Quanto Custa Ter Um Carro

Quanto Custa Ter Um CarroEscrevi no final de 2008 um artigo sobre quanto um carro custa no orçamento (“Quanto o carro custa no orçamento“) para mostrar que existem vários gastos relacionados ao automóvel que não são levados em consideração no momento da compra do veículo, quando muitos pensam equivocadamente que se o valor da prestação couber no orçamento, o resto é irrelevante.

Como mostrei com alguns exemplos no artigo citado, existem muitos outros custos relacionados ao automóvel.

Entretanto, após muitos comentários e e-mails com sugestões, resolvi elaborar uma planilha que compreendesse todos os gastos com automóvel, inclusive levando em consideração a depreciação e o custo da oportunidade, que explicarei mais adiante.

Planilha de Gastos com Automóvel

A utilização da planilha é bem simples. É necessário informar o valor do veículo, a quantidade de prestações que ainda faltam ser pagas e o valor da prestação.

Depois é necessário informar todos os itens em azul. Cada campo que precisa de preenchimento tem uma explicação.

Basta passar o cursor do mouse em cima, que o comentário será exibido. A grande maioria dos campos são auto-explicativos, mas mesmo assim todos têm comentários.

São dignos de explicação, como falei acima, apenas os itens “Depreciação” e “Custo de oportunidade”.

Depreciação

Depreciação representa quanto seu carro desvaloriza ao longo do tempo. Como representa um valor que você perde, ele também entra como gasto.

Para efeito de cálculo, colocamos que o carro desvaloriza 10% ao ano.

Custo de oportunidade

Custo de oportunidade é quanto deixamos de ganhar mensalmente com o rendimento de alguma aplicação (no caso da planilha, utilizamos a poupança) em cima do valor do veículo.

Se você pagou R$ 30 mil pelo seu carro, você deixa de ganhar R$ 150 por mês (0,5% a.m.), no caso desse valor estar investido na poupança. Por conta disso, esse valor também é levado em consideração na planilha de custos.

É importante ter a exata noção de quanto gastamos (ou deixamos de ganhar) por possuirmos um veículo.

Por mais que o valor final seja um pouco assustador, se ele couber com folga no seu orçamento e você sentir a necessidade (mesmo que seja para satisfação pessoal) de ter um carro, compre-o.

Lembre apenas de conferir se ele cabe no seu orçamento, para não transformar um objeto de satisfação pessoal em um transtorno para sua vida.

Como baixar a planilha

Finalmente, se estiver interessado em baixar a planilha para controlar os gastos com seu automóvel, clique AQUI.

Façam um bom uso da planilha e se gostarem, indiquem para seus amigos! Saibam também que sugestões de melhorias para a planilha são muito bem-vindas. Utilizem o espaço dos comentários para isso!

Aproveito para agradecer especialmente ao amigo Guilherme Alexandre, que nos passou a primeira versão dessa planilha. Ela foi muito útil e serviu como modelo para essa versão final que disponibilizamos para vocês.

Imagem de shutterstock.com.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!