O que é ser rico para você?

350 Flares Facebook 280 Twitter 58 Google+ 6 350 Flares ×

Ministrei (24) ontem a palestra “Planejamento Financeiro Pessoal“, a convite da Amcham, e comecei o evento exatamente com essa pergunta: “O que é ser rico para você?“. Se eu fizer essa mesma pergunta a 10 pessoas diferentes, é bem provável que eu obtenha 10 respostas também diferentes. E possivelmente todas essas respostas estarão corretas.

Isso é possível porque a percepção de riqueza varia de pessoa para pessoa. Enquanto alguns podem pensar que ser rico significa possuir um grande patrimônio, outros podem definir riqueza como a capacidade de não necessitar mais do trabalho direto para sobreviver.

O intuito deste artigo não é responder a essa pergunta. Como já escrevi, ela tem várias respostas. Mas existem algumas dicas que podem mostrar se você está no caminho correto para alcançar o objetivo de ser rico. E é isso que discutiremos a partir de agora.

Você é “destruidor” ou “gerador” de riqueza?

Independente de quanto você ganha atualmente ou o quão perto você está de ser rico, existem meios bem simples para identificar se você está destruindo sua riqueza ou gerando mais riqueza. E isso passa por uma simples análise dos bens que tem sido adquiridos.

Se, ao ganhar mais dinheiro, você opta por trocar seu carro por um melhor, comprar um apartamento maior ou uma casa de praia, é possível que você esteja destruindo sua riqueza. Perceba que os custos para manter cada um desses bens são muito altos. Já discutimos quanto custa ter um carro ou uma casa de praia.

Em contrapartida, se ao aumentar seus rendimentos você optar por adquirir bens que gerem rendimentos, como imóveis para alugar, aplicações financeiras, títulos públicos ou ações de empresas pagadoras de dividendos, você pode se considerar um gerador de riqueza.

Seu padrão de consumo e investimento o liberta ou aprisiona?

Utilizando o mesmo raciocínio da pergunta anterior, se seus gastos aumentam na mesma proporção dos seus ganhos, é provável que você fique cada vez mais dependente do seu salário para manter seu patrimônio, já que os bens que você adquiriu geram predominantemente despesas.

Ao contrário, se optar por adquirir ativos que gerem majoritariamente receitas, seu custo de vida estará sendo bancado por esses rendimentos, ao invés da sua força de trabalho. Por esse motivo, você dependerá cada vez menos do seu salário para cumprir suas obrigações financeiras, estando assim cada vez mais livre.

A cada ano, você precisa de mais ou menos força de trabalho para financiar seu padrão de vida?

Essa pergunta resume muito bem as duas anteriores. Se você precisa trabalhar cada vez mais para manter seu patrimônio, é um forte sinal que você está cada vez mais preso ao trabalho e que você tem destruído sua riqueza.

Por outro lado, se seus ativos tem gerado cada vez mais renda e a manutenção do seu patrimônio depende cada vez menos do seu salário, é um grande indicativo que você está (ou deveria) livre. Caso ainda trabalhe bastante, o faz por opção e não por necessidade.

Conclusão

O importante é perceber que ao caminhar para a independência financeira, você também está buscando melhorar sua qualidade de vida. Recomendo fortemente a leitura dos artigos “Qualidade de vida e educação financeira” e “Invista para trabalhar menos e ganhar mais“. Esses textos são leituras complementares essenciais para esse tema.

Por fim, saiba que é necessário balancear seu padrão de consumo e investimento. Assim como não é correto apenas adquirir bens “destruidores” de riqueza, também não seria prudente apenas investir em bens “geradores” de riqueza. Todos anseiam por carros melhores, casas maiores ou viagens, e esses itens também devem constar nos seus planos.

Finalmente, o que é ser rico para você?

Agora que você leu este artigo e refletiu sobre o tema, deixe um comentário com sua opinião.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Paulo Rogério

    Olá Rafael.

    Excelente texto.

    Parabéns por difunfir informações tão importantes para os leitores.

    Abraços.

    Paulo Rogéio

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Obrigado pelas palavras, Paulo. Espero que continue prestigiando e participando do Quero Ficar Rico.

      Abraço!

  • http://financasforever.blogspot.com EvertonRic

    Rafael,
    Ser rico não é ter muitooooo dinheiro?
    Forte Abraço

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Como escrevi no começo do artigo, existem várias definições e muitas estarão corretas.

      Abraço!

  • http://mude.nu Toni Durden

    Para mim ser rico é ser financeiramente independente, ou seja, acumular uma quantidade de ativos que sustente só com rendimentos todas as necessidades de gastos da minha família.

    Assim, poderemos trabalhar apenas onde, como, quando e com quem quisermos. Não trabalharemos mais por obrigação.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Concordo contigo! Independência financeira aliada à qualidade de vida.

      Abraço!

  • http://ocaradainternet.com/ Katiero Porto

    Para mim ser rico é ser livre. Falo de liberdade de tempo, dinheiro e lugar. Muitos ricos tem dinheiro, mas não aproveitam a vida porque não tem tempo. Os pobres tem todo o tempo livre do mundo, mas não tem dinheiro. Além disso, quem é rico mas precisa estar fixo em um determinado local para gerenciar o seu negócio também não tem liberdade absoluta. Esse tipo de liberdade só a internet pode oferecer.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Acredito que isto esteja relacionado à qualidade de vida. E liberdade é um dos fatores que dão qualidade às nossas vidas.

      Valeu pela participação.

      Abraço!

    • http://www.sitesrelacionamentosonline.com Site Relacionamentos

      Nem sempre katiero… Alguém tem essa liberdade na Coreia do Norte, por ex?

      Mas concordo contigo em ter liberdade, de certa forma é ser rico!

      • http://www.facebook.com/denilsonkreischer Denilson Kreischer

        Assisti ontem, 07/11, na TV, um documentário sobre a educação na Coréia do Sul, por exemplo… insuportável o nível de exigência imposto aos adolescentes. Um deles, de 15 anos, afirmou que sonhava viver na Grécia, ou em Roma, numa bela casa perto do mar… e concluiu dizendo que, ao se aposentar, com 60, u 65 anos, talvez ele pudesse realizar esse sonho… Pois prefiro passar a vida inteira na praia de Cabo Frio, sem nunca ter dinheiro para conhecer a Grécia, do que esperar a vida inteira para realizar um sonho.

        • Anônimo

          Qual era o nome do documentário?

    • http://www.facebook.com/denilsonkreischer Denilson Kreischer

      Eu penso que os “pobres” – E o que é ser pobre? – não têm todo o tempo do mundo. Um trabalhador da cidade de São Paulo, por exemplo, além das 10 horas de trabalho diárias, ainda gasta um precioso tempo com deslocamento e serviços extras para complementar os rendimentos. Sem contar o tempo gasto em compras e pequenas reformas do lar e etc.

    • RAndrade

      “Os pobres tem todo o tempo livre do mundo…”

      Sério isso?

  • rodrigo gomes

    Galera do site, vcs podiam criar uma versao mobile do site, a leitura ta meio dificil no cel/smartfone

    • http://danielschmitz.com.br Daniel Schmitz

      Rodrigo, use o Google Reader

  • http://www.sitesrelacionamentos.com Melhores Sites de Relacionamentos

    Para nós ser rico é encontrar o grande amor da vida e ser feliz!

    Com saúde, é claro!

  • Tiago Carvalho

    Para mim ser rico é ter condições de não mais precisar trabalhar para viver, e sim trabalhar por opção. Poder chegar numa segunda feira as 7h da manha e pensar: ” Não vou trabalhar hoje não”.
    È poder ter condições de viajar, comer num bom restaurante ou levar o filho na praça e ficar horas vendo ele brincando. Isso sim é vida.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      A independência financeira possibilita isso. Então devemos buscar a independência financeira, pois ela tratá essa liberdade.

      Abraço!

    • http://www.facebook.com/denilsonkreischer Denilson Kreischer

      Não sou rico ainda, mas decidi abandonar os “empregos” e abrir meu próprio negócio e hoje estou podendo usufruir dessa liberdade de estar próximo à minha filha, embora o dinheiro ainda seja insuficiente… Posso afirmar: não há dinheiro no mundo que pague.

  • http://financasforever.blogspot.com EvertonRic

    Com toda licença Rafael, mas utilizo este espaço para dizer que esta sendo lançada a primeira pedra, sobre o mais novo blog de histórias do dia-a-dia de investidores consientes…rsrsrsss, nem sempre.
    .
    Um blog sobre histórias de investimentos e investidores, que ganharam e perderam muito dinheiro no mercado de capitais.
    segue abaixo o link:
    .
    http://financasforever.blogspot.com
    .
    Se possivel faça-nos uma visita, ah, e lembrando que já coloquei seu precioso blog/site na minha lista de blogs que acompanho e recomendo.
    .
    Podemos aprender sempre amigo, com nosso erros e acertos, mas melhor aprender com os erros dos outros…rsrssss
    .
    Grato,
    EvertonRic

  • leonardo

    Rico para mim é ter qualidade de vida, independencia financeira e súde para desfrutar das minhas riquezas sem me preocupar se faltará dinheiro no final do mês.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Boa! Concordo.

      Abraço!

  • E. Samuel

    No pouco tempo em que comecei a estudar assuntos como Educação Financeira, uma das definições e conceitos que mais me influenciaram, foi: ‘ – Enriquecer é uma escolha.’ Hoje, sem dúvidas, vejo que essa premissa é verdade e possível de ser alcançada, pois existem pessoas de bom senso como vocês, Rafael e César, que, deliberadamente, fornecem informações e dicas cruciais para tal intento. Tenho acompanhado o blog ‘Quero ficar rico’ diariamente e vocês realmente estão de parabéns! Bom, sem mais arrodeios quero fazer minha pergunta e conhecer o ponto de vista de vocês, que são expert no assunto. Sou solteiro, 22, tenho uma renda mensal igual a R$1.300,00, não possuo dívidas exorbitantes (Em média R$ 300,00 de saldo para investimento numa poupança ou outros, após saldadas minhas dívidas) e estou começando a me planejar para um casamento (Daqui a dois anos, aproximadamente). E quando se fala em casamento a primeira coisa que me vem a mente, é: ” – Onde vou morar?!” – Pois moro com meus pais e, digamos, nunca me acostumaria com a idéia de morar com eles depois de casado! Baseado nesses fatos, gostaria de saber o que seria mais interessante e sensato: – Financiar a construção (ou a compra) da minha casa própria? Ou: – Morar de aluguel por um tempo até juntar ‘grana’ suficiente para construir minha casa? Em prevalecendo o primeiro caso, quais os melhores planos de financiamento disponíveis, e como funciona a tarifação dos juros no valor bruto do imóvel a ser construido ou comprado? Em prevalecendo o segundo caso, quanto tempo eu teria, aproximadamente, que morar de aluguel, poupando quanto mensalmente, para então poder comprar minha casa? Ficaria muito grato se vocês pudessem abrilhantar essa questão com o ponto de vista de vocês, pois tenho certeza de que não sou apenas eu que encontro-me nessa situação. Muito grato! Deus os abençoe!

  • Junior

    Pra mim riqueza é sinônimo de independência financeira. Ter rendimentos que possam me sustentar e trabalhando só no que eu gosto e quando quero, podendo aproveitar meu tempo com pessoas que gosto.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Concordo contigo.

      Abraço e valeu pela participação!

  • http://www.sitesrelacionamentosonline.com Só não casa quem não quer!

    Encontrar o grande amor da vida e se casar. E ser feliz, e claro!

  • http://www.perderpesoemagrecer.com Perder Peso Emagrecer

    Ser rico é ter saúde e um bom peso compatível com o tamanho do corpo.

  • Diego Felix

    Rafael Seabra tirei esse dia para aprender sobre ações titulo publico e encontrei seu blog,muito bom cara,tou sempre ecomizando,poupando(como aprendi no site rsrs),só preciso saber investir.Pois então,indique pra mim livros,artigos seus para mim,já varios artigos seus hoje preciso tirar algumas duvidas como: melhor eu começar com um corretora administrando meu dinheiro? como posso operar sozinho com consciencia? Quero começar com titulos do tesouro.

    valeu cara espero resposta!!!

  • http://www.saude-beleza.com Saude Beleza

    Ser rico é ter saude e beleza pra dar e vender (rs)

    O resto se adquire com trabalho e esforço!

  • Daniel Rocha

    Rafael, o que você acha da aplicação da Corretora Socopa, tipo Sócio Fácil (http://www.sociofacil.com.br/).
    Parece que é um tipo de carteira administrada automaticamente pela Corretora, utilizando a carteira Top Pick da empresa, será que vale a pena?
    Eu tenho poucos conhecimentos na área da bolsa de valores, acho que seria interessante.
    A taxa de administração é de 4% a.a. + taxa de sucesso 20% além do índice ibovespa.
    Obrigado!

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Taxa de administração altíssima! Eu não entraria. Não aceite pagar mais que 2% a.a.

      Abraço!

  • Eduardo Lee

    Ser rico é ser livre para realizar suas vontades.

  • http://joaquimferraz.blogspot.com Joaquim Ferraz

    Rafael, adorei o texto. E parabéns pelo BLOG.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Obrigado, Joaquim.

      Abraço!

  • André Fernandes

    Olá Rafael.
    É a primeira vez que visito o blog e certamente voltarei mais vezes. Já está até “favoritado”.
    Sou recém-formado, 20 anos, e estou começando a estudar sobre investimentos. Vi que seu blog e seus conselhos me ajudarão muito.
    Parabéns pelo trabalho e pelo conhecimento adquirido.

    E, respondendo à pergunta: pra mim, ser rico é poder ter um volume de retorno nos investimentos tal que possa adquirir uma casa de praia ou de campo, além dos gastos familiares, sem que estes pesem no bolso e que tenha uma recuperação bem rápida aos gastos efetuados, sem um aumento do volume de trabalho.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Seja muito bem-vindo e obrigado pelo depoimento!

      Abraço e sucesso!

  • http://pontosdeevidencia.blogspot.com/ sergio lotufo

    Caro Rafael,
    Descobri o seu Blog hoje, 1º de maio e gostei muito da sua linha editorial e maneira que tem selecionado os seus artigos. Parabéns!
    Gostaria de poder contar com a sua autorização para poder transcrever os seus artigos em meu Blog e logicamente manter os créditos do seu trabalho. Achei bastante interessante poder passar aos amigos que lêem o meu Blog esses ricos artigos de sua criação no intuito de estar colaborando com todos sobre a forma de se educarem financeiramente nessa sociedade tão competitiva.
    Como você ja se expressou em algumas oportunidades, a grande maioria das pessoas, não tiveram a oportunidade de receberem orientação para se auto-afirmarem acertadamente, desde o princípio de sua formação, nunca houve uma instrução acadêmica e também prática para se especializarem…
    Acredito que o seu esforço em contribuir para esse propósito , alcançará muitas pessoas que , embora interessadas , ainda continuam sem rumo certo.
    Mais uma vez, parabéns pela sua atitude profissional e amiga. Espero que todos que lêem o seu Blog , possam também acompanhar essa possível parceria entre nossos Blogs tomando contato com assuntos diversos que edito no meu Blog, Caso queira divulgar, meu endereço é http://pontosdeevidencia.blogspot.com/ .
    Um abraço do amigo ,
    Sergio Lotufo

  • http://www.ganhar-dinheiro-na-internet.com Vivian Assis

    Sei que se lutar e ter determinação terei tudo que desejo, porém sei que uma longa caminhada rumo ao sucesso terei que trilhar.Gostaria de ter dinheiro para proporcionar um pouco mais de conforto para minha família,viajar e conhecer vários lugares que adoro.Não quero ter muito dinheiro nem status para não despertar a cobiça alheia, nem ser vítima se sequestro.Ter dinheiro te proporciona liberdade de fazer o que você quiser sem se prender a emprego e outras coisas.Até mais!!!

  • MabioMarcos

    Sinceramente,
    Fui, até 2010, um destruidor de riquezas. Comprei casa e mobiliei, carro e viajei, gastei em festa de aniversário meu, dos filhos, da esposa e não pensei nem um pouco em poupar, só queria aproveitar a vida. Até hoje tenho dívidas e pago empréstimos. Cometi muitos erros na época, que hoje não cometo mais. Se tivesse tido uma orientação desse tipo naquele tempo, a história hoje seria outra. Hoje eu seria um gerador de riquezas.
    Resumindo, nos últimos dez anos, de quase tudo que ganhei mais da metade praticamente saiu pelo ralo.

  • http://www.facebook.com/denilsonkreischer Denilson Kreischer

    Excelente e esclarecedor artigo. Obrigado!
    Para mim, ser RICO é ser LIVRE! Simples assim.

    Abraços.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Eu que agradeço pela sua participação.

      Abraço!

  • Aanaa

    Ser rico na minha opinião,é se dar ao luxo de poder olhar apenas o lado direito do cardápio. =)

  • Aanaa

    Ser rico na minha opinião,é se dar ao luxo de poder olhar apenas o lado ESQUERDO do cardápio. =) ( falha terrível,me perdoem)

  • Natan_natana

    baratino

  • Lucas Vinicius

    Muito ricas as informações…

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Valeu, Lucas.

      Abraço!

  • Vinicius Nogueira

    Muito bom Rafael, me deu outra perspectiva do dinheiro. Eu tenho um emprego fixo e um particular (informal). Consigo manter sempre uma reserva, mas ainda não consegui comprar um carro ou uma casa, pq não gosto de financiamentos. Talvez

  • Wescley

    Excelente texto, Rafael.

    Para mim, eu tenho a mesma noção de riqueza que você. Ou seja, ser rico é precisar cada vez menos do trabalho para se manter.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      É isso aí, Wescley.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Leo Braz

    Muito bom esse artigo! Isso reflete os ideais de Robert Kyosaki, autor de Pai Rico Pai Pobre.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Isso mesmo, Leo.

      Abraço!

  • Irlanio3000

    Ser rico é administrar sua riqueza e seus bens de maneira que você consiga realizar seus sonhos sem prejuízos, sem desperdícios e sem extravagancias, buscando sempre ficar em paz com sigo mesmo.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Excelente definição.

      Abraço!

  • Guilherme Campos

    Excelente artigo Rafael, parabéns!

    Ser Rico para mim significa aplicar recursos financeiros em ativos disponíveis no mercado e após garantir estabilidade em tais investimentos, gerir parte dos recursos provenientes destes resultados, para benefício da vida pessoal (carros, viagens). Mas ser rico, significa TRABALHO E DEDICAÇÃO, resultado em melhoria de vida.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Guilherme.

      Por sinal, outra ótima definição sobre riqueza.

      Abraço!

  • Tia_Serena

    Eu gosto da definição do Kyiosaki – ser rico é conseguir viver com qualidade só de renda passiva!

  • William

    Ser independente financeiramente para mim é não ter que depender somente de um emprego,trabalhar por obrigação e sim ter multiplus ativos que me gerem renda suficiente para me manter e fazer do meu trabalho uma forma de me divertir ganhando dinheiro tam rsrsrsrsrs! Abraços…..