Qual a melhor estratégia para investir?

Essa é uma das perguntas que mais recebemos por e-mail ou comentários e, como em 99% dos casos, a resposta é: depende! Algumas vezes o leitor explica seu perfil de investimento e apresenta uma estratégia que queria seguir. Assim ainda é possível contribuir com algumas decisões.

Para vocês terem uma ideia de como é difícil responder essa pergunta, existem diversos tipos de investidores, cada um com uma disponibilidade financeira diferente e com objetivos distintos. Daí fica muito complicado sugerir um determinado investimento para cada um deles.

Entretanto existe uma dica valiosíssima que já utilizo a algum tempo com êxito e que diversos escritores e especialistas na área de finanças pessoais recomendam sempre. Entre estes especialistas está o Gustavo Cerbasi, como pode ser conferido na entrevista concedida à revista InvestMais. E qual seria essa estratégia?

Balanceamento da carteira

Quando optamos por fazer investimentos de longo prazo, é recomendado que uma parte desse capital seja investido em renda variável (ações e dividendos, por exemplo). Não existe um percentual mágico para esse tipo de investimento, pois depende do seu perfil. Conheço pessoas que investem 90% em renda variável e 10% em renda fixa, outras que investem 70% em renda fixa e 30% em renda variável, e por aí vai.

Mas o grande segredo está em fazer o balanceamento periódico dessa carteira. Passado determinado período de tempo (anualmente, por exemplo), você deve checar se o percentual que você escolheu de exposição em renda fixa e variável foi alterado e, em caso afirmativo, faz um novo balanceamento.

Não entendeu? Vamos a um exemplo: digamos que eu escolhi investir 50% em renda fixa (títulos públicos, por exemplo) e 50% em renda variável (fundo de investimento em ações, também como exemplo). Durante o ano, aplico 200 reais em cada um deles, mensalmente. Ao final do ano, verifico que, mesmo tendo aplicado exatamente na mesma proporção e que no início do ano o saldo de ambos os investimentos eram iguais, tenho agora 6000 reais no fundo de ações e 4000 reais em títulos públicos. Então em retiro 1000 reais do fundo de ações e invisto em títulos públicos, voltando ao percentual da minha estratégia 50/50.

Por que devo fazer isso?

Muitos devem se perguntar: “Que loucura! Por que vou vender justamente onde ganhei mais, pra aplicar onde ganhei menos?“. É aí onde entra a estratégia de comprar barato e vender caro, que falei várias vezes aqui no blog e expliquei a importância bem detalhadamente no artigo “Por que devo fazer aportes regularmente em fundos de investimentos?“, que aproveito para recomendar fortemente a leitura.

Se o fundo de ações rendeu bem mais que os títulos públicos ao final do ano, isso significa que ele teve um desempenho muito bom e que o preço das ações nesse período ficaram bem mais caras. Assim, ao vender uma parte desse fundo e aplicar em títulos públicos, estou vendendo caro.

Por outro lado, se eu verificasse que, ao final do ano, o fundo de ações tivesse um desempenho muito ruim, podendo até ter um saldo menor que no começo do ano (como ocorreu, por exemplo, em 2008 em decorrência da crise financeira), isso representaria que as ações desse fundo se desvalorizaram bastante. Assim, ao resgatar uma parte dos meus títulos públicos para investir no fundo de ações, eu estaria comprando barato.

O que achou dessa estratégia? Deixe seu comentário com dúvidas, sugestões ou simplesmente discutindo seu caso.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!