Por que devo fazer aportes regularmente em fundos de investimentos?

Quem investe em ações através de fundos de investimentos provavelmente já deve ter recebido a seguinte recomendação do analista de investimentos da corretora: faça aportes regulares no fundo de investimento.

Ao mesmo tempo, também sabemos que a estratégia correta para investir em ações (ou mesmo fazer qualquer operação de compra e venda) é comprar barato e vender caro.

Num primeiro momento, essas duas informações parecem conflitantes. Se eu devo comprar barato, por que tenho que investir todo mês no fundo, correndo o risco de estar comprando caro? Esse foi o questionamento da leitora Rosana Aippe e certamente é de muitos outros leitores. Vamos tentar entender o motivo dessa recomendação das corretoras neste artigo.

É fácil prever quando um investimento continuará subindo ou caindo?

Essa preocupação é muito válida e o raciocínio está corretíssimo. Entretanto temos um pequeno probleminha: não é fácil prever quando um investimento continuará subindo ou caindo. Assim, utilizando esse raciocínio, pode ser que eu deixe de aportar esse mês porque o fundo subiu muito no mês anterior e ele continue subindo pelos próximos três meses. Perdeu-se uma ótima oportunidade.

Por outro lado, pode ser que o fundo tenha sofrido uma forte queda no mês anterior e, por esse motivo, você resolva investir nesse mês, pensando estar comprando barato. Entretanto, nos meses seguintes, a queda continua forte e você termina (momentaneamente) fazendo um mal negócio.

Então o que devo fazer?!

Quero dizer é que nós, ao optarmos por investir em ações através de fundos de investimentos, assumimos parte da nossa “ignorância” sobre como lidar com esse mercado e nunca saberemos qual o melhor momento. Se soubéssemos exatamente quando uma tendência seria revertida (até onde subiria ou até onde cairia), certamente não precisaríamos de um fundo de investimentos em ações. Investiríamos diretamente.

Investir regularmente garante que, se escolhermos bem uma administradora de recursos, ganharemos mais no longo prazo, já que a tendência é que investimentos em renda variável superem a renda fixa em prazos longos.

Existem exceções, mesmo para quem conhece pouco desse mercado?

Claro! Dificilmente uma regra não tem exceções. Em momentos de forte crise, como a que ocorreu no segundo semestre de 2008, a recomendação é investir mais. Independente do valor da cota continuar caindo, você terá feito um grande negócio depois da recuperação.

Certamente você será recomendado pelo seu analista (novamente ressalto que deve se tratar de uma corretora séria) a investir mais em momentos de queda acentuada. Você não está pagando a taxa de administração à toa. Seu analista existe para te ajudar (e obviamente fazer a corretora faturar ainda mais).

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!