DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 1)

13 Flares Facebook 12 Twitter 1 Google+ 0 13 Flares ×

Devido à grande repercussão do artigo sobre como se aposentar pelo INSS, recebemos muitos comentários e e-mails com dúvidas sobre o assunto. Respondemos alguns comentários, outros foram respondidos pelos leitores do blog. Os comentários com as perguntas e respostas estão disponíveis para vocês lerem. Porém, as dúvidas que recebemos por e-mail também foram muito interessantes e pertinentes. Diante disso, resolvi fazer uma seleção das dúvidas que ainda não foram tiradas pelos comentários e reproduzir para vocês. Algumas delas não terão os leitores identificados, para manter a privacidade por conta do problema em questão.

Léa pergunta: “Como saber o cálculo de aposentadoria se contribuimos 26 anos como autônomos e estamos a dois anos recolhendo pelo teto máximo como empregado. Antes entrávamos com os valores pagos através de carnê, com o recolhimento pelo empregador como proceder. Temos 64 anos de idade.

O cálculo da aposentadoria é resultado da média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994. Sobre este resultado aplica-se o fator previdenciário, que na prática aumenta a renda de quem se aposenta com mais idade e diminui a renda daquele que se aposenta mais cedo, seguindo a lógica de que o mais jovem irá receber a aposentadoria por um tempo maior.

Tanto a contagem do tempo de contribuição quanto o valor do benefício podem ser simulados através do site do Ministério da Previdência, clicando AQUI. Faça uma simulação da contagem do tempo de contribuição, clicando AQUI.

Muitas informações não são fornecidas pela Internet ou telefone. Às vezes é necessário agendar o atendimento nos postos do INSS da sua cidade e conversar com o analista. Todas as informações sobre o agendamento podem ser encontradas AQUI.

Um leitor pergunta: “Tenho 45 anos, sou portador da síndrome do pânico, tomo remédios controlados e tenho acompanhamento psiquiatríco. Apesar de todo o tratamento, ainda persiste a doença. Às vezes não tenho vontade de trabalhar pois sinto medo. Hoje minha vida é bastante limitada, ando sempre acompanhado. Posso pedir minha aposentadoria por invalidez?

Segundo o site do Ministério da Previdência Social, aposentadoria por invalidez é o benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Não tem direito à aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.

Não existe uma lista pré-definida de doenças que automaticamente classificariam o segurado como inválido. Cada caso é um caso. O que você poderia fazer era agendar um atendimento com a perícia médica da Previdência para, aí sim, eles classificarem a tua situação.

Clicando AQUI, você terá acesso a todas as informações de como requerer sua aposentadoria por invalidez. Espero sinceramente que essas informações te ajudem.

Para saber mais sobre como se aposentar e conhecer todos os tipos de aposentadoria, clique AQUI.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Arioberto dos santos Arruda

    Gostaria de saber eu sou aposentado por invalides a dois ano e para almentar minha renda eu queria saber se eu tenho o direito de min aposentar por tempo de comtribuição para almentar minha renda o que eu estou ganhando so da pra comprar remediosmesmo assim luto para uma renda melhor .

  • Veronildo Pessoa

    Olá Arioberto. Vou me atrever a tentar responder seu questionamento. Sou funcionário do INSS e entendo um pouco do assunto. Se o Sr. acha que está recebendo menos do que deveria não é mudando de aposentadoria que você vai conseguir isso. Muito pelo contrário, o cálculo da RMI – Renda Mensal Inicial – de uma aposentadoria por invalidez é muito mais simples e favorável ao segurado que de outra aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, onde a idade e a quantidade de anos contribuindo interferem diretamente no cálculo. O que o Sr. pode fazer é ir a uma Agência do INSS, de preferência onde se aposentou, e requerer uma simulação da RMI para ver se confere com a que o Sr. se aposentou ou já requerer uma REVISÃO DE CÁLCULOS. Porém, toda revisão têm 03 (três) resultados possíveis: pode aumentar a renda, mantê-la ou mesmo dimunuí-la. É bom ter certeza se tem direito mesmo. Por isso, é mais prudente primeiro pedri a simulação de RMI

  • JOSE APARECIDO DE CARVALHO

    TRABALHO EM AREA DE RISCO RECEBO PERICULOSIDADE 30% QUERO SABER SE ME APOSENTO COM 25ANOS DE CONTRIBUIÇAO COMO ERA ANTES,VOCE APLICAVA 1.4 EM CIMA DE 25 ANOS QUE DARIA 35ANOS DE CONTRIBUIÇAO ,FAMOSA APOSENTADORIA ESPECIAL. GRATO.

  • Iris gonçalves

    Tenho 21 anos de contribuição, e 45 anos de idade. Pela simulação feita tenho ainda 8 anos e alguns meses para me aposentar, mas e a idade? Só terei daqui para lá 53 anos. Eu comecei a trabalhar em 1982,com que idade eu posso dar entrada´para aposentadoria?

  • Pingback: DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 2) | QueroFicarRico

  • http://www.google.com.br Marta de Freitas Baptista

    Em Março de 2009 irão fazer 30 anos que contribuo com o INSS, e em Maio de 2009 eu farei 48 anos, hoje sou autônoma e fazem 15 anos que contribuo como autônoma, antes eu contribuia com carteira asinada. Gostaria de saber se eu completando 30 anos de contribuição e 48 anos de idade se eu poderei me aposentar? aguardo retorno. Obrigado. Marta

  • José Carlos Costa

    Meu pai está com 72 anos , contribuiu mais ou menos 12 anos com o inss. Desde que fez 65 anos tenta em vão se aposentar. O pedido dele está na justiça através de um advogado. Ficamos sabendo por meio de conversas com conhecidos que existe uma nova regra para aposentadoria que quando se tem 65 anos não precisa recorrer a advogdos. É só ir a uma agência do inss e fazer todo o processo lá, evitando assim a burocracia.
    Gostaria de saber isso é fato ou boato?

    • Luiz Carlos

      Olá Jose Carlos o se pai que se aposentar por idade, isso so sera pocivel se ele tiver no minimo 15 anos de contribuição para o inss, alcontrario ele consegue. tanto homem quanto as mulheres tem que ter no minimo 15 anos. muitos pensam que é só com a idade, mas não é homem 65 anos mais 15 de contribuição e mulher 60 anos mais 15 anos ok.

  • julio

    boa tarde,trabalho em uma padaria e sou registrado a 3 anos vou sair de meu emprego pois nao consigo mais trabalhar sofro de ceratocone nos dois olhos ,oculos nao resolve meu problema e lentes de contato ja tentei usar mais nao consigo elas irritam meus olhos e me incomodam demais sendo impossivel usalas queria saber se com esse problema e possivel me aposentar?

  • Pingback: RETROSPECTIVA 2008 | QueroFicarRico

  • francisco martins

    olá ,eu gostaria de obter algumas informações, pois através de um advogado foi levado os meus documentos para dar entrada na aposentadoria em janeiro de 2008, e eu gostaria de verificar se meus documentos ainda se encontram no INSS e qual seria a minha situação pois até o presente momento não estou sabendo de nada.
    Desde já eu agradeço
    atenciosamente FRANCISCO

  • Graziela

    Tenho 18 anos de contribuição e 36 anos de idade. Com quantos anos posso me aposentar integralmente? Devo ter 60 anos ou 48 anos?

  • http://notenho helio ferreira dos santos

    gostaria de saber quais são so documentos necessarios para aposentar por tempo de serviços ou por invalidez.

  • http://notenho Angela Almeida

    Tenho 61 anos e me aposentaria por tempo de serviço daqui a um ano e dez meses. A empresa onde trabalho vai me demitir. Gostaria de saber se posso continuar contribuindo voluntariamente após a demissão.
    Gostaria de saber também se receberia o mesmo benefício aposentando-me por idade.
    Grata,

  • Carlos A. Czelusniak

    Tenho 48 anos e 30 anos de contribuição no INSS. Trabalho para uma empresa social de iniciativa privada. Meu valor de contribuição mensal para o INSS é de R$ 100,00 (média). Gostaria se saber se é possivel “aumentar o valor da contribuição” e ser beneficiado como uma melhor aposentadoria! Neste caso quais seriam as regras?

  • http://Notenho Antonio Ernani Rodrigues

    meu nome é Antonio Ernani Rodrigues,sempre trabalhei na area de escritório, tenho hoje 31 anos e seis meses de contribuição, 54 anos,trabalhei tb nesses anos todos um período de 09 anos com periculosidade numa empresa parque de enchimento de GLP. A pergunta é quando posso dar entrada na aposentadoria proporcional (33 anos).

  • http://j.moreiraf@hotmail.com JOSÉ MOREIRA DE FARIA

    Sou aposentado por tempo de serviço apatir de 04/04/1995, e apatir de 15/05/1997 venho contribuindo com o INSS atravéz da empresa que trbalho, gostaria de obter informações a respeito deste tempo que contribuo, tenho algum direito em ser restituido deste valor em alguma forma, outra aposentadoria, ou uma complementação à minha atual aposentadoria?
    GOSTARIA DE OBTER ESSA INFORMAÇÃO COM PRECISÃO. OBRIGADO.

  • Jose Raimundo de Freitas

    1. Em atenção ao seu pedido de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, apresentado em 28/10/2008, informamos que após análise da documentação apresentada, e de acordo com as informações prestadas pela(s) empresa(s), nos formulários de informações sobre atividades especiais – DSS 8030 e respectivos laudos técnicos, coube o enquadramento pela exposição aos agentes nocivos classificados no anexo IV do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 2.172, de 05/03/97, sendo feita a conversão de tempo especial em comum, com acréscimo previsto na tabela constante do art 64 do Regulamento dos Benefícios da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 2.172, de 05/03/97, e a soma com o tempo comum trabalhado, apurando-se o tempo de 28 anos, 07 meses e 02 dias de tempo comum. Entretanto não foi reconhecido seu direito ao benefício, pois até 28/05/98 foi comprovado apenas 20 anos, 01 meses e 05 dias exercidos em condições especiais, ou seja, não foi atingido até 28/05/98 o tempo necessário para a aposentadoria especial, 15/20/25 anos, nem tampouco o tempo mínimo de 35 anos, se homem ou 30 anos, se mulher, previsto no parágrafo 7º do Art. 201 da Constituição Federal e Art. 56 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 3.048/99, pois até a data da entrada do requerimento foi apurado apenas28 anos, 07 meses e 02 dias de tempo comum.
    Desses 28 anos 7 meses e 2 dias referese ao tempo de contribuição total, so que tenho ate 1998 16 anos e 3 meses em area insalubre e de 1998 a 2005 trablhei como quimico em setor de pintura automotiva, e 5 anos contribui como autonomo
    Porque não tenho direito?

  • Roberto Nunes

    Trabalhei com carteira assinada desde 1972 em 1995 fiquei desembregado fiz a incsrição no inss como autonomo de 1995 até hoje contribuo com o inss.
    Em novembro de 2005 minha carteira foi assinada meu empregador paga meu inss na carteira normalmente, mas eu continuo pagando o inss como contribuinte individual inclusive sai no extrato do inss as duas contribuiçoes a individual e a da carteira. Pergunto para efeito de calculo as duas contribuições valerão para calculo na aposentadoria??? o numero total de contribuição é duplicado???? outra pergunta estagiei durante dois anos no inicio de minha carreira estagio registrado na carteira profissional conta como tempo de contribuição e/ou serviço.

  • Luciana Rezende Magioni

    Minha mãe tem 46 anos de idade e contribui há mais ou menos 25 ou 27 anos. Ela paga como autônoma. Fiquei sabendo que ela não precisa completar a idade mínima exigida para conseguir aposentar-se. Isso tem fundamento? Com quantos anos ela vai conseguir aposentar?
    Grata

  • nadir oliveira de souza

    gostaria de saber qual site que eu entro para simular o tempo de contribuição autonomo?

  • http://notenho maria elisa da silva

    tenho 49 anos e sou contribuinte já a 20 anos com quantos anos posso aponsentar

  • Antonio Carlos

    Olá!Tudo Bem?
    Tenho 49anos de idade e 30 anos de contribuição com a nova regra da aposentadoria falta muito para eu aposentar?

  • Roberto José dos Santos

    Tenho 53 anos comecei trabalhar em 1977 já posso dar entrada em minha aposentadoria por tempo de serviço.

  • solange de jesus f. neves

    tenho 46 anos e trabalho desde 1981 estou afastada de 1999 sai com acidente de trabalho depois tive depressao, estress pos traumatico e fibromialgia , estou fazendo tratamento somente com a psiquiatria do hosp.das clinicas ainda tenho crises, ja fiz 2 pericias e os medicos me dao alta, mas um advogado disse que eu tenho judicialmente direitos adquiridos pelos 9 anos e meio afastada, como devo proceder?

  • José Elias

    Gostaria de saber se posso contribuir como autônomo sobre um período passado em que deixei de contribuir (de 1980 até 1985). Se posso, este tempo pode ser averbado na minha contagem?

  • José Carlos

    Trabalhei no serviço público por 10 anos e depois fui para iniciativa privada ;gostária de saber como fazer este averbamento do tempo como funcionário público e o tempo na iniciativa privada .
    Se poderem me ajudar a tirar esta dúvida

  • Mauro Cesar Pontes

    Meu pai tem 62 anos e 155 contribuições. Se fosse aposentar por idade ele teria que ter 65 anos e 180 contribuições certo?
    Já tem mais de 10 anos que ele não contribui.
    Dúvidas:Se ele começar a contribuir agora ele consegue se aposentar aos 65 anos? Qual seria o valor da aposentadoria? Se ele contribuir com base em 3 salários mínimos ele se aposenta com 3 salários? Obrigado!

  • http://gislainecritinazocca@hotmal.com gislainecristinareiszocca

    tenho ceratocone nos dois olhos e não consigo mais dirigir á noite pois sou vendedora de calçados e viajo sempre para são paulo ixiste a possibilidade de me aposentar ou me afastar po invalides

  • http://bethccunha@yahoo.com.br MARIA ELISABETH

    GOSTARIA DE PAGAR O INSSS COMO AUTONOMA SENDO QUE DE 1978 A 1984 CONTRIBUI COM O INSS. ESTE TEMPO EU POSSO SOMAR PARA ME APOSENTAR TENHO 52 ANOS

  • Djalma Araujo de Lucena

    tenho 53 e tres anos contribuo desde l976 sem que de l978 a l988 trabalhei em um firma mais não tenh comprovantes de l989 trabalho no serviço publico tenho todas contribuiçoes. já posso dar entrada na minha aposentadoria agora.

  • Djalma Araujo de Lucena

    contribuo desde o ano de 1976, tenho 53 e treis anos, já posso padir minha aposentadoria.

  • Sergio Varella

    Tenho 52 anos, e trabalho na Aviação Comercial como mecanico de manutenção (comprovadamente área insalubre), porem tenho tambem tempo de contribuição fora da área insalubre. Na aviação tenho 22 anos de trabalho. Como é feito o calcilo para a aposentadoria com 35 anos de serviço ? E o que eu perco se não esperar os 25 anos da especial ?

  • http://tenho arimateia

    gostaria de saber se o INSS suspende aposentadoria se um aposentado tambem recebe pensao alimenticia.

  • http://tenho arimateia

    gostaria de saber se o INSS suspende aposentadoria se um aposentado tambem recebe pensao alimenticia.me cinto mt grato se tiver resposta mt obrigada

  • ernani tratz

    contribui desde 75 ate 79 com carteira assinada depois abri uma firma de 82 ate 10 de 1990 e nao consequi contribuir mais tenho 59 anos o que faco

  • Alberto Lopez

    Solicito exclarecer se para quem ingressou no sistema previdenciário antes de 1999, em sendo do sexo feminino e possuindo 30 anos de contribuição e 45 anos de idade, aplica se o fator previdênciário ou não no cálculo do benefício ?

    obrigado,

  • Rosane Maria

    Estando aposentada por tempo de contribuição, com benefício proporcional 70%, desde Jan/1999 porem continuo trabalhando e contribuindo para o INSS. Questiono:

    1) Esse fato permite revisão de benefício pago ?

    2) Em caso de negativo o em 1)posso pleitear a devolução dos valores pagos ao INSS posterior a aposentadoria ?

    att,

  • Senhorinha Gomes da Silva

    tenho 48 anos de idade e 30 anos trabalhados na ECT gostaria de saber se vou me aposentar integralmente

  • João Caxone

    Tenho 66 anos me aposntei com 65 anos por idade .Na epoca não tinha 35 anos
    de contribuições e as ultimas contribuições foram como autonomo, recolhimento minimo. Na epoca da aposentadoria eu trabalhava em uma empresa
    onde eu fiquei 03 anos a empresa não recolia meu inss,movi uma ação trabalhista contra a mesma e ganhei. Foi determinado pela justiça que fosse
    feito as devidas anotações em minha catrteira profissional e recolhido as
    devidas contribuições.Que são praticamente o teto maximo.
    Pergunto posso pedir revisão e mudar o tipo de aposentadoria ja que por tempo de serviço eu teria um beneficio bem maior?

  • Osni Vieira

    Estou aposentado por tempo de contribuição desde outubro de 99 continuo trabalhando e contribuindo para o INSS.
    Este fato permite revisao do beneficio, ou em caso de negativa, posso pleitear a devoluçao do dinheiro pago?

  • Herivelto Pereira

    Tenho ceratocone nos dois olhos, minha visão é bem limitada, gostaria de
    saber se posso me aposentar? Tenho 39 anos.

  • Helvécio de Oliveira e Silva

    Trabalhei na policia militar de minas gerais e não registro em carteira
    do trabalho,antes era trabalhdor rural,inlusive tenho título de eleitor
    com esta profissão. Comecei a contribuir para previdencia social em 1982
    com registro em carteira, mas durante estes anos fiquei alguns meses desem- pregado. Hoje tenho 50 anos. Quanto tempo falta para aposentar?

    Q

  • http://google Ubaldo lirio de souza

    Gostaria de saber oque eu realmente recebo ao me aposent?

  • Luiz A Santin

    MEU PAI SE APOSENTOU COMO EMPREGADOR RURAL, HOJE ELE ESTA COM 78 ANOS E MINHA MÃE COM 77 ANOS, JÁ A VÁRIOS ANOS VEM TENTANDO SE APOSENTAR E CONSEGUE SUA APOSENTADORIA, AMBOS NUNCA CONTRIBUIRAM COM A PREVIDÊNCIA, APENAS COM RECOLHIMENTO DE NOTAS DE PRODUTOR RURAL. GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA COISA A FAZER OU NÃO, É CORRETO NÃO CONSEGUIR SE APOSENTAR?

  • Regiane Abreu de Souza

    Tenho 35 anos de idade, trabalho á 17 anos com exposição á risco biológico (Enfermagem), recebo insalubirdade e tenho esses 17 anos de contribuição ao INSS. Gostaria de saber se para a aposentadoria especial é necessário idade mínima para aposentar e se o tempo de contribuição são 25 anos, neste caso de exposição..

  • Luiz G Gonçalves

    Meu pai aposentou em outubro de 1998(aposentadoria proporcional), mas continuou trabalhando em área periculosa e hoje,somando todo tempo de serviço periculoso ,já passa de 25 anos. Como está pensando em parar de trabalhar,gostaria de saber se a aposentadoria pode ser convertida para especial .E quais os procedimentos deverão ser tomados para que isto ocorra.

  • Marta Maria Mendonça Correia

    Me aposentei em novembro de 2006, fiquei com uma renda bem menor do que eu esperava,me naposentei com idade de 48 anos e 30 anos de contribuição, gostaria de saber se posso apresentar junto a Previdenco documento de insalubridade qua não apresentei na época da aposentadiria. Por favor me esclareça.

  • Erica Goldner

    Tenho 5l(cinquenta e un anos ) de idade, 35 (trinta e cinco anos) de contribuição, sendo destes 35 (trinta e cino) 6,5 anos com regime periculosidade (inciados no anos 2002). Gostaruia de saber se já tenho direito a aposentadoriam por tempo de serviço, e se posso contar com este periodo de periculosidade para efeito de contagem de tempo?
    No aguardo de uma resposta, desde já agradeço.
    grato.

  • Edilio Goldner

    Meu nome é Edilio Goldner, tenho 51 (cinquenta e um) anos de idade, 35 (trinta e cinco) anos de CONTRIBUIÇAO, sendo que destes trinta e cinco, 6,5 anos são em regime de periculosidade iniciados no ano de 2002.
    Gostaria de saber se já tenho direito a aposentadoria por tempo de serviço e se posso contar com o periodo de periculosidade para contagem do tempo?
    No aguardo de resposta desde ja agradeço.

  • neusa

    Tenho 44a contribuo com a previdencia desde 1978, fiquei sem contribuir 2 anos, e 16a que trabalho em hospital e com saude mental, já posso aposentar e com qual porcentagem?

  • http://douglasgarrido@bol.com.br guimaraes

    Meu nome e guimarães trabalho como autonomo e concomitantemente como professor em dois empregos públicos . Entre carteira assinada e autonomia paga tenho 30 anos de contribuiçao parte desta inssalubre pois prestava serviço a petrobras e outras como mergulador .
    Pergumta n°1 Posso me aposentar nas tres por tempo de servisso?
    pergunta n° 2 parte desses 30 anos contribuindo pelo inss é insalubre + -
    1/4 do tempo tenho fator redutor na comtagem de temp de comtribiçao
    junto ao inss?
    Ja passei em varios concursos mas o salario e de 4000 é pouco quero 10.000 caso passe
    para auditor da receita posso averbar o tempo anterior de funcionário publico municipal e ou estadual?Quamto tempo tenho que trabalhar nesses orgão do governo mesmo saindo na proporcional? Com um salario alto valeria apena . Estou de saco cheio de trabalhar trabalho desde 12 anos desculpe o desabafo…….antecipadamente agradeço a resposta.

  • aldo jorge reis de moura

    meu esposo trabalho em uma empresa de transporte coletivo como motorista a 20 anos e ficou afastado da mesma por motivo de doença cusada por seu serviço,está de beneficio a 6 anos com o cid10 F33.2 transtorno mental comessado com f32.2 extress eu que o acompanho sei q não tem condições de voltar ao trablho estou cansada e ficando doente tambem de tanto levalo ao medico psiquiatrico e inss durante 6 anos só dão dois meses a ele ele vai ao medico psiquiatrico pegar remedio e um atestado para o inss essa é minha rotina é essa o q faço para aposentalo

  • Pedro Márcio

    Gostaria de saber se posso entrar com um pedido de aposentadoria direto na justiça sem ter que passar pelo INSS?

  • MARIA M.O,SILVA

    ME APOSENTEI EM ABRIL DE 2004 E CONTINUEI TRABALHANDO E CONTRIBUINDO PARA O INSS NOS ULTIMOS 12 ANOS. AGORA ´POR PROBLEMAS DE SAUDE TIVE QUE PARAR DE TRABALHAR POREM NÃO TENHO DIREITO A NENHUM BENEFICIO COMO AUXILIO DESEMPREGO.
    GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A PLEITER NA JUSTIÇA A DEVOLUÇÃO DOS VALORES PAGOS ao INSS NOS ULTIMOS 12 anos ( ou nos ultimos 5 anos)

  • ROSALINA SOUSA

    GOSTARIA DE SABER SE A PESSOA QUE E PROFESSOR E AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE
    PODE APOSENTAR PELOS DOIS EMPREGOS

  • Elza Gonsalves Guimaraes

    Olá sou Elza Gonsalves Guimaraes, atualmente sou professora, mas entrei no serviço publico em l974.Trabalhei na estação Meteorologica da minha cidade até 2003. Antes nem pensava em aposentadoria era bem jovem e não preocupei com tempo de serviço se estava sendo recolhido a contribuição. Hoje, tenho 55 anos já podendo já está aposentada, fui verificar e os anos de l975,76,77 que era de um projeto Trigo pelo Banco do Brasil, não tinha sido recolhido o Inss.Fui no Instituto que hoje sou vinculada descobri que ainda faltam 3 anos para completar a contribuição, uma vez que estou desempenhando um papel fora da sala de aula e necessito de 30 anos.O que poderei fazer a respeito desses 3 anos que trabalhei e não tive culpa se não foram recolhidos.Obriado Elza.Email – elzahistoria@yahoo.com.br

  • Elza Gonsalves Guimaraes

    Ratificando, errei na data da saida em vez de 2003 leia-se l983
    Desculpe. Um abraço Elza

  • david

    Uma mulher que se aponsentou por idade com atrazo de 3 anos, ou seja ao invez de se aponsentar com 60 anos se aposentou com 63 anos, tem direito a receber os atrazados. Ela recebe um salário mínimo. Caso sim como ela deve proceder?

  • sonia

    tenho 51 anos de idade, 07 anos de contribuicao, quando posso me aposentar,atualmente estou trabalhando.

  • http://kanardo@cegetel.net gerard zanardo

    oi gente eu gostaria de saber eu trabalhei 7 anos com meu pai mais ele nunca me declarou como recuperar esses anos,eu li na internet um artigo dizendo que existe uma clausa especial para trabalhadores rurais que nao cotisaram até 1982. eu nao lembro a onde eu vi este artigo como fazer.obrigada pela ajuda.

  • Edna Luis Cavalcante

    Ola, tenho 46 anos trabalho na area da saúde como auxiliar de emfermagem a 27 ano!Gostaria de saber se posso pedir a minha aposentadoria.

  • Maria de Lourdes

    oi pessoal, tenho 48 anos e 19 anos 5 meses e 15 dias de contribuição, tenho direito a me aposentar?

  • Gislene Santos

    Minha amiga tem 47 anos de idade com 27 anos de contribuição como professora na rede privada. Podendo dar entrada em sua aposentadoria por tempo de contribuição. Caso ela venha a se aposentar pela rede particular de ensino como professora futuramente ela terá direito a outra aposentadoria já que ela possui outra função como assistente administrativo na secretaria de educação do estado sendo efetiva neste orgão do estado

  • Gislene Santos

    Gostaria de saber se uma pessoa aos 47 anos de idade que deu entrada em sua aposentadoria como professora da rede particular de ensino sendo celetista com uma contribuição de 27 anos de serviços. Ela porém tem uma outra função como assistente administrativo na secretaria de educação do estado da bahia, uma outra contribuição há mais de 25 anos de serviço porém não tem tempo de contribuição (30 anos) nem idade (55 anos) para requerer sua aposentadoria. Gostaria de saber se futuramente quando completar 55 anos de idade com mais ou menos 33 anos de contribuição ela poderá adquirir outra aposentadoria como assistente administrativo -servidor público -já sendo aposentada como professora da rede particular de ensino. Quais os direitos de garantia desta pessoa caso ela queira ter outra aposentadoria no setor público ou ela não poderá se aposentar. Agradeço antecipadamente. Urgente!

  • Silvia Araujo

    Tenho 50 anos e 8 meses, 28 anos de contribuição, devo agendar minha aposentadoria para o dia seguinte de meu aniversário ou posso deixar agendado para 21 de maio agora?
    Faço 51 anos em 31 de julho.
    Altera o valor do salário??
    Agradeço pela atenção.

    Silvia

  • José Carlos Dalécio

    Minha esposa faleceu á 22 anos, e eu não requeri a aposentadoria dela, pergunto: ainda tenho direito de requerer? , aguardo retorno, grato

  • MARCELLA E. PONTELO

    GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES ACERCA DE POSSÍVEIS REVISÕES PREVIDENCIÁRIAS DE APOSENTADORIAS DE EMPREGADORES RURAIS.

  • graça

    desde 13 de janeiro de 2009 fechei 30 anos de contribuições com inss sou do sexo feminino com 51 anos, continuo trabalhando, gostaria de saber o seguinte: se eu quiser já posso dá entrada na aposentadoria como tempo integral? Nesta empresa em que me encontro trabalhando já tenho 22 anos de serviços, caso me aposente sou obrigada a sair do emprego ou posso continuar trabalhando? e se ela me demitir será obrigada a pagar minha rescisão de contrato mesmo eu aposentada? Como continuo trabalhando apesar de já estar com 30 anos de serviços sou obrigada a continuar pagando inss ou a empresa já pode suspender a contribuição, casa continue a descontar o que ganharei com isto? Aguardarei as respostas o mais rapido possivel ficarei muito grata, principalmente se não divulgar nada só responder para mim através do meu e-mail. abraços.

  • http://recepcionista minda

    gostaria de tiar uma divida trabalho de carteira assinadamais com um salario minimo e faço bico por fora posso começar a contribuir como autonomo tambem para juntar a minha aposentadoria , ou sera tempo perdido eu ganho mais como faxineira do que recepcionista aguardo resposta obrigado

  • http://impregos william

    Oi meu nome e o william tenho 18 anos so deficiente recebo o axulio doença todo mes gostaria de saber se perco ele se eu começa a trabalha
    Ums acha que siim outros naum
    Tenho essa duvida falow abraços

  • miranda

    tenho 20 anos de contribuições entre autonomo e empregado. minha última contribuiçao foi como empregado em junho de 1990. os rendimento nesta época estava em torno do teto mpaximo de contribuição. Oergunto se posso pegar este ultimo salario e pagar retroativamente 15 anos que faltam como autonomo e solicitar minha aposentadoria pelo teto máximo de imediato.tenho 60an0s e 8 meses. desde já obrigado

  • Marlene Santos

    Tenho 2 formas de contribuição, como funcionária da minha firma e pela prefeitura local, na base de calculo posso juntar as duas contribuições para aumentar um pouco a minha aposentadoria?
    Se possível, me indique a lei que me garante esse direito, pois o INSS diz que não posso juntar

  • Antonio Luiz Nogueira da Silva

    Pela simulação do site do INSS falta 1 ano e 8 dias para eu me aposentar integralmente. No período de julho/1994 para frente tive duas ações trabalhistas ganhas (período para calcular o valor da aposentadoria). Foram feitos recolhimentos p/INSS encima do que ganhei nas ações trabalhistas – foram valores expressivos. Estes valores recolhidos contam para o cálculo da minha aposentadoria ? De que forma eles entram para se fazer a média ?

  • jaime do nascimento

    Sou funcionário público municipal desde 94, e até 94 ganhei na justiça o tempo rural e especial na previdência social totalizando até esta data 31 anos, somando mais quatro anos como funcionário público chega a 35 anos até agosto de 98, portanto na lei antiga,gostaria de saber se devo ir num advogado ou ir direto no inss, e gostaria de saber se tenho alguma vantagem desses 11 anos além dos 35 anos, pois não consegui dar entrada da aposentadoria em 98 pois me alegaram estar vinculado ao serviço público.muito obrigado.

  • ALBINO MACHADO DIAS

    FATOR PREVIDENCIARIO E CALCULO DO SALÁRIO DE BENEFÍCIO:Concordo com a proposta do fator 95 ou 85 para substituir o fator previdenciário, mas não concordo com a fórmula de cálculo adotada pelo INSS, do salário de benefício em que se utiliza a média dos 80% maiores salários de contribuição corrigidos a partir de julho de 1994, A LEI Nº. 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, no seu art.29, inciso I estabelece “na média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondente a oitenta por cento de todo o período contributivo, multiplicada pelo fator previdenciário”. De onde vem então esta correção a partir de junho de 1994?
    A correção, somente a partir de 1994, prejudica aqueles que têm hoje 35 anos de contribuição à previdência e, cujos maiores salários de contribuição (tomando como referência o salário mínimo da época) se deram no período anterior a 1994 (contribuintes desde 1974 e já com tempo suficiente para se aposentar).
    A meu ver, o correto e justo seria, estabelecer, mês a mês, a correspondência entre o salário de contribuição e o salário mínimo da época (tomando como base a série histórica do salário mínimo) e calcular a média dos 80% maiores valores obtidos. Multiplicando o valor médio assim obtido pelo salário mínimo na época da concessão da aposentadoria se obteria a Renda Mensal Inicial Corrigida, ou seja, o primeiro salário de benefício.
    Analisando o caso real de um trabalhador que na simulação do INSS ( DATAPREV) terá uma “Renda Mensal Inicial Corrigida de R$1.140,18.” este mesmo trabalhador, adotando a correspondência entre o salário de contribuição e o salário mínimo conforme parágrafo acima, passa a ter uma Renda Mensal Inicial Corrigida de:
    • R$1517, 60, se mantido o fator previdenciário e mantido a media dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo;
    • R$1897, 85, se extinto o fator previdenciário e mantido a media dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo;
    • R$1978, 19, se extinto o fator previdenciário e adotado a média dos media dos 70% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo, conforme proposta da deputada Rita Camata;
    • R$2158,12, se extinto o fator previdenciário e adotado a média dos 50% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo.
    Ver-se portanto que o maior confisco não se deve ao fator prevideciario mas a formula de calculo adotada pelo INSS.

    PS.
    Quem tiver interesse em receber as planilhas que detalham as simulações acima, entre em contato comigo pela e-mail:albinomd@yahoo.com.br .

  • sheila souza cartaxo

    Um vereadopr eleito no último pleito é deficiente físico.Por este motivo recebe benefício. A unidade Gestora pode recolher INSS do seu salário?
    Ele perderá seu benefício uma vez que agora possui outra renda?

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Albino,

    Essa discussão é muito interessante e seu ponto de vista é muito válido. Escrevi um artigo hoje que fala sobre a possibilidade da extinção do fator previdenciário. O link é http://queroficarrico.com/blog/2009/05/19/lei-pode-extinguir-fator-previdenciario/

    Abraço!

  • Vitoria

    Sou contribuinte individual e já possuo 32 anos e 8 meses de contribuição estou com 52, somente que durante esses anos o salario contribuição foi de 1 salário minimo com isso o valor a receber no momento da aposentadoria seria também de 1 salário. Pergunto se eu aumentar a minha contribuição com base em 3 salários minimos por mes esse fator iria mudar o valor a receber quando daqui há tres anos eu solicitasse a minha aposentadoria?

  • francisco jair frança da silva

    tenho 35 anos e desde 96 trabalho como professor e sofro de disturbio afetivo bipolar e devido aos medicamntos vem ficando cada dia mais dificil em meu trabalho que é no ensino fundad/mental e medio gostaria de saber qual beneficio a que tenho direito. medicação fluoxetina, litio, clomipramina, e depakene.

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Vitoria,

    Se você aumentar a contribuição, o valor a receber também sofreria um pequeno aumento, mas não seria correspondente a três salários mínimos.

    O cálculo da aposentadoria é feito baseado nos 80% maiores salários (de acordo com a contribuição), então as novas contribuições seriam levadas em consideração, mas a maioria ainda seria de um salário mínimo.

  • http://metroweb.sp.gov.br Jorge de mattos manoel

    Bom dia.trabalho desde 01 de setembro de 1980 e nunca fiquei desempregado, sendo que algumas empresas foram insalubres. Atualmente trabalho no metrô de são paulo no qual estou desde 20 de julho de 1992.
    Sera que com os ppp`s em mãos consigo me aposentar?
    grato.

  • Glicerio Dias

    Trabalhei em uma fabrica de tecidos aqui no RJ,nos anos de 1969 a 1971,minha casa pegou fogo em 1980,queimou a carteira,encontrei o procurador da referida empresa(tecelagem são luiz durão)ja fechada a anos,ele me forneceu copias de minhas anotações,tempo de casa.contribuição sindical etc etc.
    Mas o posto que eu dei entrada,não quis entrar em contato com o procurador da empresa,ja tenho 35 anos de contribuição,sem contar estes dois anos que o INSS não averbou….o que fazer?

  • GILBERTO ALVES MONTEIRO

    Tenho 52 anos de idade e 32 e meio de contribuição, fiquei sem contribuir
    no periodo de 1994 a 2000 aproximadamente 4 anos, a minha duvida é se tenho
    que pagar os atrasados ou quando inteirar os 35 nos de contribuição poderei
    aposentar e quanto perderei com o fator pois estarei com 55 anos.

    Gilberto Monteiro

  • ADEMIR FERREIRA

    GOSTARIA DE SABER QUAL O TETO MAXIMO DE CONTRIBUIÇAO DE INSS PARA APOSENTADORIA, BEM COMO O TEMPO PARA PODER TER DIREITO A ESTE LIMITE.
    E QUAL É O VALOR ATUAL DO TETO MAXIMO.

  • ANTONIA SOARES MIRANDA

    gostaria de saber que se quem paga INSS POR ivalidez pode trabalhar como autonomo e pagar o INSS

  • maria de loures comceicao dos santos

    eu so autonima tinho 27anos decomtribuicao tempo de trabalho como faco entra contando com inns de premeiro agente ligava agora.e todo pelo site.

  • Humberto

    Meu pai aposentou se com 77% ou 88% em 1996,mas nuunca parou de trabalhar e contribuir para o INSS até hoje 2009 gostaria de saber se ele possui direito ao complemento até 100%. Outro detalhe se ele tiver direito ao complemento, isso pode influênciar na aposentadoria privada que ele recebe da empresa onde ele trabalhava. Caixa dos empregados da Usiminas.

  • http://yahoo DOUGLAS

    DUVIDAS SOBRE APOSENTADORIA LIGUE 29359802 , WD SERVIÇO PREVIDENCIÁRIO ESCLARECE SUAS DUVIDAS , OTIMO ATENDIMENTO , LÁ CONSEGUI RESOLVER TODAS AS MINHAS DUVIDAS .

  • Maria Aparecida

    sou tecnica de enfermagemtrabalho em uma empresa privada ha 25 anos tenho deireito a aposentadoria especial ha 3 anostenho dois empregos e renda de 1200,00reaise o686,00 reaisem outro.qualsera o valor da minha aposentasentadoria e quandoeu aposentar. E tenho 46 anos de idade .e sempre trabalhei em hospitala noite e recebo insalebridade.

  • Sandra Costa Moura

    Meu pai tem 53 anos de idade e 33 anos de contribuição no inss ele pode se aposentar sem percas?

  • Maria Aparecida

    Sou tecnica de enfermagem trabalho em uma empresa privada ha 25 anos tenho deireito a aposentadoria especial ha 3 anostenho dois empregos e renda de 1200,00reaise o686,00 reaisem outro.qualsera o valor da minha aposentasentadoria e quandoeu aposentar. E tenho 46 anos de idade .e sempre trabalhei em hospitala noite e recebo insalebridade.

  • Vantuir

    Minha esposa é aposentada por invalidez. Eu não tenho renda. tenho 59 anos. No caso do falecimento dela posso entrar com pedido de pensão?

  • Silvio Barbosa

    tenho 42 anos, comecei a contribuir em janeiro de 1982, fiz uma simulação e tenho que contribuir até agosto de 2017.
    mas em 2017 estarei com 50 anos. como faço ?
    tenho direito ou não a me aposentar?

  • http://msn. jose rosalvo de santana filho

    minha espousa era professora do estado de sergipe, ela faliceuha 15 anos temos uma filha, recebemos pensão da previdencia do estado e agora minha filha completou 21 anos e a previdencia do estado cortou a pensão, eu gostaria de saber se eu tenho direito a mesma pensão, pois sou casado legalmente.

  • http://FRANCISCO.SHOPCRED@HOTMAIL.COM FRANCISCO CARLOS AGUILERA

    ESTOU COM PROCESSO NA JUSTIÇA FEDERAL, PARA CONCLUSÃO E DESPACHO DO JUIZ,
    DEI ENTRADA EM 94, FOI DADO GANHO DE CAUSA PARCIAL APOSENTADORIA COM 85%
    E HOUVE APELAÇÃO.ACONTECE QUE NÃO ESTOU BEM DE SAUDE , JÁ FIZ UM CATETERISMO E ANGIOPLASTIA COM COLOCAÇÃO DE UM STEND NA CORONARIA, ULTIMAMENTE ESTOU SENTINDO QUE O PROBLEMA ESTÁ SE AGRAVANDO, NÃO POSSO CONSULTAR O MEU MÉDICO PORQUE PERDI O CONVENIO, ESTOU DESEMPREGADO,COMO PROCEDER PARA DAR ENTRADA POR INVALIDEZ, SEGUNDO INFORMAÇÕES COM OS PROPRIOS MEDICOS SE TRATA DE UM PROCESSO DESGASTANTE.GOSTARIA DE SABER COMO PROCEDER
    GRATO

  • Paulo

    Estando aposentado por tempo de contribuição, posso requerer aposentadoria especial pois trabalhei os ultimos 28anos na mesma empresa como vigilante.

  • Mary

    Minha mae tem 62 anos trabalho com seu pai me sua propriedade (economia familiar) 7 anos, quando casou mudou-se para a cidade e contribuiu como autonoma 8 anos, gostaria de saber se ela já consegue se aposentar?

  • djalma costa cerqueira

    Gostaria de tirar algumas duvidas de aposentadoria, tenho 30 anos de contribuicao no inss, fui desempregado, se eu colocar uma empresa como fica minha aposentadoria, porque se eu for ser empregado eu falto so 05 anos e se eu for pratao como fica minha vida obrigado.

  • Aud Juffo Fontes

    Tenho vinte e 26 anos de trabalho na mesma empresa onde 23 anos são considerados insalubre e 3 anos a impresa emitiu valores no meu PPP que estão abaixos da condição de insalubridade, apesar de trabalhar na mesma área de atualção sem nenhuma mudanção funcional o estrutural.Neste caso posso transformar tempo de serviço que tenho da condição normal para complementar meu tempo para aposentadoria Especial

  • monica

    tenho ceratocone em ambos olhos no esquerdo bastante avançado fui indicada a fazer transplante mais foi contra indicado devido a uma provavel ambliopia estou afastada do meu trabalho a dois anos e meio recebo auxilio doença quero saber se tenho direito aaposentadoria se sim qual o procedimento SOU GRATA DESDE JA

  • kELLY gARCIA

    QUERIA INFORMAÇÕES DA APOSENTADORIA DE DONA DE CASA QUAIS OS PROCEDIMENTOS
    QUE DEVO TOMAR SEM MAIS kelly

  • FATIMO TRINDADE MENDES

    Sou funcionario publico municipal desde 02/01/1997, cadastrado no RGPS (Regime Geral de Previdencia Social – INSS), desde 08/1971, praticamente 37 anos e alguns meses de contribuição com o INSS, recolho pelo Teto máximo desde 005/1999, gostaria de saber se poderia eu aposentar-me pleo INSS e continuar trabalhando no serviço publico e recolhendo INSS, sendo que minha idade hoje é de 55 anos completos.
    ficarei agradecido pela atenção, me disponibilizando o resultado dessa consulta…
    abraços e que DEUS nos abençoe

  • Luciana Pires

    Sou dona de casa, e tenho bipolaridade. Posso pedir aposentadoria por doença ou auxilio do governo?

  • Neuza

    Tenho 55 anos.meu pai faleceu agora dia 08/08/2009. sou filha unica. nao tenho renda,pois nao trabalho.eu cuidava dele. sou casada. e quero saber se tenho direito a aposentadoria dele. tenho fibromialgia o que me impede tb de trabalhar. é viavel? e como proceder? obrigada.abraços Neuza.

  • aloisio silva

    ola
    trabalhei durante 28 anos na area de insalubridade ruido e sai entre com pedido de aposentadoria, mais so me deram a insalubridade ate 1998
    e cai no fator previdenciario somando 36 anos de trabalho.
    na area que eu trabalhava era ate 1998 90 db,
    como eles nao dava os equipamentos de proteçao epi passaram para 86 db
    apartir de 1999. para atender o inss,se eu entrar na justiça para requerer aposentadoria especial tenho chace de ganhar.
    obrigado
    aloisio silva

  • RENATA

    BOA TARDE, MINHA MÃE É PROFESSORA E TEM CERACOTONE NA VISTA, TEM UMA VISÃO BEM DEBILITADA.SERÁ QUE ELA CONSEGUE SE APOSENTAR?

  • Jose Roberto Vaz

    Me aposentei em 1999 por tempo de serviço (proporcional 30 ANOS ), e continuo trabalhando e recohendo o INSS até hoje. Gostaria de saber se
    se tenho direito a revisão da aposentadoria ou pleitear de volta o valor recolhido ao INSS depois que me aposentei.

  • http://hotmail REINALDO

    MEU PAI ESTA COM UM PROCESSO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ, E FOI DADA COMO GANHA A CAUSA PELO JUIZ, MAS AGORA O INSS RECORREU . EU GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DEMORA AGORA PARA QUE ELE TENHA ALGUMA SOLUÇÃO.

  • PATRICIA

    OLA, MEU PAI EH FUNCIONARIO PUBLICO CONCURSADO COMO OPERADOR DE MAQUINAS NUMA PREFEITURA MUNICIPAL, E ESTA COM 65 ANOS E SE APOSENTOU POR IDADE, USANDO A MEDIA DOS 80% DOS MAIORES SALARIOS, GOSTARIA DE SABER SE COMO ELE SE APOSENTOU E QUER CONTINUAR A TRABALHAR ELE PRECISA SER EXONERADO DO SEU CARGO NO CONCURSO E SER NOMEADO COMO CARGO DE CONFIANÇA? SE EXISTE UMA LEI QUE EU POSSA APRESENTAR A PREFEITURA DIZENDO QUE NAO PRECISAO EXONERAR ELE? JA LI ALGUMAS ARTIGOS QUE DIZEM QUE NAO PRECISA SER EXONERADO E PODE TRABALHAR ATE FAZER 70 ANOS E AI ENTAO TERA QUE SE AFASTAR. POR FAVOR ME AJUDEM .. BRIGADO POR ENQUANTO

  • Paim

    Olá.
    Será que alguém conseguiria me ajudar?
    Meu pai é aposentado e minha mãe está em vésperas de se aposentar também. Já que meu pai ganha o dobro da minha mãe, caso minha mãe se aposente e meu pai venha a falecer em seguida, ela só receberá o benefício referente à aposentadoria dela, que é muito menor que o dele?
    Obrigado desde já.

  • Rosana Costa de Oliveira

    tenho 46 anos de idade e 24 anos e 6 meses de contribuição do INSS.Gostaria de saber quando posso solicitar minha aposentadoria proporcional ou integral? E como fazê-lo?
    obrigada.

  • Eustaquio teixera

    sou aposentado mais tenho duvidas sobre o valor do meu beneficio

  • Rosa Silva

    Tenho dúvidas quanto a minha aposentadoria.Tenho 46 anos Trabalhei 11 anos como eletrotécnica na Coelce,depois do pdv entrei para o magistério e há16 anos trabalho como professora no municipio de Fortaleza. Ambas funções tem aposentadoria especial. Será que posso juntar o tempo de serviço? Já que 11 anos foi INSS e 16 de IPM(instituto prev. do mun.de Fortaleza). Por favor tire me essa dúvida.

  • http://nopossuo. Aparecido Borges da Silva

    Minha filha e portadora de doença visual
    (ceratocone) em um dos olhos, fez transplante
    de cornia, deu regeição, desta vista já não enxerga nada, por estas condições não pode trabalhar. já que da outra vista enxerga muito pouco .
    Ela com 21 anos tem direito a algum be-neficio do INSS?

  • joao carlos c. oliveira

    sou portador melanoma maligno nodular!já faz 02 anos estou me tratando da doença, já fiz várias cirugias, posso me aponsentar por invalidez

  • Jorge

    Contrubuo desde 1976, tenho 31 anos de contribuição, quanto tempo falta para eu me aposentar por tempo de contrubiução?

  • http://- Sebastião

    Trabalhei em uma cerâmica de Jan/1968 até
    Fev/1970; só que perdi a CTPS deste serviço,
    e a firma alega ter extraviado o livro de registro de empregados. Como faço para comprovar este período ao INSS uma vêz que, nem havia ainda registro de empregado ao PIS que seria uma forma de comprovação para o registro na época? Desde já sou grato ao solicitado proposto.

  • http://yahoo Rodrigo fernandes

    minha mãe não é uma contribuite do inss, mas ela fez 70 anos. Ela tem direito ao beneficio do inss?

  • Sonia Carvalho

    Bom dia, tenho 54 anos e contribuir para o INSS da seguinte forma:
    1980 a 1997 – carteira assinada – no valor máximo
    1997 a 1999 – autonoma – no valor minimo
    2004 a 2009 – autonoma – no valor máximo.
    De 2000 a 2003 ainda esta aberto, mas, como tenho a inscrição aberta poderei pagar (inclusive com o benefício da lei 11.941 – período de indenização).
    As dúvida sâo:
    Como pagar a dívida e fechar minha aposentadoria (me aposentando com 30 anos de contribuição no ano que vem) – 55 anos). Posso pagar a no valor máximo? O que mudou agora? Com o desconto dado pela lei 11.941 poderei pagar no máximo? Como autonoma como peço minha aposentadoria se não tenho nota fiscal do meu trabalho?

  • Rafael Batista de Oliveira

    Boa tarde! Sou servidor público federal, tenho 60 anos de idade, 36 anos de trabalho, comprovado, 31 anos de contribuição; gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria integral.
    Ficarei grato pela informação!

  • jair oliveira data 08 07 2009 carapicuiba sp

    os meus rendimntos mensais é de sete salario minimo quando eu me aposentar por tempo de serviço qual vai ser o valor do meu salario, obs, serve para trabalha na empresa privada ,funcionario estadual , fun , federal

  • http://www.google.com.br GECEIR EBER DA ROCHA

    Me aposentei com 1997 com 47 anos, continuei a trabalhar e contribuir com a previdencia do INSS, meu salário na ocasião era 2.504 reais e minha renda no INSS deu 905 reais, que correspodeu 7,5 SM de 120 reais, gostaria de saber se teria direito ao teto maximo de 10 SM que seria naquela época 1.200 reais e hoje deveria ser quanto? se o SM está 465 reais toricamente eu receberia 4.650 reais, quero dar entrada no INSS para verificaçãode cálculo.
    se foo pssivel me responda pelo email gr.gruporocha@ig.com.br

  • Dalva

    Olá, tenho uma dúvida e gostaria de um esclarecimento, tenho uma sobrinha pequena que tem deficiencia nos dois pés, ja fez várias cirurgias mas nao resolveu o problema,ela é aposentada e precisa constantemente de atenção médica. O pai dela nao tem trabalho fixo e a mãe nao pode trabalhar pois precisa cuidar dela. Eu gostaria de saber o seguinte, se a mãe ou o pai dela trabalhasse com carteira assinada a menina perderia a aposentadoria? A mãe dela foi informada que sim mas o salario que recebe é minimo e nao dar para suprir as necessidades da menina muito menos da mãe. A mãe gostaria de trabalhar com carteira assinada mas teme perder a aposentadoria da menina. O que fazer para a mãe trabalhar sem perder a aposentadoria da filha?
    Obrigada!

  • geny

    queria saber se um atestado de saude interfere na aposentadoria

  • Carlinhos

    tenho 46 anos sou vigilante a 20 anos
    so trabalho a noite e gostaria
    de saber quanto tempo falta
    para me aposentar?

  • Senhorinha Gomes da Silva

    Não recebi a resposta do meu questionamento, quero dar entrada na aposentadoria, mais estou com medo de baixar muito o meu salario.quero saber quantos anos mais vou ter que trabalhar para que meu salario não baixe tanto. tenho 48 anos de idade e 30 trabalhados

    Senhorinha

  • Mari Dultra

    Tenho 47 anos e 6 meses de idade, 28 anos de contribuição, trabalhei 10 anos como comerciária e há 18 anos trabalho como auxiliar de enfermagem, sendo que há 2 anos estou de licença por acidente de trabalho. Gostaria de saber quando e se tenho direito a aposentadoria especial já que minha função é considerada como insalubre.
    Agradeço a atenção!

  • Fabiana J. P.

    Meu pai possui 25 anos e 3 meses de contribuição como professor (magistério). Ele já possuia esse tempo antes da EC 20/98. Ele poderia ter se aposentado proporcionalmente, já que até a publicação da EC 20/98 já possuía mais de 25 anos de contribuição (proporcional, regra do direito adquirido. Qual o embazamento legal?

  • carmen nuevo

    tenho sindrome do panuco ha 9 anos e sou dona de casa tenho algum beneficio
    do inss ou do governo tomo remedio controlado

  • antonio alexandre de c sousa

    ola. tenho 44anos e sou deficiente fisico de nascencia, não tenho o braço esquerdo. e adquiri, por causa dessa deficiencia um poblema de coluna. pago autonomia á 25anos . não recebo nenhuma ajuda do gaverno, ja posso me aposentar pela especial…

  • HANNA

    Bom dia,

    Meu nome é Hanna, estou respondendo uma questão do meu material de estudo, estou com dúvidas, ai vai a minha pergunda:

    JOSE DA SILVA, APOSENTADO PELO INSS EM JANEIRO DE 2004, FALECEU EM JUNHO DE 2006. TEM-SE QUE O SR. JOSÉ ERA CASADO COM D. FLOR, DE CUJA UNIÃO RESULTOU O NASCIMENTO DE TRES FILHOS, QUE NA EPOCA DO SEU FALECIMENTO, TINHAM 14, 16 E 20 ANOS DE IDADE; E, UM ENTEADO, INSCRITO COMO SEU BENFICIÁRIO NO INSS. ALÉM DISSO, FICOU CONSTATADO QUE REFERIDO BENEFICIÁRIO TINHA UMA REALÇÃO EXTRACONJUGAL COM D. JANDIRA, COM QUEM TEVE MAIS DOIS FILHOS(10 E 19 ANOS DE IDADE). DAINTE DESSA SITUAÇÃO, RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: A) QUAIS SAO SEUS DEPENDENTES; B) HÁ NECESSIDADE DE COMPROVAÇÃO DA DEPENDÊNCIA ECONÔMICA DE TODOS? C) COMO DE DÁ A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA? D) EXISTE DIREITO DE ACRECER ENTRE CLASSES? EXPLIQUE E FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.

  • Daniel Sampaio de Araujo Neto

    Dei entrada junto ao INSS no pedido de aposentadoria,mas este não foi concedido,pois, o INSS não considerou especial oito anos por já que o meu PPP,fornecido pela empresa,diz que havia EPI.O problema é que,por diversos motivos(o principal é financeiro)a empresa não forncia o EPI,ou seja,ficávamos expostos ao ruído.
    O que fazer num caso destes ?

  • http://esse adão

    tenho 53 anos de idade dos quais contribuo com o INSS 29 anos dos quais 13 anos com adicional de insalubridade. quando posso pedir minha aposentadorioa. Obrigado

  • Luiz Roberto Costa Martins

    Bom Dia!

    Abri uma microempresa e 09/2002, mas a primeira nota fiscal só foi tirada em
    11/2003, nesse tempo não foi recolhido o inss, gostaria de saber se tem como
    recolher esse tempo de contribuição, sendo que é tempo que esta faltando,para dar o tempo de serviço para a aposentadoria, 35 anos. O escritorio contabil da empresa diz que não tem como,mas e se eu tivesse recolhido como autonomo ai esta minha duvida. Não tem como eu fazer o acerto desse tempo?
    Obrigado
    grato pela atenção

  • Elaine

    Meu esposo ja é aposentado mas tem uma empresa a 8 anos e recolhe todo o mes um valor para o INSS, quando fechar a empresa tem como receber de volta o valor pago ao INSS?
    Obrigado.

  • Wellington miranda da cruz

    Sou servidor público pelo municipio de BH/MG, devo me aposentar por tempo de serviço aos 57 anos. Fui informado que aos 50 anos, posso começar a contribuir para o INSS para me aposentar pela Previdencia social aos 65 anos, aposentadoria por idade.

    Pergunto. É possivel ter duas aposentadorias? Uma por ser servidor público por tempo de serviço e outra pelo regime geral da previdencia, por idade (65 anos).

    Me informaram que é possivel. Mas com tantas mudança na legislação, gostaria da informação se hoje isto é possivel.

    Obrigado pela atenção.

  • anderson

    GOSTARIA DE UMA EXPLICAÇÃO SE POSSIVEL CONTRIBUO PARA O INSS HA 10 ANOS COMECEI A TRABALHAR DE CATEIRA ASSINADA NO FIM DESTE ANO DEVO PRAR DE PAGAR O INSS

  • Geraldo Franco de Carvalho

    Olá,… minha esposa de Ceratocone nos dois olhos e recentemente fez uma cirurgia no olho esquerdo e não está obtendo resultado esperado,… quero saber se ela tem direito a algum tipo de aposentadoria ou benefício do Estado,… Por favor me responda o mais rápido possível…
    Desde já, antecipo os meus agradecimentos.

    Geraldo Franco

  • Geraldo Franco de Carvalho

    Olá,… minha esposa tem Ceratocone nos dois olhos e recentemente fez uma cirurgia no olho esquerdo e não está obtendo resultado esperado,… quero saber se ela tem direito a algum tipo de aposentadoria ou benefício do Estado,… Por favor me responda o mais rápido possível…
    Desde já, antecipo os meus agradecimentos.

    Geraldo Franco

  • João Roberto do Nascimento

    Olá. Tenho 53 anos de idade e 28 anos de contribição no INSS. Tenho 10 anos como professor do estado de SP, sendo que destes 7 como OFA (antigo ACT) e 3 como efetivo (concursado). Posso utilizar esses 7 anos que trabalhei como ACT, contribuindo com o IPESP para aposentadoria no INSS e continuar trabalhando como meu cargo efetivo?

  • Marcos Oliveira

    Tenho 44 anos e há dois anos estou afastado recebendo auxilio doença . Tudo começou com um erro médico que quase me ceifou a vida,tive uma trombose no pé direito e os médicos (02) dois que estavam no plantão diagnosticaram lesão de tendão e foi colocado uma bota de gesso e ficar 22 dias. A trombose só agravou nesse período , tive dores na perna que não tinha remédio para parar a dor. Depois de 10 dez dias com o gesso não agüentando mais a dor resolvi tirar o gesse pois não era normal a dor que sentia , resultado estava gangrenando minha perna e como resultado tive uma embolia pulmonar que quase me matou , fiquei na UTI dois dias e vinte e seis no hospital , isto da primeira vez agora na segunda novamente tive outra dor absurda no peito a nova trombose essa foi na veia Ilíaca externa direita. Descobri que tenho Síndrome Anti- Fosfolipídica e o meu quadro clinico não esta melhorando apenas piorando , já fiz dezenas de exames com mais de 18 dezoito médicos e ninguém chega a uma conclusão , como a doença ainda é bastante nova (SAAF) , muitos alegam que no meu caso tenho que tomar anticoagulante pela vida toda e já o estou tomando , visto que se não tomar corro mais risco de morte por nova trombose ou embolia , seja ela pulmonar ou cerebral . O que desejo saber é se posso pedir minha aposentaria , sou trabalhador na educação , não tenho outra profissão e sei que existe no INSS a reabilitação , mas no meu caso acredito que não tenho condições de exercer outra atividade , sinto muita falta de ar aos menores esforços e um cansaço absurdo com dores pelo corpo todo. O que poderia ser no meu caso ? Como pedir a minha aposentadoria ?

  • Edson

    Tenho 54 anos de idade e 31 anos de contibuição, gostaria de saber quanto tempo falta para que eu consiga me aposentar ou se ja posso dar entrada e qual seria o percentual que eu receberia.
    Tenho 14 anos de trabalho com insalubridade em uma empresa, gostaria de saber se é considerado este tempo e quanto acrescentaria sobre os 31 anos trabalhados.
    grato pela atenção

  • http://tenho marcelino ramos

    gostaria de saber porque que eu estou a quase seis anos no auxilio doença e o inss ainda ñ me aposentou?tenho ceratocone nos dois olhos,e ñ tenho mais como trabalhar na minha profissâo de segurança,ja passei pela heabilitaçâo o medico me disse que ñ tem como mais trabalhar,o medico do trabalho colocou que eu estou inapito para o trabalho,mais mesmo assim ainda ñ me aposentam,e agora para acabar de complicar eu passei em uma pericia no dia 23/11/09 o medico perito me falou que ia emcaminhar meus documentos para a aposentadoria e mandou eu retornar na agencia no prazo de 20 dias para saber o resultado,quando fui ver ele tinha me dado alta.fiquei muito triste porque tenho familia para sustentar,ñ vou conseguir emprego jamais, nessa profissâo minha que exige cem por cento da visâo,e ser enganado por um perito,isso è uma falta de respeito com um cidadâo brasileiro,que paga tantos impostos,comtribuiu tanto e agora ser tratado assim,gostaria de saber se eu tenho direito a aposentadoria por imvalidez ou ñ,e eo que tenho de fazer, obrigado e desculpe minhas letras pois tenho pouco estudo.

  • marley teixeira

    Eu sofri um acidente em 1992. quando tinha 1 ano de idade.. me aposentei em 1993.. por motivo do acidente..

    hj eu tenho 18 anos..
    e quero trabalhar..
    porem quem recebe o salario mensal..é minha mae..

    Eu queria saber.. se no caso eu começar a trabalhar de carteira assinada..!
    EU perco a aposentadoria..
    ja q eu nunca fiz exame nem nada..pelo o inss!
    fico no aguardo da resposta!

  • João Henrique Ribeiro dos Santos

    Durante 12/13 anos contribui sobre 20 salarios minimos (tinha cargo gerencial em empresas), aos 65(3 anos atras) anos me aposentei por idade recebendo somente 1 salario minimo. Da para fazer alguma coisa, recuperar parte dessa dinheirama da qual fui descontado ou aumentar o valor atual da minha aposentadoria…

  • jose

    minha mulher tem 25 anos de professora rede publica estadual e 48 anos de idade, poderia ela ser proessora da rede privada por um período de 5 meses, e exonerar do estado e pedir a aposentadoria especial pelo IINSS sem idade mínima

  • VERA LUCIA MARTINS

    TENHO UMA PRIMA QUE TEVE UM AVC E NAO TEM MAIS A MESMA CONDIÇOES DE VIDA ANTERIOR E JA ENTRAMOS COM PEDIDO PARA UM BENEFICIO DO INSS E FOI NEGADO PORQUE ? NAO QUEREMOS GUARDAR DINHEIRO NA CUECA E NA MEIA NAO SO QUEREMOS O NOSSO DIREITO COMO CIDADAO BRASILEIRO ACREDITE NAO QUEREMOS GUARDAR DINHEIRO NA CUECA E NEM MANDAR PARA SUIÇA MEU DEUS QUE PAIS E ESSE ????????????????/

  • Jauro Tavares Dias Bello

    Sou aposentado por tempo de contribuição desde 1991. Apos esta data, trabalhei em outras duas empresas onde contribuí o suficiente para tornar minha aposentadoria integral, ou seja por tempo de serviço (35 anos). Gostaria de saber se tenho direito à complementação, e como fazer para solicitá-la. Fico no aguardo de uma resposta, pelo que agradeço.

  • livia da costa

    aposentei em 01 de setembro de 2000, por invalidez. Ganhava o referente a 5 salários mínimos e hoje recebo o equivalente a 2 salarios mínimos.

    Tenha direito à revisão

    Desde já agradeço

  • Conceição Bittencourt

    Bom dia,
    sou autônoma, tenho 58 anos e pago INSS há 17 anos. Gostaria de saber se posso parar de pagar e aguardar completar 60 anos para me aposentar.
    atenciosamente,
    Conceição Bittencourt

  • Mário Augusto

    Minha mãe tem hoje 64 anos e trabalhou numa empresa por 11 anos,depois disso se mudou para o interior do baixo amazonas e nunca mais trabalhou com carteira assinada e hoje ela so recebe a pensão de meu finado pai.eu quero saber se ela tem o direito de se aposentar por idade.

  • JONIL FERREIRA DE GODOI

    Olá, gostaria de saber se eu estiver registrado e pagando INSS sobre 01 piso salarial da categaria, e se eu pagar sobre mais 01 piso através do carne, se quando eu me aposentar eu receberei o valor das 02 contribuições que fiz?

  • http://bol José Moreira

    Minha mãe não contribuiu pelo INSS e tem 60 anos, e ainda recebe pensão referente a seus filhos, ela tem direito aposentadoria?

  • Ronilda

    gotaria de saber qual o valor maximo de porcentagem posso pagar a um advogado que aposentou meu pai por idade,meu pai tem 72 anos e agora que conseguiu se aposentar como lavrador. e obrigatorio que ele dar todo o dinheiro do beneficil que ele recebeu ao advogado?

  • eva

    gostaria de receber meu inss.trabalhei na souza cruz ha anos, estou irregular c/ minha carteira profissional.
    como faco??
    meu nome é eva fagundes jakes tenho 61 anos.
    obrigada

  • eudfran

    minha mae é aposentada como viuva e vai se aposenta por idade ela fica com as 2 aposetadoria?

  • larisse miziara

    minha mae faliseu meu pai tem direito de se aposenta pois tem tres filhos e uma neta que morra com ele tem um menino de 13 anos,um menina de 18 anos,eu com 20 e minha filha com 1 ano e 11 meses ele e autonomo.ele pode se aposenta? me responda por favor

  • larisse miziara

    meu pai tem 46 anos e comtribuio para o inss 19 anos.

  • Cláudia

    Trabalhei 18 anos direto em uma empresa na qual no mês de março,fui demitida. Comapareci a uma agncia da Previdência Social e me informaram que faltam 5 anos para que eu possa me aposentar por tempo de contribuição. Gostaria de saber qual o valor que terei de contribuir para o INSS como autonomo? A última contribuiçao pela Empresa foi de
    R$ 375,81.
    Desde já, agradeço o seu retorno.

  • http://ALCIDESSEABRA@OI.COM.BR ALCIDES SEABRA DE SOUZA NETO

    BOA NOITE,OUVI DIZER QUE;EXP.FALTANDO UNS TRES ANOS PARA SE APOSENTAR SEMPRE TRABALHANDO DE CARTEIRA ASSINADA,E DEIXA TRABALHAR DE CARTEIRA ASSINADA,E PASSA A PAGAR AUTONOMIA PARA SE APOSENTAR COM UNS CINCO SÁLRIOS MINIMOS,ISSO E POSSIVEL,SENDO QUE A CONTRIBUIÇÃO QUE FAZIA QUANDO ERA EMPREGADO,ERA MENOR,DO QUE O PAGAMENTO ATUAL COMO AUTNOMO.

  • jose roberto pesse

    tenho 39 ano de idade contribuo desde 1984, não fiquei nemhu ano sem cotribuir sou eletrecista de veiculos. tenho direito a salubridade? quanto tenpo falta para eu com tribuir.

  • http://APCATANIO@HOTMAIL.COM BENEDITO AUGUSTO DE SOUZA

    APOSENTEI EM 1993 COM 88% E CONTINUEI A T RABALHAR POR MAIS 10 ANOS PAGANDO INSS GOSTARIA DE SABER SE PODER CHEGAR A 100% A MINHA APOSENTADORIA

    • eunice

      eu tambem quero saber pois aposentei em 1995 e trabalho de carteira assinada ate hoje 2010 .ja vai fazer em novembro 16 anos de contribuiçao apos aposentadoria por tempo de serviço.Benedito estou procurando esta informaçao pois acho que posso aposentar de novo pois ja tenho 60 anos e pago a mais de 15 anos o inss

  • Antonio

    Tenho 54 anos de idade,trabalhei Empresa privada 14 de Março de 1974 a 12 de Fevereiro 1985,apartir 12 de Fevereiro de 1985 passei a ser Servidor Publico,continuo na ativa. Tenho duas duvidas:1ª. Posso aposentar neste momento e receber integralmente? 2ª.Não aposentando, posso ser Isento da Contribuição Seguridade social? Conto com ajuda de vocês.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • joao batista

      caro amigo antonio , eu tou com esse mesmo problema , so que minha duvida e diferente , quero saber se posso me aposentar no inss , se tenho que contribuir com mais 2 anos ?,

  • agner

    olá pessoal meu nome é agner ,tenho 22 anos,tenho ceratocone nos dois olhos não enxergo nada com oculos e quase nada com lentes de contato ,esta muito dificil trabalhar ,sou gari da comlurb ,gostaria de saber por favor se tenho como ganhar algum auxilio do estado ou me aposentar,por favor me ajudem, atenciosamente agner.

  • Márcia

    Tenho 17 anos, mas já quero começar a pagar meu INSS, acha que é legal? Posso fazer isso? e como?

  • antonio barbosa

    Boa tarde estou com uma perda auditiva em 25º, leve e um laudo nerologico de Deficit de atencao e concentracao, tenho pericia medica INSS dia 1/6/2010, gostaria de saber se estes dois problemas da direito a alguma aposentadoria? obrigado.

  • Carlos Eduardo Angelo

    Tenho uma amiga que falta um ano para aposentar, mais ela trabalha por comissão e registrado em carteira com valor de R$ 1,200,00, sua aposentadoria vai ser sobre o valor de contribuição correto.Ela gostaria de fazer um complemento para essa aposentadoria será que ela pode, caso positivo com deve proceder essa contribuiçao complementar.

  • EIDER SOUZA

    Alguém pode me ajudar !!!Tenho minha mãe que nunca trabalhou registrada ,está hoje com 57 anos , ele quer se aposentar ,mais não sabe como ,gostaria de saber se existe algum plano do INSS,onde a pessoa contrubui mesmo nunca tendo trabalhado registrado ,para depois se aposentar? Ela quiz se aposentar pelo INCRA,mais como não tem a carência exigida ,ela ficou está com medo de não conseguir, será que alguém pode me esclarecer essas dúvidas?!?!Grato!!!

  • osvaldo

    trabalhei dos doze aos trinta anos como lavrador .apos isso mudei para a cidade e passei a comtribuir com o inss como autonomo .ja contribuo ha vinte e tres anos.hoje estou com cinquenta e tres anos .quanto tempo preciso contribuir ainda para requerer a aposentadoria?

  • http://ig josé carlos

    Tenho uma dúvida, Estarei completando 35 anos de contribuição dentro de poucos anos porem trabalhei como funcionário público por aproximadamente 10 anos ;como proceder.

  • jones de pina ferreira

    Aposentei-me em março/97 proporcional 70% no exame médico demissional foi constatado perda auditiva devido area de trabalho acima de 90dcbz laudo fornecido pela empresa, gostaria de saber se posso fazer a conversão de tempo comum em especial ou vice versa, para aposentadoria integral, uma vez que houve geração de um CAT pela perda auditiva comprovada en perícia pelo INSS, não recebi nada refente a essa perda, como devo proceder?me orientem por favor, se possivel mande resposta pelo meu e-mail por favor. desde já agradeço a atenção.

  • jones de pina ferreira

    Se já mencionei o mesmo assunto até hoje não obtive resposta, por favor me orientem.

  • Antonio Carlos Gripp

    Gostaria de saber:
    Quando me aposentei em outubro de 1998 eu pagava o teto maximo do INSS, o valor do benefício concedido foi de R$ 984,00 (foi concedido aposentadoria especial convertido em comum que somou 34,9 anos de contribuição.
    Já que o desconto em folha era sobre o teto, ou seja, sobre 10 salários mínimos, o valor do inicio do beneficio era equivalente ha 7,5 salários mínimos. Hoje recebo apenas quatro salários mínimos.
    Este valor atual está correto?
    Não deveria ser os mesmos 7,5 salários já que a contribuição sempre foi sobre o teto do INSS?

  • Claudio Almeida Palermo

    Meu nome é Claudio,tenho 59 anos,vou completar 60 anos em 20/09/10-tenho 23 anos alguns meses e dias de contribuição ao INSS com registro em carteira como motorista de diretoria,contribui até o ano de 2000 onde por problemas de pressão alta tive que parar,sempre contribui referente a 6ou7 salários,se a partir de setembro quando completo 60 anos eu continuar a recolher sobre 7 salários até completar 65 anos,com quantos salários eu me aposento? Grato desde já.

  • luiz g Souza

    Ola tenho uma amiga que cuida do pai dela toda a vida, agora ele recebeu a curatela definitiva dele e é casa, porem o marido foi embora, deixanda-a sozinha com o pai. Ela não pode trabalhar pq cuida dele e tambem ja ficou doente, ta até com depressão. Pergunto: é possivel passar essa aposentadoria pra ele?

  • Lívia

    Com esse reajuste dos aposentados que recebem mais de um salário mínino, se eu aposentar nesse mês eu recebo esse aumento real também?

  • MARLI PADILHA

    Vou completar 48 anos no mes de fevereiro de 2011 tenho 31 anos de contribuição ja posso pedir a aposentadoria minha duvida é com todo este tempo de contribuição vai ser a integral ou a proporcional, e os anos de contribuição que passou dos 25 anos estes 6 anos conta para a aposentadoria integral. obrigado

  • Gil

    Minha mãe vai fazer 60 anos e nunca trabalhou, nem pagou INSS. Agora quer pagar para poder receber aposentadoria mensalmente.Onde ela deve ir fazer o cálculo?

  • maria

    Quem trabalha em cartório, manuseia diariamente muitos papeis novos, bem consrvados, antigos e de pessima qualidade de conservação, HAVENDO inalação continuas de poeiras que soltam dos papeveis. Tenho necessidade que me respondam se há algum tipo de insalubridade para quem atua na função, já que verifica-se varios fatores de risco como comprometimento de saúde de toda ordem (visão, inalação de poeiras dos documentos contaminados de bacterias e outros), risco de vida (inconformação do cliente, quando não consegue regularizar), horario igual de 8:00 hs de trabalho ( em qualquer função: escrevente, substituto, digitador, caixa, atendente e etc. ?

  • http://globocom sergio de oliveira

    duvida
    eu me aposentei a um ano e meio , so que continua
    a trabalhar na mesma empresa
    eu posso pedir revisão de aposentadoria

  • marisa

    tenho 45 anos e 10 meses e29 anos e 8 meses de registro sendo que de 1982 á 1994 deveria ter contagem de insalubridade por ruidos e pó antes disso 1 ano e 2 meses de doméstica e 1 ano e 4 meses em calçado depois 1995 á 2005 numa tinturaria mas sem insalubre de 2005 á 2010 em hospital lavanderia e costura . quero saber se tenho direito á aposentadoria pelo menos á proporcional. grata aguardo resposta

  • http://amandinha_gatinha47@hotmail.com dalva

    meu nome e Dalva durate 10 anos contribuir para o nss e agora eu estou doente tenho trabozi diabete e problemas do rim , estou desenpregada faz 8 anos .
    Tenho 4 filhos menores de idade para sustentar tenho direito ao beneficio da aposentadoria.

  • jose martins costa.

    meu nome é josé, trabalho em uma empresa desde 1986,lá trabalho com produtos químicos, altas temperaturas,e muito ruido,eles não pagam imsalubridade,porém vejo muitos,que pasetam com aposentadoria especial,tenho 43 ano de idade,e vou copletar 24 anos de firma,quero saber se tenho direito da aposentadoria especial.

  • Guto Santos

    É melhor se aposentar hoje por idade e receber o mínimo, ou pagar sobre o teto desde 07/1994,data em que parei de pagar, e aplicar o dinheiro?
    Obrigado

  • luiz oliveira

    eu me aposentei por invalidez pois fiz trez pontes de safena estou recebendo certinho mas minha duvida é eu terei que ficar com a carteira profissional em aberto quer diser assinada pela firma em que eu trabalhava por cinco anos e se eles me derem alta em 5 anos mesmo asim nao poderei voltar para a firma pois eu nao posso mais faser esforços gostaria de saber se a firma que eu trabalhava podera me botar na rua pois a firma esta para fechar e os donos ja estao com a idade avançada

  • Genir

    Tenho duvidas dei entrada no meu processo em 2006. em 2006 usando tabela de cáculo fiquei com valor de 1458, se eu levar este calculo para 2010 vou ter valor de 1771 é melhor receber a trazado ou dar nova entrada.Sabe-se que reajuste anual gira em torno de 3%

  • JORGE LUIZ CANDIDO XAVIER

    DEIXER DE CONTRIBUIR QUATRO ANOS 1988,1989,1990 E 1991, QUERIA SABER COMO EU POSSO PAGAR ESTE ANOS PENDENDES E COM FAZER.

    OBRIGADO.

  • Raimundo Nonato dos Santos Bertolesa

    Gostaria de saber se posso pagar contribuições autônomas retroativamente, visando a minha aposentadoria, pois existe uma lacuna sem contribuição (1980-1982). Com este tempo de contribuição consigo me aposentar por tempo pois já completei 53 anos.

  • Ricardo

    Tenho 5 anos de carteira assinada 1972 com um Numero de contribuição,agora eu pago como autônomo desde 1986 com outro nomero o que eu devo fazer para somar os anos de contribuição.

  • antonio de pádua martins

    boa tarde,requerir aposentadoria proporcional com 55 anos,o inss indeferiu alegando falta de tempo de contribuição confirmando um tempo de 29 anos,5meses e 7 dias,entrei em recurso,em seguida diminuiu o tempo não aceitando 4 anos como vereador e deixou o recurso sobrestado uma vez que tenho 14 anos de contribuição no cargo municipal como secretário que por lei e cargo de confiança e não sou efetivo,não sei quando o stf vai julgar uma adin,que deu origem a decisão da oitava junta de recurso para colocar como sobrestado,posso entrar na justiça contra esta decisão ou sou obrigado esperar a boa vontade dos ministros do stf.espero um respostas por favor pelo I-mail abaixo.

  • angela

    boa tarde:pergunta( meu pai faleceu no ano 1997 ele estava morando com minha ex madrasta( tempos mais tarde ele faleceu i minha mae apareceu ela hoje esta querendo recebe a posentadoria do meu pai ela ten direito a esse dinheiro? ela estava casada con ele por civil( mais eles estavao separados a mais de 30anos ñao sei si voce me entendi=? por favor gostaria de saber sua resposta………

  • Gregória

    Tenho 63 anos e 15 anos e 3 meses de contribuição. Nesse período deixei de pagar 7 contribuições, porque estava encostada. Já posso dar entrada na aposentadoria ou terei que pagar mais 4 meses?

  • suid

    É SÉRIO QUE ESSE PESSOAL NOS COMENTÁRIOS ACHA QUE SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS AQUI???? HAHAHAHAHAHAHA

  • VERA LUCIA

    gostaria de saber o que é CP-PARC.DA REV. IRSM

    • Luiz

      Revisão dos benefícios previdenciários concedidos com data de início posterior a fevereiro de 1994 e o pagamento dos valores atrasados nos termos da lei 10.999/2004

  • Daniela Freitas

    Fiz uma pergunta e não obtive resposta e nem o comentário está aqui.

  • valdeci viana de lima

    Gostaria de saber se tenho direito na revisão da minha aposentadoria, aposentei com início de vigência a partir
    de 05/11/1998, renda mensal inicial : ( 1.048,45 x0,700) = 733,91 salário mensal. Aposentadoria propocional por tempo
    de serviço.

    Grato! valdeci viana

  • JOAO STENIO

    Ola, gostaria de saber se vcs fazem calculos de recebimento de BENEFICO, ganhei na JUSTIÇA FEDERAL, para ser implantado meu beneficio, e a justiça madou o INSS PAGA desde 01/2005 valor da epoca ,1.721,00, o INSS implantou meu beneficio em OUTUBRO DE 2009, falta receber os atrasados.

  • http://INSS João M. Ventura

    Eu João Ventura, tive um “AVC” aos 31 anos (14/10/03), paralisando o lado esquerdo e a fala. Hoje tenho 38 anos, aposentadoria (salário + 25%), faça fisioterapia, hidroginástica e fono.
    Mãe era viva mais logo depois ela morreu (03/12/03).
    Meu Pai recebe a pensão de minha Mãe.
    Gostaria de saber em caso de morte da meu Pai se eu recebo a pensão dele e da minha Mãe já falecida ? Mãe e Pai ?

    Obrigado.

  • PATRICIA VIANA

    Olá, gostaria de saber se eu poço me aposentar proporcionalmente, pois ja contribui 33 anos e tenho cinquenta anos de idade.

    Obrigada.

  • Ana Claudia

    ola , gostaria de uma ajuda, meu pai tem 53 anos e o total de 12 anos de contribuicao como empregado sobre um salario,e atualmente ainda contribui sobre 1 salario. hoje ele e motorista autonomo e esta c um bloqueio q vem paralisando seu braco esquerdo e segundo os medicos no futuro sera incapacitante. Qual a melhor forma p ele se aposentar e como fazer p consegui se aposentar c salario mais alto.existe a possibilidade de ele aposentar e receber o teto?
    obrigada.

  • FLORINDA RAMALHO

    Conheço um Senhor que trabalhou em empresa de Economia Mista durante 29 anos em função de risco – recebendo periculosidade. Faltando apnas 6 meses para a aposentadoria especial, houve um problema de desvio de materiais na empresa onde trabalhava, e eleestav entre os três suspeitos do desvio.
    Contudo, na justiça do trabalho, dois foram inocentados e o processo foi arquivado por falta de provas, mas mesmo assim, os outros dois foram reintegrados no emprego porém ele demitido.
    Ocorre porém, que faltavam apenas 6 (seis) meses para completar o tempo integral para a aposentadoria especial.

    Já há uns 5 aos que ele encontra-se muito doente – com depressão, não anda, não come com as próprias mãos, e a esposa dele só conseguiu aposentá-lo pelo LOAS.

    Pergunta:

    Ele poderá pagar as seis parcelas para fazer jus à aposentadoria especial por tempo de contribuição?

    Obrigada

  • Altair José Penteado

    Boa noíte, eu gostaria de saber se já posso me aposentar na integral, estou com 46 anos de idade e fechei 35 anos de contribição, vou ter alguma perda?

  • MAGNER CLARK MENEZES ANDRADE

    EM 1980, COM 15 ANOS DE IDADE COMECEI A CONTRIBUIR COM O INSS, HOJE TENHO 46 ANOS DE IDADE E 31 DE CONTRIBUIÇÃO. QUNDO PODEREI REQUERER A MINHA APOSENTADORIA? VOU TER QUE TRABALHAR ATÉ QUANDO? POIS QUANDO HOUVE A EMENDA CONSTITUCIONAL N.º 20/98, EU JA ERA CONTRIBUINTE DO INSS. POÇO SER PENALIZADO COM UMA LEI ATUAL.
    OBRIGADO!!!!

  • joao batista

    oi , contribui com inss de 1972 a 1985 como faço pra receber uma certidao financeira dessas contribuições de ja agradeço

  • João M. Ventura

    Eu João Ventura, tive um “AVC” aos 31 anos (14/10/03), paralisando o lado esquerdo e a fala. Hoje tenho 39 anos, aposentadoria (salário + 25%), faça fisioterapia, hidroginástica e fono.
    Mãe era viva mais logo depois ela morreu (03/12/03).
    Meu Pai recebe a pensão de minha Mãe.
    Gostaria de saber em caso de morte da meu Pai se eu recebo a pensão dele e da minha Mãe já falecida ? Mãe e Pai ?

    Obrigado.

  • Fernando Caram

    Eu gostaria de saber se existe alguma lei que protege o contribuinte que já tem 33 anos e 3 meses de contribuição e que esta agora desempregado, faltando 21 meses para completar o limite minímo exigido pelo INSS de 35 anos.

  • http://queroficarrico.com/blog/2008/12/04/duvidas-sobre-aposentadoria-pelo-inss-parte-1/ Marlene

    queria saber a duvida e as respostas sobre a aposentadoria

  • mariza

    oi,estou me aposentando.ganhei o processo na justiça depois de 10 anos, só que tenho uma dívida ativa com esecuçao fiscal da receita federal (pessoa juridica) tambem estou cadastrado no SPC, SERASA, gostaria de saber se posso abrir conta em banco p/receber a aposentadoria e se a receita pode bloquear a conta

  • http://julio_k57@hotmail.com tatiane neves da silva

    minha sobrinha foi cometida de um cancer
    ele tem direito á aposentadoria mesmo sem ter recolhido para o inss.por favor me esclareça. obrigado

  • Bruno

    Olá boa noite, tenho 25 anos e a 2 anos contribuo ao INSS, sou portador de Ambliopia CID 10 ( H53) estou com laudo medico em maos e gostaria de saber se tenho direito de pedir auxilio doença ou outra forma de ajuda? E como devo fazer?
    obrigado

  • http://nãotenho anderson

    meu pai tem 47 anos tem 8 de carteira assinada 20 autonomo ele tem diabetes e é renel cronico mais ñ contribui com o inss como ele se aposenta

  • joao

    tenho uma empresa e gostaria de saber se eu registrar uma pessoa, consigo me aposentar? pois ate agora eu sempre trabalhei com a carteira assinada. mas nao na minha empresa

  • michell teodósio

    Minha mãe é funcionária pública municipal efetiva como auxiliar de serviço gerais e sempre veio descontado em seu contra-cheque INSS e IPM. Ao se aposentar recebeu e recebe apenas o salário mínimo. Isso está certo?

  • DEYSE

    Minha mãe tem 62 anos, contribuiu por 15 anos no INSS, e recebe uma pensão judicial militar no qual o valor também é divido entre eu e minha irmã.
    Gostaria de saber se ela tem direito a se aposentar pelo inss?
    Aguardo ansiosa a resposta.

  • Ana

    Eu gostaria de saber para o caso de um professor que lecionou como ACT no Estado de São Paulo durante mais ou menos 16 anos, deixou o Estado e ficou afastado durante 7 anos, e que agora voltou na rede particular com carteira assinada. Como fica a questão da aposentadoria? O fato dele não recolher esses 7 anos invalida os 16 anos de contribuição?

  • mario luiz fidelis

    tenho 54 anos sou aposentado da marinha desde 2005, e continuo trabalhando como motorista de coletivo, contribuo desde 2006,para me aposentar pelo inss o que devo fazer, tanto tempo mais tenho de contribuir. por favor me oriente.

  • maria

    boa noite
    gostaria de uma informação, minha avo, faleceu a poucos dias.tem dois anos que ela estava debilitada. eu que levava no medico.cuidava dela o tempo todo.era ela e eu so
    ela que sustentava a casa.gostaria de saber se tenho direito a pensao alimenticia dela.pois nao tenho como me sustentar.porque ate a faculdade ela que pagava .meu pai nao vejo e minha mae tambem sumiu.
    obrigada

  • fatima

    boa tarde
    tenho 57 anos e contribui de dezembro de 1979 a janeiro de 1996 e ja foi feito o qnis com 15 anos e 11 meses de contribuicao e esperar 3 anos para me aposentar.
    como a lei mudou varias vezes e o minimo que recolhi eram de 3 salarios e o maximo 6 salarios. nao souberam me dizer com quantos salarios irei me aposentar, só quando completar 60 anos eles farão o calculo.
    mas voltei em outro posto do inss e fizeram o calculo em cima de 4 salarios para eu pagar os atrasados.
    como ja tenho 15 anos e 11 meses, gostaria de saber quantos anos de atrasados poderei pagar sobre o teto maximo, ou seja, posso pagar 2 anos sobre o teto maximo(96 a 98) ?
    aguardo retorno,
    att
    fatima

  • SOLANGE

    MINHA IRMA TEM 55 ANOS E HA MAIS DE 10 ANOS NAO CONTRIBUI COM O INSS SENDO QUE JA TEM 16 ANOS DE CONTRIBUIÇAO PAGAS.. GOSTARIA DE SABER SE ELA PRECISA VOLTAR A PAGAR O INSS PRA TER O DIREITO A SE APOSENTAR POR IDADE DAQUI A 5 ANOS.
    OBRIGADA

  • http://12021992 Sandra Maria Bittencurt

    Olá Gostaria de uma resposta de vocês, minha irmã está Passando por um Problema muito grave e gostaria de uma orientação, ela está de benefício há 6 anos e 2 meses por auxilio doença, trabalhava em uma creche e teve uma séria crise de estress, pois era monitora às vezes de 3 turmas e isso acarretou esse quadro, seu psiquiátra já diagnasticou-a assim que ela começou a ter sintomas diferentes de estress, ele já pediu sua Aposentadoria por invalidez, pois seu quadro só vem piorando, ela tem Trantorno Obsessivo Compulsivo, Bipolaridade, Transtorno Afetivo, Depressão Crônica, Crises de Pânico e Fobias, já não sai de casa, só quando tem que ir ao Médico ou fazer Perícia, e agora está com um neurologista e uma Psicólga, ao qual tem vezes que não vai por medo de sair de Casa, Está Muito Agressiva a qualquer Situação, ela já há algum Tempo já não Cuida Mais da sua Higiene, pois passa mau em Baixo do Chuveiro, com Muita Falta de Ar e Pânico, toma vários Remédios Pela Manhã e a Noite e já não Consegue levantar da Cama Por ter Várias Manias (TOC ) que só Vem Piorando, pela Ansiedade que foi Diagnosticada Também, Como Falei seu Psiquiátra, Seu Neurologista e Sua Psicóloga me Mandaram Procurar o Tribunal do Trabalho e Entrar com Um Pedido de Apsentadoria Por Invalidez, já que ela não tem a Mínima Condição de Voltar ao Trabalho, ao Qual ela Já Tentou mais não Conseguiu, pois os Medicamentos são Fortes Demais, e ela está com os Atestados e as Declarações dos Médicos, Já Que Não Tem Condições De Voltar Ao Mercado De Trabalho, ela já Agora só Sai de Casa Acompanhada pois tem Fobias de Pessoas e só Melhora um Pouco Quando Está em Casa, e Antes de Sair ela tem que Fazer Muitas Manias que o TOC a Leva a Fazer, e Por Mais que Tente Parar ela já não Consegue, pois acha que se não fizer algo de Ruim vai Acontecer, está uma Situação Dificil pra mim que Fico com Ela na parte da Tarde, pois quem Fica com Ela de Manhã é Meu irmão que Trabalha a Tarde e Até o Almoço Ele quem Faz, pois ela Lava As Coisas Inúmeras Vezes e quando Chega a Noite ela Está Exausta e Pra Tomar Banho que ela Toma uma Vez Por Semana, Tem que Ficar Alguém Na Porta do Banheiro e Desligar o Chuveiro a Força, pois ela Liga e Desliga Inúmeras Vezes, Agora ela está Usando Também o Rivotril SubLingual na Rua Pra Conseguir Ficar Melhor um Pouco, Pois ele é um S.O.S Seu Efeito Passa Rápido, Pois só é mesmo um Paleativo! Seus Médicos Me Mandaram Procurar a Justiça do Trabalho Por Isso, pois Há 6 anos e Pouco o INSS só vem Dando 3 as Vezes 4 meses a Ela, e é um Sacrificio pra nós! Estou Muito Preocupada e Gostaria que ela Ficasse Boa, Mais Conversando com seu Psiquiátra e Psicóloga eles Me Desanimaram, Pois o TOC não tem Cura, Por Favor Me Ajude e Me de uma Sugestão, e se esse Processo Demora Muito, ela tem Pericia agora dia 04 de Outubro, pois não fez a outra por Problemas! Desde Já Te Agradeço Demais e Que Deus O Abençõe Muito por Ajudar Muitas Pessoas Tirando Suas Dúvidas e Dando a Elas As Respostas que a Afligem! Deus O Abençõe Grandemente! Aguardo Com Ansiedade pois já daei Entrada Nesse Pedido, mais Gstaria de Uma Sugestão Sua! Obrigada Desde Já! Abraços.

    • Sandra Maria Bittencurt

      Eu Escrevi para vcs com a intenção de conseguir um apóio mais como li em um comentário nessa pág. de alguém falando que se n´s achamos que vamos ser respondidos aqui, acho que ele está CERTO! Eu só Pedi um Conselho e vi que tem tantas pessoas que procuram vcs e não são respondidas, e nem sequer por um simples email, é triste colocarem um site ao qual a gente PENSA que VAMOS conseguir tirar nossas DÚVIDAS e nem sequer acho que vcs nem vêem nossos Pedidos de Ajuda e Também acho que se for pra fazer um site como os outros por favor não brinquem com as PESSOAS! Pis é triste a gente pensar que vão nos ajudar e vamos ao site e vemos que nenhuma Pergunta fi respondida, e nem as mais antigas, eu mandei tem 2 dias, mais e os utros? Esperamos emails que não chegam e ficamos Ansioss, achando que o SITE pode ser SÉRIO! Só Lamento por tantas Pessoas ficarem sem RESPOSTAS, não sei se é só no meu Caso, mais se Vcs respndem por email, me desculpem, mais pelo que vej acho que não! Mais Ainda Espero, quem sabe um dia VCS resolvão responder a NÓS!

      Abraços,,,,,!

  • daniele ireno

    minha filha tem 2 anos e tem hemi hipertrofia na perna direita ela pode se aposentar pelo inss?

  • Pingback: See you

  • Pingback: lick here