Invista para trabalhar menos e ganhar mais

Invista para trabalhar menos e ganhar maisO objetivo de conquistar a independência financeira é justamente não depender de salário para viver. Quando a soma dos rendimentos de seus investimentos e dividendos de suas ações atingirem o valor suficiente par suprir suas necessidades financeiras, você já pode se considerar financeiramente independente.

A ideia consiste em acumular um montante cada vez maior nos investimentos para ter rendimentos mensais maiores e depender cada vez menos do salário, até chegar ao ponto de poder largar um dos empregos, para melhorar sua qualidade de vida. Isso é cada vez mais buscados por diversos profissionais, entre eles os médicos.

Quero atingir a independência financeira!

Foi pensando nisso que um leitor (não identificaremos pela exposição de valores) enviou a seguinte questão:

Apesar de tudo que li aqui, peço-lhes ajuda para atingir esta meta: deixar um de meus empregos (3) dentro de 5 anos para viver mais e melhor. Disponho de 70 mil em poupança + cerca de 5 mil mensais para aplicar. Ao final do período, gostaria de contar com um montante que me gerasse uma renda complementar mensal de 2500 a 3000 reais para manter meu padrão financeiro atual somente com 2 empregos. Pensei em investir no Tesouro Direto pelo BB, mas me desanimei por causa das taxas. Mudo de agente ou de investimento? NTN-B Principal ou LTN? Só poupança, mesmo sem pagar IR, é burrice? Devo ousar e investir em ações (entendo o básico e não disponho de tempo para aprender)? Essa meta não inclui aposentadoria (conto com 2 públicas e 1 PGBL), é apenas uma estratégia par a ser mais feliz aos 40.

Acho que sua estratégia é muito interessante e que você tem condições de atingir seu objetivo sem necessidade de se expor a grandes riscos, mediante sua atual capacidade de investimentos.

Diga não às taxas!

A primeira sugestão é procurar uma corretora que não cobre taxas para investimentos no Tesouro Direto. Dá uma lida nos artigos sobre as taxas cobradas pelo Tesouro Direto. Existem corretoras, como a Banif por exemplo, que não cobram taxas nessas operações.

Tesouro Direto, uma ótima opção para baixo risco

Penso também que o Tesouro Direto é a opção mais adequada, dentre os investimentos de baixo risco. Não é que seja “burrice” investir na poupança, mas a não-incidência de IR não compensa a rentabilidade baixa no longo prazo. Como você pensa em investir por 5 anos, estará na menor faixa do IR (15%) para investimentos em títulos públicos.

Quanto aos títulos a serem escolhidos,os que você comentou (LTN e NTN-B Principal) são ótimas opções. A LFT também é uma boa alternativa. Para prazos mais longos, gosto muito dos títulos indexados à inflação (NTN-B e NTN-B Principal), pois garantem uma boa rentabilidade real (algo em torno de 6% acima da inflação).

Para ousar, que tal um fundo de investimento em ações?

Por fim, quanto aos investimentos em ações, não recomendaria o investimento direto, pois demanda sólido conhecimento ou, pelo menos, disponibilidade para aprender sobre o assunto, coisas que atualmente você não tem. Uma alternativa seria aplicar um pequena parte dos 5000 reais mensais (até 1000, por exemplo) num fundo de investimento em ações. Dá uma olhada nas melhores corretoras de 2010 e nos 5 melhores fundos de investimento em ações do ano passado.

E você, quando conquistará sua independência financeira?

Por que você também não inicia hoje sua estratégia para atingir a independência financeira? Posso ajudá-lo através de sugestões ou até uma consultoria personalizada de investimentos.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!