FUNDOS MULTIMERCADOS COM EXCELENTE DESEMPENHO

Através de um grande amigo, Alexandre Macedo, tomamos conhecimento de dois fundos de investimento (bem agressivos) geridos pela Sparta Asset Management: o Sparta Anti-Cíclico FIM e o Sparta Cíclico FIM. De cara, duas diferenças em relação aos principais fundos de investimento em ações de corretoras: a Sparta não é uma corretora, mas uma administradora de recursos, e os fundos são multimercados, operando nos mercados futuros de índices de ações, moedas, juros e commodities agrícolas e energéticas.

A principal diferença entre os fundos é que o cíclico opera focando as tendências do mercado, enquanto o anti-cíclico busca (além das tendências) a volatilidade do mercado. Ambos baseiam-se em análises fundamentalistas.

Na minha opinião, o grande diferencial desses fundos são as operações com commodities. O texto no site da Sparta diz que “esta postura possibilita uma grande diversificação”. Muito mais que apenas diversificar, acredito que esta postura possibilita várias alternativas de investimento, principalmente quando um mercado específico não vai bem, como é o caso do mercado de ações neste ano. A diferença entre isso e diversificar é que eles não precisam investir em todos os mercados ao mesmo tempo, para proteger o capital, mas optam pelo(s) melhor(es) mercado(s) de acordo com as oportunidades.

Deixando o blablablá de lado, vou mostrar alguns números e depois algumas sugestões de onde encontrar todas as informações sobre os fundos e a Sparta. Os fundos foram criados em outubro de 2005 e, em menos de 3 anos, o Anti-cíclico e o Cíclico acumularam 640% e 1.408%, respectivamente. Se o desempenho histórico já é impressionante, o que mais me chamou a atenção foi o desempenho deles nesse ano, onde a bolsa acumula uma queda de 6,10% (em 18 de julho). Só em 2008, os fundos cresceram 76,69% e (impressionantes) 150,59%! E a melhor parte é que nesses números já estão descontadas as taxas de administração (4% sobre o rendimento) e performance (20% sobre o que ultrapassar o CDI).

Um ponto que pode ser impeditivo para muitas pessoas é a aplicação inicial mínima: R$ 10.000,00. Além disso, as demais aplicações devem ser de, no mínimo, R$ 5.000,00. Outras dúvidas podem ser tiradas através da seção de dúvidas do site, clicando AQUI. Confiram também o vídeo abaixo, apresentado pelo gestor dos fundos da Sparta, explicando vários pontos sobre os fundos. Ressalto, porém, que o QueroFicarRico não tem a intenção de recomendar nenhum produto. Queremos apenas apresentar mais uma das várias opções de investimento existentes. E lembrem que toda essa rentabilidade passada não é, em absoluto, garantia futura de rendimento.

Se vocês tiverem outras sugestões de investimento que ainda não comentamos por aqui, mandem para o nosso e-mail (blog.queroficarrico@gmail.com) que analisaremos e postaremos para todos.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!