Sofisa Direto: vale a pena investir?

Sofisa Direto: vale a pena investir?Muitos leitores enviaram e-mails e deixaram comentários questionando se vale a pena investir nos CDBs (se não souber o que é, clique aqui) do Sofisa Direto. Para quem ainda não conhece, o banco oferece quatro modalidades de CDB com ótimas rentabilidades, investimento inicial muito baixo e não cobra taxas nem tarifas para investir.

Entretanto a grande dúvida é se o Sofisa Direto é realmente confiável, dado que esses ativos estão com rentabilidade muito acima do mercado, sobretudo quando se trata de pequenos valores. Alguns bancos podem até chegar próximo à rentabilidade do Sofisa, mas geralmente o aporte mínimo é acima de R$ 100.000,00 ou até mais.

O intuito deste artigo, portanto, é apresentar os principais produtos do Sofisa Direto, mostrando prazos e rentabilidades, discutir os mecanismos de segurança existentes (Fundo Garantidor de Crédito) e com minha opinião sobre esse investimento.

CDBs do Sofisa Direto

Com Dan Stulbach (que tem feito grande sucesso no programa Fim de Expediente, da CBN) como garoto-propaganda, possibilidade de investimento a partir de R$ 1 e isenção de tarifas para investimento, a estratégia do banco para divulgar o novo produto tem sido bem pesada.

Como escrevi antes, existem quatro modalidades de CDB disponíveis para negociação no Sofisa Direto, a saber:

  • CDB com liquidez diária: rende 100% do CDI e pode ser resgatado a qualquer momento;
  • CDB com liquidez no vencimento: rende até 110% do CDI e é resgatado automaticamente no vencimento;
  • CDB Prefixado: onde é possível saber exatamente quanto receberá no vencimento;
  • CDB IPCA: proteção contra inflação e rendimento superior os títulos públicos indexados ao IPCA.

Prazos e rentabilidade

O CDB com liquidez diária é bem simples. Pode ser resgatado a qualquer tempo e rende 100% do CDI. Como a Selic está em 12,50% a.a., a rentabilidade esperada é algo próximo disso.

Já o CDB com liquidez no vencimento é um pouco mais elaborado. Através dele é possível investir por 3 meses a 3 anos, onde a rentabilidade será dada por um percentual do CDI que varia entre 102% e 110%, a depender do prazo.

No caso do CDB Prefixado, também é possível investir de 3 meses a 3 anos, mas, nesse caso, a rentabilidade já é definida no momento da contratação. Atualmente varia entre 12,60% a.a. e 13,95% a.a.

Por fim, o CDB IPCA tem uma mecânica semelhante aos títulos públicos indexados á inflação. A depender do prazo (que varia entre 2 a 3 anos), a rentabilidade pode ser de até IPCA + 8,01% a.a. Isso é muito, muito bom!

Mas dá pra confiar?

Essa é a pergunta que muitos fazem e pouquíssimos sabem a resposta. O primeiro sinal de alerta é ligado logo ao entrar no site. Tem estampado, no lado direito, a seguinte frase: “Tão seguro quanto a Poupança“. Será?!

Não é porque os CDBs são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), assim como a poupança, que são tão seguros quanto ela. O processo de resgate desse dinheiro, caso o banco venha a quebrar, é altamente burocrático, não é imediato e, dependendo da quantidade de investidores, o FGC pode até não dar conta desse seguro.

De qualquer modo, isso realmente é uma garantia (inexistente, por exemplo, para debêntures) e deve ser levada em consideração.

Conclusão

Em termos de rentabilidade, não há o que discutir: parece ser um excelente negócio. Mas a rentabilidade não deve ser, de forma alguma, a única característica a ser levada em consideração no momento de adquirir um investimento.

Existe uma máxima no mercado que o risco é diretamente proporcional ao retorno. Apesar disso não ser exatamente uma verdade, o risco, sem dúvida, tem uma correlação positiva com o retorno. Então, se a rentabilidade está bem acima dos demais investimentos em renda fixa, pode estar certo que o risco também é bem mais elevado. Assim, não há a menor possibilidade da afirmação “tão seguro quanto a poupança” ser verdadeira.

Isso, contudo, não elimina a possibilidade de investir nos CDBs do Sofisa Direto. Minha recomendação é que, quem realmente tiver interesse em investir, mesmo sabendo dos pontos negativos, vá com calma. Comece com pequenos aportes, avalie o mecanismo do banco, faça resgates e, principalmente, fique atento no que o Sofisa fará com seu dinheiro.

Para captar recursos com um custo tão alto, em relação aos concorrentes, certamente o Sofisa tem algum plano de investimento também acima do mercado. Se o crescimento do banco não acompanhar o crescimento da captação do Sofisa Direto, é bom abrir o olho.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!