Títulos públicos indexados à inflação

Recebemos diariamente muitas dúvidas sobre os títulos públicos, questionando qual o mais vantajoso, como funciona cada um deles, qual a rentabilidade, entre outras perguntas. Resolvi então escrever sobre os três tipos de títulos ofertados e vou começar pelo NTN-B e NTN-B Principal, títulos indexados ao IPCA (um dos índices que medem a inflação).

O propósito desse artigo é apresentar os títulos indexados ao IPCA, mostrando as diferenças entre o NTN-B e o NTN-B Principal, explicar como se dá a formação dos preços e pagamento dos títulos, mostrar a rentabilidade e, por fim, definir a quem se destinaria esses títulos.

Títulos públicos indexados ao IPCA

Os títulos indexados ao IPCA são os títulos mais vendidos no Tesouro Direto, representando 43,97% das negociações. Essa procura se justifica principalmente pela alta da inflação (que influencia diretamente na rentabilidade dess título) e também por ser uma das melhores (senão a melhor, em termos de renda fixa) alternativas para previdência privada.

Rentabilidade

É importante entender como se dá a rentabilidade desses títulos antes de apresentarmos a diferença entre eles. A remuneração acontece da seguinte forma: no momento da compra, já é definida uma taxa que será paga, que atualmente varia entre 6,29% (para títulos com vencimentos em 2045) e 6,59% (títulos com vencimento em 2012) ao ano. Além dessa taxa, o título também é corrigido anualmente pelo IPCA, que em 2010 deve ficar na casa dos 5% a.a. Assim sendo, a rentabilidade atual desse título deve ficar por volta de 11,60% a.a.

Diferença entre NTN-B e NTN-B Principal

A principal diferença entre os títulos está na forma de pagamento. Enquanto o NTN-B Principal só devolverá o montante principal, acrescido dos juros e IPCA no vencimento do título, o NTN-B pagará semestralmente cupons relativos à taxa do período, deixando apenas o montante principal, corrigido pela inflação, para ser pago no vencimento.

Em outras palavras, você receberá algo em torno de 3,10% a cada seis meses do valor dos títulos na data de pagamento do cupom. Como esses títulos vencem sempre nos meses de maio (pagamento em maio e novembro) e agosto (pagamento em fevereiro e agosto), é possível receber cupons trimestralmente (em fevereiro, maio, agosto e novembro), bastando comprar títulos com vencimentos em meses diferentes em igual proporção.

Previdência privada

Utilizar os títulos indexados ao IPCA como estratégia para previdência privada é um ótimo negócio, justamente pelo prazo e pelas taxas pagas pelos títulos. Quanto ao prazo, temos NTN-Bs com vencimento para até 2045. Já em relação às taxas, que atualmente estão entre 6,29% e 6,59% a.a., apesar de não encantarem tanto atualmente, representam ao extraordinário em se tratando de prazos longos.

A principal explicação para isso é a tendência da inflação e da taxa SELIC é cair nos próximos anos. Com isso, a rentabilidade das principais aplicações financeiras de renda fixa deve ficar cada vez mais baixa. Assim, 6,5% a.a. + IPCA será algo bastante interessante, podem ter certeza. Na verdade, já é maior que qualquer previdência privada de baixo risco.

A única desvantagem é que o recebimento dessa “aposentadoria” seria trimestral, e não mensal. Entretanto, como provavelmente se tratará de um complemento, já que a grande maioria das pessoas já é contribuinte da previdência social (INSS, previdências municipais, estaduais ou federais) ou de alguma previdência privada, trata-se portanto de uma excelente estratégia de investimento para aposentadoria.

Para visualizar os preços e taxas dos títulos públicos disponíveis para compra, clique AQUI.

Para saber ainda mais sobre o NTN-B, clique AQUI.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!