Qual seu principal objetivo financeiro no momento atual?

Qual seu principal objetivo financeiro no momento atual?Fiz uma enquete na página do Quero Ficar Rico no Facebook onde perguntei para o pessoal qual o principal objetivo financeiro no momento atual.

As opções eram as seguintes: quitar suas dívidas, controlar seus gastos, organizar sua vida financeira, alcançar objetivos materiais, aprender a investir e conquistar a independência financeira.

A repercussão dessa enquete por lá foi tão bacana que resolvi escrever um artigo para complementar o que compartilhei com o pessoal do Facebook. Darei algumas dicas para alcançar os objetivos financeiros mais votados.

Resultado da enquete

Confesso que a enquete foi bem radical, por dar apenas uma opção para o participante. Até porque a maioria das pessoas tem mais de um objetivo, como “quitar as dívidas e comprar um carro” ou “organizar a vida financeira e aprender a investir”.

Entretanto meu objetivo era justamente saber qual o mais importante para o momento atual. Até para deixar de lado o que apenas é uma vontade e priorizar o que é necessário.

Dentre as seis opções oferecidas, os participantes escolheram as seguintes, nesta ordem:

  1. Conquistar sua independência financeira
  2. Organizar sua vida financeira
  3. Quitar suas dívidas

Enquete na fan page do Quero Ficar Rico

Para auxiliar que precisa alcançar esses objetivos, resolvi dar algumas dicas para cada um desses temas.

Conquistar a independência financeira

Devemos trabalhar não apenas para obter uma receita para se manter. Devemos nos preocupar em investir esse dinheiro para gerar riqueza.

Dessa forma, a rentabilidade obtida com esses investimentos diminuirá mensalmente a dependência do salário, a ponto de suprir totalmente a necessidade mensal para manutenção.

Nesse ponto, você não dependerá mais do dinheiro advindo do seu trabalho para viver, tendo então liberdade para fazer o que realmente lhe dá prazer. Ou seja, acaba de conquistar a independência financeira.

Para mais detalhes, recomendo a leitura do artigo “Independência financeira, trabalho e qualidade de vida“.

Se você precisa de algo mais prático para ensinar o caminho para essa conquista, recomendo o eBook Como Investir Dinheiro.

Organizar sua vida financeira

O sonho de qualquer pessoa é ter uma vida financeira equilibrada, com as contas em dia e ainda sobrando algum dinheiro para investir.

A boa notícia é que organizar sua vida financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem algumas dicas bem simples que, se seguidas à risca, certamente te guiarão para o sucesso.

Para mais detalhes, leia o artigo “10 dicas para organizar sua vida financeira“.

Se precisar de algo mais prático, baixe gratuitamente essa Planilha de Gastos.

Quitar suas dívidas

Manter as dívidas sob controle é essencial para o sucesso do seu planejamento.

É importante ter consciência que existem dívidas boas (financiamento da casa própria, por exemplo) e dívidas ruins (dívidas com cartão de crédito ou cheque especial), sendo necessário se livrar das ruins o quanto antes.

Para tanto, recomendo a leitura desses dois artigos:

Conclusão

Quitar suas dívidas, organizar sua vida financeira e conquistar a independência financeira são, de fato, objetivos essenciais para qualquer pessoa.

Espero que este artigo seja o pontapé inicial para muitas pessoas que pretender alcançar esses objetivos.

PS: Se você ainda não acompanha a página do Quero Ficar Rico no Facebook, recomendo que faça isso agora! Tem muito conteúdo exclusivo, e pretendo fazer mini-artigos que só serão publicados por lá. Acesse: www.facebook.com/QueroFicarRico

Até a próxima!

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!