RANKING DAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Ao longo deste ano, tivemos alguns eventos bastante significativos para o dia-a-dia dos investidores domésticos.

O primeiro deles, é lógico, a crise econômica – que fez os mercados de valores desabarem e instalou o medo na concessão de crédito no mundo inteiro.

Daí, para forçar uma recuperação ágil, o BC vem fazendo cortes na taxa básica de juros brasileira – o que mexe na rentabilidade de todos os fundos de investimento, e até mesmo dos planos de previdência privada.

Depois, o governo mexe nas regras da poupança, anuncia que vai cobrar imposto e causa uma baita confusão na cabeça dos cidadãos sobre a segurança e a rentabilidade do investimento mais popular do país.

Na semana passada acompanhamos mais um importante capítulo sobre a crise econômica mundial: Obama anuncia que “o pior já passou” nos EUA. Imediatamente o bom humor global é restaurado e as bolsas voltam a subir pelo mundo. No Brasil, o efeito não foi diferente.

Diante de todos estes acontecimentos, o que sobra pro investidor é a pergunta: E agora, o que eu faço com o meu dinheiro?

Ranking das principais aplicações financeiras

Confira a tabela abaixo, que mostra o desempenho deste ano dos principais aplicações financeiras.

*Dados da Agência Estado 30.07.2009

*Dados da Agência Estado 30.07.2009

O IBovespa vem ampliando diariamente sua liderança no ranking de investimentos, seguido pelas aplicações conservadoras. Palpite pessoal, acho que a poupança ainda vai galgar mais uns dois degraus nesta tabela daqui pro final do ano…

Na outra ponta da tabela, o Ouro e o Dólar aparecem como os piores investimentos do ano. Inclusive alguns especialistas já começaram a criticar o BC, dizendo que não deveriam ter deixado o Dólar cair tanto e que isso poderá afetar negativamente a renda das exportações.

Aplicações financeiras

Mais importante do que saber quais as aplicações financeiras que tiveram melhor rentabilidade em determinado período é conhecê-las. Confira a seguir a lista das principais aplicações financeiras disponíveis no mercado:

É importante ressaltar que o desepenho passado dos investimentos não é a única referência que o investidor deve consultar antes de decidir onde investir – principalmente quando o assunto é investimentos voláteis como a bolsa de valores.

Por isso, procure sempre entender o que está acontecendo e como estas coisas podem vir a afetar a rentabilidade dos seus investimentos. Fica aí a dica!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!