DICAS PARA COMPRA SEGURA NA INTERNET

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×

A internet tem se revelado uma excelente ferramenta para compras. Ela permite que o consumidor compare preços, pesquise funcionalidades dos produtos e adquira o que melhor lhe convém confortavelmente, sem sair de casa e sem precisar adaptar-se aos horários das lojas convencionais.

A desnecessidade de manter espaços físicos como lojas, aliada à forte concorrência que acontece no ambiente virtual, faz com que a internet também se mostre um excelente barateador de preços.

Além disso tudo, a rede mundial funciona como uma enorme vitrine, possibilitando que os produtos anunciados em qualquer canto do Brasil sejam visualizados em tempo real do outro lado do país, o que seria impossível no ambiente “não virtual”.

Muitas pessoas, contudo, hesitam antes de aventurar-se nesse novo modelo comercial por medo de fraudes de todo tipo. Más experiências de consumidores no comércio eletrônico são franca minoria, mas apesar disso, elas alertam para a necessidade de se tomar algumas cautelas básicas ao comprar pela internet. Essas cautelas poderão evitar contratempos e dissabores.

Confira, neste post, algumas precauções para serem tomadas antes e durante as compras na internet.

Atenção antes da Compra

  • Mantenha seu computador protegido, com softwares de segurança – antivírus, anti-spyware, anti-spam e firewall – atualizados. Mantenha o sistema operacional atualizado, também. Se você não se sentir seguro para fazer as configurações, consulte o fabricante ou um especialista (Terra Tecnologia);
  • Não abra e-mails de procedência duvidosa e evite clicar em links enviados por e-mail. A curiosidade é a porta de entrada dos fraudadores para instalar programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador (e-bit);
  • Procure comprar de uma loja renomada e conhecida, que tenha presença forte na internet. Algumas lojas são um verdadeiro shopping virtual e passa-se horas virando páginas (Formatto). Dê preferência àquelas que já foram utilizadas por amigos ou parentes (e-bit);
  • Não forneça sua senha para qualquer pedido de cadastramento ou recadastramento, nem para pessoas desconhecidas ( Terra Tecnologia);
  • Use seu proprio computador – Compras on-line não devem ser feitas em qualquer computador, prefira o computador de sua casa ou trabalho. A probabilidade da estação de trabalho de sua empresa estar atualizada e livre de software malicioso é maior do que de um computador de uma “Lan House” ou estabelecimento similar (Publique PUC-Rio).
  • Verifique se o site em que você quer fazer compras oferece outros meios de contato, como um telefone ou endereço físico (Terra Tecnologia); Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Clique no link “onde encontro”, depois em “CNPJ/CGC”, “consulta cadastros” e “consulta situação cadastral”. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra (e-bit).
  • Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa. A e-bit, por exemplo, disponibiliza a avaliação dos consumidores que realmente efetuaram compras nas lojas conveniadas ao selo de certificação e-bit no site e-bit. Outros exemplos são os sites NuncaMais e o ReclameAqui.

Cuidados durante a Compra

  • Verifique se o site oferece comunicacao segura entre seu computador e o servidor. O nome técnico deste protocolo de comunicacao é SSL ou TLS (Secure Socket Layer/Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pelas presenças do endereço no formato ” https://…” (em vez de ” http://…”) e também da figura de um cadeado em algum lugar no seu navegador (normalmente no rodapé) (Publique PUC-Rio).
  • Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet (ex. Pagamento Digital) ou cartão de crédito de administradoras/bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários (e-bit).
  • Usar o cartão de crédito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto on-line podem sofrer fraudes durante a compra ou de problemas no armazenamento de seus dados confidenciais. Porém, nunca forneça o número de seu cartão de credito como prova de sua idade. As operadoras afirmam que cartões não verificam a idade de alguém, trata-se apenas de uma maneira simples de enganar consumidores desavisados (Publique PUC-Rio). Se desconfiar do site e a compra for inevitável, prefira boleto bancário ou Sedex a cobrar (Terra Tecnologia);
  • Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, estar sendo vítima de um estelionatário (e-bit).
  • Muitos fabricantes mantém sites só para venda on-line de seus produtos. Lá você pode absorver informações valiosas e ter idéia básico do preço, ou até conseguir comprar mais barato do que em lojas (Formatto).
  • A tentação é grande em comprar produto direto do Paraguai, já que algumas lojas de lá enviam pelo correio. No entanto, saiba que é crime de contrabando e descaminho, e você pode ter muitos problemas com a lei se comprar mercadorias sem nota ou sem pagar os impostos (Formatto).
  • Leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos (e-bit).
  • Ao comprar produtos de pequeno volume, caso você não tenha pressa, utilize a opção de Encomenda Normal dos Correios, o preço do frete é inversamente proporcional ao tempo que a mercadoria leva para ser entregue (de 5 a 12 dias), já por SEDEX demora 6 dias em média (Formatto).
  • Guarde provas da compra, como comprovante de pagamento e e-mails de confirmação de compra e entrega (Terra Tecnologia). Por exemplo, salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação (e-bit).
  • Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco (Folha);

Compras internacionais

Comprar em lojas virtuais do exterior, além de um bom conhecimento do idioma estrangeiro, deve-se ter cartão de crédito com validade internacional, uma boa referência da loja e estar ciente dos impostos que são cobrados a título de importação. Alguns tipos de mercadoria são livres de impostos, desde que sejam enviados pelo correio entre pessoas físicas. Outras mercadorias são compradas no exterior pelo preço nominal, mas chegam ao comprador no Brasil com impostos que variam de 60% a 175%, que pode inviabilizar a compra. No entanto, muita coisa que não existe aqui no Brasil é encontrada muito facilmente lá fora, que faz com que a compra seja inevitável. É necessário também atenção especial com as variações do câmbio da moeda estrangeira, com o tipo de mercadoria importada e com o valor do frete, que pode ultrapassar muitas vezes o valor do produto. Algumas lojas, principalmente nos EUA, são administradas por brasileiros, que fazem questão de explicar tudo nos mínimos detalhes e são de confiança (Formatto).

Boas compras!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!

  • MANU LEAL

    César, quero lhe parabenizar pelo sucesso do blog!!
    Mais sucesso pra você!
    beijo.

  • Sandro

    Olá,por favor, tem como fazer alguma compra pela internet, sem receber nem um tipo de comprovante de pagamento dequele produto??? ou comprovando que aquele produto foi comprado pela internet???
    Aguardo resposta,
    Desde já agradeço!

  • Pingback: CONHEÇA SEUS DIREITOS AO FAZER COMPRAS PELA INTERNET (PARTE 3) | QueroFicarRico

  • nubia

    Valeu pelas orientações,mas ainda assim continuo tendo muito medo de passar dados pessoais como nº de cel,CPF,RG,para realizar compras pela internet,já que é comum ouvir notícias sobre abertura de empresas criminosas/clandestinas com o uso indevido de documentos clonados e sem autorização dos legítimos donos.Às vezes fico muito interessada por vários produtos com excelente preços e formas de pagamentos,mas sou vencida pelo receio de fazer parte uma estatística negativa.Abraço.

  • http://www.mpxshop.com.br/ Reegy

    o Sate por ser blindado ele é um sate seguro?
    to querendo fazer uma compra e acho que o sete é confiável você pode mim dizer se esse sate é confiável ? (http://www.mpxshop.com.br/) obrigado !!espero sua resposta .abraço .

    • Gabriel

      É sim, já comprei na Mpxshop e não tive nenhum problema. =)

  • Valdicéia sousa

    é obrigatório o fornecimento de CPF para se tornar cliente em uma loja virtual???? quais os riscos???? é seguro?
    obrigada!

  • http://www.speedcomputerbh.yolasite.com Daniel

    Olá,

    Por ter gostado muito do tutorial acima gostaria de sua autorização para colocá-lo no meu site em uma área chamada dicas, obviamente informando a fonte do texto, mas editando algumas palavras do texto.

    Por favor, entre em contato comigo através do e-mail: danielft11@hotmail.com informando se posso ou nao copiar a dica e coloar no meu site: http://www.speedcomputerbh.yolasite.com

    Muito obrigado.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Mantendo a fonte, não há problema algum.

      Abração!

  • Ubiratam

    Fiz uma compra no site http://www.produtoschina.com e usei as suas dicas, foram muito valiozas.
    Me senti muito mais seguro em realizar a compra, obrigado.

  • Tiego

    quero saber o seguinte vi uma loja virtual a tiger direct com otimos preços esta loja é americana tem uma diferença de até 50% em termos de valor para as lojas aqui no Brasil mas i quanto ao imposto quanto é cobrado me refiro ao imposto de importação quero saber, se vale a pena ou não comprar produtos de fora.

  • Taianne

    Olá, eu quero comprar uma maquina em uma loja online,cujo compra só ocorre se eu pagar metade por transferência bancaria e a outra metade depois de receber o produto. Pode me dizer se isso é fiável? Aqui esta o site:
    http://www.wix.com/grandeoprtunidade1/grande-oportunidade
    Obrigado.