Planilha de Gastos: Administre Seu Orçamento Pessoal

600 Flares Facebook 503 Twitter 69 Google+ 15 600 Flares ×

Planilha de GastosQuando eu escrevi o artigo “10 dicas para organizar sua vida financeira“, expliquei que os dois primeiros passos eram definir objetivos financeiros e elaborar um orçamento.

Expliquei inclusive a importância de, em primeiro lugar, definir e priorizar objetivos financeiros, no artigo “Por que devemos ter objetivos financeiros“.

Para elaborar e controlar o orçamento, é essencial tomar nota de todas as receitas e despesas, tanto para saber se o planejamento está sendo cumprido quanto para conhecer o destino do nosso dinheiro.

Planilha de gastos

Muitos preferem utilizar softwares para administrar o orçamento pessoal. Outros optam por controlar o orçamento através de planilhas financeiras. Há ainda os que escolhem o bom e velho caderninho :)

No entanto, pela minha experiência, entendo que a utilização de um software é bem complexa para a maioria das pessoas. Já o caderno dificulta a consolidação dos dados, pois não é possível utilizar fórmulas automáticas para esse suporte.

Diante disso, resolvi compartilhar com os leitores do Quero Ficar Rico a melhor planilha de controle de gastos que encontrei até então.

Gentilmente cedida pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi, a planilha é bem completa e, ao mesmo tempo, muito simples de usar.

Planilha de Gastos

Através dessa planilha, é possível registrar, mês-a-mês, todas as suas receitas e despesas (divididas por categorias). Além disso, você também saberá quanto tempo disponível para aplicações financeiras e poderá acompanhar a rentabilidade mensal de cada aplicação.

Download da planilha (é grátis)

Se você tiver interesse em utilizar essa planilha, fique à vontade para fazer o download gratuito do arquivo clicando AQUI.

Como fiz questão de deixar claro em artigos anteriores, acho extremamente importante manter o orçamento sob controle, pois é a melhor forma de administrar seu dinheiro, não contrair dívidas e investir mais.

Fique à vontade para deixar um comentário compartilhando sua opinião ou dúvida.

Ah, e se você quiser aprender como organizar sua vida financeira imediatamente, recomendo o eBook Como Investir Dinheiro, livro eletrônico oficial do Quero Ficar Rico.

A propósito, como você controla seus gastos?

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Mariana Monteiro

    Estou apaixonada por este blog. Meus parabéns!!
    Acho incrível a forma com que vocês explicam esse tipo de assunto, que pra mim é bastante complicado.
    Eu sou bastante controlada e organizada com meus gastos mensais, porém, meu noivo é um gastão. Começamos a ler os livros do Gustavo Cerbasi com o objetivo de aprender mais sobre economia e finanças. Mas confesso que eu VIAJO quando o assunto é inflação… Não sei se tem algum post sobre já publicado, mas gostaria muito de ler sobre a inflação de forma clara, simples, o “abc”… Tenho dúvidas sobre o perigo que existe de investir na poupança e deixa o dinheiro render, sobre qual o melhor e mais seguro banco para este investimento (sabendo que todos correm os mesmo juros), sobre previdência privada (quais as diferenças dos planos e o que é mais vantajoso) e onde encontrá-los.

  • Carlos

    RAfael…sempre acompanho seu blog e sempre acho as materias interessantes demais!!!
    Parabens!!!!
    tenho uma pergunta…tenho uma grana que posso investir mas sou mais conservador e gosto de renda fixa…portanto, é melhor eu investir em CDB (que paga uns 103% do CDI) ou tesouro direto?? ou haveria algum outro melhor investimento que os mencionados?

    grande abraço !!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Carlos.

      Se esse CDB for de um grande banco, pode até ser uma opção mais vantajosa que o Tesouro Direto.

      Mas se for de um banco menor ou o montante a ser aplicado for maior que R$ 70 mil, eu optaria pelo TD.

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Carlos.

      Se esse CDB for de um grande banco, pode até ser uma opção mais vantajosa que o Tesouro Direto.

      Mas se for de um banco menor ou o montante a ser aplicado for maior que R$ 70 mil, eu optaria pelo TD.

      Abraço!

  • Audifax

    Uso AceMoney da Mechcad (www.mechcad.net) desde 2005, show!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, garoto!

      Aproveitando sua dica, quem tiver interesse em baixar o MS Money gratuitamente, basta acessar: http://migre.me/84FmI

      Trata-se de uma excelente ferramenta para administrar o orçamento pessoal.

      Abraço!

      • Audifax

        Tu usas esse aí?

        • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

          Na verdade, eu uso o MS Money 99 (em português). É uma versão bem antiga, mas fica mais fácil por ser em português e tem todas as funcionalidades e relatórios que preciso.

          As versões mais recentes têm muita coisa desnecessária, como integração com a NYSE (bolsa americana), entre outras coisas.

  • Adriano Carvalho

    Ótima iniciativa, Rafael
    Há anos mantenho meu controle financeiro em planilhas que fui aperfeiçoando às minhas necessidades. Engraçado que o simples fato de anotar os gastos, já nos leva à refletir sobre eles e a mudar nosso padrão de consumo.
    Parabéns!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Bem observado, Adriano. Tomar nota de todos os gastos é importante porque sabemos para onde nosso dinheiro está indo e fica mais fácil identificar possíveis “vazamentos” desnecessários.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Fernanda

    Utilizo uma planilha elaborada pela consultora Elaine Toledo.
    http://www.toledocursos.com.br/livros_planilhas.aspx

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Sugestões são sempre bem-vindas :)

      Abraço!

  • Audifax

    A utilização de planilhas é legal mas nos programas feitos pra isso você tem diversas funcionalidades e recursos. É importante também não só preencher as transações mas utilizar os relatórios e gráficos para melhorar os resultados. No início fiz testes com vários programas, sempre encontramos deficiências mas também qualidades, mas o legal é que depois de escolhido e bem utilizá-lo, o que exige disciplina, você pode consultar um longo histórico. Bom demais, até ver o que foi conquistando a cada ano. O Acemoney foi o que melhor se adequou às minhas necessidades e de lá pra cá só melhorou. Ele importa os dados do MS Money se quiser testar! Possui tb um fórum onde podemos dar sugestões aos desenvolvedores, tirar dúvidas, é bem legal.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito bacana. A vantagem das planilhas é que elas são muito mais simples de manusear que softwares. E resolvem o problema da maioria das pessoas.

      De qualquer forma, eu prefiro usar o MS Money, mas vou dar uma olhada no AceMoney, por sugestão tua :)

      Abraço!

  • http://twitter.com/jbsilva2 Família Quadrada

    Nós começamos fazendo uma planilha para o orçamento doméstico, em 2003. Depois fomos aprimorando os dados, até acharmos que o Excel não dava mais conta de nossas necessidades, e criamos um banco de dados no Access, com vários relatórios. Estamos sempre aprimorando, e essa planilha do Gustavo Cerbasi nos trouxe mais inspirações! :)

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Bom saber :)

      No seu caso, talvez fosse interessante buscar alguns softwares, dada a quantidade de funcionalidades que utilizam nessa planilha.

      Abraço!

  • Investidor de Risco

    Eu não tenho o costume de registrar cada gasto que faço, como se fosse um livro contábil, mas tenho um controle macro bastante funcional de minhas despesas. Sendo assim, todo mes, a primeira coisa que faço com o meu salário é separar a parte que vou investir. O que sobra (valor um pouco maior que a média de meus gastos mensais) eu tenho direito (não a obrigação) de gastar. Tem dado muito certo.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Isso é excelente. Entretanto nem todos conseguem ter essa disciplina com cálculos mentais.

      Muitos tentam fazer dessa forma, mas terminam se perdendo nos pequenos gastos, que, quando somados, comprometem todo o orçamento.

      Para quem não tem essa disciplina, é melhor registrar tudo numa planilha, por exemplo.

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://twitter.com/LiliandOliveira Lilian de Oliveira

    Controlo meus gastos com anotações diárias na porta da geladeira (compras com comida, farmacia e gastos de casa, carro, etc). Todos eles, no final, insiro numa planilha excel cedida pela Bovespa. Mas, para adequar às necessidades da familia, insiro linhas com gastos e rendimentos diferentes do padrão q vem. Ele dá toda a porcentagem de gastos fixos, variaveis, extras, etc. Achei mto bom. Caso alguem não curta este, que ainda vou dar uma olhada, vale a pena baixar gratis no site da bmf bovespa

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Ótima dica, Lilian.

      Abraço e valeu pela participação!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Ótima dica, Lilian.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Lucas Oliveira

        Rafael eu queria tirar umas duvidas com você mais ta dificil o contato…

        • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

          Lucas,

          Infelizmente não tenho disponibilidade para responder todos os e-mails e comentários que recebo, apesar de me esforçar bastante para tal. Espero que você compreenda.

          Abraço!

  • Mariana Monteiro

    Rafael,

    Estou noiva e começando a planejar uma vida a dois, mas por enquanto está na teoria.
    Tenho muitas dúvidas quanto a investimentos… Começar uma poupança no banco e deixar render, é a solução para uma vida tranquila daqui alguns anos? É bom/preciso contratar um plano de previdência privada além do valor investido na aposentadoria? Para os dois ou só para um de nós basta?
    Ficarei muito grata se puder me ajudar com essas perguntas.

    Aguardo retorno.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Mariana,

      Comece pela poupança (para já render algo) e, ao mesmo tempo, estude bastante sobre as opções de investimento existentes.

      Um plano de previdência também é uma boa escolha, mas é necessário não ter taxa de carregamento e taxa de administração inferior a 2% ao ano.

      Por fim, sugiro que dê uma olhada no meu eBook sobre educação financeira e investimentos: http://www.comoinvestirdinheiro.com.br/

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/people/Pobretão-De-Vida-Ruim/100003513889338 Pobretão De Vida Ruim

    Nesse assunto sou mestre.

    1º Softwares são terríveis. Não dá pra customizar, a maioria dá pau, tem que pagar, ou é shareware, os freeware são péssimos.

    2º Excel é o melhor e mais perfeito para fazer como você quiser seus orçamento pessoal.

    3º Eu faço o seguinte: Em uma planilha fica onde coloco todos os gastos separado por grandes contas (Habitação, Lazer, despesas pessoais) e cada um deles tem subcontas (telefone celular, vestuário, alcool, balada, panicats). Aí eu vou anotando os gastos lá que já automaticamente geram gráficos. Na parte de rendimento a mesma coisa, separo por salário, 13º, bônus, etc.

    4º Aí ao final de cada ano ou quadrimestre eu avalio as despesas que estão muito alto apra saber se está tudo bem onde posso melhorar.

    5º Para calcular o rendimento das ações, investimentos uso o sistema de cotas do blogueiro além da poupança.

    6º Outro fator importante é que eu defino o aporte (60 a 80% do salário) e o que resta é o meu gasto permitido. Aí eu uso um relatório análitico como se chama na contabilidade para controlar ainda mais meus gastos.

    Aportes altos = Ficar milionário.

    http://vidaruimdepobre.blogspot.com.br/

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      1) Existem bons softwares (MS Money, por exemplo, é muito bom), mas realmente não há possibilidade de customização.

      2) Planilhas são ótimas por serem mais fáceis de usar e de adequar às suas necessidades.

      Demais pontos: ótimas dicas! Infelizmente pouquíssimas pessoas podem se dar ao luxo de poupar entre 60% a 80% do salário. Aproveite bastante enquanto isso é possível.

      Abraço e valeu pela participação!

    • Edgard Santos

      Existe o Organizze, é grátis, muito bom e fácil de usar.

  • Lecoscain

    Alexandro Scain
    Eu e minha namorada gostariamos de aplicar 800 reias por mes, durante 3 a 4 anos
    qual a melhor aplicação?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Tenho duas sugestões.

      A primeira delas é investir em títulos públicos, pelo Tesouro Direto. Trata-se de uma ótima opção de investimento para obter boa rentabilidade com baixo risco. Para mais detalhes, sugiro a leitura do artigo: “10 respostas sobre o Tesouro Direto“.

      Outra sugestão é o eBook ‘Como Investir Dinheiro’. Recomendado por vários especialistas (inclusive Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligente Enriquecem Juntos), o eBook Como Investir Dinheiro é um guia de investimento composto por quatro livros digitais e duas planilhas financeiras.

      Além desse material, você terá acesso ao e-mail exclusivo para entrar em contato comigo (autor do material) e tirar dúvidas.

      O investimento é baixo e o risco é mínimo, considerando que você tem 30 dias para avaliar o produto. Se não gostar, basta pedir seu dinheiro de volta.

      Para saber mais sobre o kit, acesse: http://comoinvestirdinheiro.com.br/

      Abraço e sucesso!

  • Dorval Fagundes

    Olá, sou fã e costumo sempre acompanhar todos os artigos. Parabéns pelo blog. Estou enfrentando problemas para abrir a planilha de orçamento. Estou desejoso de usá-la mas o excel informa que o arquivo está corrompido. Obrigado!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Dorval,

      Baixe novamente e salve com outro nome. Deve funcionar.

      Abraço!

  • Arthur M. Santos

    Uso o GnuCash e o MoneyCare, aplicativo para iOS.

    O primeiro uso como um registro consolidado dos gastos, receitas e investimentos, que fica no desktop, com backup constantes.

    O segundo uso para registros logo após a realização de alguma transação. Acho uma ótima combinação e recomendo.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Arthur,

      Sem dúvidas deve funcionar muito bem. Mas para a maioria das pessoas se torna um processo complicado.

      Abraço!

      • Arthur M. Santos

        É um processo complicado, às vezes (principalmente no Gnucash).

        Mas o MoneyCare é bem intuitivo e, sobretudo, portátil – deixando mais prático anotar assim que o gasto ocorre.

  • Mauricio M Filho

    Uso um sistema muito simples e fácil: Mega Gestor Financeiro
    http://www.mauriciomfilho.com/megagestorfinanceiro/

  • Mauricio M Filho

    Uso um sistema muito simples e fácil: Mega Gestor Financeiro
    http://www.mauriciomfilho.com/megagestorfinanceiro/

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Bacana, Mauricio.

      Abraço!

  • Romulonarciso

    Caro Rafael, existe algum programa que apresente o histórico de rentabilidade e as lâminas dos fundos de investimento, com possibilidade de parametrizar a pesquisa por valores mínimos de aplicação? Como você pesquisa as informações de rentabilidade para seus futuros investimentos?

  • Felipe

    É interessante mesmo, e independente do método, seja “caderninho” ou planilhas, a grande palavra é gerenciar. Finanças não deve ser sinônimo de dor de cabeça, e sim de realização. Vale a pena o esforço. Excelente post.

    http://www.upeducacaofinanceira.com.br

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Felipe.

      Abraço!

  • Fabio S. Reszko

    Gostaria da opinião de vocês: fiz um site de controle financeiro focado na simplicidade e objetividade, se puder, gostaria de um feedback. http://www.cademeudinheiro.com.br

    Obrigado

  • Natane

    Olá Rafael, gostaria de saber se você tem para indicar uma ferramenta que ajude no controle de uma micro empresa, como por exemplo estoques, financeiro, fluxo de caixa. Obrigada!

  • Dellsystem Sistemas

    Sou programador, e se voce se interessar em criar um software para controle financeiro com o seu padrão e opões que quizer, posso fazer…

  • Fernando Vendramel

    Olá, Rafael.
    Comecei acompanhar seu blog recentemente e estou gostando muito dos seus artigos, tem me ajudado bastante a pensar sobre a importância da Educação Financeira.
    Desde 2005 controlo meus gastos com uma planilha em Excel, e venho aprimorando a mesma desde então de acordo com minhas necessidades. O mais importante de ter o controle das contas é saber exatamente para onde vai cada centavo do dinheiro que ganhamos, pois só assim é possível enxergar os exageros e conseguir controlar os gastos, mantendo uma média de consumo que possa ser saudável dentro da verba que temos disponível, e conseguir enxergar também qual é o montante que poderemos utilizar para fazer os inverstimentos desejados.
    Muito obrigado pelas informações que você compartilha com seus leitores e espero que continue trazendo ótimos assuntos em suas pautas.

    Grande abraço!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Fernando.

      Abraço!

  • http://tiagoarm.blogspot.com/ Tiago Medeiros

    E aí Rafael, muito bom o blog. Parabéns! Leio todo dia. Porém, acho melhor e mais fácil de usar a planilha de gastos do professor Marcos Silvestre. Abraço.

  • Bruna Laet

    Rafael, ótimo post, ótimo blog, ótimas explicações, muito obrigada.
    A planilha que eu uso e acho bem legal é a do site Bovespa.

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/planilha-de-orcamento-pessoal/planilha-de-orcamento-pessoal.aspx?idioma=pt-br

    Parabéns pelo trabalho, estou acompanhando atentamente.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu pela dica, Bruna :)

      Abraço!

  • Nadja Filha

    Rafael, muito obrigado pelas dicas. Está me ajudando bastante, uma vez que estou planejando montar um negócio próprio. Você está de parabéns, ganharíamos muito se estivesse espalhado em nosso país mais RAFAEL´S, com esse interesse, boa vontade, simplicidade em educar. O conhecimento é isso, precisa ser repartido.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Nadja.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Aline Lopes 10

    Ótimo esse blog !!

  • Veramanga

    Rafael brigada por vc existir… O anjo que caiu da net… rsrs

  • Veramanga

    Rafael brigada por vc existir… O anjo que caiu da net… rsrs

  • http://twitter.com/vf_rita Rita de Cássia Valõe

    O Artigo de Rafael Seabra sobre a Planilha de Gastos, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, é mais uma excelente ferramenta para quem predende organizar e planejar sua vida financeira, pois é bastante detalhada e contempla todos os aspectos relativos as despesas e receitas familiares e até empresariais. Com esta planilha é possível fazer todas as previsões orçamentárias e tornar viável o alcance de objetivos financeiros.
    Parabéns por este e por todos os artigos que você escreve com tamanho domínio dos assuntos e clareza nas redações.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Rita.

      Abraço!

  • Eliane

    Excelente Rafael, era o que eu estava precisando! Parabéns pelo blog! Adorei descobri-lo.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Eliane.

      Abraço!

  • Alexandre de Melo

    Rafael,seu blog está de parabens,assuntos bastante interessantes ,ajudando muito na
    tentativa de equilibrar o orçamento e os investimentos.
    Vou tentar utilizar a planilha para melhor controlar os meus gastos e ganhos.
    Abraços!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Alexandre.

      Abraço e boa sorte!

  • Marcelo Rodrigues

    Rapaz, você caiu do céu! Estou aproveitando o fim de ano e, enquanto meus amigos pensam nas viagens e nos planos de emagrecimento para 2013, eu organizo minha planilha de gastos pessoais e já entro no novo ano com outra cabeça, aprendendo com suas dicas para fazer boas aplicações e alcançar, em breve, a minha independência financeira! Continue com essas dicas preciosas! Abraços

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Marcelo.

      Abraço!

  • Cindy Michels

    Bom dia Rafael,

    Você teria uma planilha muito menos complexa que essa que vc esta indicando? Que contenha só receitas e despesas, sem aplicações financeiras? No aguardo.

  • http://profile.yahoo.com/LDBMML63FIR45HCPILJV6FFKIA deodato

    Obrigado Rafael, sucesso!!!

  • feacomm

    Eu acho muito legal as pessoas fazerem as suas planilhas de gastos, orçamento familiar, depesas etc… mas seria legal também se as pessoas se concentrassem em como fazer a sua renda crescer e não apenas ficar pensando em economizar.

  • Roberta

    OLÁ RAFAEL TD BEM ?
    Ultimamente ando bem motivada neste assunto por conta de um curso q fiz de saude financeira,porem infelizmente temos a carga das crenças limitantes e tb os vicios da corrida dos ratos,no incio até comecei a usar esta planilha porem o susto foi tão grande q adivinha ? larguei de lado e continuei na vidinha mediocre resultado :como trabalho por conta(tenho uma confecção em sociedade com meu marido) acabei me perdendo no inicio do segundo semestre passado (2012) porém agora estou naquela faze de negociar dividas com bcos,cartoes de credito,e outros debitos porem contratei uma pessoa (auxiliar adm e financeira ) q esta me ajudando a colocar tudo em ordem,mas infelizmente isso leva tempo…tudo q esta entrando vai direto para saudar dividas atrazadas… sei q esta parte é muito dificil pois nos privamos de viver para cumprir com os compromissos mas espero ter paciencia,foco,e determinaçao para passar por este momento…Tudo q leio,neste aspecto tem me dado forças e coragem para continuar e seu comentarios tem sido de grande valia !!! Obrigada por tudo e espero continuar contando com suas dicas e incentivos
    Abçs
    Roberta

  • http://twitter.com/florcyta FLORINDA

    COMO VOCE ESTÁ?VOCÊ FOI UMA INDICAÇÃO DE FLÁVIO AUGUSTO E EU DESDE QUE CONHECI A GV EU COMECEI A MUDAR A DIREÇÃO DOS MEUS PROJETOS E VOCE É UMA CHAVE MUITO IMPORTANTE PARA A MINHA NOVA DIREÇÃO PORQUE UM DOS PASSOS É A EDUCAÇÃO FINANCEIRA.ESTE ANO COMEÇOU E EU JUNTO COM O PROPÓSITO DE RECOMEÇAR E DIREITO DESTA VEZ.SOU PÉSSIMA COM FINANÇAS E ISTO É RUIM PARA QUEM QUER CRESCER !
    EU ESTOU RETOMANDO A MINHA FACULDADE E SERÃO GASTOS A MAIS NO ORÇAMENTO E MINHA POSIÇÃO FINANCEIRA VAI PRECISAR DE AJUDA PORQUE O SALÁRIO QUE EU TENHO TEM QUE SER DIVIDIDO COM AS DESPESAS NA MINHA CASA MAIS OS MEUS PROJETOS, PORÉM ACREDITO SEGUINDO AFINCO O TEU CONHECIMENTO SE DEUS QUISER ATÉ O FINAL DO ANO QUERO ESTAR ESCREVENDO PARA VOCÊ E DIZER EU SOU UMA VENCEDORA!
    UM ABRAÇO
    FLORINDA ALMEIDA

  • Bruno Bastos

    Excelente blog!
    Parabéns pela ideia e pelas ricas informações.
    Tenho indicado para vários amigos e parentes.

    Continue assim.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Bruno.

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/eduardo.dossantosneves Eduardo Dos Santos Neves

    Rafael, posso incluir linhas e adicionar novos gastos ou receitas na planilha financeira que vc disponibilizou aqui? Para ficar mais claro e fácil de prever e controlar os gastos e receitas variáveis, em vez de adicioná-los todos em “outros”, seria melhor incluir item por item, como por ex., no caso das remunerações recebidas, colocar um item como “Adicional de substituição de chefia”, outro como “Indenização de diárias” etc., pois são remunerações que variam de valor mês a mês, tornando seu controle difícil se misturado com outros tipos de remunerações.
    Resumindo: Posso incluir itens adicionando novas linhas, ou isto prejudicará as fórmulas da planilha?
    É a primeira vez que pergunto-lhe algo e gostaria de parabenizá-lo por seus artigos, sempre muito lógicos e bem fundamentados, apesar de ter te descoberto há pouco tempo já li muita coisa útil aqui, nem assisto mais tv direito…

  • Alex Sandro

    Hj mesmo estava pensando em procurar um meio de marcar minhas despesas e receitas em algum software e agora abro meu email e vejo essa planilha! Sensacional! Valeu a pena assinar esse blog! Obrigado! Antes eu estava marcando só meus gastos na minha agenda!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Alex.

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://www.facebook.com/lea.esilva2 Léa de Souza e Silva

    to amando esses e-mails q vc gentilmente esta meenviando!!!
    esta me ajudando muito pois sempre tive dificuldade de contralar meus gastos . muito bom!!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Que coisa boa, Léa :)

      Abraço e sucesso!

  • jhonatasobreira

    Obrigado Rafael pelas dicas agora vou começar a me organizar financeiramente

  • ALMIR RAMOS

    APRENDER É UMA BELA ARTE! PARABÉNS, RAFAEL SEABRA!!!

  • nety

    gostei muito dessa planilha, por ser de simples entendimento, vou começar a usa-la já! obrigado!

  • Robson

    Rafael…Você conhece meu Sistema? Ele é um controle financeiro online onde o usuário acessa de qualquer lugar e administra suas finanças lançando receitas e despesas. Ele é grátis quem quiser acessar pessoal.

    O nome é o iGastos. Segue link abaixo.

    http://www.igastos.com.br

  • Dulce Nunes

    Muito obrigada por cada vez mais o conteúdo abordado ser tão interessante. Aprendo muito com suas postagens… baixei a planilha, valeu

  • Dulce Nunes

    Rafael minha gerente me indicou fazer uma previdência. É do banco do brasil. Quais vantagens e desvantagens? Tem algum post sobre? Valeu

  • Dulce Nunes

    Rafael minha gerente me indicou fazer uma previdência. É do banco do brasil. Quais vantagens e desvantagens? Tem algum post sobre? Valeu

  • José

    Os artigos e videos são muito claros. Estou aprendendo e pretendo estudar cada vez mais. Acho que sou insistidor mesmo e que vou chegar lá.

  • maria lucineide diogenes

    O blog é de primeira qualidade para pessoas como eu, iniciante e que possui objetivos baseados nos ensinamentos deste jovem pernambucano.

  • JM Fonseca

    Seus artigos são bem claros e diretos…congratulações!

  • José Tadeu Maduro

    Rafael, esta planilha chegou em ótima hora. Há um bom tempo também venho encontrando dificuldades para escolher a planilha que me atendesse melhor para controlar minhas despesas e receitas. E também os artigos paralelos sobre objetivos financeiros e o orçamento. Valeu, estou aproveitando muito deste material. Obrigado!

  • José Tadeu Maduro

    Rafael, talvez não seja de sua área, mas acredito que poderá me orientar. Estou a procura de uma renda extra para complementar meu salário. Vejo pela internet muitas propagandas, informações, e propostas enganosas (ilusão)… de se ganhar dinheiro. Você pode me indicar alguma empresa séria, onde eu poderia tentar e fazer uma experiência?