DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 2)

13 Flares Facebook 13 Twitter 0 Google+ 0 13 Flares ×

Continuando a série de respostas às principais dúvidas relacionadas à aposentadoria pelo INSS, selecionamos três perguntas e enviamos ao leitor e servidor do INSS, Veronildo Pessoa. Pernambucano e servidor do INSS há 14 anos, trabalha em Porto Calvo, no estado de Alagoas. Ele se dispôs a tirar algumas dúvidas dos leitores e lhe enviamos algumas perguntas. Antes de mais nada, agradecemos pela atenção e participação do Veronildo.

Conceição pergunta: “Sou casada e vivo no exterior, deixando de pagar a aposentaria há 16 anos. Fui Secretária Executiva e trabalhei 18 anos com carteira assinada e, portanto, tendo a empresa pago a contribuição da Previdência deste período. Estou com 55 anos e desejo muito saber se tenho direito a receber alguma aposentaria parcial, referente a esse período de 18 anos pagos ou se eu perdi o direito a receber a minha aposentadoria. O que devo fazer nesse meu caso?

No momento, você não tem direito a nenhum tipo de aposentadoria pois, para se aposentar proporcionalmente por tempo de contribuição, você deveria ter 25 anos de contribuição mais um pedágio, que é um percentual do tempo que faltava em 1998 pra se ter direito a essa aposentadoria. Já por idade, que é a outra  espécie de aposentadoria possível, você tem a carência mínima, que hoje é de 162 contribuições, mas não tem a idade, que para as mulheres é de 60 anos.

Logo, só com essa idade é que você poderá requerer e ter direito a essa aposentadoria.  É interessante ressaltar que você não precisa mais contribuir, é só deixar chegar a idade. Porém, se fizer isso vai receber apenas um salário mínimo, já que não contribui há mais de 16 anos. Ou você pode fazer uma inscrição como contribuinte individual, pagar a primeira competência em dia, com qualquer valor entre 01 e 10 salários (20% ou 11% do SM) e quando for requerer sua aposentadoria esses valores entrarão no cálculo da sua Renda Mensal Inicial – RMI. Ligue gratuitamente para o 135 e se informe melhor dessas possibilidades.

Ricardo pergunta: “Tenho uma dúvida. Minha esposa contribuiu com o INSS durante 14 anos, aproximadamente 160 contribuições. Ela parou de trabalhar, está sem contribuir há um ano. Se ela não voltar mais a trabalhar com carteira assinada, ainda tem alguma chance de se aposentar pelo INSS? Como funciona aquela opção de 180 contribuições? Hoje ela tem 33 anos, se fizer mais 20 contribuições poderia se aposentar com 48 anos?

Existem no INSS as aposentadorias por tempo de contribuição, por idade, aposentadoria especial e por invalidez. Para sua esposa a mais interessante é a primeira. Para se aposentar por tempo do contribuição a mulher tem que ter 48 anos de idade e 30 de contribuição. Ou seja, se ela voltar a contribuir imediatamente, de forma autônoma ou carteira assinada, por mais 16 anos (não precisa de mais 20) ela terá o tempo de contribuição mínimo exigido e a idade mínima. Vale ressaltar, que essa é a regra atual. Ninguém pode garantir que daqui a um, dois ou dez anos seja exatamente assim. Mas também se ela não voltar a contribuir iria ter que esperar os 60 anos de idade para aposentar-se pela idade. Sugiro que ela, caso não consiga emprego, comece a contribuir de forma autônoma até para ter direitos aos outros benefícios da previdência Social, que são muitos. Informe-se gratuitamente pelo 135.

Daniela pergunta: “Gostaria de saber como funciona a alta do INSS. Estou afastada por um Câncer de Ovário e o meu benefício é até 31 de Dez de 2008. Eu tenho que marcar uma pericia até quando ? E se for dado alta, como é o retorno ao trabalho … é no dia seguinte ou ainda passo por algum outro processo?

Você tem direito a um PP (pedido de prorrogação) que é uma nova avaliação pela perícia médica do INSS para ver se seu benefício será prorrogado ou cessado. Você pode marcar esse PP 15 dias antes do seu limite médico, ou seja, a partir do próximo dia 15 você já pode ligar para 135 para agendar sua perícia médica. Se no próximo exame seu benefício não for prorrogado, você já pode marcar, um PR (pedido de reconsideração) que é o mesmo tipo de avaliação da perícia médica, porém, com outro médico do INSS. Caso esse também não reconheça sua incapacidade para o trabalho, você pode requerer um recurso à JRPS, para ser avaliada por um terceiro médico, ao tempo que deve retornar ao trabalho, enquanto o processo é analisado.

Se, ao voltar ao trabalho, sentir que ainda não tem condições de exercer suas atividades, você, após passados 30 dias do seu limite médico anterior, pode requerer um novo benefício, mesmo que tenha um processo de recurso em tramitação.

Para saber mais sobre como se aposentar e conhecer todos os tipos de aposentadoria, clique AQUI.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • João Celso Leite.

    Gostei muito porque estou esperando a minha aposendadoria.

  • MARCIA MEDEIROS

    UM MÉDICO APOSENTADO PELA CHESF PELO REGIME GERAL DE PREVIDENCIA (INSS) PODERÁ TER OUTRA APOSENTADORIA PELO MESMO REGIME UMA VEZ QUE ELE TRABALHA PARA O SENAI TAMBÉM PELO REGIME GERAL

  • MARCIA MEDEIROS

    UM MÉDICO APOSENTADO PELA CHESF PELO REGIME GERAL DE PREVIDENCIA (INSS) PODERÁ TER OUTRA APOSENTADORIA PELO MESMO REGIME UMA VEZ QUE ELE TRABALHA PARA O SENAI TAMBÉM PELO REGIME GERAL gostaria se possível receber a resposta por email

  • RENI APARECIDA JUNQUEIRA DE OLIVEIRA

    MEU MARIDO APOSENTOU A ONZE ANOS E CONTINUOU TRABAHANDO,ONDE CONTINUOU CONTRIBUINDO COM O INSS.AGORA A TRES MESES FOI MANDADO EMBORA. TEM COMO ELE RECEBER DE VOLTA ESTES ONZE ANOS DE INSS PAGO?

  • RENATO VON RANDOW

    TRABALHEI NUMA EMPRESA COM CARTEIRA ASSINADA DE 1974 A 1976 POREM A EMPRESA NÃO RECOLHEU O INSS. A EMPRESA NÃO EXISTE MAIS E O DONO MORREU.
    O INSS RECONHECERÁ ESTE TEMPO ?

    SERVI O EXERCITO BRASILEIRO DURANTE 10 MESES, ESTE TEMPO É VÁLIDO ?

  • Celina Ferreira

    contribui durante um ano, ficando em perícia neste período, isto há 30 anos atrás. Hoje estou com 70 anos e gostaria de saber se tenho algum direito.

  • Adalgisa Fernandes Tanure

    Meu esposo trabalhou por 20 anos como motorista com carteira assinada. Hoje é motorista concursado efetivo a 1 ano.Como acontecerá a sua aposentadoria?
    Especial ou por tempo de serviço? quanto tempo?

  • Valdete Franco Nascimento

    Minha mãe tem 62 anos nunca contribui sera que ela tem direito a receber.

  • http://google Gilvan

    Minha mãe tem 62 anos e nunca contribuiu para o inss.
    Ela pode pagar as 180 contribuições e aposentar-se com qual valor de salário.

  • http://pris2bradpitt@hotmail.com priscila cristina cezario

    meu pai tem mais de 65 anos recebe aposentadoria no valor de um salario minimo minha mae esta com 64 ela tb pode receber aposentadoria por idade?o fato de serem casados residirem na mesma residencia ele meu pai ja recebe impedi q minha mae tb receba o valor de um salario minimo ja q ja teria a idade p/ter esse beneficio?aguardo uma resposta o quanto antes negativa ou positiva obrigada!!!

  • Marta

    Oi,o aposentado por doença tem direito na aposentadoria por idade?
    obrigada,aguardo a resposta.

  • Pingback: DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 3) | QueroFicarRico

  • http://notenho Rodrigo Scarpini Lessa

    Olá,gostaria de saber se a minha mãe que tem 60 anos de idade que nunca contribiui para o INSS, pois ela é uma pessoa muito humilde e não possui nenhum bem imóvel e sem qualquer remuneração, ela é viuva e não recebe pensão, dependendo economicamente de seus filhos para sobreviver, ela tem direito a alguma aposentadoria? Quando pode ser requerido?

  • http://josecunhaw@bol.com.br jose william holanda cunha

    tenho 61 anos tenho 20 ano de contribuiçao ,estou desempregado a nove anos como fazer para que eu possa me aposentar

  • http://XXXXX ANA MARIA ARMELIN UEHARA

    OLÁ AMIGO,BOM DIA!!!! POR GENTILEZA TIRE MINHA DUVIDA…SOCIA DE MEU MARIDO EM UMA OFICINA MECANICA, PAGUEI AO INSS DE 1981 A 2000 DEPOIS DISSO FIQUEI 3 ANOS SEM PAGAR ,PERIODO ESSE POR PROBLEMAS FINANCEIROS DEPOIS DESSE PERIODO VOLTEI A RECOLHER MAIS 3 ANOS. AGORA ESTOU COM 58 ANOS E TE PERGUNTO…PAREI NOVAMENTE DE PAGAR POR TER VENDIDO A FIRMA, TENHO EU O DIREITO DE PODER ME APOSENTAR AOS 60 ANOS, PELO MENOS COM UM SALARIO MINIMO?
    AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO; ABRAÇO ANA

  • Roniele

    Bom dia, Eu gostaria de saber se meu pai com 60 anos completos e 10 contribuindo com o sindicato dos trabalhadores rurais ele é agricultor se ele tem direito a se aposentar. obg. aguardo uma resposta.

  • http://solangecrus@hotmail.com.br solange santos da cruz

    já trabalhei 28 anos, em varios lugares como laboratorio, grafica, fabricas e prefeitura.
    a minha perguntar é já posso me aposentar.

  • Ana Carla

    Boa Noite!
    Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Minha mãe trabalhou de 1981 a 1994 em uma mineradora, no cargo de auxiliar administrativo, em 2011 ela fará 60 anos, gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria com esse tempo de contribuição.
    Desde de já fico grata!

  • José Aires Avelino Coelho

    Boa tarde,desde já agradeço pela atenção, quero saber o seguinte minha
    esposa contribuiu com carteira assinada por doze anos até 1992.
    São 17 anos sem contribuir ao inss, tenho uma empresa de representação que
    abri em 2002,posso pagar o retroativo pela empresa e continuar pagando o restante até completar os 35 anos.

  • Marcos Antonio dos Santos

    Boa tarde! Eu trabalho a 20 anos em um serviço em que recebo periculosidade desde 1988 até hoje, posso ganhar alguns anos com a periculosidade para a diminuir o tempo para a aposentadoria? Quanto ao adicinal da periculosidade no salario,eu só comecei a receber a partir de 1999, e os anos anteriores a está data tenho direito a receber tb?

    obrigado pela atenção !

  • NICOLLE DE SANT ANNA

    OLÁ BOA NOITE
    A EMPRESA ONDE MINHA MÃE TRABALHOU NÃO RECOLHEU SEU INSS CORRETO. HOJE FALTAM 2 ANOS PARA ELA SE APOSENTAR POR TEMPO DE SERVIÇO. ELA TEM 54 ANOS MAS A EMPRESA NÃO EXISTE MAIS ELA PODE RECOLHER RETROATIVO ESSE TEMPO E DAR ENTRADA NA SUA APOSENTADORIA COM A BASE DOS ÚLTIMOS ANOS CONTRIBUÍDOS??
    TEVE UM PERÍODO QUE ELA RECOLHIA COMO AUTONOMA E TAMBEM PAROU ELA PODE NESSE CASO PAGAR RETROATIVO?
    ESTAMOS ANCIOSAS POIS ELA ACADA DE SER DEMITIDA DA EMPRESA ATUAL.
    GRATA

  • ANGELA MARIA RIBEIRO PRALON

    gostaria de saber se a aposentadoria de minha mãe sail ela se chama angela maria ribeiro ela e doente eu tenho apenas 15anos vivi eu e ela sosinho o pobrema dela e convução e perca de memoria e mas coisas que não me lembro agora

  • Eloiza Elena Gabriel de Lima

    Gostaria de saber se é verdade que existe uma nova lei para mulheres ,contribuintes desde 1976, que com 48 anos já tem direito a aposentadoria? devido ter começado muito cedo a trabalhar?Antes de ter saido a Lei que mulheres só podem agora aposentar com 60 anos, pois já tenho 19 anos contribuido com o Inss, mais vou fazer 48 anos dia 16/06/ deste ano . esta Lei é verídica?

  • Divina Lúcia

    Minha mãe tem 65 anos,nunca contribuiu com o INSS,não tem nenhuma renda,trabalhou como autônoma, mas ñ tem nada que comprove.Depende dos filhos para sobreviver.O que devo fazer nesse caso.

  • Cleber

    Ola gostaria de tirar uma duvida com voces minha mae tem 59 anos e tem 21 anos de contribuicao pelo inss quando ela completar 60 anos ja pode se aposentar???

  • http://nao EDVALDO RUIZ

    QUERO SABER COMO FICA MINHA APOSENTADORIA, AGORA E POR TEMPO DE SERVICO 35 ANOS HOMENS, APOSENTA INTGRAL, APOSENTEI EM JULHO DE 2007 COM 35 ANOS DE CONTRIBUICAO E DEVIDO A TAL PERSPECTIVA DE VIDA PERDI 45% E AGORA COMO QUE EU FICO E OQUE QUE FACO,

    ABRACO
    EDVALDO

  • http://nao EDVALDO RUIZ

    APSENTEI EM JULHO DE 2007 COM 35ANOS, PERDI 45%por causa da perpectiva de vida e agora aposentadoria integral com 35 anos oque faco procuro o inss ou e corrigido pelo inss
    um abraco

    EDVALDO

  • http://notem silvio

    minha mãe tem 60 anos nunca contribuio tem direito a aposentadoria

  • Angela

    Minha avô tem mais de 65 anos e nunca contribuiu com o INSS. Trabalhou um tempo na roça, porém não consegue comprovar todo o período. Ela é portadora do Mal de Parkinson, e a pouco tempo caiu e o tombo deixou sequelas, sendo que ela não consegue fazer nada sozinha. Vive com meu avô e com um neto menor. A única renda familiar é a aposentadoria do meu avô, que totaliza menos de 2 salários mínimos. Gostaria de saber se ela tem direito a receber algum benefício. Podemos pedir na justiça?

  • http://MSN Pathy campos

    Bom dia amigo!
    Gostaria de saber se quem esta faltando 2 nos para se aposentar
    pode pagar estes 2 anos e requerer a aposentadoria imediata.
    Obrigada .
    Pathy.

  • terezinha de jesus nunes

    TIRE UMA DUVIDA MINHA E URGENTE POR FAVOR!
    COMPLETEI EM OUTUBRO/2008 OS 30 ANOS DE SERVIÇO EM EMPRESA PRIVADA, E ESTOU COM 50 ANOS DE IDADE, NÃO QUERIA APOSENTAR AGORA,POIS PERCO VANTAGENS COMO O MEU PLANO DE SAÚDE, DESEJO SABER SE TEM ALGUMA LEI NOVA COM RELAÇÃO A IDADE, SE EU ESPERAR MAIS UM TEMPO PARA APOSENTAR POSSO FICAR PREJUDICA. ME ORIENTE POR FAVOR. OBRIGADA.

  • Derci Plenamente Sakumoto

    MEU PRIMEIRO REGISTRO FOI EM 1977, ATÉ 1981, DEPOIS DE 1984 ATÉ 1990, DEP0IS,FUI DAR AULAS DE 1992 ATÉ 2001, TENHO 50 ANOS, QTOS ANOS A MAIS EU TENHO QUE CONTRIBUIR SE FOR POR TEMPO DE SERVIÇO?? E SE FOR A APODENTADORIA DE 15 ANOS EU ME ENQUADRO NELA, OU TENHO QUE PAGAR MAIS TEMPO.pOR FAVOR ME TIRE ESSA DÚVIDAAGRADEÇO-LHE DERCI

  • http://landy_fm@hotmail.com marcialnde messias ferreira

    ola sou marcelande tem uma senhora que é minha visinha ela tem 74 anos qual é a documentaçao que ela precisa para aposentar,ela ja recebe um beneficio por viuvez ela tem direito a essa aposentadoria por idade

  • Rosana

    Quero saber se tem idade pra uma criança de síndrome de doown se aposentar.

  • daniel

    comecei a trabalhar com 14 de idade,em 1984 até 1990 contribui, 1991 ate 2000 sem contribuiçao. 2001 até 2007 descobri que empresa que trabalhei nao recolheu os impostos a empresa faliu estou desempregado desde então. o que fazer. pago todos os atrasados, ou começo a pagar como autonomo e quanto tempo tenho que contribuir para pode aposentar integral?

  • Raquel Ribeiro de Carvalho

    Meu pai tinha um sítio de 8 alqueiras, trabalhava na roça juntamente com minha mãe. Aos 60 anos ele aposentou-se com 1 salário mínimo como trabalhador rural. Passaram-se 6 anos e ele vendeu o sítio (1998) e viemos para a cidade. Minha mãe tem hoje 57 anos como proceder pra ela se aposentar? Sendo que ela nunca contribuiu e hoje apresenta problemas de saúde.
    Agradecida,
    Raquel

  • valdeci jesus dos santos

    quero saber se o inss ja aprovou minha aposentadoria,desede de ja agradeço.

  • MARCOS CARNEIRO

    OLA, SOU TRABALHADOR RURAL, 59 ANOS DE IDADE E PRETENDO ABRIR UMA EMPRESA DE CONSTRUCAO CIVIL, POIS MEU FILHO EH MESTRE DE OBRAS E QUER ABRIR UMA SOCIEDADE COMIGO.
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO ABRIR UMA EMPRESA LTDA, SEM PREJUDICAR A APOSENTADORIA QUE JA TENHO COMO TRABALHADOR RURAL?

  • Edvaldo

    Meu pai já é aposentado, porém com o valor da aposentadoria não da para ele sustentar a casa então ele teve que voltar a trabalhar. Ele repõe mercadorias em supermercados e ganha comissão sobre suas vendas.
    Trabalha como autônomo mas de sua comissão é retirada uma quantia para o INSS, que a principio seria para sua aposentadoria… Teria como ele não pagar novamente o INSS já que ele não tem interesse nessa contribuição?
    Obrigado desde já pela atenção.

  • http://google sandra lima

    ola, gostaria de saber se minha mae com 62 anos e 10 anos de contribuiçao em carteira, tem direito a se aposentar por idade, pois ela esta pagando carne para somar com o tempo de contribuiçao, ela tem duvidas se continua pagando ou se para e tenta se aposentar por idade?Gostaria de saber se ela tem esse direito ou nao, ja que tem 62 anos completo. Obrigada.

  • Diogo Sebastião mde Oliveira

    Sou aposentado. Recolhi inss por 8 anos, de 2001 a 2008, apos a posentadoria. Tenho direito a algum pecúlio. Estou com 63 anos.

  • Doraci Ribas

    Tenho 51 anos,e 7 anos de carteira assinada.Sou filha de agricultores,vivi da agricultura até os 12 anos de idade,retornei para a agricultura aos 26 anos,mas como locatoria e ao mesmo tempo trabalhava fora.Quero saber se isto conta como tempo para a aposentadoria,mas não recolhi porque trabalhava fora,mas tenho como provar que trabalhei 4 anos como locataria,pois vendia meus produtos.Gostaria de contribuir para receber no minimo 3 salarios minimos.Faz 16 anos que tomo remedios,pois tenho problemas neurologicos,tudo comprovado.Gostaria de saber se tenho direito a algum salario.Dos meus 12 aos meus 19 anos trabalhei como domestica,só que naquela epoca não assinavam carteira,como fica isso?

  • wainer alan kardec lopes dos santos

    BOM DIA AMIGO!
    EM JUNHO DE 2009 EU COMPLETARIA 35 ANOS DE CONTRIBUIÇAO
    EU FUI DEMITIDO EM MARÇO .
    PORTANTO GOSTARIA DE SABER SE EU ja posso entar como autonomo e pagar ate junho?

  • terezinha donizeti dos santos carvalho

    tenho 53 anos de idade, 30 anos anos de casamento e 15 anos de contribuição. Gostaria de saber se posso entrar c/ o pedido de aposentadoria.

  • GILIARDE

    BOM DIA !
    POR FAVOR, QUERO EU SABER SE É VERDADE QUE APARTIR DO MÊS 07/2009 SERÁ LIBERADO A APOSENTADORIA PARA QUEM NUNCA CONTRIBUIU E JÁ SE ENCONTRA COM 60 ANOS DE IDADE ?
    O BRIGADO E AGUARDO RESPOSTA.

  • GILIARDE

    BOM DIA,
    TENHO MAIS UMA DÚVIDA.
    MINHA MÂE CONTRIBUIO COMO AUTONOMA DURANTE 15 MESES, ENTRE O ANO DE 2002 , 2003 E 2004. SERA QUE ELA PODE DAR ENTRADA NUNHA APOSENTADORIA, AGORA QUE ELA VAI FAZER 60 ANOS ?
    OU DAR ENTRADA PRA SE ENCOSTAR POR PROBLEMAS DE CICULAÇÃO E VARISES ?
    OU SERA QUE ELA AINDA TEM QUE CONTRIBUIR ALGUM TEMPO ?
    É VERDADE QUE APARTIR DE 4 MESES DE CONTRIBUIÇÃO O CONTRIBUINTE JÁ TEM DIREITO A BENEFICIO POR PROBLEMAS DE SAUDE ? E SE ESSA CONTRIBUIÇÃO TEM QUE SER ATUAL OU PODE ELA JA TER CIDO FEITA A ALGUM TEMPO, E AGORA ELA JÁ NÃO CONTRIBUE MAIS ?
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE
    E AGUARDO RESPOSTAS.

  • Isabel

    Qual a possibilidade de cair o fator previdenciaria, tenho 31 anos e 3meses de contribuição, tenho 50 anos. Estou desempregada doente. Mas alguem calculou que vivirei mais 29 anos e 6meses, por isso tenho meu valor diminuido. Isto esta me deixando mais doente, pq no momento que estou precisando estou me sentindo humilhada, desprotegida. Acho justo descontar os 20% por não ter 60 anos, mas descontar mais 31% pq alguem achou que viverei mais tudo isso. É desmoralizante eu cumpri as regras e agora, sou humilhada, desrespeitada, tratada como um objeto, como uma maquina, com prazo de validade.

  • bia

    minha mae tem 68 anos e ate os 67 nunca tinha contribuido.Falaram pra ela que se ela contribuisse por um ano ela conseguiria se aposentar.Ela assim o fez.Comtribuiu o ano de 2008 e quando foi procurar o inss mandaram ela pra pericia,pois ela quase nao exerga das vistas direita.O medico foi ironico e disse qual o problema dela não poder trabalhar.gostaria de saber o que ela pode fazer,por favor.Obrigada.

  • Benedito Oliveira Matos

    Tenho 53 anos , fiz em 28/01/2009, 32 e 09 meses de contribuição. Fui ao INSS e me informaram que tenho de pagar pedágio até 01/05/2009. Segundo o que li, para se aposentar proporcionalmente, precisa ter 53 anos, contribuir 30 anos e pagar uma taxa, não é isso? Será que estão me enganando?

  • Norma Sueli de Moraes

    Na simulação de cálculo para aposentadoria proporcional,tenho 2 dúvidas:
    TC= 28,4+5= 33,4 (bonus por ser mulher) OK
    ES= 30,4 OK
    ID= 48 OK
    A= 0.31 ? (qual a expicação para esta alícota? ela é fixa ou variavel?)
    fator prev.=0,5399x média=975,76, salário benef. = 526,81
    salário de benefício x coeficiente= 465,00
    coeficiente:0,700 ? (qual o significado deste e se é variavel)
    pedágio (já cumprido) 2anos 7meses 21dias

  • ANA CLAUDIA

    Minha mãe tem 71 anos, é pensionista, nunca teve condições de contribuir ao INSS, tem os documentos de domestica. Gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria por idade.

  • Edson Forcione

    Boa tarde, gostaria de saber se tenho direito de me aposentar pela segunda vez,aos 65 anos, sou funcionario publico aposentado pelo regime estátutario.após aposentar-me fui trabalhar numa empresa e hoje estou com 60 anos e comtribuo há 10 anos para o INSS , daqui a 5 anos posso me aposentar de novo? Obrigado

  • GLEIDE

    GOSTARIA DE SABER DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVO RECADASTRA MEU BENEFICIO E O MESMO COM O CPF

  • MAX S AZEVEDO

    APOSENTADORIA

    EM 1998 QUANDO FERNADO HERRIQUE FEZ NOVA LEIEU TINHA 15 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO , HOJE ESTOU COM 28 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO ENTRE COMUM E ESPECIAL QUERIA SABER QUANTO FALTA PARA EU ME APOSENTAR PROPORCIONAL.

  • http://google CISIA REJANE CARDOSO

    MInha mãe paga inss para 1 salario, ela quer saber como pagar para receber 2 salarios? ela e dona de casa separada, tem 56 anos. Eu tenho 35 anos trabalho de carteira assinada mas quero garantia de aposentadoria tambem de pelo menos 2 salarios, como devemos fazer?

  • sandro

    oi boa tarde tenho uma duvida queria saber se pode me ajudar
    eu ja trabalho a 10 anos de carteira assinada e recebo 550 reais e pago o inss para me aposentar com 1 salario minimo
    , queria saber como fasso para me aposentar com mais de 1 salarios minimos
    me falarao que eu posso pagar por fora , se for verdar quanto tempo antes dos 35 anos de carteira posso comesar a pagar ???
    muito abrigado pela atençao !!!

  • MARIA LANA GOMES

    SOU MULHER E TENHO 49 ANOS E 30 ANOS DE CASAMENTO, E TENHO 3 ANOS DE CONTRIBUIÇAO, SERA QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE APOSENTADORIA DESSA CATEGORIA REFERENTE AO CASAMENTO.

    DESTE JA AGRADEÇO

  • geiza lima rosa

    olá,meu pai trabalhou de carteira assinada por mais de 20 anos.hoje ele estar desempregado,e não consegue enprego devido a sua idade.ele tem 56 anos!como posso saber se ele tem direito a aposentadoria por tempo de carteira ou por idade?ou até mesmo a algum tipo de beneficio social.
    porfavor aguardo resposta.
    grata deste ja!

  • http://mesmo Paulo Matias

    Gostaria de saber se eu posso pagar inss retroativo ,pois deixei de mesmo o no poriodo de 01/11/05 a 10/04/06,portantouns 6 meses.

  • jonatan

    óla, meu pai tem 28 anos e 8 meses! Gostaria de saber se ele tem algum direito pela profissão que ele trabalha carpinteiro grato pela resposta

  • luba

    Sou pensionista a 20 anos mais tenho 74 anos de idade , gostaria de saber se posso tb me aposentar por idade sendo que devo ter uns 7 anos de contribuição em carteira

  • http://www.google.com leticia

    voces tem que a posetar as pessoas que tem 6 anos de contribuição e com 63 anos.

  • http://google Francisco de assis Freitas

    Gostaria de saber se ASB 40 caiu para todos os casos,

  • Lidiane

    Olá, na empresa onde trabalho tem um funcionário com 53 anos e ele está afastado a mais de 5 anos pela empresa filial da empresa atual, ele foi afastado por problemas na coluna, ele passou pela perícia no dia 22/12/2008
    e a proxima perícia foi dia 02/02/2009 o médico do INSS deu alta ao funcionário, mas o médico particular do funcionário encaminhou uma carta ao INSS expressando que o funcionário está no pós operatório, portanto não tendo condições para retorno ao trabalho, como proceder para a realização de uma aposentadoria por invalidez?

  • VALDINÉIA SANT

    BOA TARDE!SOU VALDINÉIA, SOFRI UM ACIDENTE DE TRABALHO ESTOU AFASTADA A 2 ANOS PELO INSS MEU MEDICO ME DISSE Q DAQUI A 2 ANOS EU TEREI Q PEDIR MINHA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ..POIS FIQUI COM SEQUELAS,DEBILIDADE PERMANTE NO MEMBRO INFERIOR.VOU TER ALTA DO INSS NO PROXIMO DIA 5, VOU ATUAR COMO ESTAGIARIA, EU GOSTARIA DE PAGAR O INSS COMO OUTONOMO PORQUE EU RECEBO UM SALARIO MINIMO DE BENEFICIO,”ENTÃO A MINHA DUVIDA É – PARA QUE EU ME APOSENTE COM UM VALOR MAIOR !!!DURANTE QUANTO TEMPO EU TEREI Q CONTRIBUIR COM O INSS COMO AUTONOMO, PARA Q QUANDO EU PEDIR MINHHA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ EU POSSA RECEBER A QUANTIDADE Q EU CONTRIBUI COMO AUTONOMA.ESSA É MINHA DUVIDA , SE TAREI Q COMTRIBUIR 1 ANO , 2 ANOS ETC…TIPO SE EU PAGAR 2 SALAROS MINIMOS , DURANTE QUANTO TEMPO EU VOU TER Q PAGAR PRA TA RECEBENDO ESSE VALOR QDO EU ME APOSENTAR.
    MUITO OBRIGADA…AGUARDO UM RETOR NO MEU E-MAIL ..MUITISSIMO OBRIGADA

  • Angela Maria Garbim de Souza

    Posso pagar o inss retroativo de 1991 a 1998,tendo trabalhado nesse
    periodo sem registro,tendo apenas uma carta de referência desta empresa
    que já não existe mais pois a mesma fechou.

  • Claudio Manoel de Souza

    Posso pagar o inss atrasado referente aos anos de 1980 a 1990.
    Pois não tenho como comprovar ter trabalhado com registro em carteira nessa época.

  • MARCOS

    BOA TARDE,
    MINHA MAE TEM CARTEIRA DE TRABALHO MAS NUCA TEVE UM REGISTRO NA CARTEIRA E NUNCA PAGOU INSS, ELA GOSTARIA DE SABER SE ELA PAGANDO 02 ANOS DE INSS ELA TEM O DIREITO DE SE APOSENTAR, ELA TEM 60 ANOS.

    ATENCIOSAMENTE,

  • Marilia Xavier

    Oi minha vó ja recebeu a cartinha do INSS para receber o beneficio mas quando fomos na caixa para receber a mulher que nos atendeu disse q minha vó so poderia receber se levasse acarteira de trabalho e xeroz do CPF RG DOCUMENTO COM O NUMERO DO PIS mas minha vó perdeu a carteira de trabalho e a mulher disse q então ela ñ poderia receber o benefio e ai o q agente faz realmente precisamos da carteira de trabalho para receber o beneficio ja que no INSS ja tinha dado tudo certo?

  • http://google. Wagner

    Fiquei sem contribuir durante 11 anos tenho 58 anos, quero pagar esses anos q faltam, para q possa aposentar.
    Tenho como fazer isso?
    Se puder mandar a esposta p/o meu e-mail.
    Obrigado
    Wagner

  • CatiaCarlete nunes

    gostaria de saber como possso atraves da net ,se a minha mãe já foi aprovada parareceber o benificio dela.e em q site eu posso encontrar este resultado???/obrigada

  • http://naotem telma silva

    oi, bom dia gostaria de saber quanto tempo e para receber o beneficio de aposentadoria quando entra em acordo com o insss. paguei o gps e agora estou aguardando a resposta por quanto tempo tenho q esperar? e eu tive q entrar com o pedido de junta de recurso.

  • http://yahoo Elaine Lins Santiago

    Boa Noite, minha mae tem 60 anos e quinze anos de contribuição ela tem ja tem direito ao beneficio de aposentadoria.

  • http://suzanaalvescg@hotmail.com suzana

    minha mãe desde criança q trabalha na roça,se aposentou,mais depois de um ano cortarão a aposentadoria dela,alegando ela nao ser agricultora,ela trabalha até hoje na agricultura,a sobrevivencia dela sempre foi da roça,acho um absurdo,enquanto uma mulher q tem no inss de campina grande aposenta pessoas q nunca foram na roça,q nem morao aqui,so vem para se aposentar,,,e minha mãe q hoje trabalha a forsa para comer pq se nao for assim morr de fome eles tiram a aposentadoria dela,acho q tem muitas assim,,,gostaria fosse diferente e eu visse minha mãe q tanto se esforsou para nos criar,imagine criar deis filhos da rosa,,,nao é facil nao…hoje,ela é doente,e continua trabalhando…quando q vai acabar esse roubo no inss,,,sou de campina grande pb.

  • Adriana

    minha mãe tem 68 anos , ainda não aposentou ela recebe pensão do meu pai ela poderá se aposentar por idade e quanto.

  • Solange

    Estou desempregada há 4 anos e vou completar 58 anos em junho próximo.Meu último emprego foi até outubro de 2005. Aí tive um tempo, 1 ano , de auxílio doença.Depois disso, em 2007, paguei o carnê por 7 meses mas não pude mais. Mas, com certeza tenho 15 anos de contribuição.
    Preciso saber se poderei me aposentar aos 60 anos sem mais nenhuma contribuição e com a tal média dos salários (que não consigo entender)dos 80% dos maiores salários etc…
    Agradeço muito a atenção.

  • http://KECIAREGINA@HOTMAIL.COM KECIAREGINAPEREIRADESOUZA

    OLA BOA TARDE,MEU NOME E KECIA, TENHO UMA DUVIDA A TIRAR MEU PAI TEM 45 ANOS E AGRICULTOR PAGA O SINDICATO SE OPEROU DE DUAS ERNIAS TEM DUAS PLACAS E 6 PARAFUSOS DE TITANO NA COLUNA O MEDICO DO INSS FALOU QUE OPEROU ELE FOI PRA TRABALHAR, O QUE EU NÃO ENTENDO E TODAS AS VEZES QUE ELE FAS ALGUM MOVIMENTO EM FALÇO ELE FICA SENTINDO DOR E CHEGA ATE TOMAR MEDICAMENTO. A UNICA DIFERENÇA E QUE MEU PAI ANTES DA CIRUGIA ELE FICAVA TORTO CHEGOU A FICAR ATE 6 MESES DE CAMA SEM PODER FAZER NADA ATE FAZIA AS NECESIDADE NA CAMA A SORTE ERA AJUDA DA MINHA MAE,EU QUERIA SABER SE ELE VAI OU NÃO CONSEGUIR A TER SUA APOSENTADORIA

  • Manuela

    Boa Tarde, tenho algumas duvidas e gostaria de obter informações sobre o assunto abaixo:

    Estou aposentada desde Abril de 1994 (tempo de contribuição) , voltei a trabalhar em Setembro de 1996 e fui dispensada da empresa em Dezembro de 2008.
    durante os 12 anos que trabalhei na empresa acima mencionada contribui regularmente para o INSS( desconto em folha de pagamento mais ou menos um salário minimo por mes). Agora que fui dispensada não tenho direito a auxilio desenprego.
    A minha duvida é: se tenho como solicitar reembolso dos valores pagos integramente ou apenas nos ultimos 5 anos.
    Sei que existia um peculio para estes casos que foi extinto , porem se entrar no judiciário tenho alguma chanse de ganhar a causa?

    Aguardo Resposta

  • José CArlos Cruz

    Tenho 49 anos de idade, sou contribuinte do inss a cerca de 32 anos, trabalho em uma empresa a cerca de 12 anos, que está passando por dificuldades econômicas, a pergunta é: a empresa pode me demitir, tenho alguma estabilidade pelo pouco tempo que falta para me aposentar, segundo calculo que efetuei no site do inss faltam cerca de 2,7 anos?

  • Benedito Feitosa Neto

    Tenho 52 anos de idade, trabalhei com Carteira Assinada de 1980 a 1990 (Dez anos), em julho/90 ingressei no serviço público (estatutario) , deste periodo para cá não mais contribui para o INSS. Gostaria de saber se posso pagar como Autonomo o restante das contribuições que faltam, e quantas faltam, para me aposentar pelo INSS?

  • Socorro Claudino

    um menor que tem sindrome de doowm só a mãe trabalha com rendimento de 800,00 reais,como fazer para aposenta-lo?

  • http://google Vera

    olá bom dia, sou professora, tenho 47 anos e trabalhei com carteira registrada desde 76. de 2000 para ca estou no estado e continuo contribuindo não posso usar este tempo de contribuiçao do estado para aposentar? Voce sabe se o inss faria a conta de quando eu deveria pagar hoje para aposentar pagando as contribuiçoes atrasadas?

  • http://professorraimundo@hotmail.com Raimundo Ramos Neres

    olá sou professor, no piaui, tenho hoje 59 anos e três meses, fui celetista, do exercito e com o tempo de professor, somo 35 anos e 6 meses de comptribuião, desejo aposentar-me, gotaria de saber se tenho perdas ese positivo de quanto, tenho urgencia pois tenho uma outra atividade, quero saber se posso aposentar agora já e se tenho algumas perdas no meu vencimento minhas ultimas comtribuiões são de 147,85, tire minha dúvida por favor.

  • http://professorraimundo@hotmail.com Raimundo Ramos Neres

    olá sou professor, no piaui, tenho hoje 59 anos e três meses, fui celetista, do exercito e com o tempo de professor, somo 35 anos e 6 meses de comptribuião, desejo aposentar-me, gotaria de saber se tenho perdas ese positivo de quanto, tenho urgencia pois tenho uma outra atividade, quero saber se posso aposentar agora já e se tenho algumas perdas no meu vencimento minhas ultimas comtribuiões são de 147,85, tire minha dúvida por favor.Se já fiz não obtive resposta, por favor.

  • Marcio

    Bom dia!!Tenho duas perguntas.
    1 Tenho varizes e frequentemente dói minhas pernas, sou motorista de caminhão, e minha profissão agrava o problema, posso requererer minha aposentadoria ou me encostar pelo inss, tenho 40 anos e contribuo desde meus 18 anos.?
    2 Vou fazer uma cirurgia de uma hérnia, e ficarei uns dois meses afastado de minha empresa, ficarei portanto um tempo encostado, quando retornar corro o risco de ser demitido, é possivel, ou tenho um prazo de estabilidade nesta empresa?

  • Elias Marcelino

    bom dia gostaria de saber como faço para pagar o retroativo do inss, pois trabalhei 8 anons sem carteira agora quero contar este tempo

  • SUZANA DE OLIVEIRA SOARES

    JÁ SOU APOSENTADA E RECEBO PELO INSS.VOLTEI A TRABALHAR E DESCONTO PARA O INSS (CONTRIBUIÇÃO). pOSSO ME APOSENTAR NOVAMENTE?

  • http://NAVIRAIMS.FONE34616164 ´RAIMUNDO MESSIAS DE ASSIS,

    TENHO 65 ANOS SERVIO EXXERCITO BRASILEIRO EM 1964, ÉPOCA DE SOFRIMENTO E QUASE NADA GANHAVA, FOI UM ANO QUE SÓ ME DEIXOU COM SEQUELA DE COLUNA DEVIDO FORTES EXERCICIO DA ÉPOCA, AGORA NEM MESMO TRABALHAR NO PESADO POSSO MAIS , SÓ RESTOU DO EXERCITO DORES NA COLUNA E UMA RESERVISTA 1 CATEGORIA QUE NADA ME AJUDA,, GOSTARIA DE SABER SE VOU TER ALGUM RETORNO SOBRE ISSO,,NÃO SOU APOSENTADO, E NEM TENHO NENHUM BENEFICIO..RAIMUNDO MESSIAS DE ASSIS

  • Lourdes

    sou hipertença grave,com laudo médico pedindo minha aposentadoria por ivalidez,mas os peritos do inss disse que eu estou em condição de trabalhar o que não é verdade.
    O que eu faço?
    preciso urgente de uma orientação.
    grato!

  • aldeir

    Minha mãe tem 62 anos e nunca contribuiu para o inss.
    Ela pode pagar as 180 contribuições e aposentar-se com qual valor de salário.deir

  • claudyr ramos da silva

    ola sou claudy ramos da silva ,tenho 55anos e 25anos de contribuiçao e ainda estou trabalhando. e sempre trabalhei em area de periculosidade como motorista e fiquei desempregado por 4anos e gostaria de saber se posso se posso pagar os atrasados que me falta para pedir minha aposentadoria?aguardo resposta. atenciosamente

  • Nailce Nunes França

    Boa noite!
    quando uma pessoa se aposenta e continua trabalhando
    ela tem que continuar contribuindo o INSS?

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Nailce, se ela estiver trabalhando de carteira assinada, sim. A empresa é obrigada a fazer esse recolhimento independente do trabalhador está aposentado ou não. Senão a empresa seria resposabilizada.

    Isso claro se esta aposentadoria NÃO for por invalidez. Aí, se a função exercida for a mesma que a levou à aposentadoria, não pode nem trabalhar sob o risco de perdê-la.

    Abraços!

  • Ivani

    Olá! Tenho um parente que é aponsentado por invalidez, já recebendo esta aposentadoria a mais ou menos 5 anos; ele trabalho por 17 anos na prefeitura onde ele contribuia com o agua previ, ele quer saber se além da aposentadoria por invalidez ele teria algum outro direito pela contribuição que efetuou ao agua previ.
    Se fizerem o favor de me responder ficarei feliz por ajuda-lo.
    Obrigada!

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Ivani,

    A contribuição do INSS serve não apenas para se aposentar por idade ou tempo de contribuição, mas também por invalidez.

    Sendo assim, ele não teria direito o outro benefício, pois já recebe o valor por invalidez, umas das aposentadorias previstas pelo INSS.

    Abraço!

  • SONIA REGINA DOS SANTOS

    Minha mães tem 61 anos de idade e trabalhou com carteira assinada durante 7 anos, deu entrada na aposentadoria por idade e hj recebeu uma carta da previdência informando que o pedido doi INDEFERIDO. Isso quer dizer que ela não consegue se aposentar ??? A aposentadoria não é pra toda mulher que completa 60 anos, independente ou não de ter contribuido para o INSS ???
    Por favor me respondam !!!
    Sonia Regina

  • Maria Mamédia de Azevedo Dias

    Meu sogro se aposentou por tempo de serviço, agora minha sogra completou idade de se aposentar, mas formos informados que ela não pode devido a aposentadoria de seu marido. Gostaria de saber porque, e se existe uma forma dela também ter dirteito a sua aposentadoria

  • http://jk.gonzaga@hotmail.com jose carlos araujo

    paguei meu inss de 1972 ate 2003 mais paguei so 27 anos de 2003 abri uma empresa voltei a apagar 2008 posso pagar o retroativa de 2003 ate 2008 peça minha empresa

  • claudyr ramos da silva

    sou mototista trabalhei em algumas empresa de area de insalubridade mas nao consegui o ppp de algumas empresa que trabalhei, queria saber saber como faço para comseguir pois necessito para pedir minha aposentadoria, queria saber tambem sobre area de insalubridade quanto guanho por ano trabalhado? desde ja agradeço pela sua atençao atenciosamemte claudyr

  • Aldenora

    posso me aposentar pelo INSS pela idade e só 11 de contribuição?

  • http://queroficarrico.com/blog/ Rafael Seabra

    Aldenora,

    Você precisa ter 15 anos de contribuição, pelo menos. Sendo assim, você precisaria contribuir por mais 4 anos para se aposentar pela idade.

  • José Luiz

    Prezado Srs.
    Meu último registro em carteira foi em 02.1998. Pedi e foi concedida a minha aposentadoria por tempo de serviço em 03.2002. Fui comtemplado com o maldito Fator Previdênciario.
    Pergunto…tenho direito a algum tipo de revisão???
    Grato, pelas informações que serão prestadas.

  • Érico Verissimo Santos

    Trabalhei no exterior por um periodo de um ano com parte eletrica minha carteira foi assinada aqui no brasil, mas a empresa não me pagou periculosidade por este tempo tenho direto por este tempo para especial?

  • Pedro Donizeti Ianotaro

    sou motorista tenho 51 anos ja recoli 33 anos e 6 meses a empresa que trabalho pode me demitir

  • ELINETE FERREIRA SANTOS

    AONDE DEVO IR PARA MINHA AVÔ FAZER UMA PROCURAÇÃO,EM MEU NOME PARA ESTÁ RECEBENDO A APOSENTADORIA DELA POIS ELA É MAIOR DE 84 ANOS E NÃO TEM CONDIÇÕES FÍSICAS,PARA DESLOCAR ATÉ O BANCO TODO MÊS.

  • http://msn myria

    gostaria de saber se minha vó que tem 75 anos tem direito a receber aposentadoria mesmo que ela nunca tenha pago o inss e recebe pensão do meu avô de 1 salario .

  • FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA

    FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA PAGA INSS A MAIS DE 20 ANOS TENHO 59 ANOS O QUE EU TENHO QUE FAZER PARA PEDIR A MINHA APOSENTADORIA SOU SOUTEIRA TENHO DOIS FILHO VIVO DE AGUDA DELES E ISSO NÃO ME SINTO BEM POR ISSO ESTOU EN VIANO ESSE RECADO E ESPERO UNHA RESPOSTA URGENTE.

  • GILMAR FERREIRA DA SILVA

    queria tirar uma dúvida.
    meu pai tem 56 anos e quer se aposentar, contando com os anos de contribuição e o tempo que ja trabalhou como lavrador ja conseque se aposentar…mas ele quer saber se uma declaração que consta que trabalhou de lavrador se é válido como uma documentação para dar entrada na aposentadoria? se poder me responder fico muito agradecido.
    ATT:GILMAR FERREIRA DA SILVA.

  • Sergio Victor

    Gostaria de saber se após completar os 35 anos de seviços e conseguir receber a aposentadoria, como funciona se eu continuar trabalhando na mesma empresa ou em outra devidamente regitrado. Se continuarei a recolher igualmente, uma vez que dificilmente conseguiria trabalhar por mais um período de 35 anos, para receber a segunda aponsentadoria.
    É possivel receber 2 aponsentadorias no exemplo acima? Caso eu esteja trabalhando após aposentadoria pelo exemplo acima e sofrer um acidente, existiria um segunda aposentadoria por invalidez?

  • doniseti pereira

    fiquei sem pagar inss de 1994 a 1998 e gostaria de saber se posso pagar esses anos de uma so vez, e como tenho de fazer,,,
    muito obrigado
    doniseti

  • josiane

    Meu pai trabalhou na Petrobras durante 19 anos como marítimo e mais 5 anos em outros lugares anteriormente a este.Está há 20 anos sem contribuir com o INSS.A aposentadoria dele será salário mínimo?(ele tem 67 anos).

  • luiz de souza

    tenho sete anos de contribuição entre carnê da previdencia(33 meses pagos)e quatro anos de firma e 22 anos de estado na lei CLT com 40%de adic.insalubridade(1sm)
    Queria saber quanto tempo falta para aposentadoria e se o adic.é contado para aposentar e como caucular o tempo q falta com adicional?

  • julia de lourdes

    sou aposentada há 14 anos,mas continuo trabalhando desde quando me aposentei
    gostaria de saber se pedir demissão quais são os meus direitos ou se for demitida quais serão os meus direitos?
    se eu quizer fazer acordo a firma é obrigada a fazer esse acordo ou não
    e quais os meus diereitos com acordo?

  • Leandro Rocha

    minha sogra se aposentou por idade e faleceu pouco tempo depois, os filhos tem direito de receber a pençao:setiverem como podemos dar entada para que recebao,obrigado pela atençao.

  • http://ibest Marco Antonio Vendrametto

    Boa noite a nossa empregada, não tem mais condições de trabalhar, e está em fase de consultas médicas para verificar a possibilidade de ser aposentada.
    Pergunto se devo continuar a recolher o carnê ou eu não tenho mais responsabilidade nisso.

  • ivanete ribeiro martins

    eu ja estou encostada a tres amos e meio quero saber quando vou me aposentar pois o meu problema é tendinite e não tem cura

  • http://queroficarrico maria r alves

    gostaria de saber tenho 39 anos e 29 anos de contribuicao se no ano que vem posso aposentar? tenho tambem 7 anos de sb 40 ainda fale para ganhar uns anos?

  • http://joseli.miranda@hatmael.com maura balbino de souza

    fiquei sem pagar o inss de 2001 a 2005 poderi pagar os anos atrasados

  • walter

    boa noite tenho uma amiga que é aposentada ela quer se casar gostaria de saber se ela contraido o casamento perde a aposentadoria. obrigado.

  • http://notenho aghata milena

    meu marido esta aponsentado po invalides quero saber se ele tem direito a reseber o tempo de trabalho

  • lilian

    bom dia,eu sofrir um acidente de moto,a dois anos e meio estou encostada no inss.Como é que eu faço para poder me aposentar.

  • mercia margarete oliveira

    Meu marido já contribuiu com o inss alguns anos, atualmente trabalhava de pedreiro como autônomo e se acidentou no trabalho ficando impossibilitado de trabalhar. Ele pode se encostar pelo inss ou ter alguma ajuda financeira mesmo tendo vários anos sem contribuir?

  • claudyr ramos da silva

    oi sou CLauyr estou agardando resposta

  • J. Araujo

    Por favor, desejo saber qual foi o valor do Salário Mínimo de Referência no dia 1º de junho de 1988, pois pretendo fazer uma revisão no meu benefício, cujo divisor para calcular o número de salários mínimos foi efetuado Piso Nacional de Salário, quando deveria ser efetuado pelo Salário Mínimo de Referência em obediência ao Decreto-Lei 2351/87.

  • J. Araujo

    O comentário acima foi feito pela primeira vez. Não procede a afirmativa de que eu já fizera o mesmo comentário acima. Talvez seja coincidência. Não perderia o meu tempo.

  • http://PREVIDENCIASOCIAL Gilda

    VOU COMPLETAR EM 2010 44 ANOS DE IDADE E 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS, GOSTARIA DE SABER SE JÁ VOU PÓDER ME APOSENTAR

  • Vera Lúcia

    Tenho 59 anos, 20 anos de contribuição, fiquei 15 anos sem contribuir, agora estou trabalhando com carteira assinada, minha pergunta é: o que estar contribuindo agora para o INSS me beneficia?

  • Marcelo Santos.

    Tenho 37 anos e moro nos Exterior ha mais de 13 anos. Contribui somente com INSS por 4 aos e minha esposa 2 anos. Agora resolvi contribui como Individual. Posso fazer isso mesmo morando no exterior. Minha esposa tem LUPUS e estamos pensando em voltar ao Brasil para morar sendo que os tratamento aqui sao caros. Se voltarmos contribuirmos como individuais, podera ele se aposentar por invalidez se a doenca piorar?

    Obrigado.

  • http://00000000000000000000000 haruo nakadaki

    meu nome e haruo tenho 60 anos contribui somente com inss por14 anos parei de contribui en 1990 gostaria de saber com quanto tempo presiso contribuir para me aposentar por favor me ajuda manda resposta no dianasnakadaki@hotmail.com desde ja muito obrigada

  • divino

    tenho 49 anos falta 4 anos posso pagar para entera o tempo de apozentadoria obss trabalhei em area de risco

  • luiz carlos da costa

    tenho 52 anos de idade e 35 anos de contribuiçao pago hoje sobre 5 salarios minimos qdo devo me aposentar qto vou receber o que devo fazer

  • REGINA

    gostaria de uma informação, trabalhei no estado no ano de 92 a 97, sendo que o estado nao descontou inss do meu holerith no ano de junho de 92 a junho de 93.
    queria saber se tem como eu pagar esse ANO DE ,92 A 93.
    E EU CONTINUO TRABALHANDO ATE HJ.
    AGUARDO SUA RESPOSTA

  • joelmaAraujo

    Na casa de meus pais, moram meus pais e 3 irmãos,1 de meus irmãos é aposentado por invalidez e meu pai por idade idade.Será que minha mãe tem chance de receber esse benefício,agora que ela já tem 63 anos?Aguardo resposta.Grata.

  • http://lenepretak@hotmail.com meire

    ola….desculpe minha ignorancia mas eu nao sei se o que eu recebo seria um beneficio ou aposentadoria….mas minha pergunta é o seguinte….eu recebo desde 2001 por invalidez…o medico me disse que eu iria receber pelo resto da vida…mas como tudo esta mudando…eu ja n sei mais…queria saber se eu vier a me casar eu perco meu beneficio…

  • http://NAOTEM HELIO ALVES LUCINDO

    MEU COMENTARIO è QUE MINHA IRMAO RECEBIA UM ABANO ENSIMA DA POSENTADORIA DO MEU PAI ELE MORREU FICOU PARA MINHA MAE MINHA MAE MORREU GOSTARIA DE SABER SE FICA PARA ELA O INSS ESTA PEDINDO UM LAUDO DELA DE ALGUM HOSPITAL OU UM CLIQUICA MAIS ELA JA RECEBIA UM ADANO!ELA TEM ATE O NUMERO DO BENEFICIO O CODICO DO OL ELA ERA DEPEDENTI DO MEU PAI PORQUE ESSA BOROCRAÇIA SE VC QUIZER TIRA MINHA DUVIDA MEU MSN HELINHO2008_ALVES@HOTMAIL.COM OBRIGADA A TODOS UMA BOA TARDE

  • JOSÉ MARIA BITENCOURT FERREIRA

    ESTOU COM 56 ANOS RECOLHO AO INSS DESDE OS 18,POREM EXISTE FALTA DE REDOLHIMENTO DE UNS 10 ANOS DEVIDO AS EMPRESAS NAS QUAIS TRABALHEI,NÃO RECOLHERAM E ESSAS EMPRESAS JÁ FECHARAM.PERGUNTO CONSIGO ME APOSENTAR POIS MEU TRABALHO SEMPRE FOI EM REGIME ESPECIAL.

  • NEREU SOARES ELIAS

    OLÁ,ESTOU COM 36 ANOS E TENHO CARTEIRA ASSINADA DESDE 1987 COM 20% DE INSALUBRI, QUERO SABER SE TENHO DIREITO NA APOSENTADORIA ESPECIAL ANTES DOS 53 ANOS.

  • Simone

    Meu pai está hoje com 63 anos e deixou de pagar a aposentaria há 10 anos.
    Trabalhou 29 anos com carteira assinada e, portanto, tendo a empresa pago a contribuição da Previdência deste período.
    Gostaria muito de saber se ele tem direito a receber alguma aposentaria parcial,referente a esse período de 29 anos pagos,
    se perdeu o direito a receber a aposentadoria ou se a única saída é aguardar a aposentadoria por idade.
    Ele está doente e precisando muito do benefício. O que é melhor fazer nesse caso?

  • Flávia

    Uma pessoa que tem 66 anos de idade sendo já aposentada pelo fundo rural tem direito a outra aposentadoria pelo inss? Pois tem 24 anos de tempo de serviço como funcionaria pública e durante esse tempo contribuiu ??????

  • jorge

    FIQUEI ALGUNS ANOS PERIODOS SEM PAGAR INSS… POSSO PAGAR O RETROATIVO??? COMO FAÇO PARA CALCULAR. ??

  • Rubens Soares

    Sou socio de uma empresa que está inativa desde 06/1995, e fiquei sem contribuir para o inss de 06/1995 à 03/2003. Tem como pagar este período como empresario, pois para comprovação de atividade tenho somente o contrato social da empresa pois a mesma se encontra inativa a partir de 06/1995. E como se faria este calculo?

  • Dinilton Albuquerque

    Tenho 55 anos trabalhei 30 anos de carteira assinada:
    1973 à 1994 = carteira assinada CLT (21 anos)
    1995 à 1999 = fiquei desempregado (5 anos)
    2000 à 2008 = carteira assinada CLT ( 9 anos).
    PERGUNTO: Se posso dar entrada na aposentadoria integral e ficar pagando os 5(cinco) anos que fiquei desempregado no período de 1995 à 1999?
    Obrigado,

  • Aparecido Borges da Silva

    Nascido em 1951, morei e trabalhei na lavoura até 1979, mas tenho documentação desta atividade dos 72 a 78, trabalhei com
    carteira assinada até 2002, em 2004 ingressei
    no serviço publico. Na contagem do tempo de serviço das três atividades diferentes já con-
    templa os 35 com folga de serviço prestado cu-
    jos recolhimentos estão em dia.
    Nestas condições eu tenho direito aaposen-
    tadoria por tempo de serviço?

  • CARLOS PEDRO

    EM 1998 QUANDO FERNADO HERRIQUE FEZ NOVA LEI EU TINHA 18 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO , HOJE ESTOU COM 28 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO ENTRE COMUM E ESPECIAL,E TRABALHEI NA ROÇA COM MEUS PAIS COM A IDADE ENTRE 14 AOS 19 ANOS,GOSTARIA DE SABER SE JUNTA COM O TEMPO URBANO? QUERIA SABER TAMBEM QUANTO FALTA PARA EU ME APOSENTAR INTEGRAL,TENHO 49 ANOS.

  • walfredo

    trabalho a mais de 30 anos . mais perdi a promeira carteira de trabalho. como devo fazer para aposentar

  • http://yahoo ROSA

    SOU PROFESSORA ESTOU RECEBENDO BENEFICIO POR AUXILIO DOENÇA,MAS NÃO QUERO ME APOSENTAR POR INVALIDEZ, POIS JÃ TENHO 25 ANOS DE TRABALHO E 49 DE IDADE, POSSO PEDIR MINHA APOSENTADORIA MESMO ESTANDO DE RECEBENDO ESTE BENEFICO ESTOU INCAPACITADA DE DAR AULAS POI NÃO POSSO FALAR.

  • João Maria de Sant’Anna Neto

    Sou aposentado desde janeiro de 1993, só que eu continuei a trabalhar e sempre paguei o teto maximo. Gostaria de saber se tem como eu pedir um reajuste da minha aposentadoria, levando em conta que tenho desde 1993 contribuido com o teto maximo? Gostaria de saber como devo fazer? A quem devo recorer?
    Muito Obrigado pela atenção.

  • http://cely_lyly@htomail.com marcely

    Minha mãe mora em Portugal e quem recebia o benefio em brasilia era minha irmã, a seis meses atrás a procuração venceu e o beneficio está retido. queria saber se minha irmã pode desbloquiar? minha mãe pode receber lá onde ela estar? sobre o dinheiro que estar retido ela recebe tudo ou so os três ultimos meses? muito obrigado.

  • João alencar

    Gostaria de saber se minha aposentadoria ja foi aprovada pelo inss, ja dei entrada em todos os papeis, so estou esperando a resposta!!! Gostaria de saber se tenho como saber pelo site do INSS. Completei esse ano 65 anos.

  • Valda Pontes

    Dona de casa, Tenho 47 anos, trabalhei de 1980 até 1992, gostaria de saber quando posso me aposentar se começar pagar o INSS em 2010?
    E quanto devo pagar para ter uma aposentadoria de 3000,00.

  • Fatima

    Boa tarde, gostaria de saber onde procurar a certidão que possa garantir minha aposentadoria. Já que tenho 28 anos de contibuições pagas,sou enfermeira deste 80. tenho 53 anos.Trabalhei no Estado RJ. e outros hospitais,deixei de trabalhar em 2007.Por favor,preciso de ajuda.Obrigado.

  • Estella do Carmo Araujo

    Boa noite! Sou sócia em uma firma e aposentei por tempo de contribuição e idade completa. Quero saber se tenho que continuar contribuindo mesmo depois de aposentada. Continuo na sociedade normalmente mas não estou contribuindo.

  • http://bol angelo alves pascuotto

    boa noite tenho 50 ano trabalho em padarias gostaria de saber se tenho insalubridade tenho 30 anos de contribuido sera que poso dar entrada no inss.

  • Luiz Carlos Chagas

    Tive meu beneficio do INSS suspenso em 2003 por não ter os 35 anos tempo de contribuição exigido pelo INSS. Em setembro de 2009 completei os 35 anos de contribuição e tenho 58 anos. Como devo proceder para retornar minha aposentarodia?

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Estella, todo empresário é um contribuinte obrigatório, ainda que já esteja aposentado.

    Abraços!

  • ALCIDES GUISSO

    me aposentei com 54,6anos,considerando expectativa de vida 72,6anos. porque a expectativa de sobrevida é de 25,6 anos. não seria 72,6-54,6=l8 anos de sobrevida. não estou intendendo?

  • http://uol aldeci

    aldeci boa tarde a minha pergunta é a empresa que trabalhei faliu e estou nessecitando do ppp já´fui a procura dos dono e fui informada que já´faleceram como faço pra adquirir o ppp pra mim aposentar

  • Antonio Carlos Ganhara

    Aposentei em 1986 por tempo de serviço,e continuei a trabalhar no mesmo ramos pagando o inss tenho direito a coreção,de minh apaosentaria ou outro beneficio

  • iracema palmeira carbalho

    parei de trabalhar em 08/95 e so retornei em 12/03, portanto nao recolhi o inss deste periodo,ainda posso pagar o inss destes anos que fiquei sem recolher. hoje tenho 47 anos e na similacao ainda faltam 17 anos ,por gostaria de saber sobre a duvida acima, pois diminuiria 04 anos no meu tempo.

  • http://marinaldopaiva10@hotmail.com marinaldo

    SOU FUNCIONARIO DO ESTADO DO PIAUÍ, CONTRIBUO SOBRE UM SAL.MÍNIMO HÁ 30 ANOS. QUERO SABER SE EU TRANSFERIR O MEU TEMPO DE SERVIÇO DO ESTADO PARA O INSS, E PASSAR A CONTRIBUIR COMO AUTONOMO PAGANDO PELO TETO DO INSS DURANTE MAIS 5 ANOS , SE ME APOSENTO PELO INSS RECEBENDO O VALOR DO TETO DO INSS. OU SEJA, QUERO ME APOSENTAR COM O TETO DO INSS. SE NÃO, QUE FAZER. MUITÍSSIMO OBRIGADO.

  • Michele de Souza Silva

    Gostaria de saber já que sou professora dt tenho 30 anos e sou professora a 2 anos, e esse ano fiquei desempregada depois de 24 meses de contribuição, se eu pagar pelo menos esse ultimo mes da gps, em contribuição sobre um salario minimmo, se tenho direito ao pis no ano de 2010, já que eu esse ano não tive direito,pois ultrapassou a margem maxima de contribuição,e se não tiver quanto tempo é necessario de contribuição para que tenha direito ? obrigado e seu site é de muita importancia já que esbarramos em tanta burocracia nesse país.Parabens.

  • JONAS

    boa tarde. UMA PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA QUE RECEBE HJ SUA APOSENTADORIA,POR INVALIDEZ PODERA TRABAHAR COM CARTEIRA ASSINADA? OU PERDE O DIREITO DOS SEUS BENEFICIOS/

    GRATO

  • Victória

    meu tio se aposentou e ´continuou trabalhando por 8 anos, gostaria de saber se ele tem direito a se aposentar novamente, obrigada.

  • ednea alves costa

    Tenho 49 anos e 29 de contribuicao, ja podendo me aposentar.Minha duvida e se e o melhor momento ou se devo esperar pela votacao do fator previdenciario.
    Alem do mais recebo auxilio acidente anterior a 1997, quando surgiu uma legislacao proibendo a acunulacao com aposentqadoria.Nesse caso terei que entrar com acao judicial para manter ja que a lei surgiu depois de adquirido ou basta um requerimento administrativo.
    Grata pela informacao

  • eunice

    tenho 56 anos de idade,e 25anos e 10 meses de contribuição gostaria de saber se já posso pedir minha aposentadoria, qual a melhor forma de aposentar-me

  • Xavier

    tenho 64 anos de idade e 34 de contribuição, posso pedir minha aposentadoria e qual a melhor formula

  • Tânia Regina Alves de Lima

    Meu pai faleceu e recebia aposentadoria, gostaria de saber se minha mãe pode receber essa aposentadoria, ela ja recebe por idade.

  • Luiz Silva

    Ola.
    Tenho umas duvidas tbem ,mas se responder essas duvidas nao sei onde vai aparecer as respostas, mas vamos la…
    Eu to recebendo AUXILIO DOENÇA desde de maio, e talvez esse ano 2010 vai dar entrada aposentadoria.Poblema e que quero trabalhar como dentista.O que faço nesse caso?Me responde ok…vou ficar muto gratocom sua resposta.abrss

  • ERIVAN

    pensionista do inss pode se aposentar por doença e, receber os dois salarios?

  • Carlos

    Minha tia é pensionista do marido que morreu. Ela tem 61 anos contribui com o inss ha 3 anos pq trabalha de carteira assinada. Por idade ela tem direito na aposentadoria ? ou tem que continuar a contribuir por mais tempo. E se ela aposentar perde a pensaão?
    Obrigado

  • Roseli Ap.Elias de Moraes

    Olá…

    Minha mãe tem 85 anos, e trabalhou com registro durante 8 anos, e mais alguns sem registro, ela teria direito a aposentadoria, qq q seja ela ?

    Ela teve 2 AVC, e tem o mal de alzheimer, portanto não se lembra de nada, dos empregos em q trabalhou sem registro, sei apenas q um era um hospital.

    Ela não, não fala, e só se alimenta por sonda, por isso a dificuldade em sabermos mais alguma coisa a respeito.

    Obrigada.

  • Roseli Ap.Elias de Moraes

    Olá…

    Minha mãe tem 85 anos, e trabalhou com registro durante 8 anos, e mais alguns sem registro, ela teria direito a aposentadoria, qq q seja ela ?

    Ela teve 2 AVC, e tem o mal de alzheimer, portanto não se lembra de nada, dos empregos em q trabalhou sem registro, sei apenas q um era um hospital.

    Ela não anda, não fala, e só se alimenta por sonda, por isso a dificuldade em sabermos mais alguma coisa a respeito.

    Obrigada pelos esclarecimentos.

  • ROSANGELA M. SILVA

    BOM DIA…
    TENHO 55 ANOS E 17 ANOS REGISTRADOS EM CARTEIRA,GOSTATARIA DE SABER SE DURANTE OS 5 ANOS QUE FALTAM PARA APOSENTADORIA POR IDADE(60 ANOS)SE TEREI QUE PAGAR MAIS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES AO INSS,HOJE TENHO COMPROVADA 204 CONTRIBUIÇÕES.
    ESPERO ANCIOSA A RESPOSTA E OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  • http://www.cruzeiro.com.br amarildo silva

    Boa noite… tenho 45 anos 23 de registro em carteira pago inss autonimo sobre 1 salario obs, pago tambem como tercerisado em folha na firma gue presto serviço gueria saber se fale para minha aposetadoria por tempo , por favor me responda espero com muita anciedade.

  • jaime carneiro

    minha esposa tem 112 contribuiçao ate 1991 ou 1990 deixou de contriuir voltou a contribuir em 08/ 2008 entrei com o pedido de auxilio doenca em feveiro o inss nao constatou invalidez voltou a pericia em abril 1º perito indeferiu na revisao o perito/medico reconheceu incapacidade o inss alegou falta de carencia alegando que a incapacidade foi adquirida antes da carencia . como ter cito antes da carencia se em março o perito do inss reconheceu sua capacidade laborativa? o inss ta correto me respontam por favor.obrigado meu

  • kely

    Gostaria de saber como vou fazer para dar afastamento para um funcionario que teve avc marquei pericia para ele e não conseguiu encostar pois o inss constatou que ele conseguira o beneficio por tempo de contribuição em 08/06/09 e não deram o direito de se afastar, o que afastamento dou a ele a empresa tambem não pode continuar pagando que medidas devo tomar
    grata kely

  • josé adalberto honorio

    companheiro, trabalho em uma empresa há 32 anos, tenho 54 e 6 meses, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria proporcional, entre um salário de aproximadamente R$= 2.600.00,” um ex”. quanto mais ou menos ficaria recebendo do INSS?, ou se tenho que pagar o pedágio para completar a proporcionalidade para aposentadoria. Que andei pesquisando e este pedagio seria de; 3 anos 7 meses e 18 dias, não podia sair com estes 32 anos?, espero resposta pelo meu e-mail informado abaixo.

  • Elizeti de Lima Bianco

    Boa noite,Gostaria de saber se tenho direito de me afastar pelo INSS,pois ja fazem 04 anos que não contribuo,e estou c/ problemas de saúde ,tenho 20 anos de contribuição.
    Aguardo resposta,Obrigado.

  • francyely

    oa noite gostaria de saber se ao aposentar por tempo de contribuição que é
    de trita e cinco anos, e quando completar sesenta e cico anos posso se aposntar por idade uma vez que continuo contribuindo pelo inss ?

  • Rosa Maria Ap Antunes Martins

    Tenho 39 anos e comcei a trabalhar com 14 anos. Quando posso me aposentar?

  • ana carmem

    meu marido tem seta anos de contribuiçao, ele tem 66anos , ele pode pagar o retroativo e se aposentar por tempo de contribuiçao?

  • wellington da cruz pereira

    Trabalho em atividade especial em mina subterranea, quero fazer uma cirurgia, esse tempo que ficarei afastado vai contar como especial?

  • Tania Leray

    Tenho 50 anos e pago o inss à 28 anos e 5 meses. Como devo calcular para saber qual vai ser o meu salario mensal. Pois já fiz uma simulaçao pela internet. Coloquei todos os meus pagamentos, e quando pedi para calcular> Aparecer um monte de coeficientes que eu não entendo. Por favor me ajude, e coloque bem pratico e facil para que eu entenda.

  • ana lucia

    minha mae tem 65 anos e so comtribuiu 4 anos de beneficio depois nao pagou mais pois parou de trabahlar e agora ela tem 65 anos como faço para ela se aposentar por invalides

  • danubia martins borges

    quero saber si o meu beneficio foi aprovado

  • Eni da C.C. Rodrigues

    Boa tarde.
    Gostaria de saber para meu esposo aposentar o que ele deve fazer…ele teve o primeiro registro em 1977 trabalhou algum tempo registrado e ficou um bom tempo sem registro e sem contribuir agora ele esta registrado novamente. nesse periodo sem registro e sem contribuição tem como ele pagar retroativo e conseguir aposentar.
    favor enviar resposta para meu e-mail desde já agradeço.

  • http://idell@yahoo.com idelvania

    meu nome é idelvania tenho 22 anos, sou agricultora e a dois anos pago o sinicato, há seis meses descobri que tenho lúpus quero saber se tenho direito de recebe auxilio doença.

  • Cynthia

    Boa tarde, minha mae trabalhou com carteira assinada de 1972 a 1981.
    Como faço para ela aposentar? Se eu tiver que pagar de quanto seria o valo
    e por quanto temo. Ela tem 57 anos.

  • suely jussra

    meu pai tem 74 anos e nunca contribuiu p o inss.como fazer p aposenta
    -lo?

  • jorge severo

    boa, noite, gostaria de saber se o perito do inss nega o direito ao beneficio de afastamento por motivos de saude e ao retornar ao trabalho o eu for encaminhado pela empresa ao medico do trabalho e o medico documentar que não estou apto a função, o que devo fazer?

  • Adoraci Camargo

    Se uma professora,aposentada por tempo de serviço e que continua a contribuir como professora PSS e que possui 60 anos. Tem direito a mais uma aposentadoria ?

  • Rosangela da Silva

    Estou desesperada porque minha mãe,com 90 anos de idade, está com Mal de Alzheimer há mais ou menos 3 anos, recebe o medicamento Rivastigmina pelo governo. Ela nunca contribuiu para o INSS porque sempre foi “do lar”. Sou filha única, trabalho o dia todo mas não consigo arcar com todas as despesas para o cuidado que ela necessita. Preciso urgentemente saber se existe algum benefício a que ela tenha direito e que procedimento devo seguir para conseguí-lo. Mesmo que seja 1 salário mínimo já ajudaria bastante, porque teria condição de contratar alguém para ficar com ela o dia inteiro.
    Meu pai está com 94 anos e não tem condições de assumir a responsabilidade de cuidar dela.
    Preciso saber também, quais os direitos que tenho com relação ao meu trabalho por ser filha única e não contar com a ajuda de ninguém. Estou me sentindo ameaçada pelo chefe, pois ele já falou que me descontaria os dias não trabalhados e me daria falta. Sempre levo atestado para comprovar essas minhas ausências mas parece que de nada adianta.
    Por favor, se puder responda com a máxima urgência.

  • http://sueli_dfg_tagliari@hotmail.com suel

    minha amiga esta se aposentando ] esta em movimento a aposentadoria dela só que se acidentou no trabalho e ficou 2 anos recebendo auxilio acidente isto pode atrapalhar a aposentadoria ?

  • http://msn meire

    MINHA MAE tem 74 anos gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria por idade ?

  • http://www.terra.com.br Carlos Antônio do Rosário

    Quando foi publicada nova lei de aposentadoria por 35 anos de contribuição previdenciária, eu já tinha contribuido com pouco mais de 30 anos. Nesse caso, perdi o direito de me aposentar ?

  • silvia andrade

    se a empresa que trabalhei não fez os depósitos no inss, deixou de recolher, isso afeta minha contagem para aposentadoria? se sim, como posso consertar isso? obrigada

  • carlos eduardo

    estou a 5 anos escostado no inss por acidente de trabalho mas fiquei sabendo que a empresa que eu trabalhava fichou o inss pode medar alta

  • Silva

    Recebo auxilio acidente de outubro 1997, caso eu me aposente agora consigo continuar com auxilio acidente já que a lei mudou em dezembro de 1997.

  • Kinha Santos

    Bom Dia !!!

    Gostaria de saber qual o procedimento para uma pessoa se aposentar por invalidez sem nunca ter contribuido com INSS.
    Minha Tia tem 40 anos nunca teve a carteira de trablho assinada, sempre trablhou como diarista e empregada domestica.
    Agora ela se encontra sem poder trabalhar devido a probelama de saúde, tem asma e problema nos pulmões faz tratamento no Hospital Padre Bento em Guarulhos – SP.
    O que devemos fazer, para que ela possa se aposentar.

  • maria jaqueline

    boa noite!!meu pai contribui com o inss desde 1972 ate hoje,nesse periodo ele trabalhou na rede ferroviaria,industria de produçao
    e na empresa andrade gutierez que atualmente ainda trablha,enramos com pedido de aposentadoaria e foi negal alegando falta de tempo,serar que nao houve erro na contagem da pericia medica,sendo que ele trabalhou expor
    stoua risco,nesse caso onde ficar atal insalubridade?
    desde ja agradeço.

  • Reialdino Ferreira Leite

    BOM DIA!
    Gostaria de saber se é possivel paga o retroativo dos anos que não trabalhei, pois trabalhei deste 1986 a 2008 e neste anos pare um a dois anos e agora estou para a mais dois anos, posso paga estes retroativos dos anos que estava parado e como posso consulta este periodo no site da previdencia

  • http://apcatanio@hotmail.com benedito augusto de souza

    aposentei em 1993 e em 1994 comecei a trabalhar en em outra empresa a onde fiquei 9 anos pagando inss tenho algum direito

  • Carlos Alberto de Araújo Silva

    Comecei a trabalhar em 16/02/79 até 04/11/1996, com carteira assinada e depois desta data até o dia 20/09/2007, fiquei desempregado sem contribuição para o inss, ou seja 10 anos e pouco. Gostaria de saber se é possível pagar esse tempo que fiquei sem pagar?

  • vanete rosane da silva

    OLÁ,GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE:TRABALHEI NUMA CLINICA POR 6 ANOS E SAI QDO ME CASEI ,VOLTEI A TRABALHAR DEPOIS DE 10 ANOS NA MESMA CLINICA ONDE ESTOU ATÉ HOJE POR MAIS 13 ANOS.gostaria de saber se há possibilidade de pagar o inss o periodo de 10 anos que fiquei sem trabalhar?

  • jose sandro da silva araujo

    ola gostaria de saber se tenho algum direito trabalhei numa empresa e fiquei doente dos bracos ate hoje nunca fiquei bom tenho uma lesao no ombro direito faco tratamento a 2 anos e nunca mais voltei ao normal qundo fui ao inss fui recusado o medico nao aceitou esse tipo de doencas quero saber se eu tenho algum direito por lri!!!!!!!!!

  • lamarck freitas

    olá, resido perto de uma senhora, que tem duas filhas deficientes visual. mais que não recebe beneficio algum, tem como aposentar essas deficientes? qual a maneira onde deve ir? obrigado!!!

  • zildete

    eu gostaria de saber estou afastada do trabalho ha 2anos estou em tratamento de lupus quero saber se tenho direito a aposentadoria pois fiquei com varias lesoes no rosto e tenho dificuldades para andar os meus pes so ficam enchados nao consigo calcar sapatos fechados e nem tomar sol tenho varios desmaios por comsequencas do lupus nao ocnsigo andar muito e nem ficar empe porque cinto muitas dores articulares sairam varias feridas em meu corpo gostaria de receber respostas desde de ja agradeco !!!!!!!

  • josé carlos batista

    trabalhe ate os 30 ano na roça fui para Cidade tenho mais 16 anos de carteira assinada trabalho no frio e tenho insulibridade Já posso me aponsentar?

  • maria helena

    Entre o ano 2000 ate 2004, fiquei sem recolher inss, pois trabalhei como vendedora autonoma ( na rua ).
    agora quero me aposentar e preciso deste tempo para completar o exigido para aposentadoria total.
    posso pagar este tempo como autonoma???

  • http://google ELENI BEZERRA SANTOS

    TRABALHO HÁ 28 ANOS ,DESDE QUE MINHA CARTEIRA FOI ASSINADA ,MAS TENHO 24 E MEIO DE CONTRIBUIÇÃO ,SOU TECNICO DE ENFERMAGEM ,46 ANOS ,GOSTARIA DE REQUERER A APOSENTADORIA PROPORCIONAL ,TERIA COMO ;SOU SINDICALISADA ,TRABALHO PARA O MINISTERIO DA SAUDE .

  • judite

    sou pencionista desde 1986 por morte de um sálario minimo.tenho 43 anos,sou agricoltora terei direito aposentadoria por idade?

  • maria do socorro

    Boa Noite! minha tia vai fazer 60 anos e só a 04 anos contribui com o inss ela pode aposentar por idade?

  • Regina Vieira

    Gostaria de saber sobre direito de benefício doença , mesmo sendo aposentada e continuo trabalhando e me acidentei no trabalho com vínculo CLT.

  • vera lucia marinho

    meu nome vera, e estou aposentada a 7 anos e continuo trabalhando gostaria de saber, se a quota que descontam em folha relativo ao inss, eu posso pedir ressarcimento ou reajuste no meu beneficio atualizando.

    gotsaria de ter uma resposta vlmarinho2010@hotmail.com

  • rosa sueli

    Minha irma e deficiente mental gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria especial, ele tem 59 anos, existe alguma lei?

  • neusa

    tenho 55 aos trabalhei com carteira assinada de 87 a 97 fui mandada embora agora faz um ano e seis meses que começei a contribuir mas trabalhei antes disso no sitio de meu pai posso contar para me aposentar.

  • ALDO NUNES

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER, FUI CONTRIBUINTE POR 5 ANOS,FIQUIE DOZE SEM CONTRIBUIR,VOLTEI A CONTRIBUIR HÁ 6 ANOS ,ISSO TUDO NO PERIODO DE 1992 HÁ 2010,EXISTE ALGUMM PLANO EM QUE POSSO PAGAR ESSES ANOS DE ATRASO,OBRIGADO

  • http://aindanodsiponho Luis Xavier

    Trabalhei em uma empresa no periodo de 1976 a 1978, mas não recolheram os imposto (FGTS e INSS), registro só existe na carteira de trabalho. Tenho a esse tempo que trabalhei para aposentadoria ?? já recorrir a todos os orgaos e todos acusam NADA CONSTA, ou seja: INSS, CEF, Justiça do Trabalho, e os bancos depositários, só recebir um NADA CONSTA, a empresa fechou as portas em 1979. O que devo fazer pra não perder esse tempo de serviço ?????
    Obrigado.

  • OBERDAN

    TENHO TEMPO PRA ME APOSENTAR E IDADE TAMBEM, ESTOU TRABALHANDO DE CARTEIRA ASSINADA E GOSTARIA DE ME APOSENTAR OQUE DEVO FAZER, SOLICITAR DA EMPRESA A MINHA APOSENTADORIA OU SOLICITAR DO INSS, QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS

  • severino

    oi, sou viúvo e recebo pensão,gostaria de saber se mim casar novamente ainda continuo tendo direito ao beneficio.

  • Bete

    Olá,me responda por favor:minha cunhada tem 50 anos e tem Lúpus a 13 anos,ela recebe pensão do marido que faleceu.Mas não é suficiente pra viver.por não poder fazer esforço fisico não pode trabalhar.Ela tem direito a aposentadoria?ela nunca contribuiu.
    Me oriente por favor.

  • jorgenete de a. gomes

    boa noite!sou autonoma como baba, gostaria de saber se eu trabalhar em um outro serviço,completamente diferente como corretora e ainda ter disponibilidade de horário,eu teria q tirar outra autonomia,ficando assim pagando 2 ou teria q abrir mao de uma e mudar a q eu escolhesse? desde já agradeço!

  • Maria de Lourde

    Tenho 61 anos, trabalhei de carteira assinada apenas 2 anos e não continuei contribuindo de outra forma com o INSS. Agora preciso muito me aposentar e quero saber se posso pagar agora os anos que deixei de pagar e me aposentar.

  • Tania

    Qual o valor que devo pagar como autonomo para obter uma aposentadoria com dois salarios minimo?

    Meu marido tem 14 anos de contribuicao, atualmente ele tem 42 anos, qtos tempo mais ele precisa contribuir para se aposentar?

    Aguardo a resposta e muito obrigada

    Tania

  • Luciane

    Olá,
    Tenho 18 anos de contribuição sobre o salário.
    Se eu pagar esses 12 anos restantes sobre o teto máximo eu consigo me aposentar pelo teto máximo?

  • julia denise wolfart

    oi..
    gostaria de tirar uma duvida:
    trabalho a 21 anos na prefeitura municipal de itapiranga alem de anos com contribuiçaocomo agricultor.

    me aposentei mas quero continuar trabalhando , e quero saber se a prefeitura pode me demitir.
    fui falar com uma advogada e ela disse que nao pois todo o trabalhador tem o direito de trabalhar ate os 60anos . mas gostaria de confirmar esta tese com sua opiniao.

    abraços, agradecido.

  • julia denise wolfart

    oi gostaria de saber se depois de aposentado voce pode ser demitido..trabalho na prefeitura
    falei com uma advogada e ela disse q nao pois todo trbalhador tem direito de trabalhar ate os 60
    obrigado.

  • Sergio Massao Benck

    gostaria de saber se a possibilidade de aposentar por invalidez do dedao esquerdo da mao pois perdi o dedo quando tinha dez anos de idade hoje tenho 33 e gostaria de saber pois e um duvida muitos colegas dizem que consigo aposentar nao sei espero que voces verifiquem e me mandem e mail ,,,obrigado ficarei muito grato que tirem essa duvidas obrigado

  • Camila – RS

    Estou aposentada mas continuo a trabalhar com carteira assinada,contribuindo com o inss…tenho algum direito?
    Auardo sua resposta.

  • http://vejotodosporcuriosidadeseatravsdenoticias ana claudia

    oi !gostaria de saber se dores na coluna aposem hoje em dia pois muitos dizem que coluna não aposenta de maneira nehuma ,meu marido trabalha muito tempo sentadoe está com varias crises muitas vezes sem poder nem andar ?

  • VALQUIRIA SAMPAIO BARBOSA

    Tenho 46 anos,12 anos de contribuição no inss,tendo início em 1979,gostaria de saber quantos anos tenho que pagar para aposentar por idade e se a aposentadoria por idade é somente um salário mínimo e se o salário da época não conta.Posso pagar mais que omínimo para aposentar com mais?
    Valquiria.SP

  • Cássia Regina Bordignon Weissmann

    Tenho 47 anos, trabalhei 17 anos em empresas, recolhi a contribuição pelo INSS 5 anos pelo carnê como facultativo e desde 2003 sou funcionária pública (professora). Como será minha aposentadoria? Pela CLT ou pelo magistério? Tenho mais dois anos de contribuição? Ou espero até 55 anos?

  • Maria

    Tenho 51 anos de idade e 23 anos de contribuiçao, sendo que desses 23 anos, a 9 ganho insalubridade por trabalhar com produtos de limpeza. Alem disso, o prédio onde trabalho como zeladora tem central de gas que eu controlo o abastecimento e o encanamento passa pelo teto da garaem junto a sala de zeladoria. Teria que ganhar adicional de periculosidade por isso? e posso pedir aposentadoria agora?

  • LUIZ FERNANDO GIORGI

    DUVIDA:TRABALHEI EM 3 EMPRESAS POR 24 ANOS, FIQUEI SEM CONTRBUIR POR 8 ANOS TIVE UM AVC FIQUEI COM OBRAÇO E A PERNA COM SEQUELAS, COMECEI A PAGAR COMO AUTONOMO A 2 ANOS , PERGUNTO TENHO COMO ME ENCOSTAR OU ME APOSENTAR?

  • http://audaliosandes@oi.com.br Audalio

    eu tenho 45anos servi o exercito por 10 meses
    tralhei com caminhão por uns20 anos e estou trabalhando atulmente há 5anos com ónibus rodoviário e estou procurando saber o tempo certo para aposentar quantos anos a pessoa tem que ter de serviço prestado ou de idade?
    outra duvida como fazer simulação do tempo de serviço no inss. espero resposta obrigado.

  • Jorge Rossi

    Olá boa noite… constitui uma empresa e depois de alguns anos os negócios não permitiram que a empresa recolhecem as contribuições como sócio. Portanto, ficaram vários meses em aberto… ainda assim paguei muitos meses com atraso. Pergunto: se eu abrir ou reabrir uma empresa e voltar a recolher a partir de agora deixando os atrasados para tráz tal aprocedimento será aceito pela Previdência?
    Fico muito grato…

  • Elenice

    ola,bom dia…tenho uma duvida,minha mãe esta com 76anos,recebe pensão por morte de meu pai e pagou apenas 1ano contribuição autonoma…Será q ela consegue se aposentar po idade?..desde já obrigada…

  • Sueli

    Bom dia!
    por favor me responda, tenho 16 anos de contribuição e 45 anos de idade
    qual seria a melhor opção para me aposentar. voltar a contribuir,e sendo assim com quantos anos poderei requerer a aposentadoria, ou nesse caso devo aguardar completar 60 anos?

    grata

    Sueli

  • marcia

    como faço para me aposentar

  • victor de souza

    Olá.
    Sou professor de Educação Física, tenho 57 anos e desde 1997, sou aposentado (proporcional) pelo SENAI. No ano 2000 voltei a trabalhar em escola privada, contibuindo com o INSS. Gostaria da possibilidade de revisão da minha aposentadoria (Desaposentadoria?, o que se trata?).
    Victor. Obrigado.

  • http://INSS João M. Ventura

    Eu João Ventura, tive um “AVC” aos 31 anos (14/10/03), paralisando o lado esquerdo e a fala. Hoje tenho 38 anos, aposentadoria (salário + 25%), faça fisioterapia, hidroginástica e fono.
    Mãe era viva mais logo depois ela morreu (03/12/03).
    Meu Pai recebe a pensão de minha Mãe.
    Gostaria de saber em caso de morte da meu Pai se eu recebo a pensão dele e da minha Mãe já falecida ? Mãe e Pai ?

    Obrigado.

  • maria lucia

    oi, contribui com inss de 2001 a 2007,por motivos maior parei de comtribui, so que meu medico me deu todos os encaminhamento para axilio doença, tenho direito?ou sera que tenho que contribui + 12 meses, me responda por gentileza, obrigado.

  • NEIVALDO OLIVEIRA

    gostaria de saber a data e ano que criaram a lei que muda o direito do trabalhador de se aponsentar integralmente com 35 anos de trabalho

  • ivone

    bom dia, gostaria de tirar uma dúvida, tenho registro em carteira desde 79, e 53 anos, ou seja 30 anos de registro rural, posso aposentar?

  • Rosemberg

    gostaria de saber se minha mãe que hoje tem 64 anos de idade e que completa 65 em fevereiro de 2011, tem direito a receber algum benefício por parte do inss, sendo que apesar de ter trabalhado a vida toda nunca contribuiu com a previdencia? a sua resposta é de extrema importancia para uma senhora humilde e caridosa. obrigado!!!…
    rosembergpm@hotmail.com

  • Regina

    Tenho 45 anos, trabalhei 1 ano e 3 meses com carteira assinada,servi na policia militar 14 anos,eu gostaria de saber se o tempo de policia militar serve,hoje quero pagar como autônoma,ate quanto eu posso pagar e quantos anos.

  • Rosilene

    Minha mãe tem 66 anos e meu pai é aposentado por invalidez
    gostaria de saber se ela tem direito a aposentadoria já que ela praticamente não contribuiu?

  • Francisco

    Tenho 49 anos. 22 anos foram trabalhados em regime de periculosidade e ou insalubridade, com energia elétrica, ruidos, gases, pressões, etc. tenho mais cinco anos trabalhados com eletricidade também, só que sem ganhar periculosidade. pelo tempo proporcional já posso me aposentar?

  • Tassia Coelho

    Meu pai tem 52 anos e 32 de contribuição para a aposentadoria. Ele esta 2 anos desempregado por isso não esta contribuindo ele corre algum risco de perde aposentadoria?

  • evaneo

    minha carteira foi rebaixada pra b o medico quer me aposentar se eu aposentar eu perco a carteira b tambem

  • Francisco Gomes da Silva

    Sou pensionista, e completo 60 anos ainda esse ano; queria saber se ao completar os sessenta anos mim aposento automaticamente..

  • Liduina Guilhon

    Ainda continuo na ativa. Hoje como professora estadual.Até 94 trabalhava em uma empresa já tinha 20 anos de contribuições ao INSS. Fiquei desempregada por 11 anos sem carteira assinada. Não paguei INSS por um bom tempo. Em dezembro passado pedi aposentadoria por idade. Eles me deram 1 salário minimo. Não o recebi.
    Gostaria de saber se é verdade que há uma lei que rege que posso aposentar-me com as ultimas 36 contribuições até 94 e sjá tinha 20 anos de contribuições neste período e não com as 36 ultimas de 2010? Até 94 meus salários eram bem mais altos Preciso muito desta informação. Grata a quem puder ajudar-me
    Liduina Guilhon
    liduinaguilhon@yahoo.com.br

  • mirely

    minha vo recebe pensao por morte
    nos queriamos saber se ela tem direito de se aponsentar por idade sem perder a pensao.
    aguardo respostas.

  • Bregite Dagmar Weiss

    Bom Dia,
    Tenho algumas duvidas e gostaria de sana-las:
    Tenho 24 anos de carteira assinada e me cadastrei como autonoma em 05/2003 paguei somente uma parcela, minha pergunta é agora quero pagar os atrasados, posso pagar somente sobre o tempo que falta para 25 anos? tenho 52 anos , pois sei que tem o fator previdenciario então serão quase dois anos para pagar, ou terei que pagar para fechar os 30 ? oupagar ate os dias de hoje?
    No aguardo de uma resposta, desde ja agrdeço

  • rosana

    Meu marido começo a trabalhar aos 12 anos na roça e hoje tem 44 anos.Quando poderá se aposentar por tempo de serviço?Ele tbém trabalhou com enfermeiro a noite(12×36)durante 11 anos, terá direito a insalubridade?

  • Rosa Maria da Conceição

    Boa tarde .Sou professora e carteira asssinada pela Preitura desde 01/04/1983 não pude me aposentar porque pedi licença sem vencimeto por 3 anos foi em 1988 completo 25 anos eu tambem trabalhava em hospital como auxilliar de emfermagem ,há 3 anos trabalho como auxiliar de enfermagem sou servidora publica estatutária .Posso requerer a minha aposentadoria?

  • Solange Castro

    Sou professora e tenho mais de 25 anos de contribuição e ainda descontam o INSS. Gostaria de saber se tenho direito a vim esse desconto?

  • Jadir Dias de Souza

    Aposentei-me à dois anos, mas nunca soube quais cartas PPP a previdência considerou para o cálculo de minha aposentadoria por tempo de contribuição. O técnico previdenciário do sindicato da categoria calculou 37 anos e meio, e o INSS calculou no ato da concessão apenas 35 anos e meio.É possível saber como o INSS chegou nesses números? Como devo agir?

  • sebastião

    Fui carpinteiro a 6 anos e nunca recebi o salário da minha aposentadoria como carpinteiro.Toda vida recebo só como servente Fui aposentado em 79 e quero saber se tenho direito de receber a aposentadoria como carpinteiro.
    Obrigado aguardo resposta.

  • http://claudiodossantos26@yahoo.com.br claudio francisco

    ola boa noite!!! tem alguem que possa mim ajudar! minha mãe é trabalhadora RURAL assim tem direito a se aposentar com 55 anos de idade, so que conseguiu se aposentar com 62 anos de idade, a pergunta!!! tem direito ao retroativo do tempo que perdeu, se sim, deve ser reivindicado no INSS ou direto na JUSTIÇA FEDERAL? obrigado e aguardo resposta urgente!!!!!

  • NPenha

    Boa tarde, gostaria de saber se estando com a carteira assinada, eu posso estar pagando um outro inss como facultativa ou como autonomo, para aposentar mais rapido? ou a aposentadoria é contada só pelo nr de anos de contribuicao e nao pelo total de contribuicoes?

  • Carla

    Fiquei desempregada por 2 vezes . Fiquei no meu primeiro emprego por 5 anos e meio e desempregada por 2 anos . No segundo emprego também trabalhei por 5 anos e desempregada por 2 anos . Como faço para nao perder esses 4 anos que fiquei sem trabalhar ? Gostaria de contribuir de modo a não prejudicar minha futura aposentadoria . Qual caminho devo proceder ?

  • José Luiz Costa da Silva

    Boa Noite, meu nome é José Luiz e gostaria respondesse se com as contribuições abaixo relacionadas eu posso solicitar a minha aposentadoria por tempo de contribuição

    Tenho 53 anos
    Tempo de Contribuição 34a 1m 26

    Obrigado

    Tempo de contribuição até a Emenda Constitucional nº. 20/98 (?) 21 6 10 –
    Tempo de contribuição até a Lei nº. 9876/99 (?) 22 5 22 –
    Tempo mínimo para aposentadoria integral (?) 35 0 0 –
    Tempo mínimo para aposentadoria proporcional com pedágio (?) 33 4 18

  • Daniel

    Gostaria de saber se minha esposa tenho ainda que pagar ao inss,ela tenhe 54 anos e 11meses de idade, perdeu o emprego e devido a idade e alguns prpblema de saúde sei que ela não consegue mais outro emprego,o tempo de serviço dela foi feito a contagem ficou assim: 24 anos,5 meses e 13 dias.
    Fico aguardando sua resposta.

  • Rafaela Rodrigues

    Meu pai faleceu há 11 anos, desde então minha mãe recebe uma pensão. Quando ela completar 55 anos e puder se aposentar por direito de idade ela perderá essa pensão? Ou receberá as duas naturalmente?
    Aguardando sua resposta.

  • patricia souza

    Trabalhei durante 14 anos como professora.após minha filha nascer deixei o emprego,portanto deixei de contribuir.Faz 11 anos que estou sem contribuir.Gostaria de saber se perdi os meus 14 anos de contribuição e como faço para voltar a contribuir.Tenho 43 anos.

  • Marcya_regina07

    .Boa tarde,minha mae ja pagou 1 ano e meio ela tem 64 anos,se ela voltar a pagar pra completar 2 anos ela consegue se aposentar?

  • Pingback: look at this