10 Dicas Para Organizar Sua Vida Financeira

2.2K Flares Facebook 1.9K Twitter 221 Google+ 62 2.2K Flares ×

Organizar Sua Vida FinanceiraO sonho de qualquer pessoa é ter uma vida financeira equilibrada, com as contas em dia e ainda sobrando algum dinheiro para investir.

O problema é que, enquanto 99,9% das pessoas querem estar nessa situação, apenas uma pequena fração delas realmente fazem por onde alcançar essa tranquilidade financeira.

A boa notícia é que organizar sua vida financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem algumas dicas bem simples que, se seguidas à risca, certamente te guiarão para o sucesso.

O objetivo desse artigo é compartilhar 10 dicas sobre como organizar sua vida financeira e mostrar que qualquer pessoa pode fazer isso, independente de quanto recebe por mês.

1. Defina objetivos financeiros

De nada adianta ter o conhecimento sobre o que e como fazer se você não souber onde quer chegar. A definição de objetivos financeiros permite transformar sonhos em valores monetários, onde é possível saber quanto falta para alcançar cada objetivo.

Para saber mais sobre essa dica, recomendo a leitura do artigo “Defina objetivos financeiros“.

2. Elabore seu orçamento

A elaboração do orçamento geralmente é feita em três passos: (1) Identifique como você está gastando seu dinheiro atualmente; (2) Avalie seus gastos atuais e defina metas de despesas que levem em conta seus objetivos financeiros de longo prazo; e (3) Acompanhe de perto suas futuras despesas para assegurar que estejam dentro do planejado.

Para saber mais, leia o artigo “Elabore seu orçamento“.

3. Controle suas dívidas

Manter as dívidas sob controle é essencial para o sucesso do seu planejamento.

É importante ter consciência que existem dívidas boas (financiamento da casa própria, por exemplo) e dívidas ruins (dívidas com cartão de crédito ou cheque especial), sendo necessário se livrar das ruins o quanto antes.

Além disso, comece pelo pagamento das dívidas com taxas de juros mais altas.

Para mais detalhes, leia o artigo “Controle suas dívidas“.

4. Faça uma reserva para emergências

Como não sabemos o que estar por vir no dia de amanhã, é necessário estar preparado para qualquer imprevisto que possa acontecer.

O objetivo de montar um fundo para emergência é justamente se preparar para emergências financeiras, como um problema de saúde, consertos no automóvel e na residência ou até mesmo com a perda do emprego.

É importante ter tranquilidade financeira em momentos como esses e um fundo de emergência garante isso.

Para saber mais, sugiro a leitura do artigo “A importância de um fundo de emergência“.

5. Invista em educação financeira

É triste observar que existem tantas pessoas dispostas a entregar boa parte do seu patrimônio “de olhos fechados” para o gerente do banco administrá-lo, muitas vezes aplicando em títulos de capitalização ou previdências privadas com altas taxas de administração, mas não investem 50 reais para a compra de um bom livro ou 200 reais para fazer um curso de educação financeira.

Pior: ainda acham que o valor pago pelo livro e/ou pelo curso é um gasto, e não um investimento.

Posso garantir que o investimento na sua educação é – sem dúvida alguma – o mais rentável que existe. Antes de aprender a investir seu dinheiro, é fundamental ter uma base sólida e educação financeira para saber lidar com o dinheiro.

Em relação a livros, recomendo inicialmente “Pai Rico, Pai Pobre” e “Os Segredos da Mente Milionária“.

6. Tenha disciplina

Essa é, na minha opinião, a dica mais valiosa que existe. Todas as demais são essenciais, mas sem disciplina é impossível seguir um planejamento e alcançar o sucesso.

Muitas vezes, por falta de disciplina, sabotamos nosso próprio plano, deixando de investir o montante programado ou gastando mais do que havíamos calculado. Isso pode causar danos irreversíveis no longo prazo.

Para saber mais sobre essa importantíssima dica, recomendo a leitura do artigo “Qual o investimento mais rentável?“.

7. Seja equilibrado

O principal objetivo em organizar a vida financeira é viver bem tanto no presente quanto se preparar para estar bem também no futuro.

Ao investir nosso dinheiro, devemos dividir o montante entre objetivos de curto prazo (viajar ou trocar de carro), mas também os objetivos mais distantes (aposentadoria).

Para saber mais, recomendo o artigo “Viver ou juntar dinheiro? Escolho os dois!“.

8. Invista em renda fixa

Já se foi o tempo em que o dinheiro que sobrava era aplicado na poupança. Atualmente o poupança tem apresentado resultados ridículos e existem alternativas tão seguras quanto a caderneta de poupança, porém muito mais rentáveis.

Quem acompanha o Quero Ficar Rico já sabe que estou falando de títulos públicos.

Existe uma infinidade de artigos no Quero Ficar Rico que tratam desse tema e minha sugestão de leitura é “Alcance seus objetivos investindo em títulos públicos“.

9. Invista em renda variável

Mesmo o mais conservador dos investidores deveria ter uma pequena parte do seu patrimônio investido em ações, sobretudo se o tempo está a seu favor.

Quanto mais jovens somos, mais tempo temos para investir nosso dinheiro e o retorno do mercado de ações costuma ser bem superior que a rentabilidade da renda fixa, desde que haja uma boa estratégia de investimento.

Para esse tema, recomendo o artigo “Como investir na bolsa em 6 passos“.

10. Revise sua carteira e não pare de aprender!

Para obter sucesso nos investimentos, é fundamental ter uma estratégia para balancear a carteira de investimentos periodicamente e também estar sempre buscando novas informações.

Para a estratégia de balanceamento da carteira, recomendo o artigo “Qual a melhor estratégia para investir?“.

Caso você queira um guia completo para organizar sua vida financeira imediatamente, recomendo o Como Investir Dinheiro, livro eletrônico oficial do blog Quero Ficar Rico.

Até a próxima!

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Erik

    Acho que uma grande sacada é minimizar as despesas, priorizando as que cobram maiores taxas de juros, como empréstimos, financimentos, cartão de crédito, cheque especial, dentre outras. Não adianta você garantir rendimentos de 0,8 ~ 0,9% mensais no Tesouro Direto se está pagando dívidas de 3 a 11% de juros.
    Quando estamos ‘juntando’ dinheiro a tentação pra gastar é muito grande, como o Rafael falou: não sabote seu plano!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      É exatamente sobre isso que trato no artigo “Quitar dívidas ou investir?“. Primeiro devemos pagar todas as dívidas para só então pensar em investir o dinheiro.

      Além disso, é necessário ter muita disciplina para não sabotar o próprio plano.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Tiago Ouryvis Carvalho

    Já tenho um bom nível de organização da vida financeira. Dos itens citados só peco no 2. Não tenho controle total sobre o orçamento não. Um colega diz que sabe até quanto gastará com presentes até o fim do ano. Controlo os gastos maiores, mas de vez em quando os menores saem do orçamento.
    Mas ainda assim consigo fazer aportes mensais nos investimentos.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      É fundamental acompanhar os gastos, mas sem exageros. Existem algumas pessoas que controlam até as moedinhas que recebem como troco.

      Quem administra os gastos através de alguma ferramenta sabe o quanto é difícil controlar o dinheiro em espécie. Só é possível saber exatamente onde e quanto gastou se o controle for diário.

      Entretanto eu não recomendo um controle num período tão curto, pois assim já é um exagero, na minha opinião. Atualizar as receitas e despesas uma vez por semana está de bom tamanho.

      A grande dificuldade está em montar pela primeira vez o orçamento. Feito isso, a manutenção é super rápida e simples.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Guilherme

    Olá Rafael,

    Ótima matéria. Concordo com voce sobre a importancia em organizarmos melhor a nossa vida financeira. Antes de mais nada, disciplina é ainda a melhor ferramenta para termos uma bom produtividade e atingir o sucesso.

    Um abraco,

    Guilherme da Luz
    http://www.emprestimo.org

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      A disciplina é o mais importante, pois 99% das pessoas sabe o segredo: gastar menos do que ganha. Entretanto apenas uma pequena parcela tem disciplina para seguir essa premissa aparentemente simples.

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://www.pairico.com/ Ricardo Alamino

    Excelentes dicas de educação financeira para todos nós. Continuar sempre lendo e se informando sobre o assunto é essencial.

    Parabéns pelas dicas.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Sem dúvida a educação continuada é fundamental. Temos que sempre buscar o aprimoramento dos nossos conhecimentos.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Dasilva Fofura

    ganho pouco mais gostaria de investir em alguma coisa,mas como me expressar quem devo procurar como mostrar que nao sou tao leiga no assunto,meu base é de 722,00reais mensais,tenho como poupar

  • Vania Ranieri

    Achei que poderia sair do sufoco … mais as dicas que tem são para investir , e quem está sem grana faz o que? Emprego seria uma solução o dificil é ser contratado e bem pago.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Na verdade, se você seguir as dicas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, certamente melhorará consideravelmente sua situação financeira. E essas nada têm a ver com investimentos.

      Abraço!

  • Lêda

    Boa noite… Estive lendo rapidamente, e, na verdade estava (estou) em busca de como organizar nossa renda familiar, que, devo admitir,está um completo desastre… Existe um jeito de obter ajuda através de você e do site??
    Não entendo nada e finanças, muito menos meu marido, parece que sempre estamos gastando mais do que ganhamos… Começamos lendo os livros : Casais inteligentes enriquecem juntos e Os segredos da mente milionária, ficamos empolgados, porém não temos a menor idéia de como começar…
    Por exemplo: Qual dívida saldar primeiro? E de qual maneira? à vista? Refinanciando??
    Rafael Seabra, por favor me dê uma luz…
    Desde já agradeço,
    Lêda.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Você deve pagar primeiro a que tiver a taxa de juros mais alta. Geralmente são as dívidas com cartões de crédito ou cheque especial.

      Muitos pensam que a prioridade deve ser a maior dívida. Mas tem que ser a dívida com maior taxa de juros.

      Outra prática interessante é negociar todas as dívidas existentes e pegar um empréstimo com a menor taxa possível para saldar todas as dívidas e ficar apenas com esse empréstimo, que deve ser a prioridade máxima da família.

      Abraço e boa sorte!

  • Ericcmoraes

    so hoje descobre esse blog. e em poucos minutos me viciei nele, rs

    acredito eu que ja li uns 20 artigos so hoje do blog. Muito bom os artigos irei indicar a mais amigos.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Eric.

      Seja bem-vindo!

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Eric.

      Seja bem-vindo!

      Abraço!

      • Bruno

        Oi Rafael, peguei um emprestimo de R$ 2.800,00 pra fazer a obra da minha casa, mais foi insuficiente e gostaria de pegar outro no valor de 3000,00, como faço pra não me enrolar no futuro e depois quitar essas duas divídas também.Pois não posso parar a obra lá de casa. Um abraço. Bruno

  • Andrey

    cara vc ta de parabens

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado.

      Abraço!

  • http://www.guilhermeazevedo.com.br/ Guilherme Azevedo

    Sem dúvidas a atitude mais importante é buscar Educação Financeira. O passo mais importante é anotar e ter os gastos na ponta do lápis.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      É muito importante ter um controle rígido sobre os gastos, pois só assim saberemos para onde nosso dinheiro está indo e como economizá-lo.

      Abraço!

  • Ernani Rodrigues

    Achei o artigo muito interessante. Eu sempre ganhei pouco e pensava que só conseguiria ajuntar dinheiro quando ganhasse mais. Mas depois que eu me separei, percebi que quanto mais cedo eu começar a guardar, melhor será. Este ano estou colocando o orçamento em dia. Faltam três parcelas da minha moto e já consegui reduzir muitos gastos “atoa”. Minha planilha financeira está indicando que a partir de Julho, poderei usar a “regra das três caixas”, onde estarei poupando para custos emergênciais, fundo de previdência e planos realizáveis a curto prazo (viagens). Como o artigo diz, se não houver disciplina, não há resultado.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Ótimo depoimento, Ernani.

      Quando colocamos os números no papel (ou numa planilha), fica fácil perceber que é possível alcançar nossos objetivos, bastando ter muita disciplina.

      Abraço!

  • Andre Martines

    muito bom o texto… seu site está nos meus favoritos!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, André.

      Abraço!

  • Ligia

    Oi Rafael,

    Li alguns de seus artigos e já estou super interessada no assunto, meus dois maiores problemas hoje são cartões de crédito e cheque especial. Agora estou ciente que já está mais do que na hora de parar de fazer dividas e começar a investir, para isso vou seguir passo a passo suas orientações. Uma coisa bem legal que descobri aqui no seu blog foi a conta digital do banco Itaú, eu não conhecia essa modalidade, alias nem existe divulgação disso. Tenho uma conta do Itaú há anos, está movimentação no momento , mas não gostaria de encerrá-la, vou até minha agencia e pedir para migrar para a o Iconta.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Fico feliz em saber que você está gostando do conteúdo. Espero que você consiga resolver seus problemas e organizar sua vida financeira.

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Fico feliz em saber que você está gostando do conteúdo. Espero que você consiga resolver seus problemas e organizar sua vida financeira.

      Abraço!

  • Dineypoliveira

    segui a eisca tudo que foi me ordenado..so levei na bunda .isso nao presta

  • Tania

    Muito interessante e pertinente. Obrigada por me enviar.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Por nada :)

      Abraço!

  • Adriana Raposo

    Adorei as dicas de como melhorar de vida,tirei uma conclusão de que estou fazendo tudo errado, gastando mais do que deferia. muito obrigada por me dar muitas idéias vou colocar em práticas. vocês estão de parabéns. gostaria de receber mais dicas sobre o assunto.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Por nada, Adriana.

      Para ficar por dentro de tudo que for publicado no Quero Ficar Rico, basta cadastrar seu e-mail na caixinha localizada no topo da barra lateral, onde tem “ASSINE”.

      Abraço!

  • raimundo silva bezerra

    qual a melhor coisa para fazer investimento poupança ou comprar imovel

  • http://www.ebookgratis.miltonramos.net/ Milton Ramos

    Olá Rafael,

    Penso que o “nosso” grande problema é a crença que, se tem dívidas não se pode investir. Mas então porque não colocar nas prioridades: aluguel, energia, investimentos; Dai é só prestar atenção em como funciona os juros compostos que mesmo sendo um valor pequeno à princípio, mas o efeito disso em dez, vinte anos será surpreendente!

    Abraços,
    Milton Ramos

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Milton,

      O problema é que quem tem dívidas realmente não deve investir, pelo menos até quitar a dívida.

      A explicação para isso é que a taxa de juros das dívidas é maior (em 99% dos casos) que a rentabilidade de qualquer investimento de baixo risco.

      Abraço!

  • Diegoodontoplus

    foi buscando na internet uma forma de saber lidar com o meu dinheiro que encontrei quero ficar rico e ainda melhor tudo gratis cara to bem decidido vou fazer gestão financeira e depois seguir carreira cuidando principalmente do meu dinheiro pois nada adianta voçê ter seu negoçio proprio ou ganhar uma boa quantia por mês em uma empresa se voçe não saber admininstrar muito obrigado ai pelas dicas pode ter certeza que elas mudaram a minha vida …..valeu

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Por nada, Diego. Seja bem-vindo :)

      Abraço!

  • Sergio

    Rafael, podia dar uma atualizada aqui, talvez pensando no item 8?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Como assim, Sergio? Não entendi o que você precisa.

      Em relação aos títulos públicos, ainda acredito que sejam a melhor opção de renda fixa do mercado.

      Abraço!

  • Souza Júnior

    Olá, Rafael. Como vai? Gostaria de saber se você sugere uma ordem na leitura dos livros que você sugeriu no item 5º deste artigo, ou seja, devo começar pelo livro X ou livro Y, entende? Obrigado.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      1) Pai Rico, Pai Pobre

      2) Segredos da Mente Milionária

      Abraço!

      • Rômulo

        Rafael, poderia criar um post com uma sugestão de sequencia de leitura dos livros que você recomenda, informando o público alvo de cada um deles, conforme nível de conhecimento, do mais simples ao mais especializado? Quero dizer, uma proposta de caminho lógico de aprendizado, através dos livros, de forma que os leitores do seu blog possam se situar em que ponto se encontram e de onde deve partir.

        • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

          Comece por esses que eu citei. Certamente vai te ajudar bastante.

          Abraço!

          • Rômulo

            Certamente são excelentes livros Rafael, mas pelo que vi de seus comentários são muito básicos, de forma que, acredito, já não me acrescentariam tanto. Por isso que sugeri uma lista sequencial de livros conforme o nível de conhecimento.

            Abraços.

          • Rômulo

            Complementando, a fim de que eu e outros leitores possam se situar sobre o estágio que se encontram e a partir de qual livro começar a ler.

            Acredito que isso acontece também com outros leitores, no meu caso, já tenho um conhecimento razoável sobre finanças, devido a minha curiosidade em pesquisar na internet sobre o assunto e também por ser naturalmente organizado com meu dinheiro.

  • Rosa maria dos santos solis

    Rafael eu não quero ficar rica, quero no minimo ter condiçãoes dignas de sobrevivencia pois sou arrimo da familia e uma familia com 3 pessoas incluindo eu, porém fiz uma reforma na casa a qual fiz emprestio de 10.000,00 na caixa estou pagando 200,00 durante 96 meses, n tenho nada além do meu salario, meu pai quer pagar esta divida e o valor desta n cai em nada se eu quitar ela hoje. mas tenho que terminar a reforma que é pouca mas esta td estragado, inclusive os moveis meus objetivos na vida é trocar esta casa por uma não germinada e ter um carro e ter uma vida tranquila porque daqui alguns anos o filho vai querer fazer faculdade etc se puder me responder eu agradeço ah! devo salientar tb queo a mobilia em casa tb esta todas velhas com defeitos e preciso de dinheiro tb para trocar

  • Talitah

    Ola Rafael!

    Adorei as dicas, mas não sei por onde começar, minha vida finaceira esta uma bagunça, nunca controlei e estou desesperada rsrs

    Por onde começo?

  • Dellamar

    Gostei demais das dicas.
    Gostaria de dicas para usar o cartão de crédito com equilíbrio.
    beijos.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Dellamar.

      Abraço!

  • Ana

    Rafael, você poderia me enviar seu email para eu entrar em contato contigo….Estou precisando de algumas dicas, mas não gostaria de falar aqui….Obrigada…

  • Adriano Lustoza

    Obrigado pelas dicas, Rafael. Elas serão de grande importância para mim.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Por nada, Adriano.

      Abraço!

  • Islenedefatima

    Adorei as sugestões. Parabéns

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Islene.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Kátia

    Muito obrigada, querido pelas orientações… o mais importante mesmo é a disciplina e querer começar, isto é, se compromissar consigo mesmo numa educação financeira!
    Estou separada há cinco (05) anos e minha vida financeira virou uma catástrofe… estou começando a dar um jeito agora… não está sendo fácil, mas sei que vai dar certo. Não tinha noção de um orçamento doméstico, não tive uma educação financeira capaz de me fazer refletir que isso é prioridade em nossas vidas… tive que tomar conta de minha vida financeira me endividando primeiro… e só agora que estou tentando saudar minhas dívidas!
    Até mais…

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Kátia,

      Digo sempre que o importante é dar o primeiro passo. Parece clichê, mas realmente funciona.

      Muitos pensam, pensam, fazem planos… e dão o primeiro passo. Faça isso :)

      Abraço e sucesso!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Kátia,

      Digo sempre que o importante é dar o primeiro passo. Parece clichê, mas realmente funciona.

      Muitos pensam, pensam, fazem planos… e dão o primeiro passo. Faça isso :)

      Abraço e sucesso!

  • Roberto Felizardo

    Rafael, sou um dos mais novos entusiasmados com as dicas da independencia finaceira: So que tenho alguns pontos criticos que nos atrapalham no começo…

    Se eu sou gastador, e começo a praticar as dicas aqui, automaticamente, vou ter um penssamento de pessimista, de pechinca, disso ou aquilo ser caro, ou isso me convem e isso não convem, ou seja terei alguns pontos negativos a destacar.. E isso afetara meu raciocinio.. pois automaticamente ficaremos mas pensantes, e perderemos aquela confiança que temos e ficaremos desconfiado com tudo, nos perguntando(quando se trata de adquirir ativos) será se isso vai dar certo, e se der errado? sera se essa casa, não vai cair de preço? ser que isso ira me dar algum retorno?

    Como iremo estar adaptados com esses pensamentos, poderemos perder grandes negocios com altas rentabilidade, ou seja, en toda operação quanto maior o risco maior o retorno.. com esses pensamentos não iremos mas querer assumir riscos, onde ser um tiro no pé..

    Exemplo ao contratorio de economizar.. Se vc tem pensamentos otimista e gasta bastante, dai você não terá medo de entrar em uma negociação que tenha risco.. pois isso ja faz parte do seus pensamentos, gastar e vamos ver o que que dar..

    Você entende meu raciocinio? como não podemos prever o futuro se essa casa ira valorizar ou diminuir de preço, so saberemos arriscando.. pois teremos que assumir riscos.. Porém se eu começar a fazer calculos e mais calculos…. automaticamente nosso cerebro, perdera a ciencia de assumir riscos..

    Falo isso por que ja presencei essas duas situações..

    O que vc me diz?

    Obs: Postei esse comentario em outro artigo errado, queria postalo era aqui.

  • Luzia_987

    É com essa infração alta,não dar mesmo para juntar nem um centavo.

  • Sandrarm71

    Rafael tenho uns R$1000,00 na poupança e realmente não é um investimento bom. Gostaria de saber com esse pequeno dinheiro o que seria melhor fazer? Consigo investir em tesouro Nacional?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Tenho duas sugestões.

      A primeira delas é investir em títulos públicos, pelo Tesouro Direto. Trata-se de uma ótima opção de investimento para obter boa rentabilidade com baixo risco. Para mais detalhes, sugiro a leitura do artigo: “10 respostas sobre o Tesouro Direto“.

      Outra sugestão é o eBook ‘Como Investir Dinheiro’. Recomendado por vários especialistas (inclusive Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligente Enriquecem Juntos), o eBook Como Investir Dinheiro é um guia de investimento composto por cinco livros digitais e duas planilhas financeiras.

      O conteúdo ensina, entre outras coisas: como quitar suas dívidas, controlar seus gastos, organizar sua vida financeira, aprender a investir e conquistar sua independência financeira.

      Além desse material, você terá acesso ao e-mail exclusivo para entrar em contato comigo (autor do material) e tirar dúvidas.

      O investimento é baixo e o risco é mínimo, considerando que você tem 30 dias para avaliar o produto. Se não gostar, basta pedir seu dinheiro de volta.

      Para saber mais sobre o eBook, acesse: http://comoinvestirdinheiro.com.br/

      Abraço e sucesso!

  • Paulolinhares10

    eu ja nao sei o que fazer com o dinheiro os bancos ja nao o aceitam

  • Dheimecoliver

    parabéns. to conhecendo o site agora está sendo de grande ajuda.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado.

      Abraço!

  • Paulo Afonso

    Bom Tarde Rafael ,uma pergunta é melhor investir em renda fixa ou direto na bolsa de valores e a poupança tem uma ótima renda . Obrigado gostei das dez dicas

  • Roselmafreitas

    Obrigada pela atenção!

  • Leom

    Prezado Rafael
    Aprendi que querer viver além das posses é o grande complicador. Aprendi que também gastar o que se ganha não é bom. Tive chance de aprender que quanto mais o nível de recursos se possui o nível de necessidade se diferencia acompanhando o nível de crescimento / sucesso da pessoa ( falava-se em “propensão marginal a consumir” ). A grande lição aprendida foi que a minha propensão marginal a consumir não poderia acompanhar diretamente a evolução dos meus recursos. Na prática: gastar menos do que se ganha, viver num nível um pouco mais baixo. Hoje estou aposentado, relativamente novo e tenho boa reserva. Não me acho bem sucedido. O negócio é ter boa saúde e um espírito feliz. Aprender sempre – por isso agradeço muito seus ensinamentos. Tenho de aprender cada vez mais a cuidar do que é meu. Um grande abraço.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Excelente depoimento, Leo.

      Espero que continue colocando em prática tudo que aprendeu até agora e, se possível, repasse esse conhecimento para seus pares.

      Abraço!

  • http://profile.yahoo.com/PSDDSEW7VLVDM5CER44R3GH3SA Luciana

    Muito obrigada Rafael por estar, de forma tão desapegada, repassando seus conhecimentos para as pessoas como eu, que nao tiveram acesso a uma educação financeira tão bacana! Um abraço! Luciana

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado pelo reconhecimento, Luciana.

      Abraço!

  • Geovana pinheiro

    gostei muito e espero aplicar essas dicas no meu dia a dia.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Geovana.

      Abraço!

  • Thiago Freitas

    Tenho usado o Microsoft Money 99, antigo mas tão atual para controlar quase tudo!!!! Hj tenho controle da minha conta bancaria, cartao de credito e tambem minha previdencia privada, tudo lançado no Money que me dá relatorios mensais, anuais etc… tem me ajudado muito. Hj eu sei que uns dos maiores gargalos que estava tendo era cartão de credito ( conseguir finalizar esse mes ) e tarifas bancarias junto com cheque especial que esta na prioridade agora liquidá -lo.. gostei do artigo e sugiro aos amigos instalar o money 99 , muito facil e muito util

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Excelente dica. Trata-se de uma ótima ferramenta.

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Excelente dica. Trata-se de uma ótima ferramenta.

      Abraço!

  • Thiago Freitas

    Ah esqueci de comentar, estou lendo Inteligencia financeira de Robert T. Kiyosaki – Pai Rico

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Outra excelente dica. Recomendo!

      Abraço!

  • Mauri

    olá, queria saber sobre as taxas cobradas sobre as aplicaçoes do tesouro direto, qual seria mais recomendada para um periodo de 5 anos

  • Marcelo

    Boa Noite, como voce fala de educação financeira, eu tambem sou associado de uma empresa de educação financeira, voce gostaria de saber sobre o assunto, já que ja faz um excelente trabalho em sua divulgação finaceira…mbssaude@gmail.com ou 2194094436…Obrigado, Marcelo Barbosa….

  • Leonardo

    Caro Rafael,Considerado a taxa atual de juros,vc acha o CDB um bom investimento?Obrigado.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Depende do percentual do CDI que renderá este investimento.

      Abraço!

  • Wladieroliveirarocha

    Rafael, boa tarde!
    Parabens, estou explorando muito suas dicas.
    Wladier Rocha

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      A casa é sua, Wladier :)

      Abraço!

  • Marceloshowluzgyn

    Acho o seguinte quando se casa tem que ser em conjunto, pois não adianta vc ser equilibrado financeiramente e sua esposa ser, vou dizer arrojada nas contas. Defendo a tese de que o dinheiro familiar deve ficar nas mãos do lado mais equilibrado. No meu caso o dinheiro dela tem que vim pra minha mão.

  • Vania

    eu tambem quero saber como organizar minha vida financeira

  • Fernanda

    E sempre mto bom saber como controlar os gastos e poder investir, voce esta de parabens um dos meus sites favoritos!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Fernanda.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Lianapenam

    Olá Rafael, é a primeira vez que entro na sua página, e estou achando muito interessante.Já tenho o hábito de manter as minhas contas em dia, fazer poupança,etc. Às vezes penso que estou perdendo tempo com dinheiro em poupança, mas sem motivação para aplicar em outro tipo de investimento.Acho que por falta de conhecimento e também, preguiça de pesquisar.Acho que o seu blog vai me ajudar a mudar isso.Você está de parabéns.Obrigada!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Liana.

      Abraço e sucesso!

  • joyce

    Muito bom estar informada com esses conteúdos tão interessantes…

    td que eu estava procurando,estou fazendo meu TCC em MARKETING DE RELACIONAMENTO,já defini os 4ps,e os 8ps quais sao???

  • Melissa

    Gostaria de deixar acrescentar mais uma sugestão para vocês: http://www.zeropaper.com.br .O ZeroPaper é um software de gerenciamento financeiro simples, fácil, inteligente e GRATUITO! Acredito que vale a pena deixar a dica para quem quiser conhecer o sistema!
    Obrigada e sucesso!

  • Marques

    Ótimas dicas! Acredito que organizar a vida financeira passa muito mais pela mudança de hábitos de comportamento/pensamento (o tal do “modelo de dinheiro” do livro “Os Segredos da Mente Milionária”) do que a importância que a maioria das pessoas dão ao quanto dispomos de dinheiro.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Marques.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Gonçalo

    Muito bom!
    Concordo consigo Rafael, ter disciplina é importantissimo para alcansar o sucesso financeiro.

    Abraço

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Gonçalo.

      Abraço e valeu pela participação!

  • kakau

    eu quero organizar minha vida financeira que e uma bagunça,começo pagando tudo que devo 1 neh?

  • kakau

    adorei tuas dicas,eu so meio compulsiva e se tenho dinheiro quero gastar,mas estrapolei e estorei o cartao de credito,tenho uma divida no banco alem do cartao,como faço ?por onde começo?como consigo economizar?

  • danilson

    mto bom as dicas e é de suma importância para ajudar no dia-a-dia e meses futuros

  • danilson

    mto bom as dicas e é de suma importância para ajudar no dia-a-dia e meses futuros

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Danilson.

      Abraço e valeu pela participação!

  • ALMIR RAMOS

    ÓTIMAS DICAS, RAFAEL SEABRA.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Almir.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Val Rodrigues

    Gostei muito da matéria.
    É fato que, acima de tudo, temos que considerar a importância da DISCIPLINA. Sua ausência, a curto ou longo prazo, causa o DESEQUILÍBRIO, o que afeta o emocional, baixando a auto-estima. Poderia ser um desastre. No mais, estarei sempre conectado nesta jornada atras da independência financeira. Abraço!

  • Mário Marinho

    Ótimo post, parabéns!!!
    Gostaria de saber mais sobre o mercado Forex!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Mário.

      Abraço!

  • Sergio Vieira dos Santos

    Acredito que tem começar cortando gastos desnecessários,despesas sem muita importância.Investir na boa alimentação natural para evitar doenças e tentar comprar produtos de qualidades,mas com preço razoável.

  • Sergio Vieira dos Santos

    Acredito que tem começar cortando gastos desnecessários,despesas sem muita importância.Investir na boa alimentação natural para evitar doenças e tentar comprar produtos de qualidades,mas com preço razoável.

  • isaildo santiago

    EAE RAFAEL
    OTIMAS DICAS ASSIM ,VAMOS SABER ADMINISTAR MAS NOSSOS GASTOS!

  • isaildo santiago

    EAE RAFAEL
    OTIMAS DICAS ASSIM ,VAMOS SABER ADMINISTAR MAS NOSSOS GASTOS!

  • Daniel

    Estou conhecendo agora esse blog, mais já está me ajudando e muito a reavaliar minha vida financeira , agora estou aprendendo a tomar um rumo certo eu estava sem direção.