Devo comprar carro financiado e continuar a investir?

Devo comprar carro financiado e continuar a investir?Recebi por e-mail esta dúvida de um leitor e achei tão interessante que resolvi compartilhar minha resposta através deste texto. Eis o dilema: após muitos meses de esforço, você consegue poupar e investir parte do dinheiro que recebe por mês, acumulando um montante que não quer se desfazer. Ao mesmo tempo, há a necessidade / desejo de comprar um carro, que acontece com 99,9% dos jovens que estão próximos a se formar.

Diante dessa situação, surge a terrível dúvida: devo comprar carro financiado e ainda assim continuar a investir? A dúvida é pertinente, pois é muito difícil pegar todo o dinheiro que juntou até então e gastá-lo com o carro. O simples fato das prestações caberem no orçamento leva a crer que não será necessário utilizar o dinheiro investido para para pagar o carro.

O objetivo deste artigo é discutir sucintamente quanto custa ter um carro e mostrar se é vantajoso comprar carro financiado sem mexer na poupança acumulada até o presente momento.

Quanto custa ter um carro?

Sempre ressaltei a necessidade de equilibrar os desejos do presente com os objetivos do futuro. Não adianta abrir mão de tudo agora para só colher no futuro ou gastar tudo no presente e não ter nada depois, pois ambas as situações só trarão insatisfação. É possível viver e juntar dinheiro, tendo equilíbrio e disciplina. Recomendo a leitura do artigo “Viver ou juntar dinheiro? Escolho os dois!“, para entender melhor como conseguir isso.

Portanto, não há mal nenhum em satisfazer um desejo, que no caso é a compra de um carro. Contanto, antes de qualquer coisa, faz-se necessário analisar se o carro caberá no orçamento. Existem muitos custos além das prestações e do combustível quando se adquire um carro e muita gente só cai na real após a compra do carro, pois não quis fazer as contas antes da aquisição.

Para ajudar quem ainda não comprou o carro, escrevi dois artigos (‘Quanto custa o carro no orçamento?‘ e ‘Quanto custa ter um carro?‘) e também disponibilizei para download uma planilha de gastos com automóvel.

Financiamento é dívida!

Quanto ao financiamento, me parece incoerente receber menos de 1% ao mês do dinheiro investido enquanto estará a pagar 2,5% ao mês para o banco do financiamento. Se você decidir comprar o carro após analisar que cabe no orçamento, o ideal é utilizar o máximo que conseguiu poupar, deixando apenas um fundo para emergência.

É importante entender que as parcelas do financiamento serão agora uma dívida. E, como deixei claro no artigo “Quitar dívidas ou investir?“, as dívidas são mais caras (taxa de juros mais alta) que 99,9% das opções de investimento disponíveis no mercado.

Assim sendo, ao tomar a decisão de comprar um carro financiado, todo o esforço deve estar direcionado para o pagamento dessa dívida, justamente pela altíssima taxa de juros. E só voltar a investir depois que quitar a dívida.

Você já esteve nessa situação?

Certamente muitos leitores já estiveram nessa situação ou até estão com essa dúvida nesse exato momento. Por isso, peço que você compartilhe conosco o que fez quando passou por isso ou sua opinião a respeito desse dilema. Para tanto, basta deixar um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!