O que é Renda Fixa?

O que é Renda Fixa?O que é Renda Fixa? Após tanto tempo escrevendo artigos e interagindo com os leitores do Quero Ficar Rico, descobri que quando uma pessoa cria coragem para fazer uma pergunta, certamente existirão muitas outras com a mesma dúvida e que não tiveram coragem de questionar.

Estava respondendo um e-mail de um dos compradores do eBook Como Investir Dinheiro, e me deparei com a seguinte pergunta: “O que é Renda Fixa?“. Às vezes alguns conceitos são tão simples e corriqueiros, que achamos que todos sabem o significado e esquecemos de explicá-lo.

O objetivo deste artigo é explicar o que é renda fixa, como esses investimentos são classificados e quais as principais modalidades de aplicações financeiras em renda fixa.

O que é Renda Fixa?

Renda Fixa é o tipo de investimento que possui uma remuneração ou um retorno de capital investido dimensionado no momento da aplicação.

Em outras palavras, o investidor sabe, desde o momento da compra de determinado ativo financeiro, quanto vai receber ao final do prazo, seja em valor nominal (prefixado) ou pela variação de um índice (pós-fixado).

A principal diferença de aplicações em renda fixa para renda variável é que este não garante uma rentabilidade ou ganho de capital, podendo até perder dinheiro.

É o caso, por exemplo, da compra de ações. Se eu decidir comprar ações da Petrobras por R$ 25,00, não há nenhuma garantia que no dia seguinte essas ações valeriam R$ 26,00 ou qualquer outro valor. Por isso que essa é uma aplicação de risco.

Classificação das aplicações em Renda Fixa

Os investimentos de renda fixa são aplicações financeiras em títulos de renda fixa, que podem ser classificados segundo dois critérios:

  • quanto ao tipo de emissor do título, entre públicos (Governo) e privados (empresas);
  • quanto à rentabilidade do título, em prefixados e pós-fixados.

Rendimentos prefixados são aqueles cuja rentabilidade (nominal) o investidor conhece previamente, sendo a taxa de retorno da aplicação acertada previamente, no momento da aplicação.

No caso dos títulos públicos, um exemplo de rendimento prefixado é o retorno da Letra do Tesouro Nacional (LTN). Em 02/02/2012, a LTN 010115 garantia uma rentabilidade de 10,50% a.a. Nesse caso, quem comprou este título nesta data, receberia 10,50% ao ano durante o prazo do investimento.

Nas aplicações pós-fixadas ocorre o inverso, só se conhece o retorno (rentabilidade) da aplicação na data de vencimento e a rentabilidade varia de acordo com as oscilações dos índices utilizados para determiná-la.

Ainda referenciando títulos públicos, um bom exemplo é a Letra Financeira do Tesouro (LFT). O investidor, no momento da compra, sabe que a rentabilidade desse título será definida pela variação da taxa Selic.

Apesar de já saber, desde o momento da compra, o índice que determinará sua rentabilidade, o investidor só saberá quanto de fato ele ganhou na data de vencimento, após o cálculo da variação da taxa Selic, desde o dia da compra até o vencimento.

Fazer um investimento de renda fixa não significa que a rentabilidade não varie: há oscilações, às vezes mínima, quase imperceptíveis. Estas oscilações ocorrem em função das variações da cotação do título no mercado financeiro.

Tanto existem que, algumas vezes, um título público pode apresentar rentabilidade negativa. Expliquei detalhadamente essa situação no artigo ‘Títulos públicos com rentabilidade negativa‘.

Modalidades de investimento em Renda Fixa

Quase todas as modalidades de renda fixa já foram exploradas no Quero Ficar Rico (e estão devidamente detalhadas no guia de investimentos Como Investir Dinheiro).

Alguns exemplos são:

Para saber mais sobre essas e outras modalidades existentes de renda fixa, leia este artigo do Wikipedia.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!