Independência financeira, trabalho e qualidade de vida

1.7K Flares Facebook 1.4K Twitter 136 Google+ 55 1.7K Flares ×

Independência financeira, trabalho e qualidade de vidaVocê parou para pensar por que trabalha? O principal objetivo para a maioria das pessoas é obter uma renda suficiente para pagar as contas e, se possível, sobrar algum dinheiro para coisas supérfluas ou até mesmo investir esse dinheiro.

Existe, entretanto, uma minoria que trabalha simplesmente no que gosta, onde o objetivo não é gerar renda para se manter. Muitas vezes até ganham um bom dinheiro com esse trabalho, mas essas pessoas acumularam um patrimônio que gera riqueza suficiente para bancar as despesas. Essas pessoas são financeiramente independentes.

O objetivo deste artigo é mostrar a importância de três metas fundamentais na vida de qualquer pessoa: conquistar a independência financeira, trabalhar com prazer e buscar qualidade de vida.

Invista para trabalhar menos e ganhar mais

Quando escrevi o artigo ‘Invista para trabalhar menos e ganhar mais‘, mostrei que devemos trabalhar não apenas para obter uma receita para se manter. Devemos nos preocupar em investir esse dinheiro para gerar riqueza.

Dessa forma, a rentabilidade obtida com esses investimentos diminuirá mensalmente a dependência do salário, a ponto de suprir totalmente a necessidade mensal para manutenção. Nesse ponto, você não dependerá mais do dinheiro advindo do seu trabalho para viver, tendo então liberdade para fazer o que realmente lhe dá prazer

Gastar menos ou ganhar mais?

Existem duas formas de acelerar o processo para alcançar a independência financeira: gastar menos ou ganhar mais. Apesar de não ser fácil fazer essa opção, gastar menos é sem dúvida a alternativa mais rápida. Quanto menos precisamos para viver, menor será a necessidade de rendimentos dos nossos investimentos.

O grande problema é que erroneamente interpretamos aumentos de salário como possibilidade de aumentar o padrão de vida, comprar um carro novo, mudar-se para uma casa maior. E não como uma excelente oportunidade de antecipar a conquista da independência financeira.

Qual o significado da independência financeira?

Enquanto muitas pessoas pensam que independência financeira significa aposentadoria, eu acredito que ser financeiramente independente é ser livre. Ter liberdade para trabalhar exclusivamente com o que gostamos.

Sou formado em Ciência da Computação, tenho muito orgulho da minha profissão (por sinal, ontem foi o dia do profissional de informática) e ainda trabalho na área. Mas descobri que minha grande paixão é a educação financeira, meu objetivo desde então é conquistar minha independência financeira para trabalhar exclusivamente com isso.

Há uma belíssima frase de Confúcio (muitos devem conhecê-la), que resume brilhantemente esse objetivo:

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” ~ Confúcio

Na minha opinião, essa frase é 100% verdade. Trabalho diariamente pelo menos 12 horas por dia. Nunca trabalhei tanto. E tenho muito prazer nisso. Porque não sinto que trabalho. Sinto que me divirto. E tenho certeza que é nisso que quero trabalhar por um bom tempo, pois ainda tenho muito a fazer.

Não se esqueça da qualidade de vida

Você já parou para pensar quanto tempo dedica ao trabalho? Vamos pensar num horário padrão, de 8:00 às 18:00. De cara já “perdemos” 10 horas do dia por conta do trabalho. Se considerarmos que precisamos de, no mínimo, 30 minutos para ir ao trabalho e mais 30 para retornar para casa (quem mora em cidade grande, sabe que apenas 30 minutos é irreal), dedicamos pelo menos 11 horas diariamente para o trabalho.

Se você considerar que uma boa noite de sono dura 8 horas, sobrariam apenas 5 horas para se dedicar à família, se divertir com os amigos ou praticar um hobby. Isso é muito pouco! E se o trabalho não lhe dá prazer, é ainda pior.

Mesmo quando trabalhamos no que nos dá satisfação, ainda assim temos que nos preocupar com a qualidade de vida.

Ser rico, na minha opinião, é viver com qualidade de vida e acumular paulatinamente um patrimônio que gere rendimentos cada vez maiores para que eu dependa cada vez menos da renda obtida através do meu trabalho.

Conclusão

Todos nós somos livres para fazer escolhas e ter os mais diversos objetivos. Mas, na minha opinião, três objetivos são essenciais:

  1. Independência financeira. Quanto menos dependermos do dinheiro, mais livres seremos.
  2. Gostar do trabalho. Quanto mais gostarmos do nosso trabalho, menor será a sensação de perda de tempo.
  3. Qualidade de vida. Aproveite seu tempo da melhor maneira possível, tentando sempre estar próximo às pessoas que realmente são importantes para você.

Até a próxima!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • http://www.facebook.com/people/Juliano-Abrahão-Ferreira/100001737341824 Juliano Abrahão Ferreira

    Rafael meu caro fico feliz de ler artigos com esta qualidade e verdade, até porque atualmente sou assalariado de uma loja e estou me preparando para lançar meu blog e estudando mais profundamente o assunto, afinal de contas quero exatamente isso: Independência Financeira e liberdade para a qualidade de vida com família e amigos. Acredito ser este o caminho – trabalhar para que algo trabalhe para nós de forma automática demandando de nós apenas uma gestão eficiente.
    Parabéns pelo artigo e pelo blog.
    Sucesso.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Fico ainda mais feliz em ler comentários como o seu. Ser financeiramente independente para poder trabalhar com o que realmente lhe dá prazer não tem preço. Se aliar isso à qualidade de vida, combinação perfeita.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Mcristinacanada

        Faço minhas as palavras do Juliano Abrahão Ferreira! Parabéns pelo seu trabalho, muito tem me auxiliado!

  • http://twitter.com/_xampa Andre Cruz

    Sensacional. Falou tudo !!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Abrigado, André.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Meyerbeer

    Muito bom cara, continuo fã do blog!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Meyerbeer.

      Abração!

  • Amanda

    Olá, Rafael.. Muito bom texto e com certeza o desejo de todos que estão neste caminho.

    Não entendo ainda como podemos viver dos rendimentos de um montante acumulado, pois os investimentos não rendem mensalmente, por exemplo, o Tesouro Direto, onde só recebemos após o vencimento do título. Como seria esta estratégia?

    Abçs.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado pelos elogios, Amanda.

      Existem várias possibilidades para viver de rendimento. Falando especificamente do Tesouro Direto (já que esse foi seu exemplo), existem títulos que pagam cupons semestrais, como a NTN-B e a NTN-F.

      Como os vencimentos são em datas diferentes, é possível receber cupons em seis meses por ano (janeiro, fevereiro, maio, julho, agosto e novembro).

      Como eu falei, essa é apenas uma das diversas possibilidades de receber rendimento mensal.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Amanda

        Rafael,

        Poderia me falar sobre outras formas de obter rendimentos mensais? E qual é o montante de valor que devo ter investido para esta finalidade? Já existe algum artigo sobre esse assunto no site? Se não, gostaria de sugerir, pois achei muito interessante.

        Abçs..

  • Amauri Vasconcellos

    Rafael, meu jovem. Excelente matéria e habilidade com as palavras. Compartilho de suas ideias e inclusive a publiquei no meu mural no facebook. Parabéns pelo seu trabalho.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Amauri.

      Abraço e valeu pela participação!

  • AdrianaM.

    Rafael, sou nova no seu blog e tenho uma pergunta que talvez seja muito idiota, mas se pudesse me ilucidar agradeço. Já li em alguns lugares que é bom manter uma reserva financeira para nos manter pelo menos 6 meses. Isso significa que esse dinheiro deve ficar na poupança, e só devemos investir o que juntarmos além dessa reserva? Eu finalmente juntei a minha reserva, e estou frustada em pensar que agora tenho que juntar mais para começar a investir. É isso mesmo?
    Desde já agradeço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Seja bem-vinda, Adriana.

      Para responder sua pergunta, recomendo o artigo abaixo:

      A importância de um fundo de emergência

      Abraço e valeu pela participação!

  • Romualdo Sanitá Neto

    Muito bom o artigo…

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Romualdo.

      Abraço!

  • http://www.flatsenegocios.com.br Flats

    Este post realmente vale a pena ser lido!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Danilo

    Belíssimo post!
    Realmente, quando trabalhamos com algo que dá vazão à nossa mais profunda essência e fazemos isso com paixão, criatividade e diversão, basta dar tempo ao tempo para que naturalmente e consequentemente este prazeroso ofício nos forneça ótimas oportunidades de desenvolvimento pessoal e prosperidade financeira.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Danilo.

      Concordo 100% contigo.

      Abraço e valeu pela participação!

  • fred

    Acredito que todos devem definir o que é ser rico. Este é um conceito bastante subjetivo que vai muito além do nosso inaginário de ser milionário. Com esta definição, temos a possibilidade de alcançar a riqueza.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Exatamente. O significado de ser rico para mim pode ser totalmente diferente do significado para você. O importante é cada um ter sua definição e ir em busca dela.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Anderson Paulo

    Olá Rafael! Primeiramente parabéns pelo livro, que legal cara! cada vez que vejo um amigo difundindo a independência financeira fico muito feliz, de grão em grão vamos educando nossa solciedade!
    Quanto ao artigo nota 10, segue a mesma linha de um que fiz há alguns anos.

    http://administradores.com.br/informe-se/artigos/independencia-financeira-x-qualidade-de-vida/48048/

    grande abraço
    Anderson

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Anderson. Trabalhei muito para conseguir finalizar o livro, mas o resultado ficou bem bacana.

      Valeu também pelos elogios ao artigo. Espero que cada vez mais pessoas tenham consciência da importância da educação financeira e valorizem também a qualidade de vida.

      Abraço!

  • Renato C

    O seu texto vai no cerne da questão, parabéns !

    A sua definição de “ser rico” é perfeita !

    Atente-se que isto que você coloca neste post por muitas vezes é “esculhambado” ou completamente desconsiderado/menosprezado por quem ainda tem aquela visão dinheirística de que ser rico é ter “muito dinheiro” e pronto.

    O maior valor do dinheiro é o de troca. Use-o a seu favor, não contra si !

    Até !

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado pelo comentário, Renato. Infelizmente muitos não conseguem enxergar o que, na minha opinião, são as coisas mais importantes.

      Ser financeiramente independente significa que somos livre em relação ao dinheiro, dominamos ele.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Fabio

    Rafael, gosto muito de seus textos, sempre nos ensina algo. Se puder me tirar uma dúvida, na minha declaração do IR este ano, já em abril, no extrato da RF estava uma inconsistencia (valor de meus benefícios recebidos). Enviei uma retificadora ainda em abril/11 com o valor correto. Ainda está “em processamento”. Se tivesse outras inconsistencias estava no primeiro “aviso”? esta retificadora já foi processada, ou ainda corro de risco de cair novamente na malha fina? este ano recebi atrasados na justiça do trabalho, então estou aguardando ansiosa esta restituição…

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado pelos elogios. Em relação à sua dúvida, a detecção de uma inconsistência não impede que outras possam ser detectadas futuramente. O Fisco tem o direito de cobrar impostos não pagos por 5 anos.

      Abraço!

  • Emerson

    Exelente artigo!
    Ultimamente andei pesquizando e lendo muitos livros sobre este assunto, fiz também um curso de Administração financeira de 2 semanas no Senac este me ajudou muito, e acabou sendo um complemento para o curso de contabilidade que tenho apesar não trabalhar nessa área.
    Não estou muito satisfeito com meu trabalho, não é por causa da renda ou porque não gosto do que faço, o que eu não gosto nele é a forma como é feito (Pressão). E isto me fez buscar outra fonte de renda e depois de aproximadamente um ano de investimento estou com uma renda extra proxima de 82% do valor do meu salário atual!
    como diz um dos livros que li, “Cada real pode ser um empregado trabalhando 24 horas por dia 7 dias por semana”
    E aprendi também que podemos usar o dinheiro para duas coisas: Aumentar a renda (Ativos) ou aumentar as despesas (passivos)!

    Parabéns pelo belo artigo

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Ótimo depoimento, Emerson. Temos que colocar o dinheiro para trabalhar para nós. Não somos nós que temos que trabalhar para ele.

      Abraço e valeu pela participação!

    • Amandanit

      Olá Emerson…
      Poderia compartilhar o nome do curso e dos livros que leu? Acho que seria de grande ajuda. Caso não queira divulgar aqui, peço que envie para meu e-mail (amandaelite@gmail.com)

      Abs, Amanda.

  • Lygiah_salles

    Apaixonante esse seu artigo Rafael! Muito obrigada. Latif Yazbek

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Lygiah.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Ly salles

    Apaixonante esse seu artigo Rafael! Muito obrigada!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado novamente :)

      Abraço!

  • Raul Anderson

    Olá Rafael, concordo com tudo o que você escreveu, tenho 23 anos e me sinto infeliz com meu trabalho e com a renda que ele me proporciona, mas também sei que, só depende de mim mudar esta situação, procuro investir nos meus estudos pra poder alcançar a situação de “menos trabalho, mais dinheiro”, só que tenho vários defeitos e problemas: não consigo focar em coisas a longo prazo, como poupança por exemplo, tenho dívidas acumuladas e não consigo deixar de gastar com coisas desnecessárias ao invés de honrar obrigações, sou da área de TI assim como você, estou querendo melhorar minha qualidade de vida, estou lendo seu blog pela 1ª vez e com certeza você conseguiu mais um adepto e fã parabéns.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado pelos elogios e pelo ótimo depoimento, Raul. Como você mesmo disse, só depende de si.

      Seja bem-vindo!

      Abraço e valeu pela participação!

  • Guigrx

    Concordo! Porém e se você tivesse que escolher: Primeiro tentar trabalhar em algo que goste (normalmente é um empreendimento, assim evita ter chefes) e assim conseguir a independência financeira jovem ainda (em caso de sucesso) , ou fazer o que a maioria faz: Trabalhar, depois conhece algo que realmente gosta e cria uma base para poder viver disso! Porém devido a manutenção de vida criada até o momento da descoberta deixa cada vez mais as pessoas presas ao emprego, ainda mais aqueles que não conheceram o espirito empreendedor!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      É isso mesmo. E tem mais: muitas vezes não sabemos o que, de fato, queremos fazer quando ainda somos muito jovens.

      Às vezes é preciso começar a trabalhar, viver algumas experiências para, aí sim, se dedicar exclusivamente ao que realmente gostamos. O problema é que, muitas vezes, já estamos “presos” ao trabalho, por dependermos completamente da receita mensal (salário).

      Abraço e valeu pela participação!

  • Elianaguimaraes02

    Olá Rafael!
    Amei seu artigo, se todos nós pensarmos e agirmos assim seria
    tudo de bom.
    Você esta de parabens!!
    Abraço grande,
    Eliana

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Eliana. Espero que muitas pessoas tenham oportunidade de ler este texto, justamente para mudarem a forma de lidar com o dinheiro.

      Abraço e valeu pela participação!

  • João

    Que belo artigo Rafa! Aproveito para perguntar se montando uma carteira de açoes focada nos dividendos posso em um tempo futuro ter problemas para solidificar minha independencia financeira pelo humor volátil da bolsa. Obrigado e parabéns!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, João. Em relação à carteira focada em dividendos, ela não deve ser sua única opção. Deve ser combinada com investimentos em renda fixa e, quanto mais próximo você estiver de alcançar seu objetivo, menor deverá ser a exposição a ativos de renda variável, justamente para evitar problemas futuros.

      Abraço!

  • Felizardoleite

    Rafael , gostaria muito q me ajudasse numa decisao, li seus artigos e gostei muito.Tenho um ponto comercial q estou tentando vender por 220.000,00.Havia pensado em construir casas para viver com a renda dos aluguéis.Mas o q me indicaria???acha q é viável?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não posso te ajudar muito, pois conheço pouco sobre esse mercado. Mas você precisa fazer as contas para saber o que seria melhor.

      Se você investir esse dinheiro em aplicações financeiras de baixo risco, pode conseguir até R$ 2 mil por mês.

      Já se você investir na construção das casas para ganhar com o aluguel, quanto você ganharia? Faça as contas e você terá a resposta.

      Abraço!

  • João

    Rafael, eu sei que você, assim como eu, começou a se interessar por cuidar de suas finanças graças ao mestre Kiyosaki. Entretanto, eu vejo que você e os principais entendidos do assunto aqui no Brasil (Gustavo Cerbasi, Navarro, etc) não comentam muito sobre uma das coisas que o Kiyosaki prega que, na minha opinião, é uma das mais importantes: ele fala que a escola prepara as pessoas para serem funcionários, e não patrões. Basicamente, ele incentiva MUITO o empreendedorismo (tanto que tem livros falando exclusivamente disso, que é o caso do Empreendedor Rico – muito bom, por sinal). Por que ele incentiva? No meu entendimento, porque empreender é a única forma de você ganhar bastante dinheiro (mesmo se você não tem muito dinheiro). Ou seja, se eu for um funcionário e investir em ações/renda fixa, vou demorar uns 20 ou 30 anos (varia de acordo com a renda e os aportes, claro) pra conquistar minha independência financeira, mas se eu montar um negócio bem estruturado (todo mundo faz um hambúrguer melhor que o do McDonalds, mas poucos têm um sistema de negócios tão bom), posso reduzir esse tempo drasticamente. Na minha visão, é basicamente “ter independência financeira em 20 anos” vs. “poder ter independência financeira em 2 ou 3 anos”. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre esse meu entendimento e por que você, que trabalha com informática (uma das áreas com maiores possibilidades de empreender), não tenta ser empreendedor. Desculpa ter me alongado. Grande abraço.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Realmente o Kiyosaki prega isso e já escrevi alguns artigos ressaltando e incentivando o empreendedorismo.

      De qualquer forma, empreender depende muito do perfil da pessoa. Não basta apenas ter vontade. É necessário ter perfil para lidar bem com os riscos e não desistir na primeira pancada. E infelizmente nem todos estão prontos para isso.

      Minha opinião sobre o empreendedorismo é que essa é a única forma de não termos limites em nossos ganhos. Diferente do trabalho como empregado, onde temos um limite, os ganhos num negócio próprio são ilimitados. E os riscos também são bem maiores.

      Em relação a mim, tenho uma empresa e também trabalho como consultor. Atualmente ganho mais dinheiro com meu empreendimento do que meu salário no cargo público que ocupo. Ainda assim concilio ambas as atividades porque trabalho apenas 6 horas por dia no Tribunal de Justiça. E a tendência é só crescer.

      Abraço e valeu pela participação!

      • Rômulo

        Rafael, qual seu cargo no Tribunal e qual o negócio da sua empresa?

  • Wallace Alpinista

    Excelente artigo,
    Sou fã mas há algum tempo do seu blog, parabéns !

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Wallace.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Edvaldo Silva

    Olá Rafael, sou novo no blog e gostei do seu comentário de ter independencia financeira e já ouvir falar muito bem do Livro “Pai Rico, Pai Pobre”, logo gostaria de saber como posso investir meu dinheiro e vivier com gastos somente dos juros. E qual é o melhor investimento tesouro direto? como faço?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Edvaldo,

      Tenho duas sugestões. A primeira delas é o Tesouro Direto. Trata-se de uma ótima opção de investimento para obter boa rentabilidade com baixo risco. Para mais detalhes, sugiro a leitura do artigo: “Alcance seus objetivos investindo em títulos públicos“.

      Outra sugestão é o livro digital ‘Como Investir Dinheiro’. Recomendado por vários especialistas (inclusive Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligente Enriquecem Juntos), o eBook é uma compilação do que há de melhor no Quero Ficar Rico. O eBook foi lançado recentemente e está por um ótimo preço, se considerar que os compradores recebem um e-mail exclusivo para entrar em contato comigo e tirar dúvidas.

      Para saber mais sobre o eBook, acesse: http://comoinvestirdinheiro.com.br/

      Abraço e sucesso!

  • Matheus Aragonez

    Um investidor de verdade procura estudar os seus investimentos bem além da cotação das ações. Esse investidor sabe que comprar ações populares não irá gerar uma rentabilidade acima da média, portanto, ele precisa ser único. Disciplina e persistência são características essenciais para que seu plano seja bem sucedido no longo prazo. É necessário que ele tome suas próprias decisões a partir de alguns princípios sólidos para conseguir um retorno acima do mercado e, assim, conquistar sua independência financeira.

    Oferecemos a base ideal para que você se torne um investidor único com possibilidades de gerar retorno acima do mercado com investimento a longo prazo.

    Visite: http://www.independenciaemacao.com.br/index_arquivos/Page326.htm e saiba tudo sobre análise fundamentalista com uma excelencia de ensino e método fundamentais.

  • http://www.riconarede.ganhardinheiroagora.com.br Leobalim

    Devemos considerar a internet como alternativa para gerar renda extra e aumentando a receita para o fluxo de caixa. Excelente artigo!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Ah, disso ninguém deve duvidar. Há cinco anos eu utilizo a internet também com essa finalidade e tenho obtido ótimos resultados.

      Abraço!

  • Mario

    Rafael ,

    Me permita discordar da frase ” “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida ” .
    Passei grande parte da minha vida tentando descrubir do que gostava e somente com a maturidade dos meus 46 anos descobri que a maior partes das pessoas morrem sem saber o que realmente gostam de fazer . Sou produtor de televisão e observo muita gente entrar pra TV e logo desanimam com a rotina sem fins de semana e feriados .

    Posso garantir que são muito poucos os profissionais que sabem o do que gostam .

    ABs

    Mario

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Posso ter entendido errado, mas você não discordou da frase. Apenas observou que muitas pessoas não conseguem descobrir, de fato, o que realmente gostam.

      Mas, se descobrissem, possivelmente seriam muito mais felizes no trabalho.

      Abraço!

  • salete

    Valeu Rafael, vc é bastante jovem e determinado, gostei do site e estou colocando em prática as dicas. Abraçosss.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Salete.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Ricardo Oliveira

    Muito bons os comentários do site vocês estão muito acima da média dos outros sites!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado pelas palavras, Ricardo.

      Abraço!

  • RONIVAN

    Olá Rafael, parabéns pelo artigo. Sem dúvida está sendo de grande ajuda para todos aqui. Gostaria que me ajudasse em algo, uma vez que você trabalha com a BANIF. Eu sou correntista no BB e pretendo investir mensalmente 250,00 reais. O período que pretendo fazer isto é de 36 meses. É mais rentável abrir uma conta na BANIF ou usar o tesouro direto do BB?

    Desde já, muito obrigado !!

    Ronivan

  • Gfariaslima

    Recomendo a leitura do Livro O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI, do autor de best-seller’s ROBERT T. KIYOSAKI, e vc terá um maior esclarecimento sobre MMN, e poderá um pouca mais esta visão de palmos.

  • Eduardogrissolia

    Olá Rafael,
    Fiquei sabendo que o Banco Sofisa oferece LCI sem valor mínimo de investimento e sem cobrar taxas e tarifas. Gostaria de saber se você conhece esse banco e se há alguma “armadilha” nessa propaganda.
    Valeu.
    Abraço
    Eduardo

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não há armadilha e o Sofisa Direto tem se mostrado cada vez mais interessante.

      Recomendo apenas a leitura do artigo ‘Sofisa Direto: vale a pena investir?‘.

      Abraço e sucesso!

  • Montalli Nogueira.

    Bom dia Rafael. Recebi uma pequena quantia extra (R$ 6.000,00) e quero aplicar para minha filha. A dúvida é: Para este valor, é uma boa idéia aplicar em CDB, ou a poupança ainda é a melhor pedida ?
    Sou correntista do HSBC e gostaria de sua sugestão para este caso.
    Desde já, muito obrigado pela atenção dispensada.

    Montalli Nogueira de Lima. montallinogueira@hotmail.com

  • Carlos Junior

    Bom raciocínio, no entanto, incompleto. A questão de gostar de carro vai ao encontro de uma característica pessoal de cada um que não pode ser levada em conta em uma generalização como essa. Duvido que todo mundo que compre carro o faça porque gosta.

    Conheço muita gente que tem carro mas fala com todas as letras “não gosto de dirigir” ou “tenho medo do trânsito”. Logo, a explicação para isso é a combinação de dois fatores: a HORRÍVEL prestação de serviço no TRANSPORTE PÚBLICO e a PÉSSIMA condição das RUAS e ESTRADAS da maior parte do mapa rodoviário brasileiro, urbano ou não.

    O Brasil tem o pior serviço de transporte público do MUNDO, onde as empresas de ônibus são verdadeiras máfias as quais aderiram empresas de trens e metrôs. Enquanto ISTO não melhorar, sim, o brasileiro vai comprar um carro na primeira oportunidade que tiver para fugir dessa banda podre não se estressar todo dia com essa situação desumana de esperas intermináveis, apertos nos enlatados humanos e extorsão legalizada pelo poder público.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Tudo que você disse faz total sentido. Só não explica porque o povo insiste em comprar carro zero, quando poderia optar por um semi-novo com um desconto de 20% a 30%.

      Abraço!

      • Carlos Júnior

        Só para esclarecer a quem não tenha entendido, a questão batida aí sobre carro zero coaduna-se com o segundo argumento que citei, ou seja, o alto desgaste do carro em função das condições ruins das vias rodoviárias. Apenas pelo fomento à discussão, pode-se acrescentar que, neste caso, há a incidência do efeito circular, onde a necessidade por carros melhores, gera a rápida desvalorização do mesmo com a consequente necessidade de “se livrar” enquanto ele ainda mantém em parte um valor de troca razoável. Da troca por um modelo novo, o antigo acaba ficando para trás, desvalorizando-se e assim subsequentemente. E para fechar, as novas tecnologias ajudam a decrescer o preço dos modelos antigos, pelo que o dono de um carro zero não quer perder dinheiro ficando para trás, trocando o carro a cada ano. Esse efeito pode ser percebido comparando-o, de forma grosseira, com o efeito inflacionário onde o carro seria a moeda que vai tendo seu poder de compra diluído com o passar do tempo.

  • José Ferreira Santiago

    O Brasil tem varias opções para o empreendedorismo

  • Paulo Sampaio

    Olá Rafael!, Bom Dia! parabéns pela matéria excelente. Porém tenho uma dúvida como citado na matéria no LCI tenho garantia de 70.000,00 por CPF. Porque no caso da LCA sendo um produto semelhante não há garantia do FGC ?

    Atenciosamente,

    Paulo Sampaio
    Leitor

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Porque o grande foco das isenções são títulos que financiam a habitação.

      São objeto da garantia proporcionada pelo FGC os seguintes Créditos:

      I – Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio;
      II – Depósitos em contas-correntes de depósito para investimento;
      III – Depósitos de poupança;
      IV – Depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado;
      V – Depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares;
      VI – Letras de câmbio;
      VII – Letras imobiliárias;
      VIII – Letras hipotecárias;
      IX – Letras de crédito imobiliário.

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/gleydsonnobre Gleydson Nobre

    Parabéns cara !
    Muito bom esse artigo, muito bom mesmo. Fica a dica para o povo brasileiro abrir bem os olhos!

  • http://www.facebook.com/gleydsonnobre Gleydson Nobre

    Parabéns cara !
    Muito bom esse artigo, muito bom mesmo. Fica a dica para o povo brasileiro abrir bem os olhos!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Gleydson.

      Quanto mais pessoas tiverem noção disso, melhor.

      Abraço!

  • Fábio

    Oi Rafael, boa tarde!

    Parabéns pela matéria.

    Eu andei pesquisando este investimento em outras instituições, e vi que o Banco BVA também oferece esse produto com taxas mais atrativas. Mas, como não conheço o banco, fico com receio em investir lá.

    O que você recomenda?

    Abraço

    Fábio

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Como o investimento de até R$ 70 mil é garantido pelo FGC, não há muito com o que se preocupar.

      Veja qual oferece maior rentabilidade para o montante e prazo que você pretende investir e tome sua decisão.

      Abraço!

  • Antonio Carlos

    Rafael, Boa Tarde ! Sou leitor frequente e gosto muito do blog, mas acho que essa não foi um boa recomendação por alguns motivos: 1- Baixa rentabilidade do CDI como citou o colega, 2- Acima 70 mil risco de uma instituição desconhecida e 3- Liquidez somente no vencimento. Vocês já apresentaram outras opções de investimentos mais interessantes em termos de rentabilidade, seguraça e liquidez. Até compreendo que foi um artigo patrocinado, mas creio que não deveria merecer o aval do Quero Ficar Rico.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Antonio Carlos,

      1) A rentabilidade não é baixa. Como a LCI é isenta de Imposto de Renda, esse rendimento equivale a CDBs acima de 110% do CDI, que sofre incidência do IR.

      2) Só recomendo investir até R$ 70 mil em produtos de bancos menores.

      3) Toda e qualquer LCI só tem liquidez no vencimento.

      4) Este não foi um artigo patrocinado. Se fosse, teria um selo ao final do texto, como faço em todos os artigos desse tipo, por uma questão de transparência. Quis dizer apenas que mesmo em artigos patrocinados, sou bastante criterioso.

      Como comentei no texto e no comentário acima, só acho interessante para investimentos de até R$ 70 mil.

      Por fim, ainda deixei duas recomendações de leitura quando falei do Sofisa Direto, nesse trecho:

      “Por se tratar de um banco médio, tenho algumas restrições em relação ao investimento em seus produtos. Para saber mais, recomendo a leitura dos artigos ‘Sofisa Direto: vale a pena investir?‘ e ‘Entenda o risco ao investir em CDB de bancos menores‘.”

      Abraço e valeu pela participação!

    • Edgardsantos

      Antonio,
      não invisto no Sofisa Direto, mais algumas coisas que você falou não é verdade.
      CDI do Sofisa Direto é muito atraente. Qualquer tipo de investimento que vale a pena a liquidez é somente no investimento, se existir um diário que vale a pena me informe porque nunca encontrei. O artigo do Rafael deixou muito claro que investimento até 70 mil reais vale a pena. Se for acima disso é obvio que existe outros investimentos.

  • alfredo bazzali8

    om…muito boa dica vou checar no itau e migrar logoooo namaste

  • Matos

    Com a Selic caindo cada vez mais e com previsão de ir para um dígito, esse investimento vai deixar de ser atrativo, mas espero que a Selic volte a subir, de preferência até no mínimo uns 13% se Deus quiser! ( o BC deixou bem claro não se importar muito com a inflação AGORA, depois vem o “deus nos acuda”). Quem sabe no fim do ano!?

  • Mateusrosar

    Olá Rafael,

    Gostaria de entender qual seria a real diferença entre RDB e CDB, pois pelo que sei é que no CDB você pode transferir o título e negociar esse mesmo titulo a um terceiro, enquanto que o RDB não se pode fazer o mesmo.
    Daí eu te pergunto existe outra diferença entre RDB e CDB além dessas?

    Abraços!

  • André

    Quero aplicar R$ 2000,00 no CDI, ele renderá mais que a poupança?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001574034360 Caroline Andrade

    Estou conhecendo agora o site e gostei muito deste artigo em especial. Parabéns pelo trabalho de qualidade e por compartilhar informações tão importantes com os leitores do site.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Caroline.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Jbavaresco

    Seu texto é de rara felicidade. Parabéns!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado.

      Abraço!

  • Leandro dos Santos

    Eae Rafael, parabéns pelo seu blog leio todos os dias pelo menos 1 hora os seus artigos, e estou aprendendo bastante coisa com ele, trabalho 11 horas por dia,mais 1 hora de ida e volta do serviço,8 de sono de 1 de com seu blog faz as contas abraços e tudo bom!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado pela audiência, Leandro.

      Certamente você será recompensado por tanta dedicação.

      Abraço!

  • Elsioaf

    Rafael, gostei muito deste artigo. só complementando a família é para mim a base de tudo quando se fala em qualidade de vida. isso também se resume em administrar o tempo.
    procurando se dedicar mais a família.

    Parabéns pelo Artigo e o Blog.

    Sucesso.

  • Elsioaf

    Rafael, gostei muito deste artigo. só complementando a família é para mim a base de tudo quando se fala em qualidade de vida. isso também se resume em administrar o tempo.
    procurando se dedicar mais a família.

    Parabéns pelo Artigo e o Blog.

    Sucesso.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Concordo contigo. No final das contas, é o que realmente importa na nossa vida.

      Abraço!

  • Nicolas-seguros

    Olá, Rafael parabéns cara vou comprar um livro para complementar o conhecimento adquiridos com estes artigos muito bom parabens cara abração.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Ótima decisão, Nicolas.

      Abraço e sucesso!

  • Marco Aurélio

    Sou dinasta com muito orgulho. empresa: LEGAL, MORAL E ÉTICA. Idonenea com 16 anos de mercado trabalhando em paraceria com a sulamérica seguros também sólida. Não trabalhamos com convencimento as pessoas, muito menos fazemos lavagem celebral a qualquer pessoa, apenas levamo oportunidade a todos os lares… Abraços!!!!!!

  • Fabianomapeli83

    rafael muito interessante seu artigo fique sabendo que e de grande ajuda>
    Epero continuar recebendo estes artigos em meu email obrigado aquele abraço

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Tem muita coisa bacana por aqui, Fabiano.

      Seja bem-vindo!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Tem muita coisa bacana por aqui, Fabiano.

      Seja bem-vindo!

  • Regianemaldonado

    Rafael, você, escreve muito bem, sou jornalista e estou amando ler seus artigos e mais apreender sobre o mercado financeiro, por favor quero um contato com você email, para que eu possa tirar dúvidas…Obrigada

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Regiane,

      Se as dúvidas forem investimentos ou educação financeira, eu sugiro que deixe um comentário no artigo que trata do tema, pois ao responder sua dúvida, outras pessoas também terão acesso à resposta.

      Caso seja algo particular ou o contato seja para entrevista ou alguma parceria, acesse: http://queroficarrico.com/blog/contato

      Abraço!

  • Gilsinhojr

    A cada dia que passa fico mais viciado neste site!!!

    Amazing!!!!

    Congratulations!!!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Gilsinho :)

      Abraço!

  • Edilson

    Gostei do artigo, sou formado em Engenharia da Computação e acredito na mesma ideia. abraço

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Edilson.

      Abraço!

  • Diegoodontoplus

    é isso ai cara a cada novo artigo me entereço mais e mais muito obrigado valeu

  • Diegoodontoplus

    é isso ai cara a cada novo artigo me entereço mais e mais muito obrigado valeu

  • Felix Abreu

    Tema super importante para mim. Obrigado pela abordagem.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Felix.

      Abraço!

  • Jilvania miranda

    olá,boa noite,por favor gostária de receber uma boa dica de como investir meu dinheiro,fui
    demitida do emprego segundo eles para enxugar folha,tinha 5 anos,recebi 2 mil reais de rescisão e 3 de fgts,em que devo investir para trabalhar pra mim mesma,tenho 41 anos
    mas as pernas cheias de varizes e nao aguento mais trabalhar na rua,obrigada.

  • Simone

    Esse artigo é muito bom, pois conclui que trabalho não é sinônimo de escravidão e que podemos sim trabalhar e ser feliz no que se escolhe para fazer.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Sem dúvidas, Simone.

      Abraço!

  • Flávio Oliveira

    Há algum tempo eu estava procurando um site, blog de dicas financeiras, enfim. Me cadastrei essa semana, e estou satisfeito em ler seus os artigos, até porque tenho que ler coisas dessa natureza já que faço ciências contábeis. Quem não quer ter uma qualidade de vida melhor não é? Abraço.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Flávio.

      Abraço!

  • Ricardo A. Seco

    Rafa, parabéns pelo artigo.. Foi o texto mais cláro e profundo sobre “Faça o que você gosta” que já conheci. Depois de hoje, quando falar para alguem sobre trabalho, sempre lembrarei deste POST .. Desejo muito sucesso a você e agradeço a disponibilização do material do seu blog. Um grande abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Ricardo.

      Abraço!

  • Lucianozotti5

    valeu Campeão,muito bom;

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Luciano.

      Abraço!

  • Armandodizjr

    Amigo Rafael , felicito pelo excelente artigo . Aguardo mais e mais. Ab

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Armando.

      Abraço!

  • Anderson

    O texto é perfeito. Hoje as 5 horas que me sobram para dedicar a família, ainda é de mal humor e estressado, pois hoje trabalho por que preciso e não por que gosto e seus artigos estão mudando a minha maneira de pensar e sei que vou conseguir minha independência financeira. Obrigado.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Desejo-lhe muito sucesso, Anderson.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Ruth Gonçalves

    Parabens Rafael pela ótima materia,estou aprendendo muito,com seus artigos,minha vida nunca foi moleza,so agora aos 37 anos estou tendo a oportunidade de cursar uma faculdade,para alguns ja é tarde mais cada um luta com as armas que tem, tenho tentado colocar em pratica seus conselhos,mais educação financeira não é facil,mais ainda chego lá. Obrigada pela oportunidade de novos conhecimentos

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Desejo-lhe muito sucesso, Ruth.

      Abraço!

  • Felipe

    rafael, me diga, para quem tem 20.000,00 em reservas, onde investir este valor?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Felipe,

      Tenho duas sugestões.

      A primeira delas é investir em títulos públicos, pelo Tesouro Direto. Trata-se de uma ótima opção de investimento para obter boa rentabilidade com baixo risco. Para mais detalhes, sugiro a leitura do artigo: “10 respostas sobre o Tesouro Direto“.

      Outra sugestão é o eBook ‘Como Investir Dinheiro’. Recomendado por vários especialistas (inclusive Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligente Enriquecem Juntos), o eBook Como Investir Dinheiro é um guia de investimento composto por cinco livros digitais e duas planilhas financeiras.

      O conteúdo ensina, entre outras coisas: como quitar suas dívidas, controlar seus gastos, organizar sua vida financeira, aprender a investir e conquistar sua independência financeira.

      Além desse material, você terá acesso ao e-mail exclusivo para entrar em contato comigo (autor do material) e tirar dúvidas.

      O investimento é baixo e o risco é mínimo, considerando que você tem 30 dias para avaliar o produto. Se não gostar, basta pedir seu dinheiro de volta.

      Para saber mais sobre o eBook, acesse: http://comoinvestirdinheiro.com.br/

      Abraço e sucesso!

  • Paulo Brandao

    Bom muito bom Rafael, a idéia de acumular grana, se não estiver diretamente ligada a qualidade de vida fará de qualquer um, creio eu, uma pessoa frustrada.
    Bom mesmo é aliar uma vida agradável com independência financeira.

    Abraços!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Paulo,

      A independência financeira deve sempre estar aliada à qualidade de vida.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Rosidilson

    a cada artigo que leio, uma nova descoberta.
    um material fantástico.
    sem palavras..

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Rosidilson.

      Abraço!

  • http://profile.yahoo.com/ST67KPWHDWW3WKU7URQKSDU2XA Antonia Dias

    Rafael estou muito grata pelas dicas
    Quero lhe dizer que sou angolana vivo na capital “Luanda”
    Sou funcionária pública e tenho muitas dificuldades de viver com o valor que ganho por este motivo contraí muitas dividas.
    Tenho certeza que com a graça de Deus e com esta dicas poderei superar esta minha dificuldade de vida que é contrair dividas cada vez mais.Preciso muito dos teus conselhos. A partir do salário do mês de outubro, poderei então começar a praticar.
    É assim Rafael, eu não sei como fazer para poder economizar
    Ex: Pago colegio de 3 filhas e curso de uma,
    Pago a Internet devido o trabalho de pesguisa de uma menina
    Renda da casa
    Pago a Senhora que cuida da casa,porque devido ao meu trabalho não tenho tempo.
    É tanta necessidade que não supre o valor que ganho. Por isso eu vivo pela graça.
    Gostaria de fazer o curso gratis, mas não consegui baixar a materia.
    Um Abraço
    Antenciosamente
    Antónia Dias

  • Alexandre

    É isto mesmo, Rafael. Devemos trabalhar para viver, não viver para trabalhar.

  • Genario

    Muito bom Rafael, parabéns pelo blog!
    Abçsss!!!!

  • Vera Lopes

    Estou adorando suas dicas apesar de estar muito longe de minha independência financeira. Obrigada ! fico feliz de saber que voce faz o que gosta e ainda compartilha com agente Parabéns!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Vera :)

      Abraço!

  • Anne Costa

    Rafael esse artigo é muito legal, ele motiva a quem está correndo atrás da independência financeira como eu a não sair do foco.

    Abraço
    Anne Costa

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Anne.

      Abraço e sucesso!

  • Givaldo

    muito bom cara parabéns!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Givaldo.

      Abraço!

  • Ritadecassia_vf

    Excelente artigo, pois trata a independência financeira, o trabalho e a qualidade de vida como processos interdependentes e que requerem, por parte do trabalhador, que invista parte do seu salário como forma de gerar riqueza até o nível em que os seus rendimentos supram suas necessidades mensais, chegando a ter liberdade para fazer o que lhe dá prazer.Esse é o seu conceito de independência financeira.
    Quanto ao tipo de trabalho, nada mais importante do que escolheer uma profissão que realmente goste e sinta prazer no que faz, aquele tipo de ocupação que nem se percebe o tempo passar..Geralmente qdo fazemos o que gostamos,nos destacamos naturalmente pelas nossa habilidades, competência, compromisso, eficiência e espírito inovador.
    Já a qualidadew de vida é o principal propósito, saber aproveitar bem o tempo junto das pessoas que amamos e que dependem de nós para se desenvolverem harmonicamente,como também para atividades esportivas, recreativas e sócio-culturais.

  • http://profile.yahoo.com/YP3Y3MD3UVY3ELRQ3JI7XFH7VY Severino Júnior

    GOSTEI DO ARTIGO,EXTREMAMENTE PERTINENTE,PORÉM PRECISO QUE ME REEN VIE O E-MAIL COM AS DEZ DICAS PARA MELHORAR MINHA SAÚDE FINANCEIRA,MUITO OBRIGADO.

  • José Paulo da Silva

    Olá Rafael, estou muito feliz esta podendo receber seus comentários, estava precisando mesmo receber incentivos para pode começa a mim educar financeiramente! Obrigado

  • Antonio

    Ótimo atrigo,gostei muito.É assim que todos deveriam pensar.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Antonio.

      Abraço!

  • Richel Verdi

    Olá Rafael!

    Tenho 21 anos, sou metalúrgico e chego a trabalhar até 12 horas por dia; minha renda líquida é de 1.300 reais. Há cinco meses, comecei a guardar dinheiro em uma poupança; sou solteiro e ainda moro com meus pais; consigo guardar 1.000 por mês, dou 100 para ajudar nas despesas da casa e me viro com o que sobra. Não gosto nenhum pouco do meu trabalho e sonho em ser independente financeiramente. Mas não sei se vale a ir aplicando o dinheiro em pequenos investimentos (CDBs, fundos de renda fixa, TD) até que estes gerem uma renda que supere o meu salário; por que eu não aguento mais ter que trabalhar pelo dinheiro. O bom seria investir em capacitação profissional, mudar de área, ganhar melhor e, consequentemente, poupar mais; diminuindo assim o sofrimento e o tempo de espera até a independência financeira.
    O problema é que eu não tenho tempo para conciliar o trabalho com algum curso; pelas mesmas razões que você citou no artigo; fico 12 horas no trabalho, como moro longe e dependo de ônibus, perco 2 horas no trânsito, durmo 8 horas e as outras 2 horas eu fico em casa, cansado…
    O que é melhor, continuar trabalhando até formar uma caderneta que gere uma renda superior ao meu salário atual ou largar o emprego e usar o dinheiro que já tenho (sete mil) para investir em mim mesmo, através de capacitação ou até mesmo estudar para algum concurso?

    Parabéns, você tem feito um ótimo trabalho nesse site. Eu mesmo, não sabia nada sobre investimentos e tenho aprendido muito por aqui! Valeu!

    • Thiago

      Kra, não sou o Rafael, mas gostaria de dar o meu pitaco. Você é muito jovem ainda. Sem dúvida você deve buscar capacitação profissional. Se não for possível consiliar o trabalho com os estudos, priorize o segundo. Como você ajuda com “apenas” R$ 100,00 em casa, presumo que não precise do trabalho pra viver. Aproveite essa fase de sua vida para crescer, seja ingressando em um faculdade ou abrindo seu próprio negócio. Mas seja qual for sua escolha, continue investindo em sua independência financeira. A hora é essa!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003546528919 Diego Bim

    Fala Rafael, tudo bem?
    Não sei se esse é o canal correto para lhe perguntar isso mas vamos lá.
    Tenho uma pequena empresa em sociedade, recem casado, acabei de comprar a minha casa e fiz uma dívida do meu casamento.
    Estou no limite, tudo o que ganhamos usamos para pagar as dívidas. Não fico no vermelho mas também não sobra nada para reinvestir,
    Estou tentando montar uma plano de negócio para abrir outra empresa, mas como não consigo poupar não tenho ideia de como conseguirei recursos para empreender novamente.
    Penso, que melhor do que investir em ações ou previdencia privada, é abrir outra empresa do mesmo segmento (escola de idiomas) que consigo ampliar meu patrimonio de forma mais rápida.
    Minhas dividas, pagando mês a mês, vão terminar a partir de 02.2015, sendo a da casa a maior, por volta de mais 15 anos.
    Me preocupo muito, pois tenho 31 anos (nós dois) e logo teremos filhos, ampliando as despesas.
    Como poderia começar, visto que ainda não tenho previsão para aumentar minha retirada e mesmo que o faça, será um valor muito pequeno, pois tenho 2 sócios, ou 33% da empresa. Deveria concentrar as despesas em um unico banco, ampliando o prazo e reduzindo o valor mensal para que pudesse poupar algo para abrir meu novo negócio? Fico preocupado com o fluxo de caixa dessa empresa e com a falta de algum capital caso, no início, precise manter a empresa até alcançar o ponto de equilibrio.
    Bom, parabéns e obrigado pelos posts, Diego.

  • http://twitter.com/InvestindonaBol Investindo na Bolsa

    Parabéns pelo blog Rafael. Nesta luta pela independência financeira eu descobri uma das coisas que mais gosto de fazer hoje, operar na bolsa, inclusive criando meu blog sobre isso.
    Belo texto.

    Abraços,
    Vinícius Oliveira

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Vinícius.

      Abraço!

  • Benjamin

    Rafael, você já conquistou seu primeiro milhão?

  • Fernando Souza

    LEGAL !!

  • http://www.facebook.com/donribeiro Don Ribeiro

    Artigo realmente muito interessante. Estou investindo meu tempo na educação financeira para poder ficar trabalhando só com a criatividade.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Don :)

      Abraço e valeu pela participação!

  • Joseosmarfilho

    qui legal, sou um cara com pouco estudo mais acho qui estou indo pelo um bom caminho . atraveis de seis comentarios vejo qui é mais ou menos o jeito qui eu penço..

  • Lucieldo Felix de Moura

    Excelente artigo Rafael, você está de parabéns. É de grande importância e estimulante seus comentários e dicas sobre finanças pessoais. Acompanho a pouco tempo seus comentários, porem já venho a algum tempo procurando me envolver mais nessa área, e porque não dizer, “me educar financeiramente”. Saiba que está sendo de grande vália para mim seus artigos, assim como também os comentários dos colegas leitores. Grande abraço!!

    Felix.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Lucieldo :)

      Abraço e valeu pela participação!

  • Carlos Magno Lessa Do Amaral

    É sempre um prazer, ler essas matérias que você manda por email.
    muito obrigado, vou continuar sempre lendo estou aprendendo muito um abraço vlw.

  • Carlos Magno Lessa Do Amaral

    É sempre um prazer, ler essas matérias que você manda por email.
    muito obrigado, vou continuar sempre lendo estou aprendendo muito um abraço vlw.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Carlos :)

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://www.facebook.com/LilianeVBMarins Liliane VB Marins

    Rafael, parabéns! Vc tem sido um ótimo orientador. Este artigo veio confirmar algumas indagações que venho fazendo a respeito da relação entre qualidade de vida e sucesso profissional. É importante que as pessoas se conscientizem de que não adianta ganhar muito bem (em dinheiro) se não se tem prazer no que faz, gerando perdas em outros aspectos. Parabéns pelo trabalho!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Liliane :)

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://www.facebook.com/JannaXavier Janna Xavier

    Muito muito muito bom!!! :D

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado :)

      Abraço e valeu pela participação.

  • guaxu

    EXELENTE RAFAEL, EU QUE ERA LEIGO NO ASSUNTO JA ESTOU FICANDO CRAQUE.ABRAÇO

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado :)

      Abraço e valeu pela participação!

  • Lucan Kloh

    Rafael, parabéns pelo artigo!
    Muito bom mesmo…
    Obrigado por compartilhar conhecimento!… no aguardo de próximos artigo…
    Abraço…

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Lucan.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Sonia

    Rafael! É muito bom seu artigo!!! Peço a Deus que continue te iluminando a cada dia,para que vc continue tendo idéias para nos transmitir tal conhecimento e assim possamos de fato mudar nossa rotina de vida e alcançarmos nossa independência financeira!!! Obrigado

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Sonia.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Andre Guimaraes

    Muito bom o artigo. Estou começando a mudar minha cabeça em direção da independencia financeira. È uma longa jornada, mas começa com um passo de cada vez. Parabens pelo blog.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, André.

      Abraço e valeu pela participação!

  • ALMIR RAMOS

    ALEGRA-ME MUITO, RAFAEL SEABRA O MODO QUE VOCÊ EXPÕE O CONHECIMENTO.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Almir,

      Muito obrigado pelas palavras.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Igor santos

    Acompanho seu site com freqüência, um dos melhores se não o melhor que ja vi

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Muito obrigado, Igor.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Mária Lacerda

    Olá, me inscrevi no site, no intuito de obter dicas para organizar minha vida financeira. Embora eu já tenha lido alguns artigos bem válidos aqui, que penso em colocar em prática, considerei esse, especificamente, um artigo curto que não fala nada de novo. Pensei que fosse desenvolver mais. Trabalhar no que se gosta e usar melhor o tempo é básico. Como fazê-lo, isso sim, seria novo. Abs.

  • ALEXIS GABRIEL

    Muito bom

  • Marcelo

    A vida é curta demais para desperdiçarmos com aquilo que não nos traz satisfação. Claro que infelizmente, as vezes precisamos de sacrifícios, mas é fundamental termos em mente o que queremos, e então o sacrifício se torna um alívio amanhã. Quando falo em sacrifício, falo das oportunidades que nos aparecem e que nem sempre podemos escolher. Uma longa caminhada começa com o primeiro passo, ou seja, a sua independência financeira começa com alguns minutos ou horas que você dedica para planejar o seu orçamento. Saudações Rafael S.

  • RODRIGO DE ALMEIDA

    PARABÉNS,
    EXCELENTE ARTIGO, A CADA DIA ESTOU MAIS CONVICTO DOS MEUS IDEAIS.

  • wesley junio nunes

    parabéns pela iniciativa,
    tenho absorvido muitas dicas boas para minha vida financeira e pessoal…

  • Rita de Cassia

    Ola Rafael, fico feliz em receber seus artigos, afinal são muito interessantes e estão me ajudando muito nas descisão que estou tomando em minha vida em geral… Parabéns e muito sucesso em seu blog…..

  • Mateus

    Olá Rafael, tô na dúvida, tenho R$ 50.000. não sei se eu compro um terreno para mim plantar pés de manga. ou se aplico em cdb. Pois conseguir juntar esse, em apenas um ano de trabalho, tomando conta de um pomar de manga do terreno de meu pai. Eu tenho um tio que está vendendo o seu terreno ao lado do terreno de meu pai. Vejo que seria a minha grande chance da minha independência financeira, pois, eu não tenho terreno e tenho que aguentar as humilhação de meu pai. o que você me aconselharia? grato, espero a sua resposta.

  • Walter

    Rafael ler seus artigos me trás animo, acho que não esta difícil nós que complicamos as coisas. Muito bom estou aprendendo muito com seus artigos.

  • João Batista C.Viana

    Eu gosto muito desta matéria e sinto tanto não ter aprendido quando cedo era minha vida, nossos pais não queriam falar em dinheiro para que não pedíssemos a eles e com isso não nos ensinara nem a ganhar e muito menos a gastar. Hoje temos quase uma geração de inadimplentes, por não termos sido educado financeiramente na nossa infância, não é fácil mudar os hábitos de uma vida inteira e o consumismo desenfreado apelado pelo marketings da mídia e da globalização, mas vamos lá quem sabe não dar certo.

  • Claudia Ferraz

    Olá Rafael,
    Essa é a primeira vez que escrevo pra você.
    Quero agradecer por esse compartilhar, vem de encontro a tudo que acredito como pessoa, que tem dedicado mais de 16 anos com “Serviços”, de servir ao próximo, e é realmente o que amo fazer, no entanto, serviço não gera dinheiro e falando materialmente, gera despesas, mas claro que os benefícios que obtendo são reconpensadores. Enfim, há 2 anos comecei aprender e atuar no ramo de o que considero benefícios financeiros e seus artigos, tem me apontado direções, pois como você bem colocou, Quanto mais gostamos do nosso trabalho…e essa é minha busca, trabalhar servindo.
    Agradeço mais uma vez por suas dicas e por transmitir confiança (foi uma entrevista que assistir com você que despertou minha curiosidade)
    Gostaria de obter seu livro, mas sou sinestesica, então te pergunto se tem impresso.
    Ps-Gostei da citação de Confúcio.
    Abraço
    Claudia Ferraz

  • márcio

    Rafael, também quero alcançar esses três objetivos para ser livre e feliz. Grato pelo artigo, acima de tudo motivador. Abraço

  • luiz1613

    muito legal estes artigos que venho recebendo, eu amo a minha profissão que é artes plasticas, não saberia fazer outra coisa, so que preciso aprender a ganhar, porque sei pintar mas não sei vender, sofro muito com isso, mas enfim fazer duas coisas é dificil, não é?

  • http://twitter.com/rodrigonovacain Rodrigo França

    Pelo que eu entendi do texto quando ele se refere a Avon e Natura está falando sobre o crescimento do mercado de vendas diretas. E no segundo parágrafo por meio de estatística confirma isso ao dizer:” Esses números comprovam o crescimento desse mercado (o de vendas diretas) que obviamente é formado por empresas sérias, como Avon e Natura” (grifo nosso).

  • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

    Tenho duas sugestões. A primeira delas é o Tesouro Direto. Trata-se de uma ótima opção de investimento para obter boa rentabilidade com baixo risco. Para mais detalhes, sugiro a leitura do artigo: “Alcance seus objetivos investindo em títulos públicos“.

    Outra sugestão é o kit ‘Como Investir Dinheiro’. Recomendado por vários especialistas (inclusive Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligente Enriquecem Juntos), este guia de investimentos é uma compilação do que há de melhor no Quero Ficar Rico.

    O kit foi lançado recentemente e está por um ótimo preço, se considerar que os compradores recebem um e-mail exclusivo para entrar em contato comigo e tirar dúvidas, além de dois bônus exclusivos..

    Para saber mais sobre o kit, acesse: http://comoinvestirdinheiro.com.br/

    Abraço e sucesso!

  • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

    Oliveira,

    Dá uma lida nesse artigo: E se meu banco quebrar?

    Abraço!

  • Anônimo

    Olá Rafael, meu pai está controlando meu investimento no momento. Ele aplicou uma quantia no CDB POP INVEST do Banrisul >> http://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw05hn_conteudo_detalhe2.aspx?secao_id=823, e está colocando mensalmente um valor, aqui tem uma tabela da rentabilidade >> http://www.banrisul.com.br/bob/data/Banrisul_TabelaRentabilidade_CDB_Poupanca_Dezembro2011.pdf o investimento feito é no CDB Pré, você acha que é um bom negócio?se eu colocasse em tesouro direto nos pré-fixados você acha que eu tiraria mais lucro?

  • Anônimo

    Também gostaria desta informação. Aguardo.

  • Anônimo

    Também gostaria deste exemplo.