Onde investir em 2013

238 Flares Facebook 146 Twitter 60 Google+ 20 238 Flares ×

Onde investir em 2013Diante do cenário econômico atual, com a baixa da taxa SELIC, muita gente tem perguntado onde investir em 2013.

Não costumo sugerir carteiras de investimento por dois motivos: (1) não gosto de recomendar produtos de instituições financeiras específicas, pois prefiro manter essa imparcialidade e (2) não gosto de ser cobrado por qualquer resultado indesejado.

Entretanto existem produtos totalmente independentes (títulos públicos e fundos de índice, por exemplo) e toda e qualquer decisão tomada após a leitura deste blog é de única e exclusiva responsabilidade do leitor.

Por essas razões, vou recomendar alguns ativos que, na minha opinião, são imprescindíveis em qualquer carteira de investimento.

Onde investir em 2013

Como eu já havia comentado no artigo “No cenário atual, saiba onde investir seu dinheiro“, a rentabilidade da Renda Fixa está tão baixa que, mesmo para um investidor mais conservador, é praticamente obrigatório investir em Renda Variável.

Aliado a isso, existem estratégias e tipos de investimento que permitem diversificar sua carteira e manter o risco sob controle, mesmo sem muito conhecimento na área.

Nunca escondi que minha estratégia preferida é a alocação de ativos. Também já deixei claro que prefiro o investimento passivo (para redução de custos, estresse e tempo de análise dos ativos).

Isso não significa que é a melhor opção ou que não existem outras alternativas. Trata-se apenas da minha preferência e das opções que adoto.

Carteira ideal para 2013

Na minha opinião, a carteira ideal para 2013 tem que ser composta por títulos públicos e fundos de índice. Não quer dizer que você não pode ter outros ativos, como ações ou fundos imobiliários ou mesmo fundos de investimento em ações.

O grande problema de investir em múltiplos ativos de renda variável é a necessidade de comprar vários para diversificação, o que eleva bastante os custos com as taxas de corretagem.

Para mais detalhes, recomendo a leitura do artigo “Cuidado com as taxas cobradas na hora de investir“.

Ativos de Renda Fixa

Para investimento em renda fixa, minha proporção preferida é a seguinte:

  • 50% em ativos indexados à taxa SELIC (ou CDI);
  • 25% em ativos indexados ao IPCA (índice de inflação);
  • 25% em ativos prefixados.

Traduzindo isso para títulos públicos, a carteira ficaria assim:

  • 50% em LFT;
  • 25% em NTN-B Principal;
  • 25% em LTN.

A opção por títulos públicos é por conta da ótima rentabilidade com baixo risco. Mas esses ativos podem ser substituídos por CDB (com rentabilidade acima de 98% do CDI), LCI ou debêntures, contanto que a relação risco e retorno seja atrativa.

A maior parte deve ser alocada em LFT (ou outro ativo indexado à taxa SELIC) porque é o único título que não apresenta rentabilidade negativa. Mesmo não tendo o melhor desempenho, isso pode ser importante caso seja necessário fazer um resgate antes do vencimento do título.

Ativos de Renda Variável

Para investimento em renda variável, minha proporção preferida é a seguinte:

  • 50% em ativos mais conservadores;
  • 50% em ativos mais agressivos.

Fazendo a “tradução” para fundos de índice, a carteira ficaria assim:

É possível dividir essa proporção entre ações de grandes empresas e de empresas menores, mas existe o problema dos custos, que relatei anteriormente.

Também é possível investir através de fundos de investimento em ações, mas a taxa de administração é muito maior que a taxa dos ETFs (fundos de índice), além de ter uma gestão ativa (que busca superar o Ibovespa).

A questão é que 66% dos fundos ativos no Brasil não conseguem superar o Ibovespa. E o BOVA11 cumpre esse papel, ao acompanhar o Ibovespa. Com os menores custos.

Proporção entre Renda Fixa e Variável

Após sugerir minha alocação para categoria (fixa e variável), é importante também definir a proporção que será alocada em cada um deles.

Investidores conservadores tendem a alocar a maior parte dos seus ativos em renda fixa. Já investidores agressivos se aventuram mais na renda variável.

Na minha opinião, distribuição para cada perfil do investidor deve ser assim:

  • Conservador: 80% em Renda Fixa e 20% em Renda Variável;
  • Moderado: 60% em Renda Fixa e 40% em Renda Variável;
  • Agressivo: 40% em Renda Fixa e 60% em Renda Variável.

Essas proporções são apenas sugestões. Até porque existem investidores extremamente conservadores que investem 100% em renda fixa. Há também investidores muito agressivos que investem exclusivamente em renda variável.

Como fica cada carteira?

Para saber como fica cada carteira, é necessário multiplicar a proporção de cada perfil do investidor pela distribuição que eu sugeri para os ativos de renda fixa e de renda variável.

O que isso significa?

Vamos fazer as contas, utilizando o perfil conservador como exemplo, que tem 80% em Renda Fixa e 20% em Renda Variável.

A carteira ficaria assim:

  • LFT: 50% * 80% = 40%;
  • NTN-B Principal: 25% * 80% = 20%;
  • LTN: 25% * 80% = 20%;
  • BOVA11: 50% * 20% = 10%;
  • SMAL11: 50% * 20% = 10%.

Agora que você entendeu o cálculo, vamos ver como fica cada carteira.

Carteira conservadora

  • 40% em LFT;
  • 20% em NTN-B Principal;
  • 20% em LTN;
  • 10% em BOVA11;
  • 10% em SMAL11.

Carteira moderada

  • 30% em LFT;
  • 15% em NTN-B Principal;
  • 15% em LTN;
  • 20% em BOVA11;
  • 20% em SMAL11.

Carteira agressiva

  • 20% em LFT;
  • 10% em NTN-B Principal;
  • 10% em LTN;
  • 30% em BOVA11;
  • 30% em SMAL11.

Considerações finais

Montar uma carteira de investimento não é um bicho-de-7-cabeças nem deve ser tratado como tal.

Para a maioria dos investidores, não acho que valha a pena investir tanto tempo para aprender a analisar ativos. Além de ser uma tarefa complexa, exige bastante conhecimento e dedicação para obter resultados acima da média.

A adoção da estratégia de alocação de ativos com investimento passivo é ideal para quem não quer perder (ou investir, dependendo do ponto de vista) tempo analisando ativos, não quer se estressar com o mercado e não quer gastar muito com taxas de corretagem e administração.

Ótimos investimentos em 2013! :)

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Arthur Campos

    Rafael, ainda compensa manter meu fundo de emergência na poupança, mesmo ela tendo rentabilidade real negativa, devido à beixa SELIC?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Arthur,

      Como um fundo de emergência, sim. Como investimento a longo prazo, não.

      Claro que se você tiver acesso a um investimento de renda fixa com liquidez diária e rentabilidade maior que a poupança (CDB que rende 95% do CDI, por exemplo), também valeria a pena.

      Abraço!

      • Charles Ferreira

        Rafael,

        o CDB com liquidez diária do Sofisa Direto oferece 100% do CDI. Meu investimento em renda fixa é todo lá, pois possuo menos que o limite do FGC.

        Será que vale a pena transferir minha reserva de emergência, atualmente na Caderneta de Poupança, para lá também? Algo me diz que sim, mas também tem aquele “medinho”, sacomé, né…

        • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

          Charles,

          Por mais que haja essa garantia, se acontecer qualquer problema com o Sofisa, você só receberá esse dinheiro, no mínimo, 120 dias depois.

          Recomendo manter a reserva para emergência na poupança mesmo.

          Abraço!

  • http://twitter.com/InvestindonaBol Investindo na Bolsa

    Legal o seu ponto de vista. Também acho muito interessante a estratégia da alocação de ativos, principalmente pra quem não possui tempo (ou não gosta) de acompanhar o mercado de perto.
    Porém eu particularmente gosto da renda variável (ações) e aloco 100% nela. Mantendo um bom manejo de risco, não vejo problemas na estratégia.

    Abraços,
    Vinícius Oliveira

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Vinícius,

      Como disse no artigo, essa estratégia não é necessariamente a melhor. É a que escolhi baseada nas vantagens que eu citei.

      No entanto, é possível obter rentabilidade superior da forma que você citei, mas exige bastante estudo, dedicação e – muitas vezes – tempo para acompanhar de perto o mercado.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Edu

    Rafael, é sempre interessante termos uma outra visão sobre este tema, mas tenho algumas questões : 1) LFT pode não perder, como vc diz no texto, mas certamente não vai ajudar a “ganhar”, certo? Sendo assim, não seria melhor alocar em NTN-B de prazos curtos (se for precisar do dinheiro logo nos proximos anos) ou de prazos longos (se não for precisar agora)? Ouro não acaba sendo melhor para este fim que LFT?; 2) Com a tx de juros em 7,25% qual seria a taxa mínima que uma LCI deveria pagar para “bater” uma inflação anual hipotética de 6,8% (meu chute para 2013)? Pergunto pois já não acho este investimento tão atrativo como achava a 1 ano atrás… Parabens pelo belíssimo blog! Sempre acompanho! Edu

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      1) O problema da NTN-B Principal de curto prazo é que se a taxa SELIC subir, o preço dela cai. E pode ser justamente quando você precisaria realizar um resgate, por qualquer motivo.
      Em termos de rentabilidade, você estaria certo: é muito provável que a NTN-B Principal renda mais que a LFT.

      2) Se você realmente acredita numa inflação nesse patamar, nem compensaria investir em LCI. Seria melhor em títulos indexados ao IPCA. Mas respondendo a sua pergunta, a LCI precisaria render, no mínimo, 95% do CDI.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Danilo

    Prezado Rafael, fico muito feliz quando recebo suas mensagens, pois ajuda a aumentar minha ainda pequena inteligência financeira.
    Pensando nisto, questiono-lhe a consideração por tipos de Títulos Públicos, entre eles o LFT, baseado na SELIC que a princípio segue em baixa e o “esquecimento” do NTN-F que é pré-fixado.
    A dúvida advém do conceito de uso de investimentos pré-fixados quando tendência de juros em baixa, fato que vivemos por longo período e podemos ainda seguir vivendo no Brasil, já que o mercado (economistas de grandes instituições) já sugerem um cenário com SELIC chegando até a 6,25%.
    Grande abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Danilo,

      O “esquecimento” da NTN-F se dá pelo mesmo motivo do “esquecimento” da NTN-B: ambos pagam cupons semestrais, que se não forem reinvestidos, os juros compostos serão comprometidos. No caso dos demais títulos, o reinvestimento é automático.

      Em relação à sua dúvida, tudo depende de previsões (acreditar que a taxa SELIC vai subir ou descer). E a alocação de ativos existe para que você não precise fazer previsões. Até porque se você errar, a perda pode ser relevante.

      No entanto, caso você esteja com razão, se a taxa SELIC continuar caindo, é melhor investir em LTN, por ser prefixado.

      Abraço!

  • Fernando Fagundes

    Gostei da matéria. Esse ano começo a fazer meus investimentos.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Fernando.

      Abraço!

  • Marco

    Rafael, leio seu blog e tento aprender algumas coisas do mercado financeiro. Pergunta de inciante, qual o valor mínimo que pode ser investido, por exemplo na sugestão Conservadora, para se ter uma boa rentabilidade? Outra coisa, sou correntista do BB, vale a pena fazer os investimentos pela corretora do mesmo?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valor mínimo: depende de cada ativo. Para títulos públicos, pode ser a partir de R$ 30,00. Para fundos de índice, não recomendo investir menos de R$ 1.000, por conta da taxa de corretagem.

      Corretora: não recomendo – de forma alguma – a corretora do BB. As taxas são altíssimas.

      Abraço!

      • Lucianopcosta

        Olá, RAfael

        Tenho aprendido aos poucos com o seu blog. Dia-a-dia um conceito novo. Gostaria de saber o mesmo sobre a Caixa Econômica, tenho 60.000,00 em renda fixa (Caixa FIC Executivo RF) e definitivamente não está valendo a pena. Você conhece as taxas da CEF? Vale a pena continuar investindo com eles? Vou citar um nome aqui de Recife, não sei se você pode falar algo, mas lá vai, FINACAP. Estou com vontade de começar a investir com esse pessoal, caso as taxas da CEF sejam superiores.
        Abraço,
        Luciano

        • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

          Não recomendo nenhum fundo de renda fixa de banco, pois é possível montar a mesma carteira com títulos públicos sem a necessidade de pagar taxas de administração.

          Em relação ao pessoal da FINACAP, não conheço pessoalmente mas já ouvi falar bem. Entretanto não posso recomendá-los por nunca ter operado através deles.

          Abraço!

        • eduardo

          Luciano, já pesquisei a Finacap e acho que não vale a pena. Eles operam títulos públicos através de outra empresa e com taxas de quase 1/3 acima.

          Recomendo a SOCOPA ou a SPINELLI CORRETORA. Faça tudo via home broker e telefone.

  • Alvaro Neto

    Rafael

    Parabens pelo blog tenho acompanhado com frequencia.
    Tenho aplicação em meu Banco em LCI com valores sempre maiores que 100 mil porem a melhor taxa que consegui foi de 89 do CDI. Vi em seus comentarios 95% (?)

    Alvaro Neto

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Álvaro,

      Trata-se de um boa taxa, até porque é bem melhor que um CDB que rende 100% do CDI, por exemplo.

      Meu comentário foi uma resposta ao leitor que sugeriu uma inflação muito alta (6,8% a.a.). Daí para uma LCI superar esse valor, teria que render 95% do CDI. Foram apenas hipóteses.

      Ainda em relação à LCI, recomendo que tente negociar com seu banco uma taxa melhor, baseada no seguinte argumento: o custo para o banco oferecer um CDB de 100% do CDI ou uma LCI de 100% do CDI é exatamente o mesmo. A diferença é para o cliente, que ganha mais por conta da isenção do IR.

      Por isso os bancos oferecem LCI apenas um pouco melhor que o CDB, quando deveria ser bem melhor (aproxidamente 93% do CDI). Assim ambos ganhariam.

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Álvaro,

      Trata-se de um boa taxa, até porque é bem melhor que um CDB que rende 100% do CDI, por exemplo.

      Meu comentário foi uma resposta ao leitor que sugeriu uma inflação muito alta (6,8% a.a.). Daí para uma LCI superar esse valor, teria que render 95% do CDI. Foram apenas hipóteses.

      Ainda em relação à LCI, recomendo que tente negociar com seu banco uma taxa melhor, baseada no seguinte argumento: o custo para o banco oferecer um CDB de 100% do CDI ou uma LCI de 100% do CDI é exatamente o mesmo. A diferença é para o cliente, que ganha mais por conta da isenção do IR.

      Por isso os bancos oferecem LCI apenas um pouco melhor que o CDB, quando deveria ser bem melhor (aproxidamente 93% do CDI). Assim ambos ganhariam.

      Abraço!

  • Iberlon

    Boa Noite Sr. Rafael Seabra. Tenho uma poupança no valor de R$ 32 mil. Estou achando que poderia fazer uma melhor aplicação desse valor. Esse valor esta na poupança antes da mudança do governo. Ai pergunto ao senhor qual seria a melhor opção para melhorar em relação a poupança, visto que, não sou um profundo conhecedor de investimentos, mais estou me interessando mais pelo assunto. Parte desse valor serve para alguma emergência.
    Obg.

    Iberlon Silva

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Iberlon, eu não recomendo mexer num dinheiro aplicado nas regras antigas da poupança. A rentabilidade é muito boa, sobretudo num cenário de queda de juros.

      Mas não recomendo que você aplique na nova poupança. Para os novos aportes, opte por títulos públicos.

      Abraço!

  • Ghuerren

    Não acho conveniente deixar uma classe inteira de investimentos (FII) fora de qualquer carteira. Quanto mais agora que os FII estão entrando nas carteiras dos investidores qualificados…

  • Pamorimm

    Rafael , muito bom seu artigo como sempre.Pergunto:investir em empresa de marketing multinivel é um bom ativo ou seja é um bom negócio. Parabéns e obrigado. Paulo.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Bons negócios de MMN são exceções. É preciso pesquisar bastante antes de optar por algum deles. Eu não teria nenhum para te recomendar.

      Abraço!

  • Paulo_ubl

    quanto vai me render por mes se eu investir 100mil na poupança da caixa.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Atualmente a rentabilidade é indexada à taxa SELIC, de modo que não é possível dizer exatamente quanto seria. Mas deve ser algo na faixa de R$ 400.

      Abraço!

  • Pamorimm

    Rafael parabéns pelo artigo. Pergunto: investir empresa de maketing multinivel é um bom ativo, ou seja ,e um bom negocio.Paulo.Obrigado.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Bons negócios de MMN são exceções. É preciso pesquisar bastante antes de optar por algum deles. Eu não teria nenhum para te recomendar.

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Bons negócios de MMN são exceções. É preciso pesquisar bastante antes de optar por algum deles. Eu não teria nenhum para te recomendar.

      Abraço!

  • Adauto

    A minha dica é o fundo CAIXA FIC Capital Índice de Preços RF Longo Prazo. O rendimento tem sido muito atraente e investimento inicial baixo.

    Algumas rentabilidades de 2012, já descontando a taxa de administração de 2%:

    JANEIRO 1,446 %
    FEVEREIRO 1,202 %
    MARÇO 0,930 %
    ABRIL 1,397 %
    MAIO 0,698 %
    JUNHO 0,465 %
    JULHO 1,545 %
    AGOSTO 1,028 %
    SETEMBRO 1,228 %
    OUTUBRO 1,960 %
    NOVEMBRO 0,504 %

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Esse fundo simplesmente investe em títulos públicos indexados ao IPCA (NTN-B e NTN-B Principal).

      Qualquer investidor pode fazer isso diretamente, sem precisar pagar 2% de taxa de administração, o que é um absurdo em se tratando de fundo com ativos de renda fixa.

      Abraço!

  • Paulo_ubl

    onde investir com pouco dinheiro,como começar

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Primeiro em conhecimento, depois comece a investir de fato. É possível começar com pouco dinheiro a investir em títulos públicos, por exemplo.

      Abraço!

  • Ruiglan

    Boa noite Rafael.
    Gostaria de tirar uma duvida. Para os cupons pagos semestramelnte pelos titulos há uma data exata para este pagamento ou é contado seis meses a partir da data da compra de cada percntual de um titulo? Ou seja se eu comprar titulos publicos que p
    aguem cupons semestrais hoje, daqui a seis meses terei um cupom, e seu no mês seguinte eu comprasse mais titulos com a mesma caracteristica, no mês seguinte ao recebimenti do primeiro cupom eu recebiria outro.
    Seria possivel montar este esquema de compras para que daqui a um determinado tempo eu receba ao menos um cupom por mês?

    Antonio Ruiglan.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Há sempre uma data exata.Se você comprar a NTNB 150820 ou NTNB 150850, o pagamento dos cupons será em 15/02 e 15/08. No caso da NTNB 150535, o pagamento será em 15/05 e 15/11.

      Portanto é possível receber cupons trimestralmente.

      Abraço!

  • Rafaelbalbineto

    A corretora que utilizo atualmente para comprar tesouro direto não me dá a opção de investir nos índices supracitados(bova11 e smal11). Gostaria de saber quais são as corretoras em que posso investir nesses índices. Como posso saber as taxas de corretagem cobradas por elas?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Acho difícil, Rafael. A maioria das corretoras oferece a opção de investir em ações. Você compra fundos de índice da mesma forma que compra ações.

      Dá uma olhada neste artigo: Passo-a-passo para investir em Fundos de Índice.

      Abraço!

      • Rafaelbalbineto

        Rafael, muito obrigado, Entendi agora, BOVA11 e SMAL11 são negociados como as ações da empresas e não serviços vendidos pelas corretoras. Abraços.

  • Renata Vieira

    Rafael, bom dia!

    Preciso de sua ajuda para poder pensar bem, o que fazer.

    Possuo aplicações em CDB no Itaú que me pagam 79% do CDI.

    Verifiquei que tanto nas aplicações de 2011 quanto nas de 2012 saí perdendo da inflação.

    No entanto sobre as aplicações de 2011, caso eu resgate terei uma alíquota de 17,5% de IR e paras as de 2012 a alíquota será de 20%.

    A grande dúvida é: vale a pena resgatar este valores e investir em ETFs?

    Mesmo tendo perdido da inflação estarei fazendo um investimento mais inteligente?

    Tô casanda de perder dinheiro.

    Aguardo seus conselhos e não se preocupe, pois tenho consciência de que será por minha conta e risco.

    Abs.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Renata,

      Esse CDB é pior que a poupança, mesmo com as novas regras. É melhor resgatar e investir em títulos públicos. A LFT (um dos títulos disponíveis), por exemplo, rende aproximadamente 98% do CDI.

      Abraço!

  • Corretora Max

    Olá Rafael. Bom dia! Você está de parabéns em nos instruir sobre o mercado financeiro. Gostaria de saber se há algum artigo para iniciantes como eu? Por exemplo os primeiros passos.. Obrigada.

  • Antonio

    ótimas dicas ,agradeço muito

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Antonio.

      Abraço!

  • jonas

    Ola Rafael,
    acompanho seu blog desde o ano passado, oque me fez aprender muito sobre investimentos.Tenho mantido uma carteira quase identica a descrita como “carteira moderada”, realizando aportes mensais.Me preocupo qdo vou comprar Small11 e vejo a liquidez baixissima.Pensando no longo prazo, esta baixa liquidez não é um problema serio?
    grato
    Jonas

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não acho que seja, dado que tem aumentado mensalmente. Ainda é baixa, mas já melhorou bastante.

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/people/Pobretão-De-Vida-Ruim/100003513889338 Pobretão De Vida Ruim

    Excelente post e as respostas aos leitores. Cada vez mais as pessoas aprendem sobre alocação mas não se esqueçam, aportar é tudo!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, garoto!

      E concordo 100% sobre os aportes. A disciplina para investir mensalmente traz os melhores resultados.

      Abraço!

  • Eriane

    Bom dia Rafael, sou do tipo conservadora e fiquei interessada. Existi valor minimo para aplicação? Poderia me indicar um site de confiança em que possa investir!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Eriane,

      Para títulos públicos, é possível investir a partir de R$ 80,00.

      Em relação aos fundos de índice, esse valor deve ser bem mais alto (pelo menos R$ 1 mil) para compensar as taxas envolvidas na negociação.

      Abraço!

  • Rosana

    Oi, Rafael

    Muito bom seu artigo, ainda mais agora que o meu investimento em LTN13 acabou de vencer.
    As taxas pagas pelo Tesouro estão bem baixas ultimamente e ainda tem os 0,10% da corretora.
    Estou pensando em investir esse resgate do TD em CDB e LCI pelo Sofisa direto, o que você acha? Será que é uma boa ideia? Estou pensando em colocar 70% em LCI com prazo de um ano e os outros 30% em CDB com prazo maximo, acho que são 3 anos.
    Reli seu artigo sobre esse banco, pesquisei na net também e não encontrei nada que desabone esse banco. O valor não é grande, então estará coberto pelo FGC.

    Alguém aqui tem conta lá, para dar um depoimento se está satisfeito com o banco?

    Abraços e sucesso!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Parece ser uma boa opção, Rosana.

      Até então não vi nenhuma reclamação sobre o Sofisa Direto.

      Abraço!

      • Rosana

        Agradeço por sua resposta!

        • Rocha

          Tenho conta no Sofisadireto com várias aplicações de CDBs e LCIs e, até agora, não tenho do que reclamar. Acompanho sempre os indices de risco e Basileia, até agora, estou satisfeito.

    • Camilo Lopes

      Rosana,

      Estou com eles há 2 anos e satisfeito.. Bom atendimento e uma rentabilidade melhor que achei, fora que o site deles é bem simples e o simulador tb. Eu estou na mesma situação que vc, vi que investir em TD no pre-fixado não é tao bom quanto investir no CDB pre-fixado do Sofisa Direto, a rentabilidade do Sofisa está maior que o LTN por exemplo. Para curto prazo não vi nada melhor que o LCI deles que vai até 1 ano e não há IR. Acredito que a vantagem hj no TD seja para quem quer fazer uma previdencia privada usando o NTNB principal.

      Rafael,
      Qual a sua avaliação? Realmente com as mudanças recentemente vejo que LTN não ser uma opção comparado o CDB pré-fixado. E me parece que o LFT tb está perdendo para o CDB pós.

      abracos,

  • Guilherme Pinheiro

    Rafael,

    Estou iniciando meus investimentos e gostaria de começar pelo Tesouro Direto.
    Já abri um conta numa corretora e estou pensando em começar pelo NTN-B Principal.

    As opções disponíves nesse exato momento de NTN-B Principal são:

    Com vencimento em 2015, tx. anual de 1,77 + IPCA
    Com vencimento em 2024, tx anual de 3,53 + IPCA
    Com vencimento em 2035, tx anual de 3,96 + IPCA

    Me surgiu uma dúvida: Qual o risco de investir no NTN-B Pricipal com vencimento em 2024, por exemplo, recebendo anualmente 3,53 + IPCA? Qual a tendência da inflação, cair ou subir?

    Desde já agradeço.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Guilherme,

      A expectativa é que a inflação fique em torno da sua meta (4,5% ao ano).

      Abraço!

      • Guilherme Pinheiro

        Obrigado Rafael!

        Abraço!

  • Alzir Fraga

    O Banco do Brasil me comunicou oque estão aceitando investimentos em LCA – Letra de Câmbio Agrário, isentas de imposto de renda e sem prazo para retirada, tal como a caderneta de poupança, posso ter a sua opinião a respeito?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Alzir,

      LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio e tem comportamento semelhante à LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Trata-se de um ótimo investimento, contanto que a taxa seja superior a 85% do CDI.

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/miqueias.coutinho Miquéias Coutinho

    Rafael, parabéns pelo excelente artigo.
    Em relação as ETFs, gosto muito das duas sitadas (BOVA11 e SMAL11), mas ainda prefiro

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Miquéias.

      Quando puder, complemente seu comentário, que ficou cortado :)

      Abraço!

  • Raphael

    Boa tarde Rafael! Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Num dia desses passei horas lendo diversos assuntos nele e foi de grande valia para mim.

    Em segundo lugar, gostaria de algumas dicas, com relação a investimentos. Sou meio iniciante nisso. Tenho aproximadamente R$ 2.500,00 para investir mensalmente, mas não sei aonde e como aplicar. Tenho conta no Itaú e todos os investimentos de lá são inviáveis, pelas altas taxas de administração. Hoje, esse dinheiro vão todo para a poupança.

    Aproveitando, existe um CDB no Itaú, chamado ITAUVEST, que rende 100% da CDI se o dinheiro ficar aplicado por 5 anos. O que você acha? Vale a pena?

    Desde já, agradeço!

    Obrigado!
    Raphael

    • Edgard Santos

      Raphael, pelo que eu entendi é que a partir do 5º do dinheiro aplicado com renderá 100% do CDI então nos primeiros 4 anos não renderá 100% então isso não vale a pena. Titulos públicos são muito melhores.

      • Raphael

        Obrigado Edgard!
        É exatamente isso. Apenas após 1800 dias o CDB ITAUVEST renderá 100%. Mesmo sem conhecer muito, achei 5 anos muito tempo.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Raphael,

      É possível que essa rentabilidade seja retroativa. Em outras palavras, caso você deixe o dinheiro aplicado por 5 anos, ele será rentabilizado com 100% do CDI sobre todo o período, e não apenas a partir do 5º ano.

      Tanto no CDB Fidelidade Bradesco quanto no CDB Recompensa Santander funciona dessa forma que descrevi.

      Sugiro que você verifique essa informação com seu gerente.

      Abraço!

      • Raphael

        Bom dia Rafael,

        Segue remuneração do CDB Itauvest:

        Até 180 dias: 30,0%
        De 181 a 360 dias: 30,0%
        De 361 a 724 dias: 60,0%
        De 725 a 1081 dias: 60,0%
        A partir de 1082 dias: 100,0%

        Há um outro produto também que é o CDB COMPROMISSADA PLUS cuja remuneração é a seguinte:

        Até 180 dias: 79,0%
        De 181 a 360 dias: 83,0%
        De 361 a 724 dias: 87,5%
        De 725 a 1081 dias: 91,5%
        A partir de 1082 dias: 95,0%

        Você me recomenda algum desses dois?

        Obrigado!
        Raphael

      • Raphael

        Bom dia Rafael,

        Segue remuneração do CDB Itauvest:

        Até 180 dias: 30,0%
        De 181 a 360 dias: 30,0%
        De 361 a 724 dias: 60,0%
        De 725 a 1081 dias: 60,0%
        A partir de 1082 dias: 100,0%

        Há um outro produto também que é o CDB COMPROMISSADA PLUS cuja remuneração é a seguinte:

        Até 180 dias: 79,0%
        De 181 a 360 dias: 83,0%
        De 361 a 724 dias: 87,5%
        De 725 a 1081 dias: 91,5%
        A partir de 1082 dias: 95,0%

        Você me recomenda algum desses dois?

        Obrigado!
        Raphael

        • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

          Raphael,

          Não recomendo nenhum deles.

          No primeiro caso, é preciso esperar muito para ter uma boa rentabilidade e se você precisar resgatar antes, terá uma rentabilidade muito inferior à poupança.

          No segundo caso, nem se fala. Produto ridículo (com o perdão da palavra).

          Abraço!

  • Thiago

    Parabéns pelo site Rafael. Realmente excelente!!!

    Sempre que venho aqui passo horas lendo seus artigos (alguns já li diversas vezes).

    Tenho uma dúvida sobre o rendimento das NTNBs: digamos que eu tenha comprado NTNB Principal com vencimento em 2024 a uma taxa de 4,00, por exemplo. Só que hoje, o rendimento já é de mais de 14%. Se eu esperar o prazo de resgate eu perco esse rendimento que tenho tido até agora (haja vista o rendimento no resgate ser exatamente o contratado).

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Se você permanecer com o título até o vencimento, receberá exatamente o que contratou: 4% ao ano + IPCA.

      Se vender antes do vencimento, pode ganhar um bom dinheiro (como no momento atual) como também pode ter rentabilidade negativa.

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Se você permanecer com o título até o vencimento, receberá exatamente o que contratou: 4% ao ano + IPCA.

      Se vender antes do vencimento, pode ganhar um bom dinheiro (como no momento atual) como também pode ter rentabilidade negativa.

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/pierre.cabral.5 Pierre Cabral

    Caro Rafael,

    Acompanho seu blog a 4 meses e estou bastante impressionado com seu grau de conhecimento financeiro, também sou Analista de Sistema e estou bastante inclinado em realizar investimentos com os perfis citados acima, sei que os resultados dependem de bastantes variáveis e tudo, mas a grosso modo, você tem algum resultado em percentuais de ganhos (lucros reais tirando todos os impostos e taxas) de algum destes perfis acima (ou outro) ao longo de um ano?

  • Dimaz

    Dúvidas…eternas dúvidas…Obrigado pelas sugestões ( que acompanho há muito tempo). Ainda tenho muitas dúvidas sobre aplicações nas categorias médio e longo prazo. Mas, aos poucos vou perdendo o receio. Eu precisaria mesmo era de um curso presencial sobre finanças. Você pode sugerir algum???..abr

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Dimaz,

      Para indicar algo presencial, eu precisaria saber onde você mora :)

      E mesmo assim, conheço poucos.

      Abraço!

  • Lilian Oliveira

    Gostei muito. Sempre fiquei em dúvida sobre isso. Legal a sugestão para quem está começando.

    Além disso, com cerca de 500 já consigo começar a investir. Neste caso, vale a pena investir, inicialmente, em um unico tipo certo? E conforme eu tiver mais renda disponivel para investir eu vou diversificando, correto? Daí, no meu caso, seguiria suas sugestões diversificando conforme uma das cartelas, aproximadamente já q eu não tenho o montante total. Certo?

    Abraços e parabe´sn pelo texto. Sempre mto bons de ler, ajudam bastante para quem não é da área de investimentos e tal.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Lilian,

      Você pode ir montando sua carteira aos poucos. Dificilmente será possível ter a carteira já balanceada desde a primeira aplicação, justamente por conta dos custos de cada aplicação.

      Abraço!

  • Femartins

    Oi Rafael,

    Agora que a Banifinvest é do grupo CGD, voce acha que ainda vale a pena continuar lá para quem apenas investe em tesouro direto?

    Obrigado,
    parabéns pelo site.
    abs

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Sim, pois eles continuam não cobrando taxa de administração.

      Abraço!

  • Gabriel

    Rafael,

    Pago R$ 7,0 por operação na Socopa (comprar ETF) e se eu não fizer nenhuma operação eu pago R$ 10,00/mês.
    Eu tenho 1000 reais por mês pra investir? e não pago DOC pq sou isento.

    1000 reais não é muito pouco pra investir numa carteira?

    Sugestão: você poderia explicar em outro artigo como seria um exemplo prático qdo a BOVA11 ou SMALL11 sobem de preço e vc tem que realocar as proporções, colocando mais dinheiro para compensar…ou vender!

    Abs
    Gabriel

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      R$ 1000 pode ser pouco para investir numa carteira completa, mas é mais do que suficiente para investir num único produto.

      É possível comprar um por mês e montar a carteira aos poucos.

      Quanto ao balanceamento, você pode fazê-lo com os próprios aportes, sem a necessidade de vender inicialmente.

      Para saber tudo sobre isso, recomendo este eBook: http://queroficarrico.com/parceiros/alocacao-de-ativos/

      Abraço!

  • fe_martins

    Ok,
    muito obrigado.
    abs

  • Gabriel

    Rafael

    Na poupança eu consigo ver quanto tenho de dinheiro efetivamente tenho (principal + juros).
    No tesouro isso é possível? Pq eu não achei em nenhum lugar essa opção e queria saber quanto que rendeu meu dinheiro para eu acompanhar aqui na minha planilha

    Abs
    Gabriel

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Sim. Basta consultar o extrato, que pode ser feito diretamente pelo homebroker da sua corretora (se for agente integrado) ou pelo site da CBLC: https://seguro.cblc.com.br/tesourodireto/

      Abraço!

      • Gabriel

        Brigado! Consegui ver.

        E o rendimento do período onde que eu vejo?

  • Raphael

    Rafael, iniciei um novo comentário pois não consegui responder mais pelo outro.

    Estava olhando algumas corretoras para investir no Tesouro Direto. Pelo que entendi, as melhores, que não cobram taxa de administração são: CGD, Socopa e Spinelli. Você tem alguma recomendação quanto a elas?

    Desde já peço desculpas por perguntar tanto. Sou leigo neste assunto e gostaria muito de começar a investir no Tesouro Direto.

    Obrigado.
    Raphael

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Qualquer uma das três, pois são agentes integrados ao Tesouro Direto.

      Navegue pelo site, entre em contato com o suporte e veja a que mais se adequa às suas expectativas.

      Abraço!

  • Fábio

    Rafael, O que você acha da LCI (Letra de Crédito Imobiliário)? Tem baixas taxas e isenção de IR… Obrigado!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Excelente aplicação, desde que a rentabilidade seja superior a 85% do CDI, que equivale a um CDB que rende 100% do CDI.

      Abraço!

  • Jeffersonprando

    Bom dia Rafael!

    você disse que os titulos publicos podem ser substituidos por CDB por ex, mas os CDB tem taxas de administações altas cobradas pelos bancos, correto?

    Digamos que queira guardar 1.000 reais fixo por mês, para realizar um projeto daqui 5 anos, onde vc investiria? (esta é um plano pessoal meu e gostaria de sua ajuda).

    obrigado e parabéns pelo Blog

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Errado. CDB não tem taxa de administração. Fundos de investimento é que possuem essa taxa.

      Quanto à segunda pergunta, minha sugestão está no próprio artigo :)

      Abraço!

      • Jeffersonprando

        Ok Rafael!

        Obrigado Pela atenção! Seu blog me ajudou muito!

  • Eliton

    E ai rafael blz? um amigo investe no mercado FOREX, e me convidou para investir também, estou bem balançado, mas, nunca fiz investimento de auto risco e ainda não conheço nada desse negócio, porem se eu for investir estou pensando em algo em torno de R$1000,00
    Qual tua opinião em relação a esse tipo de negócio?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Esse investimento não é regulamentado no Brasil. Para investir, é necessário abrir uma conta numa corretora fora do país e o recebimento do dinheiro, se eu não estiver enganado, é via cartão de crédito.

      Eu sinceramente não confio, por não ter amparo legal. Mas muita gente investe. Cabe a você decidir.

      Abraço!

    • vagner

      siga a regra do ouro!
      invista somente o que você se dá ao luxo de perder!
      quanto mais nova a empresa maior a chance de não perder entendeu?

  • Lulobopel

    Olá, Rafael! parabéns por seus artigos. Com certeza orientam muitos leitores.
    Eu procurei aqui no site algo que tratasse sobre aqueles empréstimos de dinheiro que se pode fazer a empresas do setor de construção. Obtendo-se uma rentabilidade fixa que é paga pela construtora. Há algum artigo que você recomende sobre esse assunto?
    Obrigada

  • Gutobhzbhz

    Rafael, tenho interesse em investir no tesouro Direto. Gostaria de maiores informações e e até mesmo exemplos com valores para um maior esclarecimento.

  • Eliton

    olá Rafael boa tarde! um amigo está investindo no mercado forex e me convidou, estou bastante balançado, porém, não sei de quase nada a respeito desse tipo de investimento de auto risco, as informações que conseguir até agora, até vindo desse meu colega mesmo, são muito superficiais. você conhece esse tipo de negócio? como funciona? estou com R$1000,00 para investir, mas, não me sinto seguro porque não conheço esse negocio. que conselho você me daria?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não recomendo, Eliton. Esse mercado não é regulamentado no Brasil.

      Abraço!

  • Rafaelpereira

    Rafael,
    Parabéns pelo blog.
    Tenho aproximadamente R$ 4mil em poupança e todos os meses aplico em torno de R$800. Sempre penso em aplicar em títulos públicos, porém, por não conhecer muito bem, tenho receio. Qual investimento vc me recomendaria? Títulos públicos ou CDB?
    Abraços

  • Josedoegitoinacioteixeira

    Seu artigo me ajudou e muito a restabelecer as metas para 2013.
    Muito claro e direto. valeu.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, José.

      Abraço e sucesso!

  • Josias Santos

    Com a rentabilidade alcançada pela NTNB-Principal 2035 no ano passado, Não seria interessante aumentar a proporção de investimento nesse título.

    Vc poderia explicar o comportamento da NTNB-Principal 2035 quando vendida antes do vencimento.

  • Josias Santos

    Com a rentabilidade alcançada pela NTNB-Principal 2035 no ano passado, Não seria interessante aumentar a proporção de investimento nesse título.

    Vc poderia explicar o comportamento da NTNB-Principal 2035 quando vendida antes do vencimento.

  • Thiago

    Rafael, tenho 3mil para investir. Pensei em investir assim:

    30% CDB 100% sofisa liquidez diária – R$1000
    30% LCI sofisa com vencimento em 2016 pré-fixado 08,10% ao ano – R$1000
    20% BOVA11 – R$500
    20% SMAL11 – R$500

    Pode me dar um ideia se ta bom? Ou é melhor substituir o LCI por NTN-B Principal
    e LTN?

  • Cida Leal

    Rafael, parabéns pelos artigos!. já aprendi muitas coisas por aqui, pois suas colocações são muito pertinentes e mesmo eu que quase não entendo de finanças, estou aprendendo! Só tenho uma dúvida: Entre os vários fundos de índices você só menciona dois, BOVA11 e SMAL11. São os melhores? Porque?

  • Jeffersonprando

    Rafael, existem CDBs que quanto maior o tempo aplicado, maior é a rentabilidade. Tenho dúvidas em saber no caso de aplicações mensais, a rentabilidade maior é sobre as aplicações individuais ou sobre um todo considerando o tempo da primeira aplicação? E a taxa de IR cobrado pelos rendimentos, tbm se aplica sobre um todo contanto a partir da primeira aplicação? pode me ajudar?

  • http://www.facebook.com/silvio.kerchnerfilho Silvio Kerchner Filho

    Ola Rafael, acompanho sempre suas dicas de investimento, gostaria da sua opnião sobre investimento em Cotas parte de cooperativa de credito (Sicoob). É um bom envestimento? Pois faço depositos mensalmente, pois no final do ano recebo o rendimento de um CDI e a incidencia do IR é de apenas 15% e ainda recebo parte dos lucros das cooperativa (sobras)…

    Obrigado.

  • Magalhaes Organo Gold Brasil

    Boa tarde, outra ótima alternativa de investimento e renda residual e o Marketing Multinivel da Organo Gold que chegara em breve no Brasil. Abaixo segue blog para maiores detalhes:
    magalhaesorganogoldbrasil.blogspot.com.br

  • Tkzreali

    Rafael! Teus artigos são sempre excelentes.
    Gostaria de saber se a previdência privada entra nesse cálculo.

    Obrigada

  • Gilberto

    Gostei muito do artigo!
    Vou aproveitar e pedir uma orientação, atualmente tenho 10mil em poupança e pretendo juntar ao todo 30mil nos próximos dois anos. Desses 30mil, 15mil eu vou necessitar utilizar ao fim dos dois anos, os outros 15mil vão continuar rendendo junto com os próximos aportes até eu ter cerca de 100mil (compra de imóvel).
    Tenho perfil conservador mas tendendo a se tornar moderado, dentro do meu cenário eu planejei investir os 15mil em NTNB-Principal (já que vão continuar a render depois dos 2 anos que citei, tendendo a data de vencimento), 12mil em LFT (já que é menos volátil no curto prazo, correto?) e 3mil vão continuar na poupança, já que esses 3mil ainda estão rendendo nas regras antigas.

    Acha essa escolha interessante? Você mudaria alguma coisa? Obrigado!!

    • Vistalegrence

      Tem que definir qual é o aporte para saber qual aplicação procurar, isto é, qual será mais rentável para atingir o valor pretendido

      • Gilberto

        Considere que vou dispor de R$ 1000,00 por mes até juntar os 100mil…

  • Cláudio

    Bom dia Rafael,
    Falando em renda variável, o que você acha dos Fundos de Ações BB Cielo… é um bom fundo para se investir?

    Abraço
    Cláudio S. Moulin

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não acredito, Cláudio. É melhor investir diretamente nas ações da empresa em questão (Cielo, neste caso).

      Abraço!

  • Leandro

    Olá Rafael, tenho aproximadamente R$35.000 no CDB DI com resgate automático do BB, mas não sei se é o melhor investimento desse valor(provável que não). Poderia investir em outra modalidade mas precisarei de parte do dinheiro nesse ano devido a faculdade (preciso ter a possibilidade de resgatar de meses em meses). Qual a melhor aplicação se fazer com essa quantia, na sua opinião?

  • Vanessa

    Rafael,

    Tenho pouco dinheiro pra investir, e queria fazer um investimento seguro a curto prazo [um ano, aproximadamente]. Queria saber se dá [e se vale a pena] usar a estratégia de alocação de ativos no meu caso? E nesse caso, como vc sugeriria que ficasse minha carteira?

    Muito obrigada.

    Ps- Adoro o blog. Parabéns!!

  • Verusacabral

    Rafael, você sugere alguma home broker?

  • Enio

    Rafael, e imóvel? Seria uma boa comprar agora, ou melhor esperar?

  • Hudsondileao

    Atualmente investi o meu dinheiro numa franquia de marketing multinivel, tenho um retorno de 248% do meu investimento inicial, um salario extra de R$200,00 reais semanais apenas para divulgar o produto da empresa, Dependendo do seu esforço o ganho pode ser bem mais lucrativo.Fica a dica## CORRA!!! Duvidas e informações pelo Email hudsondileao@hotmail.com

  • Gustavo

    Olá Rafael, muito boa essas dicas…
    Agora fiquei com uma dúvida: Aplicar no Tesouro Direto é mais interessante que o CDB Direto?? Qual é o ponto de equilíbrio (até que ponto um é melhor que o outro)?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      A garantia do Tesouro Direto é dada pelo Tesouro Nacional em seu valor integral. Já o CDB Direto só garante até R$ 70 mil, em caso de quebra do banco.

      Abraço!

      • http://www.facebook.com/eduardo.dossantosneves Eduardo Dos Santos Neves

        Rafael, as políticas públicas podem tornar o Tesouro Direto menos seguro? Por ex., essa nova decisão do governo federal de retirar a obrigatoriedade de compensação do rombo dos estados e municípios, pode fazer com que o tesouro fique “sem dinheiro” para pagar os títulos públicos, ou o investimento em títulos públicos é 100% garantido independentemente das políticas públicas?

  • Allisson Bacelar

    Rafael, tenho cerca de 80 mil investidos em fundos de ações, imobiliários, consumo e tesouro direto. Além disso, tenho um valor para emergências mantido na poupança. Qual seria a melhor forma de investir esses 80 mil e em que proporção para alcançar uma boa rentabilidade, sendo que aplico, pelo menos, 1 mil/mês? Uma outra pergunta: qual a periodicidade recomendada para fazer a revisão da carteira de investimentos?

  • Msccontador

    Tenho 200.000,00 em fundo de investimento em ações e 30.000,00 em poupança, mas moro em um kit net pagando 450,00 de aluguel. Vc cha que ja devo comprar o meu imovel???? Devo comprar financiado ou deixar o dinheiro aplicado e continuar pagando aluguel ??

    • http://www.facebook.com/eduardo.dossantosneves Eduardo Dos Santos Neves

      Cara, só um conselho: aluguel é dinheiro jogado fora, compre uma casa, de preferência mais simples e à vista (até pq é mais seguro q aplicar dinheiro em fundos, espero que vc não tenha deixado esses 200 tudo com a mesma instituição financeira).

  • Endersonhr

    Rafael, bom dia. Quero parabenizá-lo pelo site e pela sua ajuda. Excelente trabalho. Sou leigo a tudo que se refere a investimento, mas tenho grande vontade em investir. Você pode indicar algum material para iniciantes, que me ajude a fazer isso de forma correta? Obrigado e sucesso.

  • Endersonhr

    Rafael, bom dia. Quero parabenizá-lo pelo site e pela sua ajuda. Excelente trabalho. Sou leigo a tudo que se refere a investimento, mas tenho grande vontade em investir. Você pode indicar algum material para iniciantes, que me ajude a fazer isso de forma correta? Obrigado e sucesso.

  • Regiane

    Rafael, vendi um imóvel este ano e como não tenho intenção de utilizar este dinheiro pelo menos pelos próximos 4 anos resolvi investir.

    Como não tenho experiência no assunto acabei investindo em fundos de investimento do Banco do Brasil onde já tenho conta. 50% do valor coloquei em LCA, 25% Fundo Ações Consumo e 25% Renda Fixa Indice de Preço que tem 96% da carteira em NTN-B. Este último tem dado prejuízo em 2013, como tenho pouca experiência no assunto estou receosa, sem saber se é apenas fase ou se fiz um mal negócio. Qual sua opinião?

  • http://www.facebook.com/clara.jeronimodossantos Clara Jeronimo Dos Santos

    Rafael
    Boa tarde
    gostaria de saber se vc indicaria a compra de papeis da OGX e MMX

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não, Clara. Essas empresas não geram resultados consistentes. São meramente especulativos.

      Abraço!

  • Leo Saraiva

    Rafael, quase 6 meses depois e com a mudança da Selic, o que você mudaria nas estratégias apresentadas?
    Grato e parabéns pelo seu site.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Absolutamente nada, Leo.

      A alocação de ativos resolve esse problema. Com a mudança da Selic, tanto LTN quanto NTN-B sofreram grande queda de preço. Com isso, a proporção desses títulos cai e é necessário comprar mais para rebalancear.

      A mesma coisa serve para a renda varíavel, pois quanto mais cai, mais barato fica para comprar.

      Abraço!

  • João Vitor

    Para tal diversificação qual o montante inicial recomendado e se a estratégia em percentual continua valendo para os demais aportes mensais?

    Desde já, muito obrigado!

  • Jefferson Martins

    Rafael, gostaria de um conselho.
    Tenho 20mil para investir, tenho este dinheiro na poupança do BB. O que voce poderia me recomendar?! Ainda sou muito novo, tenho 22 anos e a cerca de 5 meses venho pesquisando formas de investimentos. Mas poucas delas vi uma margem de segurança. Vejo que voce tem muitos conhecimentos, e que me ajudará.
    Abracos!

  • Eric de Paula

    Rafael, boa tarde.
    Tenho hoje maior parte do investimento em TD aplicados em NTNB, isso desde 2012 quando tiveram bons ganhos, agora tudo perdido.
    Amanham
    é dia de venda, você acha recomendado sacar esses valores do NTNB e
    aplicar na LFT? Eu penso em deixar conforme sugestão sua de carteira,
    50% LFT, 25% NTNB, 25% LTN, tudo com prazo de até 5 anos a frente.
    Grato.

  • Ricardo Silva

    Bom também gostaria de entender um coisa, As NTN-B Principal estão rendendo hoje, mais de 5% + IPCA, a algum tempo atrás estava girando em torno de 4% + IPCA, Pq a compra da mesma não é aconselhada? Ou a compra não é aconselhada para quem pretende vender antes do vencimento? Pois para quem pretender vender no vencimento, me parece ser uma ótima opção.