O que são debêntures?

DebênturesVez por outra surgem alguns termos tão estranhos para quem desconhece o mercado, que chegam a soar mal.

Debênture, por exemplo, seria um deles. Apesar de aparecer regularmente em várias reportagens, muita gente desconhece o que seria uma debênture.

Debêntures: o que são?

Como expliquei no artigo “Títulos privados: o que são e como investir“, debênture é um tipo de título privado, título de renda fixa emitido por uma empresa. Outro exemplo de título privado seria o CDB, emitido pelos bancos.

Por que as empresas emitem debêntures?

Nos mesmos moldes dos títulos públicos, onde o governo emite títulos com rentabilidade pré-estabelecida (pré ou pós-fixada), as empresas também se utilizam dessa prática, para captar recursos no mercado com juros menores que os oferecidos pelas instituições financeiras.

Por ter um risco um pouco maior (dependendo, obviamente, da reputação da empresa emissora) que os títulos públicos, geralmente esses títulos oferecem remunerações mais altas.

Por que investir em debênture?

Antes as debêntures ofertadas só eram acessíveis a grandes investidores, por conta do valor mínimo para aplicação. Atualmente, entretanto, existem opções para serem adquiridas a partir de R$ 1.000,00.

Comprei, no começo da semana, algumas debêntures do BNDES (DEB BNDES D42) com vencimento para 2015, que pagam 6,50% ao ano + IPCA. Para ter uma ideia, um título público similar seria a NTN-B Principal 150515, que hoje (07) pagaria 6,07% + IPCA venceria em data próxima ao primeiro. Apesar de não ser uma diferença estupenda, ainda assim me parece um bom negócio por ser emitida pelo BNDES.

Como acompanhar as debêntures oferecidas pelo mercado?

Assim como nos títulos públicos, onde temos o excelente site do Tesouro Direto para acompanhar os preços e taxas diariamente, existe o BovespaFIX, onde é possível pesquisar e visualizar todas as debêntures ofertadas.

As corretoras de valores são a fonte para a compra desses títulos. Minha sugestão, portanto, é solicitar mensalmente ao seu assessor de investimentos as debêntures (e demais opções de renda fixa) disponíveis para negociação ou procurar no BovespaFIX.

Assim você ficará por dentro de ótimas oportunidades de investimento, com boa rentabilidade, preços atrativos e baixo risco.

Ficou com alguma dúvida ou já investiu em debêntures e quer compartilhar conosco sua experiência? Deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!