POR QUE INVESTIR NO TESOURO DIRETO?

Já escrevi algumas vezes aqui no blog sobre investimentos no Tesouro Direto. Se você ainda não conhece, sugiro primeiramente a leitura do artigo “Tesouro Direto: Boa rentabilidade e baixo risco” antes de continuar a ler este artigo. O Tesouro Direto é, na minha opinião, a melhor forma de investimento de baixo risco que temos disponível no mercado. E vou explicar o porquê desta afirmação ao longo desse artigo.

Os principais fundos DI e de renda fixa, além dos planos de prividência privada, investem em títulos públicos. A grande diferença é que pagamos taxas de administração (algumas bem altas, por sinal) para eles fazerem isso por nós. E não há grande dificuldade em investir em títulos públicos. No caso de fundos de ações, eu até recomendo o investimento através de fundos, pois não é tão simples investir em ações.

Onde se informar

Atualmente temos muita informação sobre títulos públicos no próprio site do Tesouro Direto. Não vou entrar em detalhes sobre como investir no Tesouro Direto neste artigo, pois já o fiz no artigo “Como investir no Tesouro Direto“. A única dica que deixo aqui é que procurem corretoras que não cobrem taxas sobre investimentos no Tesouro Direto. O BanifInvest é um bom exemplo. Grande corretora e não cobras taxas por essa operação.

Títulos disponíveis no Tesouro Direto

Basicamente existem disponíveis quatro tipos de título: os prefixados (LTN e NTN-F), onde você já sabe antecipadamente quando receberá de rendimento no vencimento do título, o pós-fixado indexado pela SELIC (LFT, que acompanha a taxa SELIC definida pelo Copom), os pós-fixados indexados pelo IPCA (NTN-B e NTN-B Principal, que acompanham a inflação medida pelo IPCA) e o pós-fixado indexado pelo IGP-M (NTN-C, que acompanha a inflação medida pelo IGP-M).

Entretanto, neste artigo, vou me ater a apenas dois deles: LFT (indexados pela SELIC) e NTN-B (indexados pelo IPCA), pois considero as duas melhores opções no momento. Aproveitarei também para dar dois exemplos práticos de como utilizar esses títulos para substituir dois produtos que muitos de nós utilizam: fundos DI e previdência privada.

LFT – título indexado à taxa Selic

Sempre gostei muito da corretora Geração Futuro, da qual sou cliente a algum tempo. Ela oferece produtos de renda fixa (Geração FIC Referenciado DI) e renda variável (Fundo de Investimentos em Ações). O fundo DI me chamou a atenção, assim que foi lançado, por prometer rendimentos de 96% do CDI com investimentos a partir de apenas R$ 100.

Quem investe em CDBs sabe que esse percentual do CDI só é alcançado com valores bem acima disso (pelo menos R$ 20 mil). Caso você não tenha entendido o que representa esse valor, não sei preocupe. A conclusão será muito simples.

Ao observar a composição desse fundo (em que ele investe), tive uma surpresa: ele só investe em LFT. 100%! Para quem quiser conferir, clique AQUI e confira a composição do fundo.

Ou seja: se, ao invés de investir nesse fundo, você comprar LFTs pelo Tesouro Direto, não pagará as taxas da Geração Futuro (taxa de administração e custos operacionais), obtendo assim uma rentabilidade ainda maior.

E se esse fundo investe 100% num único título, é porque tem coisas boas vindo por aí para ele. Atualmente a SELIC está em 8,75%, mas existe uma perspectiva que a SELIC esteja em 11,75% ao final de 2010. Nada mal, hein?!

NTN-B – Título indexado ao IPCA (inflação)

Outro produto muito consumido são planos de previdência privada. Com disciplina, eles podem ser substituídos (ou complementados) pela NTN-B. Esse título garante uma rentabilidade de mais de 6% ao ano acima da inflação! Não entendeu? Eu explico: ele garante que o título renderá 6% + IPCA, que está previsto para render 5,41% em 2010. Isso dá, aproximadamente, 11,41% ao ano. Apenas para efeito de comparação, a caderneta de poupança rende anualmente apenas 6,5%.

E por que esse título pode substituir a previdência privada? Porque existem NTN-B com vencimento para 2035 ou até 2045. Ou seja, você vai comprando esses títulos e o montante voltará para você após 25 ou 35 anos, corrigidos pela inflação do período mais 6% ao ano. Nenhum banco do mundo tem coragem de garantir isso para você. Por esse motivo se trata de uma ótima opção de investimento. Até porque nenhum banco é mais sólido que o tesouro nacional. Além disso, qualquer título público pode ser vendido antes do seu vencimento, com uma mínima perda.

Para mais detalhes, acesse o site do Tesouro Direto, entre em contato com sua corretora de valores ou tire suas dúvidas aqui mesmo no blog, através da nossa página de contato ou pelos comentários.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!