉ AGORA NADA ENTROU NO INSS EM 2005 E ELES NEGARAM DEPOIS FOI PRA JUSTIÇA FEDERAL EM 2007 E ESSA TBM NEGOU…SIMPLISMENTE PELO FATO DE UMA DAS TESTEMUNHAS NÃO NÃO SABER FALAR SE ELE TRABALHAVA NESSA EPÓCA OU NÃO…SENDO Q ELE TEM CONTRATOS DE TRABALHOS Q PODE COMPRAVAR O VINCULO DA ÉPOCA…Q PAÍS É ESSE??? NO QUAL UM CIDADÃO HONESTO E TRABALHADOR Q HONROU COM SEU TRABALHOU NA HORA Q MAIS PRECISA OS ÓRGÃOS Q SE DIZEM COMPETENTES LHES VIRA AS COSTAS??
    ELE ESSE ANO COMPLETA 71 E ATÉ HJ CONTINUA NA MESMA VIDA SOFRIDA TRABALHANDO SOL A SOL DOENTE E FATIGADO SEM AO MENOS TER UM AMPARO SOCIAL AO IDOSO…QUERIA SABER ONDE ESTÃO AS LEIS DESSE PAÍS??
    ELE JÁ VOLTOU AO TRABALHO E CONTINUA TRABALHANDO SEM CARTEIRA ASSINADA,COM INSALUBRIDADE E COM A VIDA POR FIO…ESSA JUSTIÇA PRA MIM FOI FEITA SÓ PARA OS RICOS,POIS TEM PESSOAS NESSE BRASIL AFORA Q NUNK CONTRIBUIRAM NEM COM TRABALHO E MUITO MENOS COM DINHEIRO E HJ ESTÃO DE PERNAS PRO AR…SE MEU PAI SOUBESSEM Q AVIDA DELE FOSSE ACABART ASSIM SEM UM AMPARO DA PREVIDENCIA NAUM TERIA CONTRIBUIDO TANTO TEMPO COM ALGO Q NA REALIDADE NÃO FUNCIONA…SOMENTE AO Q LHES CONVÊM FUNCIONAR…POR FAVOR!! ME DÊ UMA AJUDAR PARA QUE EU SAIBA SE PELO MENOS ELE PODE RECORRER COM UMA NOVA AÇÃO E PROVAR Q SEMPRE TRABALHOU E Q ATÉ AGORA TRABALHAR DURO MAS Q AS PESSOAS COM AS QUAIS TRABALHOU E AS QUAIS AINDA TRABALHAM NÃO RECONHECERAM E NEM RECONHECEM SEU TRABALHO ARDUO… ME DÊ INFORMAÇÕES PARA ONDE POSSO RECORRER!!PQ ATÉ AGORA SÓ DEUS Q TAH SENDO JUIZ E ADVOGADO DO MEU PAI!!

    AJUDE-ME POR FAVOR!!

  • ANGELA SILVEIRA

    TRABALHEI COM CARTEIRA ASSINADA DE 1975 A 1981,PASSEI A CONTRIBUIR COMO AUTÔNOMA PARA O INSS EM 2005. GOSTARIA DE SABER QUANDO POSSO DAR ENTRADA NA MINHA APOSENTADORIA. SENDO QUE EM SETEMBRO DESSE ANO FAÇO 58 ANOS E 15 DE CONTRIBUIÇÃO DO INSS(CONTANDO ESSE TEMPO QUE TRABALHEI EM INICIATIVA PRIVADA E COMO CONTRIBUINTE AUTÔNOMA).

  • Maria Aparecida Valadares Abraão

    Fui professora do Estado de Minas por + OU – 15ANOS.
    Também já trabalhei de carteira assinada por uns 13 anos.
    Quando professora , eu fiquei doente com depressão, síndrome do pânico, enxaqueca crônica e hernia de disco comprovada em ressonância magnética.
    O estado me aposentou por invalidez mas averbei um certo período do inss. nâo averbei o tempo todo. Estou com 58 anos. Quando eu completar 60 anos posso aposentar pelo inss?
    A minha aposentadoria é proporcional.

  • http://naotenho yolanda vieira

    meu nome é yolanda e gostaria de saber si eu vou ter direito aposentadoria pelo governo vou faser 65 anos ano que vem mas eu sou viuva e recebo a penssao do meu marido gostaria de saber si mesmo assim eu tenho direito

  • LEONARDO GARBOSSA

    Olá amigo Servidor.
    Gostaria de saber se a pessoa se aposenta e continua ativo, contribuindo, se ela pode pedir um recalculo após muitos anos de contribuição, para que incida na aposentadoria que já possui ou pedir o valor contribuido de volta, sendo que ela já está aposentada.
    Muito Obrigado.

  • gracy

    gostaria de saber se minha mãe pode entrar com pidido de auxilio doença,ela tem 43 anos e a 3 meses atras ela fez uma exterectomia completa por causa de um cançer de colo de ultero,e no momento esta fazendo radio terapia e tambem passa no psiquiatra e no pisicologo e direto tem depressão gostaria de obter as respostas pelo meu e-mail obrigado

  • Jacira

    gostaria de saber quando chegará a carta do inss

  • Mariza

    Boa tarde.Sou pensionista ganhando 10% do salario de meu ex-marido,isso pelo INSS.Ele se aposentou com o valor de 2.650,58.Passei a receber em julho de 2009 o valor correspondente de 265,oo o que esta correto.So que a 2 meses esse valor foi diminuindo e esse mes exatamente recebi o valor de 198,00.Gostaria de saber o que pode estar acontecendo pois não estou entendendo nada.Não teria que continuar recebendo o valor de 265,00?E o que devo fazer.Grata,Mariza

  • http://TudosobreaposentadoriaeFatorPrevidenciario Felicia Maria Batista Lima Correia

    Bom dia!!!
    Já estou aguardando há muitos anos a mudança do Fator Previdenciário e nisso já tenho contribuido 34 anos e 10 meses com idade de 54 anos como é ano politico já iria pedir aposentadoria e sair em janeiro de 2011, como ficaria se eu pedir e mudar o fator previdenciário em janeiro, posso entrar com recurso para requerer a perda de mais ou menos 600,00?

  • maria helena

    boa,tarde,meu nome e maria helena tenho uma duvida gostaria que alguen do inss me respondesse por favor , tiveacarteira asinada en22/10/74trabalhei ate77 fiquei sen trabalhar ateagosto de 83 me retornei ensetembro de 83 trabalhei ate 03/10/97,depoisfiquei 5anos sen contribui c inss estes anos que trabalhei era insalubre hoje tenho 51anos quero saber se esses anos trabalhados vai contar na aposentadoria? ou tenho que continuar contribuindo como autonomo por quanto tempo?porfavor me responda no meu email obrigadaaaaa

  • dinael

    sou paraplégico e antes de ficar deficiente trabalhei durante 5 meses com carteira assinada quando menor de idade. não consegui uma aposentadoria, só o loas. quero saber se tenho direito a me aposentar? e se eu conseguir um emprego e perder o loas e for mandado embora da empresa, tenho com recuperar o beneficio assistencial?

  • VANESSA

    TENHO ESPORÃO DE CALCANEO NOS 2 PÉS ISSO IMPEDE CAMINHAR FICAR EM PÉ JA FIZ INUMEROS TRATAMENTOS E NAO DERAM CERTO POR ESSE MOTIVO FUI MANDADA EMBORA EM TEMPO DE EXPERIENCIA E ALEM DISSO ENTREI EM UMA FORTE CRISE DEPRESSIVA ESTOU A BASE DE 4 MEDICAMENTOS PARA ISSO E PARA O ESPORÃO NAO HA CURA TRATAMENTO CONTINUO E REPOUSO, PODERIA ME APOSENTAR POR INVALIDEZ OU RECEBER ALGUM TIPO DE AUXILIO?

  • http://naopossuosite Zilca Ferreira Guilherme

    Estou requerendo minha aposentadoria por idade, trabalhei como empregada ate 1979, abri uma empresa em 2006, o somatorio destas comtribuiçoes nao atende o minimo da carencia exegida mas se eu contribuir com os meses que deixei de contribuir pela minha empresa a carencia sera completada. Contribuiçao de meses anteriores ao pedido pode ser feito agora? em minha carteira de trabalho existe um registro feito com data anterior a emissao da carteira, pois quando eu estava saindo do emprego e que me mandaro tirar a carteira, o inss nao quer considerar este tempo, vou ser penalizada pelo erro do empregador?

  • SONIA

    O MEU NOME É SONIA E CONHEÇO UMA MULHER DE 63 ANOS, ELA NÃO FEZ NENHUMA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS, SEI QUE EXISTE O AUXILIO QUE A PREVIDENCIA SOCIAL DISPONIBILIZA PARA OS CIDADÃO, GOSTARIA DE SABER QUAL O PROCESSO QUE DEVO FAZER PARA PODER TÁ AUXILIANDO ESSA PESSOA.OBRIGADA

  • http://heliodonbraga.nascimento@gmail.com heliodonascimentobraga

    COM QUE IDADE PODE SE APOSENTAR, E COM QUANTO TEMPO DE CARTEITA ASSINADA PODE SE APOSENTAR!

  • giselly

    minha mãe tem 59 anos e 11 anos de contribuição , sera que ela vai se aposentar com 60 anos . Ela tambem tem artrose e problema na coluna .

  • http://jorgenobrega2@hotmail.com jorge henrique

    gostaria de saber se a pessoa com problemas cardiacos e o pressao alta com 3 anos de cartera assinada pode se aposentar por nao poder fisicamente exercer a funçao pode se aposentar com 30 anor de idade ou declaraçao do medico

  • Carlos

    tenho diabetes desde os 42 anos, hoje tenho 54
    ja sofri uma cirurgia cardíaca devido as coro-narias estarem entupidas, e ultimamante ha um
    discontrole, tem dia que sobe facilmente ou as
    vezes esta muito baixo. Existe alguma possibi-lidade de aposentadoria.

  • Carlos Antonio F. de Souza

    Tenho 54 anos de idade e 31 de contribuição posso requerer aposentadoria proporcional?, qual o calculo seu eu entrar com o pedido da aposentadoria proporcional.

    Att.
    Carlos

  • Aline Alves

    Minha mãe tem 51 anos e 9 anos e meio de contribuição,agora foi diagnosticada com artrose,fibromealgia e hipertensa,ela consegue se aposentar por invalidez?Sendo que o último ano de contribuição foi em 95.

    Desde agradeço a ajuda

  • Adriana Silveira

    Tenho espondilodiscouncoartrose cervical.
    Diminutos complexos disco-osteofitarios posteriores de C4-C5 e C6-C7 reduzindo a coluna liquorica anterior e estreitando os respectivos forames de conjugaçao em associaçao a uncoartroses, neste ultimo nivel mantendo proximidade das respectivas raizes nervosas emergentes.
    Volumoso complexo disco-osteofitario de C5-C6 comprimindo a face anterior do saco dural, mantendo proximidade das raizes nervosas emergentes e descendente a esquerda.
    As alteraçoes degenerativas descritas determinam leve estreitamento do canal vertebral ao nivel de C5-C6.
    Tendo em vista este laudo acima, tudo que faço enquanto o corpo esta aquecido fico bem mas quando esfria as dores sao muito fortes.
    Hoje sinto dormecia e inchaço em minhas maos, dores terriveis em meus pescoço, zumbidos diversos em meus ouvidos, dores nas costas, nas pernase ultimamente nao consigo dormir por sentir dor em meus ossos dos quadris e pernas, e devido a dor tenho depressao.
    Tenho averbado pelo INSS 13 anos de trabalho e trabalhei mais 5 para o Tribunal de Justiça, fora todos os outros anos que trabalhei sem recolher INPS por estar fora do pais.
    Preciso de ajuda, um conselho ou devo desistir????

  • http://bol vilson quadrad

    fiquei afastado mais de 8 anos , e nao consegui me aposentar , por que?
    ja estou até trabalhando de novo, mas com dificuldadde, nao sei até quando!

  • Rosalvo

    Boa tarde,
    Eu trabalho de carteira assinada desde 1978, nesse período fiquei 2 anos sem contribuir.
    Então tenho 30 anos de contribuição.
    Como tenho 45 anos e idade, vou precisar esperar completar 65 anos para me aposentar? ou posso solicitar aposentadoria quando completar 35 anos de contribuição?

    Rosalvo

  • Diego

    Rosalvo, no caso de homem, a aposentadoria por tempo de contribuição não exige idade minima, sendo certo que assim que você completar o periodo de 35 anos já poderá se aposentar sim!

  • http://barbaraforloni@hotmail.com barbara

    meu pai é motorista carreteiro fiquei sabendo que motoristas ganham quase 5 anos a mas por ser uma profisão perigosa é verdade? sendo assim de quanto tempo exato ele precisaria ter de carteira parar poder se aposentar?

  • moises Baré

    quero saber como fica aposentadoria rural tenho 58 anos nao sou sindicalizado, sou indiegena e sempre trabalhei na roça agricultura como fica a miha situaçao, ja posso pedir inha aposentadoria ou tenho que esperar o tempo a idade

  • mario papa

    gostaria saber.se tenho direito recever beneficio como doente,
    non tenho recursospor fvor me informe

  • joao

    ola rafael sempre trabalhei muito,porem tenho 63 anos e 16 de contribuicao
    no valor de 1 a 2 salarios ,ja faz 8 que nao contribuo,faltando 2 para aposentar por idade,se eu contribuir como autonomo ou carteira assinada no valor de 4 salarios durante 3 anos ate fazer 66anos;irei receber 4salarios,
    ou somente um salario,visto que estarei com idade para aposentar por idade?

  • Tanit Abreu

    Me aposentei em março de 2009 como autônoma por tempo de contribuição. Se eu voltar a trabalhar com carteira assinada:
    1 – Minha aposentadoria fica suspensa enquanto eu estiver com o novo trabalho?
    2 – Quais beneficios eu terei por ter a carteira assinada de novo?
    3 – Se eu pagar novo carnê de INSS até completar 60 anos terei direito a outra aposentadoria, dessa vez por idade?
    Muito grata pelos esclarecimentos.

  • cosme vitto

    olá, queria por gentileza uma informação: estou em auxilio doença à 5 anos e 10 meses, motivo: quando entrei para auxilio doença tinha 2 hernias discais, mas na ultima ressonançia magnetica deu 6 hernias discais, estou impossibilitado para o trabalho(segundo meu médico e os peritos do inss), tenho muita dor, tomo vários tipos de remedios, faço fisioterapia, hidroterápia etc.., gostaria de saber se não tenho direito de aposentadoria por invalidez, pois, como trabalho em banco(o banco não vai me aceitar com dores, eu trabalhava no caixa(tenho dificuldades de ficar sentado, o banco quer uma pessoa normal, não sei se consegui me explicar, queria por gentileza uma informação, será que procuro a justiça ou espero a paciençia do inss para me aposentar, ou já tenho este direito(contribui durantes uns 28 anos), por favor esclareçam, sem mais, obrigado e fiquem todos com deus, abraço.

  • Bruno Dantas

    Boa Noite

    Minha é pensionista do IPSP pelo meu pai que faleceu. Ela ja trabalhou como funcionaria pubica mas nao o tempo suficiente para se aposentar pelo INSS.
    Gostaria de saber se ela hoje com 65 anos pode requerer a aposentadoria do INSS por idade, mesmo sem o tempo de trabalho exigido por lei.

    Obrigado

  • Cristina

    Tenho 54 anos,contribui durante 14 anos, 3 meses e 2 dias, pedi demissão voluntaria para cuidar de pessoas doentes da familia,e gostaria de saber se posso requerer aposentadoria proporcional pelas contribuições inicio 01/07/1981 a 01/10/1995.Sei q se tiver direito será pouco mas continuo cuidando de doente na familia e n tenho como trabalhar.Obrigada

  • http://msn Misael Ferreira

    tenh 44 anos e 20 de carteira assinada, gostaria de saber se, pressão alta e ernea de disco, aposenta?

  • http://joseneto200@hotmail.com maria jose de souza

    tenho 61 anos e ja recoria varias vezes pelo sindicato rural so uma informaçao como posso eu maria jose me aposentar se com oincra que e meu de direito nao me aposentei me informa se posso encaminhar a aposentadoria pela dona do lar.

  • roseli

    ola, meu nome é Rose, estou aposentada desde 2005, por invalidez acidente de trabalho (92), na época que me aposentei tinha 48 anos de idade e 31 anos de contribuição, e tinha um salario de 3.397,00, mas acabei ficando com uma aposentadoria de 1.801,00. O que eu lhe pergunto é como se faz os calculos de quem se aposenta por aci.trab. se diz que é 91% do salario contribuição, eu não entendo com esse salario que ganhava contribuia com os dez sal. acabei ficando com uma aposentadoria de quase que a metade, e como fica os remedios assistencia médica, etc. que tenho que pagar com metade do salario.
    por gentileza me responda.

  • luiz fernando giorgi

    boa noite,contribui por 24 anos, parei por 8 anos, tive avc, fiquei com sequelas, estou contribuindo a 26 meses, tenho direito a algum tipo de beneficio? tenho 58 anos.
    atenciosamente

    fernando

  • Maria Eduarda

    quero saber como apossenta minha mae por invalides ja que ela nao trabalha mais de carteira assinada pois ela tem desgaste no joelho e agua me nade o que devo fazer

  • SIMONE

    tenho 28 anos de contribuição e 46 anos de idade. Estou empregada e contribuindo mensalmente descontado em folha como é a lei. Salário médio para aposentar 2.000,00 – Gostaria de saber na hipótese de eu ficar desempregada:
    - como devo contribuir para daqui dois anos (48 anos) eu pedir minha aposentadoria e receber o mesmo salário?
    Comecei a trabalhar em 03/10/1983 e nasci em 03/11/1964.
    Agradeço muito seu auxilio.

  • Daniela Freitas

    Olá, tenho 30 anos e sou portadora de Luppus. Dia 16/08 fez 05 anos que estou afastada initerrupto. Desde o afastamento, fazendo intenações constante.Gostaria de saber o que preciso fazer para conseguir aposentar. Desde já agradeço.

  • http://queroficarrrico.com/blog/2008 cristina

    eu tenho 44anos e quero saber quanto tenpo levo para me aposentar sendo tecnico de enfermagem

  • dIEGO aLLEQUEIVO

    NUNCA TRABALHEI REGISTRADO EM CARTEIRA SEMPRE AUTONOMO.
    QUAL É O VALOR MÍNIMO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS… QUANTO TEMPO TENHO QUE PAGAR ?
    É POR BOLETO ? ONDE PEGO O BOLETO ?

  • Grazi

    Minha mãe tem 64 anos, ela contribui a 4 anos pelo inss, ela trabalhou 10 anos na roça antes de casar, pelo incra, ela poderia se aposentar de alguma forma?

  • MILENE

    BOM DIA,MEU MARIDO PAGA O INSS, ELE TEM UMA PEQUENA EMPRESA DE GÁS,MAS NÃO TEM FUNCIONARIO,ELE NÃO TEM CONDINÇÕEA DE CONTRATAR ,POR ISSO ELE MESMO QUE FAZ A ENTREGA DE GÁS,ENTÃO ELE DIRIGE O DIA INTEIRO,E ELE TEM CONVULSÃO,TOMA REMEDIO FORTE DIAZEPAM E FLUXOCETINA ,MAS MESMO ASSIM AINDA DA CONVULSÃO NELE AS VEZES,SERA QUE ELE TERIA POSSIBILIDADE DE SE APOSENTAR.COMO SERA QUE EU POSSO FAZER

  • ROSE CASTRO

    Trabalhei 25 anos em uma empresa privada, saí e continuei trabalhando no estado. Já faz 33 anos que contribuo. Tenho 52 anos. Já posso me aposentar? Qual é o cálculo, recebo integral? O que fazer?

  • ROSE CASTRO

    Trabalhei 25 anos em uma empresa privada, saí e continuei trabalhando no estado. Já faz 33 anos que contribuo. Tenho 52 anos. Já posso me aposentar? Qual é o cálculo, recebo integral? O que fazer?

  • http://Website(opcional) Ana Paula

    ola gostaria de uma informação, meu pai completara 65 anos agora em setembro paga por fora a contribuição gostaria de saber com qual sálario que ele ira aposentar com o minimo ou com o ultimo da carteira e se ele precisa de um advogado para isso; e se ele tem chance daquele projeto de aposentadoria em 48 hs
    desde já obrigada .

  • accioly

    OLA PESSOAL,TENHO UM IRMAO QUE ACABOU DE COMPLETAR 40 ANOS DE IDADE,E NUNCA TRABALHOU,POIS QUANDO TINHA 6 MESES DE IDADE FOI OPERADO DO CEREBELO,E LOGO DEPOIS QUANDO TINHA 5 ANOS DE IDADE,O MESMO TUMOR VOLTOU,OU SEJA FOI OPERADO 2X,COM ISSO SUA IDADE MENTAL NUNCA PODERIA SER IGUAL AS NOSSAS,ATE HOJE ELE E DEPENDENTE DE NOSSA MAE.QUERIA PERGUNTAR AOS SENHORES,SE NESSE CASO,MEU IRMAO TEM ALGUM DIREITO A ALGUM TIPO DE APOSENTADORIA.ABS

  • maria

    eu queria saber com quantos anos de idade e quanto tempo de serviço com insalubridade a telefonista se aposenta?

  • Gloria

    Minha mãe sofre de espondilose cervical, artrose, escoliose dorsolombar. gostaria de saber se ela tem direito de se encostar pelo inss com 5 anos de contribuição.

  • mariana

    Trabalho em a um orgão público como professora a 10 meses. Descobrir que sofro de fibrimialgia a 3 meses. Gostaria de saber se tenho direito de tirar uma licença ou ser readaptada de funçaõ sem me prejudicar já que estou em estágio probatório.

  • http://googlechrome M. Amelia

    o patrao e obrigado pagar pagar o auxilio doença quando o empregado tiver menos de 12meses de contribuiçao ?

  • http://hecaldobello@uol.com.br Hevaldo Bello dos Santos

    Hevaldo,
    Trabalhei 1 ano e 1 mês em uma empresa com a carteira assinada e quando fui dar entrada em minha aposentadoria descobri que a empresa não pagou o meu INSS e este tempo não foi reconhecido pelo INSS.
    período : 01/11/78 a 31/12/79
    OBS : A empresa largou os empregados sem o salário do mês , decimo terceiro e férias e fechou o escritório e sumiu, sem dar baixa na carteira, como era uma empreiteira da Vale do Rio Doce, a mesma pagou os nossos direitos dos ultimos meses, como salário e decimo terceiro e fomos fixado em uma outra empreiteira que assinou a carteira e contribuiu com todos os encargos apartir de 01/01/80 até a baixa em 12/03/83
    ficando o período de 01/11/78 a 31/12/79 sem pagamento dos encargos.
    Gostaria de informação de como me proceder para que o INSS reconheça esses tempo para aposentadoria

  • Itamar Pereira de Oliveira

    Bom dia,Meu nome e Itamar, eu prestei 06 mesês de tiro de guerra e na época eu não trabalhava, para efeito de aposentaria será computado 01 ano na contagem da previdencia

  • ivan silva

    oi minha mãe tem 60 anos ela trabalhou um pequeno periodo de carteira assinada “1ano e meio” e depois virou dona de ksa ela já pode se aposentar? e como faço pra dar entrada no pedido de aposenadoria…

  • IVANILDO DEMÉSIO

    eu so altonomo e desejo começar a pagar o inss gostaria de saber quas são os meus direitos ,quanto ´´e a passela minima atual para começar a paga e como fasso para começar.
    se o valor minimo for 10% de um salario qual é a deferença entre os 10% e os memasvalor

  • vilomar

    bóa noite ,já fiz trés cirurgia cardiaca para troca de valvula mitral e uma para troca de aorta ,gostaria de saber se o inss pode mi aposentar ,tomo 7 medicamentos e tenho que fazer controle da coagulação do sangue cada dois meses,a noite so durmo com diazepam porque o coração bate muito forte ,no momento estou afastado da empresa ois trabalhava o dia todo em pé

  • valmirgregorio@hotmaisl.com

    meu nome é eliani, meu marido trabalhou no banco durante quase 15 anos e mais 3,6 treis anos e meio na prefeitura, mas infelizmente entrou com uma doença diagnosticada pelo psiquiatra como sindrome do panico receito remedio para ele como rivotril de 2mg mas ele perdeu as forças a unica palavra que ele fala vive o dia inteiro trancado dentro do quarto só chorando, não sai mas de casa ele tem 47 anos esses dias se não fosse o filho que pulou em cima dele e tirou o revolver da mão dele ele iria se matar e qui em casa só ele que trabalha, então gostaria de saber se o INSS aposenta ele, pois procurei um advogado e ele disse que tem uma brecha na lei que parece que sim gostaria de receber a resposta dele pois so ele possui Email mas nos que usamos e nos estamos todos apavorados gostaria de uma resposta, obrigado e pelo amor de DEUS nos ajude.

  • D.GOMES

    Tenho atualmente 53 anos de idade, trabalho desde os dezesseis anos, mas contribui somente por mais ou menos 10 anos, visto que aos 28 anos de idade deixei o País, desde então moro fora dele, portanto, por 25 anos não contribuo.

    A minha pergunta é a seguinte:

    Há possibilidade de pagar por estes 25 anos e assim se aposentar por tempo pago?

    Se a resposta é “não”, há vantagem em pagar mensalmente uma quantia mesmo não morando no Brasil?

    Na realidade pretendo e preciso conseguir as duas aposentadorias, tanto a do Brasil, quanto a do País onde moro atualmente, ainda assim, não será muito.

    Grato!

  • Aline

    eu keria muito saber é que minha vó tem 62 anos e treze anos de contribuição ela jáh pode se aposentar?????
    desde jáh agradeço pela resposta obrigada

  • danielle

    meu nome e ”Danielle” minha avó tem 63 anos ela ja pode se aposentar? E o que precisar para se a posentar?

  • Carlos Antonio Faria de Souza

    Tenho 54 anos de idade e 31 de contribuição, posso requerer aposentadoria proporcional.

  • http://naotenho cacaá

    minha avó tem 62 anos ,mas nao conseguí ajudá-la pois ela nao tem todos os anos mínimos para aposentar,trabalhou muitos anos,só que nao foi registrada,oque posso fazer ?

    • http://www.facebook.com/?sk=messages#!/regina.nobrega REGINA NÓBREGA

      Se a renda mensal familiar não for superior a 1/4 do salário mínimo “per capta”, ela poderá requerer um amparo social ao idoso ao completar 65 anos de idade, com base na LOAS.

  • marcia

    Boa noite,a minha mae fez 64 anos,ela tem muitos problemas de saude,ela nao pode nem sair sozinha de casa q ela nao se lembrta aonde mora,entao o devo fazer?tem q pagar o inss ou agendar, me ajuda nao sei por onde começar porfavou.

  • ey

    nunca mais ele vai responder…

  • EY DE NOVO

    NAO ADIANTA POSTAR PERGUNTAS, ELE NAO VAI RESPONDER

  • D. GOMES

    NÃO RESPONDE MESMO..KKKKK

  • Eloni Maria

    Paguei meu inss individual até o mes de maio de 2009.
    Como faço para continuar pagando agora em abril de 2011.
    Aguardo resposta pelo meu email.
    obrigada!

  • Suéllen

    Bom Dia gostaria de saber quanto tempo preciso ter de contribuição como autonoma e quanto preciso pagar por mês para me aposentar com o teto máximo de salário do Inss.Obrigada

  • http://angela-prado@bignet.com.br Angela maria do prado

    Boa noite.
    Obrigado Dr.Rafael Seabra,pelos esclarecimentos fornecidos a tantas pessoas,e aproveito o espaço para tirar minhas dúvidas também.
    Meu nome é Ângela,tenho 47 anos ,meu primeiro registro em carteira foi em 02/05/82 indo até 12/11/85,ficando um intervalo sem contribuição de 8 meses,reiniciando em 01/08/1986 até 12/11/1986,tendo um novo intervalo,e reiniciando em 07/01/1987 ate´07/02/1990,tendo um novo intervalo ,reiniciando no mês de 07/de 1993 até a presente data mês 03/2011 ,esse período último de quase 18 anos está sendo contribuído como autônoma com base em 20% sobre o salário mínimo vigente.Minha pergunta é ,posso pedir minha aposentadoria quando completar 360 meses de contribuição,? Acredito eu que isso acorrerá em 06/2017,quando farei 53 anos . Ou posso pedir antes? Agradeço se puder me ajudar. Sorte em sua jornada.

  • Juliana

    Gostaria q tirase uma dúvida qual e o procedimento de se encostar por doença

  • Regina H.

    meu marido, foi acidentado na empresa teve que fazer cirugiana perna e tambem fratura de coluna,faz 6 meses, o rh da firma quer fazer acordo,{demitilo }porem ele não teve alta da equipe do TRAUMA,..Ele è aposentado por tempo de serviço ,voltou a trabalhar c/ carteira assinada e c/a contribuição do INSS.esse periudo ele ,não recebe nada da firma .se ele não puder + voltar a trabalhar gostaria de sber se o INSS devolve os 6 anos de contibuição por favor me de 1 resposta,

  • Vera Perciano

    Fui funcionária pública durante 5 anos. Sai em 10/08/1989 e sem que eu soubesse o INSS que deveria ter sido pago em uma sociedade que entrei, não foi.
    Voltei a pagar em setembro de 2007.
    Gostaria de pagar os anos entre 1989 e 2007.
    Isto seria possível?
    Aguardo a sua orientação e desde já agradeço,
    Vera Perciano

  • ivanilde

    19 anos contribuição
    55 anos idade
    Mulher
    Aux enfermagem

    tenho direito a aposentadoria especial?

  • j

    oi

  • jefferson

    Meu nome e jefferson .Minha duvida é tenho um sobrinho que por problemas no nascimento tem o lado esquerdo parado o cerebro esta morto entao ele nao fala nao come nao chora nao anda nao consegue pegar nd nas maos sem movimento .Gostaria de saber se ele pode se aposentar por invalidez ele e um menino de 9 anos nunca recebeu nd e hoje com dificuldades precisa, minha irma nao pode trabalhar porque fez 3 cirurgias no coraçao a ultima foi definitiva com uma valvula de metal em fim ela tambem nao poderia se aposentar ? sendo que o menino vai precisar de uma pessoa do lado dele para sempre . vou para terezopolis interior de goias pra ver o que posso fazer por ela mas tambem nao entendo nd disso .por isso ja agradeço a ajuda se possivel … fico no aguardo brigado .

  • JOSÉ

    Meu nome é josé: pago o carnê de inss como autônomo,EQUIVALENTE A 2 SALÁRIOS MÍNIMOS,109,00 RS,há 15 anos,tenho 42 anos quando vou poder me aposentar?

  • maria helena

    OLá m/ irmã tem 65 anos de idade; é deficiente mental.
    Em 2005 reqeri a aposentadoria dela por Invalidez e o INSS concedeu o benefício LOAS. Ela tinha 6 anos de contribuição.
    Como requeri a Tutela dela a psiquiatra que fez a perícia
    colocou que ela é invalida definitivamente e permanente para o trabalho.
    Consultei uma advogada e ela disse que devo pedir a mudança para aposentadoria por invalidez; porque dai ela recebe o 13º e também a pensão do pai que faleceu em 2004; constava no plano de saúde que ela era dependente dele no Funrural.
    O que o sr. me orienta?
    a resposta vem p/ m/ e-mail?pq sempre pergunto e não localizo as respostas….
    Grata
    Maria Helena

  • Elis Regina castro de souza

    minha mae tem 61anos e contribui somente 1ano,ela tem direito a posentatoria,se tem como devo fazer ,ela e do inerior do amazonase trabalhou praticamente a vida toda la e chegando em manaus trabalhou em um frigorifico por 1 ano.

  • RUY FIGUEIREDO

    COMECEI A CONTRIBUIR PARA A PREVIDÊNCIA COM 15 ANOS DE IDADE, EM MAIO DE 1976 E, QUANDO FORAM APROVADAS AS NOVAS
    REGRAS DE APOSENTADORIA, EU JÁ HAVIA 22 ANOS E MEIO DE CONTRIBUIÇÃO.

    NA ÉPOCA,INFORMAÇÕES OBTIDAS PELO ADVOGADO DO MEU SINDICATO, POR JÁ TER PERCORRIDO MAIS DA
    METADE DE MINHA JORNADA DE 35 ANOS DE TRABALHO (22 ANOS E MEIO), EU TINHA O MEU DIREITO SOBRE A
    REGRA ANTIGA GARANTIDO.

    CONFORME ORIENTAÇÃO EU DEVERIA DAR ENTRADA NO MEU PROCESSO NOS POSTOS DA PRAÇA DA BANDEIRA
    OU ALMIRANTE BARROSO POIS ELES ESTARIA PREPARADOS PARA CONDUZIR O MEU CASO DE NÃO SOFRER AS PERDAS
    DO FATOR PREVIDENCIÁRIO.

    CASO NÃO HOUVESSE O RECONHECIMENTO, EU RECORRERIA A CONTRATAÇÃO DE UM ADVOGADO PARA PARA REALIZAR
    A MINHA APOSENTADORIA ATRAVÉS DE UM MANDATO DE SEGURANÇA.

    BEM, CHEGOU A HORA. MINHAS DÚVIDAS SÃO:

    TENHO 50 ANOS DE IDADE.

    CONTINUA VALENDO SOMENTE ESSES POSTOS DE ATENDIMENTO?

    CASO ELES NÃO ADMITAM QUE NÃO TENHO O FATOR PREVIDENCIÁRIO EU CONCORDARIA COM A APOSENTADORIA OU NÃO,
    PARA DEPOIS DAR ENTRADA ENTRADA EM UM PROCESSO E ASSIM RECCORRERIA A CONTRATAÇÃO DE UM ADVOGADO.

    AGRADEÇO A ATENÇÃO E AGUARDO O RETORNO.

    ABRAÇOS.

    RUY

  • joana

    minha mae desde 25/09/2006 espera por uma aposentadoria rural por idade e agora dia 09/06/2011recebe uma simples cartinha falando que sua aposentadoria foi recusada porque o documento que consta que meu pai era lavrador era muito antiga do ano de 1978, tem como ela recorrer ou realmente ela perdeu todo este tempo, agora ela esta com 63 anos, esperou tanto e agora recebe essa pessima noticia, por favor me orientem.

  • Raimundo Alves

    Tenho 34 anos de serviço público e vou completar em agosto 53 idade. No entanto pretendo me aposentar integralmente. Gostaria de saber quando terei direito ao incentivo do governo, o chamado “Pé-na-cova” ou seja a isenção do recolhimento do percentual do PSSS.

  • alex

    Ttenho uma pergunta.minha mae tem 55 anos,seu primeiro trabalho registrado foi em 1977.Depois deste trabalho ela trabalhou um bom tempo na area rural, mas nao tem comprovante deste tempo de serviço rural sera que ela consegue se aponsetar??

  • jo sé Alcides Gabriel

    trabalho de carteira assInada é descontado 8300 reais de meu salário,mais eu faço outro deposito de 23000 reais por fora para junta os valores. GOSTÁRIA SE SABER? PÓS MI FALTA 5 (CIRCO) ANOS PARA MI APOSENTAR. QUERO SABER QUANTO EU VOU RECEBER QUANDO MI APOSENTAR, OU SI DEVO AUMENTAR Á CONTRIBUIÇÃO.

  • renan

    ola bom dia meu pai teve de fazer uma angioplastia teve o periodo de 90 dias parado que os medicos falaram agora ao voltar ao trabalho quanto tempo teria de estabilidade no emprego?

  • luan

    minha avo tem 59 anos ela teve epatiti b e c, ernia de disco, bico de papagaio,trambose na perna,e mais outros problemas como eu faço para conseguir uma aposentadoria para ela ?

  • Laurindo Monteiro da Silva Filho

    Preciso saber mais sobre o assunto.

    quero saber como proceder para me aposentar por diabete tanto a 1 ou a 2, e o que eu tenho direto, gostaria de saber tudo através do meu e-mail.

    obrigado

  • iracema

    quero se aposenta por favor me de uma resposta