Viver ou juntar dinheiro? Escolho os dois!

Quem lê colunas em jornais ou revistas, artigos em blogs ou ouve comentários nas rádios sabe que o texto é opinativo e, portanto, parcial. Se você estiver procurando entender sobre determinado assunto, a leitura desses meios deve ser feita com muita prudência, para separar os fatos das opiniões e tirar sua própria conclusão.

O público dessas mídias também sabe que as colunas e artigos mais lidos são, via de regra, os mais polêmicos. Diogo Mainardi, por exemplo, fala sobre política e é o colunista mais lido da revista Veja. Já o Juca Kfouri, jornalista esportivo e blogueiro do UOL, é um dos mais lidos e comentados. Quem conhece o trabalho de ambos, independente de gostar deles, sabe que “exalam” polêmica.

Eis que o leitor Anderson deixa uma ótima sugestão de leitura em comentário no artigo Qualidade de vida e educação financeira, onde Max Gehringer, da CBN e Fantástico, leu em seu programa uma carta de um ouvinte que falava sobre a escolha entre viver ou ficar rico.

Viver ou ficar rico?

Não transcreverei o conteúdo aqui, mas disponibilizo o link para o texto no blog da Maria Helena, colaboradora do blog do Noblat. De uma forma resumida, o texto trata das escolhas que fazemos ao longo da vida entre viver o presente e viver o futuro, e conclui que é melhor viver o presente e ser pobre no futuro.

Após ler o texto, um tanto quanto polêmico, me senti obrigado a comentá-lo e emitir minha opinião sobre o assunto. Quem acompanha o Quero Ficar Rico há algum tempo certamente já sabe a minha opinião.

Mas não custa nada deixar claro: quem disse que temos que optar exclusivamente por viver o agora ou o depois? Quando temos objetivos bem definidos e somos disciplinados, podemos nos dar a vários luxos. Escrevi outro dia o artigo Como gastar dinheiro, que trata exatamente sobre esse assunto.

Segredo do sucesso: planejamento, disciplina e equilíbrio

A conclusão que eu e a maioria dos leitores chegamos foi que o segredo para vivermos muito bem no presente e no futuro está num planejamento bem feito, disciplina para segui-lo à risca e equilíbrio para balanceá-lo de forma a atender os anseios e desejos de hoje e as necessidades de amanhã.

É totalmente inadequado, na minha opinião, afirmar que temos que optar por viver em detrimento de juntar dinheiro ou vice-versa. É possível, tanto que não é difícil provar matematicamente essa afirmação, viver o agora muito bem, obrigado, e o amanhã melhor ainda!

Respondendo os comentários da Maria Helena

Por fim, aproveito também para responder alguns comentários que a Maria Helena deixou no final do seu post, sobre o texto do Gehringer.

1) “Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO”

A frase é excelente e concordo 100% com essa afirmação. Mas discordo totalmente do contexto onde ela foi inserida. Educação financeira nada tem a ver com isso. Inclusive quem é educado financeiramente sabe muito bem que é possível viver e juntar dinheiro.

Existem vários significados para “ser rico“, e o mais sensato, na minha opinião, é “educação financeira em busca da liberdade e independência financeira com qualidade de vida”. Para entender melhor sobre essa opinião, sugiro fortemente a leitura do artigo Qualidade de vida e educação financeira.

2) Mais vale ter dinheiro na caixinha…

Não conhecia até então essa frase, mas certamente deve terminar com algo do tipo “…que no caixão“. Mesmo quem poupa mais do que deve, se privando de viver o presente (o que não faria nem recomendaria, mas respeito quem o faz), em algum momento começa a gastar.

Quem vive pensando em “se eu morrer amanhã, pelo menos terei gastado tudo” conta com a morte. Se a pessoa chega pobre aos 61 anos e viver até os 90, o que será do fim da vida dela? Prefiro viver com meu plano de aposentadoria complementar e contar com a vida.

Além disso, posso definir uma “data para minha morte” e planejar como gastar tudo que juntei antes de morrer. Para aprender a fazer essa conta, leia o artigo Viva rico, morra quebrado.

Conclusão

Respeito demais as opiniões do Max Gehringer e da Maria Helena, mas discordo de ambos em relação ao assunto debatido. Acredito que podemos viver e juntar dinheiro e afirmações como essa só refletem a falta de educação financeira da população.

É por isso que me preocupo em publicar informações que contribuam com a educação financeira do país, através do Quero Ficar Rico. E conto com vocês para contribuir com essa discussão e divulgar o trabalho das pessoas que lutam diariamente por essa causa!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!