COMMODITIES: SAIBA O QUE SÃO E COMO INVESTIR NELAS

COMMODITIES: SAIBA O QUE SÃO E COMO INVESTIR NELASCommodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.

Usada como referência aos produtos de base em estado bruto (matérias-primas) ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores. Estes produtos “in natura”, cultivados ou de extração mineral, podem ser estocados por determinado período sem perda significativa de qualidade.

O que torna os produtos de base muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e “negociabilidade” globais; portanto, as oscilações nas cotações destes produtos de base têm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econômicos e até mesmo a países. O mercado de derivativos surgiu como uma proteção aos agentes econômicos contra perdas provocadas pela volatilidade nas cotações dos produtos de base.

Entendida a definição de commodities, vamos conhecer alguns tipos:

  • Agrícola. Ex. café, trigo, soja;
  • Mineral. Ex. ouro, petróleo;
  • Financeira. Ex. dólar, euro, real;
  • Ambiental. Ex. água;

Como investir em commodities

Aqui no Brasil, a essa bolsa de mercadorias é a BM&F, Bolsa de Mercadorias e Futuro, que recentemente fundiu-se com a Bovespa, criando a terceira maior bolsa do mundo. A BM&F tem como objetivo o desenvolvimento e a administração de sistemas destinados à negociação e à liquidação de operações com títulos e derivativos que tenham como objeto ou possuam como referência ativos financeiros, índices, indicadores, taxas, mercadorias, moedas, preços de energia, transportes, commodities ambientais e climáticas, nas modalidades à vista e de liquidação futura.

Os produtos da Companhia possibilitam aos seus clientes a realização de operações destinadas (i) à transferência de riscos de mercado (hedge); (ii) à arbitragem de preços entre mercados e/ou ativos; (iii) à diversificação e alocação de investimentos; e (iv) à alavancagem de posições. Se quiser saber como investir na BM&F, clique AQUI.

Existem também fundos multimercados, operando nos mercados futuros de índices de ações, moedas, juros e commodities agrícolas e energéticas. Um dos maiores destaques nesse segmento é a Sparta Asset Management. Falamos detalhadamente sobre a administradora de recursos no artigo sobre “Fundos Multimercados com Excelente Desempenho“. Vale a pena conferir.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!