Investimento em CDB é um bom negócio?

184 Flares Facebook 135 Twitter 35 Google+ 6 184 Flares ×

Investimento em CDB é um bom negócio?Já ressaltei em vários artigos minha preferência pelo investimento em títulos públicos (renda fixa) e fundos de índice (renda variável), além da estratégia de alocação de ativos.

Entretanto isso não significa que são – necessariamente – as melhores opções de investimento ou a melhor estratégia para investir. Podem existir ativos mais rentáveis que títulos públicos, no caso da renda fixa, e ativos mais rentáveis que fundos de índice, no caso da renda variável.

Em relação à Renda Fixa, o principal questionamento que recebo se refere ao CDB. Muita gente pergunta se é mais vantajoso investir em CDB ou no Tesouro Direto. E meu objetivo é responder essa pergunta a partir de agora.

O que é CDB?

O significado da sigla é Certificado de Depósitos Bancários e, de uma forma sucinta, se trata de uma aplicação financeira onde cedemos determinado montante para o banco por um prazo previamente acordado e ele nos devolve esse montante acrescido de uma taxa de juros (pré ou pós fixada, assim como no Tesouro Direto). É assim que funciona um CDB.

Como comparar o CDB com os títulos públicos

Para comparar um CDB com algum dos títulos públicos disponíveis, é importante identificar como será a remuneração desse CDB. Se a taxa de juros for prefixada, o CDB só pode ser comparado com um título público prefixado. Caso seja pós-fixada, o título público também deve possuir essa característica.

Por mais óbvio que pode parecer, recebo muitas perguntas do tipo: “é melhor um CDB que rende 90% do CDI ou uma LTN que rende 8,5% a.a.?“. É impossível responder com exatidão a essa pergunta pois esses ativos possuem características bem distintas.

Se um CDB é prefixado, ele pode ser comparado com a LTN (título público prefixado). Caso ele seja indexado ao CDI, deve ser comparado com a LFT (título público indexado à taxa SELIC).

Antes de continuar essa leitura, é fundamental saber o que é CDI e o que é a taxa SELIC.

Investimento em CDB pós-fixado versus LFT

A LFT é indexada à taxa SELIC. A grosso modo, ela deveria render 100% da taxa SELIC e o CDI deveria ser igual à taxa SELIC. Mas na prática não é bem assim.

Como o investimento em títulos públicos sofre incidência de uma pequena taxa de administração (além de uma taxa de desconto na compra), uma LFT corresponde a um CDB que rende entre 98% e 99% do CDI. Não é possível calcular o valor exato, mas fica nessa faixa.

Como a tributação que incide tanto no CDB quanto no Tesouro Direto é igual, caso o CDB renda mais que 98% do CDI, ele deveria ser a melhor opção. Caso contrário, a LFT é a melhor opção.

(Se você não sabe o que significa “CDB que rende 98% do CDI”, leia o artigo “O que é CDI?)

O único título público que pode ser comparado a um CDB pós-fixado é a LFT. Afinal a composição da remuneração (taxa de juros) segue o mesmo princípio.

Melhores CDBs do mercado

Normalmente os grandes bancos oferecem CDBs com rentabilidades muito baixas (até 90% do CDI). Nesses casos, não há o que pensar. Opte pelos títulos públicos.

Entretanto existem grandes bancos que oferecem bons CDBs, para quem não precisa do dinheiro por um prazo superior a 2 anos. Para mais detalhes, leia o artigo “Melhores CDBs dos grandes bancos“.

Há também casos de bancos menores que oferecem CDBs com rentabilidade acima de 100% do CDI. O Sofisa Direto é um exemplo, mas é necessário ter cuidado com essas opções. Para saber mais, leia o artigo “Entenda o risco ao investir em CDB de bancos menores“.

Conclusão

Como fiz questão de deixar claro logo no começo do artigo, minha preferência pelos títulos públicos não quer dizer que estes são necessariamente a melhor opção de investimento em renda fixa. Há opções que podem ser mais rentáveis e o investimento em CDB é apenas um exemplo disso.

O importante é saber como comparar determinado CDB com o título público correto, para então tomar a melhor decisão. E acredito que expliquei de uma forma simples como fazer essa comparação.

Caso ainda reste alguma dúvida ou você queira compartilhar conosco sua opinião, deixe um comentário :)

Até a próxima!

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • http://www.facebook.com/people/Pobretão-De-Vida-Ruim/100003513889338 Pobretão De Vida Ruim

    Mto bom artigo, o CDB só é bom quando está acima do CDI e apenas pequenos oferecem, a sensação do momento é o Sofisa. As LCI também oferecem acima do CDI mas de bancos pequenos.

    O problema da renda fixa é que se for prazo menor que 2 anos ela não rende é nada pra falar a verdade, muito ruim. Só pra valores altos vale a pena.

    • Duca

      Pobreta, complementando o seu comentário, vi propaganda de um banco pequeno o Banco Maxima que eles pagam LCI até 97% do CDI, o que é um valor fantástico para RF… o que pega aí é ser banco nanico e não sei como anda das pernas…

      • http://www.facebook.com/arq.lilianoliveira Lilian de Oliveira

        Pobretão, mas e quem quer investir pouco em renda fixa? um cdb de banco pequeno não vale a pena? quero insvetir o pouquinho que tenho, para começar, aprender e cada vez investir mais, mas a dúvida é onde? Titulos ou cdb de banco pequeno. Pra começar é pouca coisa, não me importo ainda com o prazo. Pode ser até mais de 2 anos. Por ora não faz diferença. É ruim ainda assim?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Em tempos de SELIC tão baixa, qualquer aplicação por menos de 2 anos é corroída pelo imposto de renda. Nesse cenário, a LCI passa a ser uma alternativa interessante.

      Abraço!

      • RICARDO

        Rafael sigo seu blog diariamente e gostaria de agradecer-lhe pelas informacoes que voce nos transmite.Tenho aplicaçao em cdb e quero saber se essa aplicção após o periodo de 24 meses e IR de 17% ficando o valor aplicado não se torna um bom investimento devido a liquidez .

  • Lucasgomes_1990

    Oi Rafael,
    gostei muito do artigo.A respeito disso fique sabendo de outro indice de renda fixa, Indices de Mercados da Andima(IMAs), que tem uma retorno bastante satisfatório. Seria interessante fazer um artigo detalhando melhor essa nova forma de investimento.
    Desde já agradeço.

    Atenciosamente,
    Lucas G. Gomes

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      O IMA é subdividido em quatro índices, com características específicas, que refletem os principais indexadores existentes para os títulos (prefixados, Taxa Selic, IPCA e IGP-M).

      Em outras palavras, esses índices acompanham os títulos públicos já disponíveis no mercado.

      Abraço!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      O IMA é subdividido em quatro índices, com características específicas, que refletem os principais indexadores existentes para os títulos (prefixados, Taxa Selic, IPCA e IGP-M).

      Em outras palavras, esses índices acompanham os títulos públicos já disponíveis no mercado.

      Abraço!

  • Fernando Fagundes

    Pelo que tenho acompanhado CDB não tem sido um investimento bom. ( isso comparado ao Tesouro Direto ).
    Tirando os bancos pequenos, esses investimentos estão sendo esterilizados.
    O Tesouro Direto está tendo uma grande procura. Eu não tenho tanto conhecimento assim, mas acredito que isso também baixe os rendimento desse investimento certo?
    Quanto aos fundos imobiliários, o que me preocupa é essa especulação de bolha. Eu realmente queria saber se tem fundamento.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Fernando,

      Minha preferência pelo Tesouro Direto é justamente por isso: existem poucas alternativas de renda fixa melhores que eles. E quando existem, são de bancos menores ou para valores iniciais muito altos.

      Abraço!

      • Camilo Lopes

        Rafael,

        No momento acho que o CDB pré-fixado está melhor que o LTN não? se olharmos o LTN pre-fixado disponível com o vencimento em 01/01/2016 e fazer uma aplicação de CDB para o mesmo periodo a rentabilidade do CDB pré-fixado está maior. Fiz uma simulação usando o Sofisa Direto. Mas, vc acha que mesmo assim o TD é mais vantagem? Se sim, pq?

        abraco,

  • Rafael

    Comecei agora a acompanhar o seu blog e acho realmente fantástico, quero dar uma lida no maximo de artigos possiveis. Parabéns Rafael (xará) muito bacana seu trabalho.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Rafael.

      Seja bem-vindo!

      Abraço!

  • dimarcinho

    Parabéns pelo artigo!

    Curto, simples e útil!

    Tendo uma grana maior (acima de 100k), é possível pegar 100% do CDI sem maiores problemas no CDB dos bancos grandes.

    []s!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Sem dúvidas. Para aportes iniciais de alto valor, é possível negociar muita coisa. Mas para pequenos investidores (a grande maioria), o Tesouro Direto termina sendo a opção mais rentável.

      Abraço!

  • DEUVAN

    Bom dia Rafael eu fiz uma aplicaçao banacaria no cdb flex na caixa economica federal esse envestimento e bom rafael ou nao eu gostaria de sabe

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Depende da taxa contratada. Procure saber qual foi.

      Abraço!

      • Gui

        Provavelmente não, porque a Caixa aproveita-se de seu nome forte para oferecer aos clientes CDB com menos de 95% de CDI…

  • Rosalva

    Olá Rafael. Gosto mito dos seus artigos, acho-os bem pertinentes. No dia 26/11/12 paguei pelo libro como investir dinheiro e ainda não tive noticas da entrega.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Rosalva,

      Enviei um e-mail com todos os detalhes. Caso não tenha recebido ou esteja com dúvidas, envie uma mensagem por essa página: http://comoinvestirdinheiro.com.br/contato.html

      Abraço!

  • Tiago Ouryvis

    Boom também é pesquisar sobre LCI. Tem alguns bons no mercado. Inclusive algumas corretoras tem o que chamam de ‘butique de investimento’. Uma área do site em que é possível investir em diversas modalidades de renda fixa de bancos diferentes. Claro que eles cobram uma parte, mas é interessante observar a alternativa

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      É verdade, Tiago. Entretanto é importante notar que a maioria das LCIs oferecidas pelas “boutiques de investimento” são de bancos menores. Alguns até totalmente desconhecidos.

      Abraço!

  • Juniorsws

    Rafael, como posso fazer minha primeira transação para a CDB? sou cliente bradesco e utiliso o internet bank .

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Junior,

      Ao fazer direto pelo internet banking, provavelmente a taxa de juros será muito baixa. Recomendo que negocie antes com seu gerente, para tentar contratar algo mais vantajoso.

      Abraço!

  • Ronaldpf

    Tenho uma duvida. Qual seria o invesitimento mais vantajoso, um CDI com taxa de 98% em um banco grande ou LCA do BB com taxa de 83% ?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Se o prazo da aplicação for inferior a 2 anos, a LCA é a melhor opção.

      Abraço!

    • http://www.facebook.com/pupetpdf Pupet Pdf

      Lembrando q a esses 83% da LCA vc deve acrescentar o ganho do IR, supondo q seja 22% então vc soma 83 + 22 já q LCA eh isenta de imposto para pessoa física.

      Nesse caso, o retorno da LCA seria de 105% do CDI com relação aos 98% do CDB, q cobra IR.

      Correto, Rafael?

  • Ivan

    boa tarde. tenho 190 mil na previdencia privada e gostaria de saber se existe outro investimento mais rentavel ,visto que atualmente necessito fazer resgates pelo menos a cada 3 meses.o que me indica???

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Se você precisa fazer resgates recorrentes, talvez a previdência privada seja uma das piores opções de investimento, por conta da alta tributação para resgates prematuros.

      Considere montar um fundo de emergência. Leia este artigo: “A importância de um fundo de emergência“.

      Abraço!

  • Celiampimentel

    E a troca do CDB por VGBL Plus (renda temporária) é ruim?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Não acho uma boa opção, Celia. Mas tudo depende da taxa CDB em questão e prazo do investimento.

      Abraço!

  • Sérgio

    Rafael, sou autônomo e tenho fundo de emergência na poupança e pretendo proteger este fundo da inflacao, a LFT pode servir como alternativa para este objetivo? Quais são as outras alternativas?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Para proteção contra a inflação, o título público mais indicado é o NTN-B Principal.

      Sugiro também que você leia este artigo: “Proteja seus investimentos da inflação“.

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/arq.lilianoliveira Lilian de Oliveira

    Então, se eu tenho um valor baixo de investimento, coisa de 300 a 500 reais, vale a pena eu investir num cdb de banco pequeno, certo? O risco de quebrar pode existir, a rentabilidade é boa, mas estou segurada pois é bem inferior ao valor protegido. Certo? ou ainda assim, com valores pequenos vale a pena algum tipo de título público. Faz muito tempo que eu to tentando aprender, quero investir logo, mas sempre me bate a dúvida.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      A princípio, não há problema. Você pode fazer dessa forma.

      Abraço!

  • Elis carlos

    quonto de investir cdb

  • JOELMA

    Qual a quantia minima para se aplicar no CDB?

  • Lucas

    Olá! Seria interessante alguma matéria falando sobre investimentos em FRANQUIAS. Pra quem quer ser um proprietário e administrador, talvez seja um negócio de baixo risco e alguns bancos oferecem linhas de créditos até para o capital inicial. Obrigado e parabéns pelo blog, sou bancário há pouco tempo em um banco público e sempre leio aqui pra me inteirar!

  • Oliveira

    Para mim, só restam duas opções de investimento: TD e ações.

    PS: Rafael, estou a procura de um bom livro sobre juros compostos. Você me indicaria algum?

  • Bruno maior de souza

    gostei muito das postagens da semana quero aprender mais com vc

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Bruno.

      Seja bem-vindo!

      Abraço!

  • http://www.facebook.com/pupetpdf Pupet Pdf

    Não vale a pena investir em CDB com a taxa q os bancos maiores querem pagar hj em dia. Fica muito distante do CDI, ah não ser q vc chegue com um caminhão de dinheiro e tente negociar a taxa com o gerente.

    Tudo bem, existem CDB´s de bancos menores q pagam as vezes até mais q o CDI, isso com garantia do FGC.

    O problema eh q mesmo o CDB de até 70.000 ser garantido pelo FGC, vc não recebe esse valor de forma rápida, caso o banco quebre.

    Tem q esperar alguns bons meses, dependendo do caso.

  • http://www.facebook.com/pupetpdf Pupet Pdf

    Não vale a pena investir em CDB com a taxa q os bancos maiores querem pagar hj em dia. Fica muito distante do CDI, ah não ser q vc chegue com um caminhão de dinheiro e tente negociar a taxa com o gerente.

    Tudo bem, existem CDB´s de bancos menores q pagam as vezes até mais q o CDI, isso com garantia do FGC.

    O problema eh q mesmo o CDB de até 70.000 ser garantido pelo FGC, vc não recebe esse valor de forma rápida, caso o banco quebre.

    Tem q esperar alguns bons meses, dependendo do caso.

  • igor

    Muito bom Rafael sempre muito claro e objetivo !!

    Rafael hoje as aplicações préfixadas do tesouro podem render 4% + IPCA em prazos longos. Fica então a pergunta hoje é mais interessante as aplicações pré ou pos fixadas do Tesouro Direto ?

    Em uma aplicação que rende IPCA + 4% qual seria a margem real descontato a inflação e as taxas ? Há algum artigo que trate do tema ?

    Pergunto isso pois as taxas estão tão baixas que fica difícil se saber ao certo o quanto rende uma aplicação em termos reais ou seja quanto sobra , se é que sobra alguma coisa .

    Grande abraço.

    • Edgard Santos

      Igor, no site do Tesouro Direto existe um calculadora que você pode simular o valor investido.

  • Importcampos

    Sim a conheço a calculadora, mas esta inativa desde as últimas mudanças nas regras do T.D . . Na verdade acho que temos que aprender a fazer estes cálculos pois são básicos . Se eles é impossível saber se vale a penas migrar as aplicações.
    Grato.

  • cronos ferreira

    Cara vcs não sabe da misera um terço meu gerente do banco do brasil deu uma de Joaquim sem braço quando fui procuralo me deu o maior gelo queria que investice num cdbdi um juro horriveu michuruca saiu fora quando falei pra em tão eu tem que deixa minha grana na poupansa ou seja pra vc trabahar com meu dinheira eu danço no meu investimento que instituiçao michuruca é essa ele ficou calado e saiu de fino…. falei cad o CDB direto…pre fixado dice que o banco não tinha pre fix so pos fix…….. uma droga valeu um abraço Rafael…

  • Importcampos

    Eu já li vários artigos , ebook”s, etc e vejo cada vez mais que renda fixa é um péssimo investimento na medida em que sua reantabilidade real é insiguinificante , o melhor que se pode esperar é que corrija da inflação e olhe lá . Vejam que a inflação deste ano girou em torno de 8 a 9 % nos serviços , ou seja, menos que o CDI .

  • leo

    AQUI É LEO J.G. ISSO É PALHAÇADA.TEM TER ACIMA DE 100 MIL PARA SE PENSAR FICAR RICO

  • Leom16mp16

    em quanto tempo 5mil dobraria. aplicando no melhor cdb.fala pra mim

  • Coli-16

    Gostaria de saber de algumas corretoras com taxa de administração mais baixas ou gratuitas para investir no tesouro direto!. Obrigado

  • Kassyo-silva

    Não existe forma nenhuma de se ganhar dinheiro sem investir. Existem diversas formas de investimento, com diferentes chances de retorno. recomendo que vocês conheçam a Fr promotora, uma empresa séria, que já atua há mais de 13 anos no setor de serviços e possui um ótimo sistema de renda extra. Conheça mais: http://www.frpromotora.com/kas… ou entre em contato comigo
    >>> kassyo-silva@hotmail.com

  • Glaucio

    Rafael nunca fiz investimento mas tenho um valor pequeno de 5.000,00 reais, que gostaria de investir. o que vc pode me aconselhar? desde já obrigado
    Glaucio neto