COMO INVESTIR NO TESOURO DIRETO

43 Flares Facebook 34 Twitter 5 Google+ 3 43 Flares ×

COMO INVESTIR NO TESOURO DIRETOJá falamos em outro artigo o que é o Tesouro Direto e quais as principais vantagens desse tipo de investimento. Quem ainda não conhece, vale a pena ler o artigo sobre esse assunto, clicando AQUI. Para investir, é muito simples.

Desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), o Tesouro Direto é uma ferramenta que permite ao investidor adquirir diferentes títulos da dívida pública por meio da internet. Criado em 2002, o programa é exclusivo para pessoas físicas e tem o objetivo de atrair o pequeno poupador.

Para quem tem interesse em saber como investir, saiu um passo-a-passo bem prático no Uol Economia, que resolvi trazer para vocês. Confiram:

Cadastro

O primeiro passo para adquirir títulos é ser cadastrado em algum dos bancos ou corretoras habilitados para compra e venda de títulos públicos, os chamados Agentes de Custódia.

Para o cadastro, é preciso entrar em contato com a instituição escolhida e fornecer as informações solicitadas. Em seguida, você irá receber sua senha, no endereço eletrônico informado em seu cadastro. Para acessar a área exclusiva do programa, você deverá informar seu CPF e senha.

Os contatos das instituições habilitadas estão na página do TD na internet.

Compra

Comprar títulos é muito simples: é só acessar a área exclusiva do Tesouro Direto e efetuar a transação.

Ao acessar a área exclusiva, é preciso informar a quantidade ou valor financeiro de cada título que pretende comprar. Uma vez escolhidos todos os títulos que lhe interessam, o sistema irá conferir os limites por CPF, verificar a disponibilidade dos títulos e solicitar a sua confirmação. Atualmente, é possível comprar no mínimo 0,2 do valor do título e no máximo R$ 400 mil por mês.

Após a confirmação da compra do título, o sistema informará a data limite para que os recursos necessários à aquisição estejam disponíveis na conta do Agente de Custódia.

Vale ficar atento a esta data: se o pagamento não for efetuado, o investidor fica suspenso por trinta dias, ou seja, não pode efetuar nenhuma compra durante este período. Se houver reincidência, o tempo de suspensão é de seis meses e, na segunda reincidência, o investidor será suspenso por três anos.

Venda

Na operação de venda, assim como na compra, será necessário entrar na área exclusiva e informar a quantidade ou valor financeiro de cada título que pretende vender.

Nestes casos, a CBLC, após receber do Tesouro Nacional o valor referente aos títulos, debita os títulos da Conta de Custódia do investidor e repassa o dinheiro para o Agente de Custódia, responsável pelo recolhimento dos impostos e o repasse do valor.

Com relação aos limites nas operações de venda, o Tesouro Nacional recompra os títulos adquiridos diretamente todas as quartas-feiras sem limitação de quantidade ou de valor, desde que sejam múltiplos de 0,2.

Horários de funcionamento

O site fica disponível, para consulta, a qualquer hora do dia ou da noite. Para compras, os investidores podem utilizar o sistema todos os dias entre às 9h de um dia às 5h do dia seguinte. Nos fins de semana, é possível comprar entre às 9h de sexta-feira e às 5h de segunda-feira, sem interrupções. Nos dias úteis, entre às 5h e às 9h, o TD fica fechado para compras para manutenção do sistema.

Com o objetivo de garantir liquidez aos títulos públicos adquiridos, o Tesouro Nacional realiza recompras semanais, entre 9h das quartas-feiras e 5h das quintas-feiras.

No caso das recompras por parte do TN, nas semanas em que houver reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária), a operação também é realizada entre 9h de quinta-feira e 5h de sexta-feira. A negociação dos títulos, exceto da LFT, fica suspensa entre 17h da quarta-feira e 9h de quinta-feira, início do mercado, para evitar que as decisões do comitê sobre taxa básica de juro – a Selic – possam afetar as negociações sem que haja um correspondente efeito no mercado secundário.

Como investir no Tesouro Direto

Para saber tudo sobre como investir no Tesouro Direto, confira o passo-a-passo para investir no Tesouro Direto.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • Pingback: POR QUE INVESTIR NO TESOURO DIRETO? | QueroFicarRico

  • http://ganhardinheiroclicando.com/ ganhar dinheiro

    muito bom estes artigos.Tenho lido pelomenos uma hora por dia sobre tessouro direto.É bastante facil de investir,o problema é saber como acompanhar os investimentos.Mas como disse,tenho lido um pouco a cada dia e espero pelo menos ate o fim do ano poder fazer omeu primeiro investimento. ;)
    vlw

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      A CBLC disponibiliza um site para acompanhamento do extrato dos seus títulos. Caso sua corretora seja um agente integrado, ela também tem essa opção.

      Abração!

  • ganhar dinheiro

    entendi,o problema é eu ainda nao sei direito como calcular as cotacoes de cada titulo,ex taxa celic,cupom e etc.Ainda nao entendo muito quanto cada um pode render.Baixei um pdf chamado precificacao q vc indicou aqui no site que dá uma base mais ou menos sobre o tesouro,como ainda sou iniciante tenho lido ele bastante pra ter uma nocao.Espero daqui a algum tempo conseguir investir rrsrsrs
    Um grande abraço!

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Depois que você conhecer um pouco mais, verá que não tem muito mistério. É uma aplicação bem simples, fácil de investir e fácil de acompanhar.

      Abração!

  • Rodrigo

    Rafael, como funciona a tributação do Imposto de Renda do Tesouro Direto? Obrigado, Rodrigo.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Funciona como nos fundos de renda fixa e DI:

      * Até 180 dias, 22,5%;
      * Entre 181 e 360 dias, 20%;
      * Entre 361 e 720 dias, 17,5%;
      * Mais de 720 dias, 15%.

      Lembrando que o IR incide apenas sobre o rendimento (lucro) da aplicação.

      Abraço!

  • roberto

    tenho 8 mil pra investir em títulos do tesouro direto, quando renda ao mes esse valor ?isso deduzido os impostos …

  • http://Uol Fátima

    Olá! Rafael você acha que é mais interessante investir no Tesouro direito do que em poupança ? Obrigada.

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Sim, sem dúvidas!

      Abraço!

  • Christian

    A grande maioria dos agentes de custódia cobram taxas. O ideal é encontrar uma que não cobre. Porém se não encontrar, qual seria uma taxa boa ? Ou seja, uma taxa não abusiva e que faça realmente valer a pena o investimento ?

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Algumas corretoras não cobram taxas, como a Banif, Socopa e Spinelli. Dê uma olhada nelas e escolha que você achar melhor.

      Abraço!

  • Wilson Mocci

    Ola Rafael,
    Estou com duvida em relação a compra do tesouro, por exemplo, se eu comprar hoje poderia estar investindo mais dinheiro nesse mesmo titulo daqui a alguns meses ou o melhor mesmo é ajuntar uma quantia razoavel e comprar de uma so vez o titulo?

    • http://twitter.com/SeabraRafael Rafael Seabra

      Você pode investir no mesmo título durante vários anos. Quanto maior o prazo do título, maior o tempo que você terá para investir nele.

      Abraço!

  • FMC

    Olá Rafael,

    Qual é o valor mínimo para este tipo de aplicação? E quanto você indica para começar, ou seja, a partir de R$ 5.000,00 vale a pena… enfim!

    Obrigado pela força.

  • Marcia

    Rafael,

    Posso utilizar o FGTs para esse investimento?

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Infelizmente não.

      Abraço!

  • Mariangela

    Rafael, quanto tempo você indica para esse tipo de investimento??
    Entre renda fixa e tesouro direto, qual é mais apropriado??

  • roseli

    tenho 70.000 compensa atualmente investir no etsouro do que no cdb ou poupança

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Opte pelo Tesouro Direto ou CDB que remunere acima de 100% do CDI. Poupança, nem pensar.

      Abraço e valeu pela participação!

  • Rodrigo

    tenho 20.000 investidos na poupança…compensa retirar e transferir este valor para o tesouro ? de que modo seria bom investir esse valor no tesouro?

  • claudia

    Ola, tenho 30 mil em previdencia privada, é possivel transferir para um ntn-b e resgata´-lo na mesma data que minha previdencia, daqui a 30 anos? Tem alguma dica?

  • Gabriel

    Posso confiar passando meu CPF?;não existem riscos disto?quais empresas confiaveis?

  • Lucia

    Olá Rafael, boa tarde!
    Gostaria de uma dica sua…
    Pretendo começar com 6.500,00 no tesouro direto e ir investindo mês a mês uma quantia de 250,00. Porém, são muitas as opções, qual vc acha a mais rentável com o menor risco pra quem vai começar agora?
    Obrigada

  • Cristiane Vieira

    Boa noite Rafael. Gostaria de fazer algumas perguntas mas já antecipo sou LEIGA totalmente rsrrs.
    Bom, possuo uma renda em torno de 1.300,00 reais e deposito em torno de 200,00/300,00 reais na poupança mensalmente. Achei interessante investir no Tesouro Direto. No caso do pré fixado:
    1º Compro o título no valor total e fico no aguardo da data prevista para o vencimento para resgatar o dinheiro ou também posso depositar um valor a mais numa determinada época ou religiosamente todos os meses se sobrar algum dinheiro…?
    2º Posso comprar com o mesmo CPF mais que um título com valores ou com data de vencimentos diferentes?
    3º Pago alguma taxa à corretora por ter uma conta nela(exemplo banifinvest)?
    4º Para receber o valor no final das contas será na conta que eu fizer on line pela corretora, por alguma outra conta que eu deva abrir ou posso receber pela minha conta poupança?
    Desculpa se as perguntas são ridículas, mas como já disse sou leiguissima kkkkkk.
    Parabéns pelo Blog, é o mais informativo que já conheci e com certeza irá me ajudar na minha primeira compra. vou indicar com certeza!

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Vamos lá!

      1) Você pode comprar o mesmo título todos os meses.

      2) Sim, sem problemas.

      3) Algumas corretoras cobram taxa de custódia, mas não é o caso, por exemplo, da Banif.

      4) No dia do vencimento, o valor será depositado na sua conta da corretora. Assim que o dinheiro entrar, basta solicitar o resgate para sua conta bancária ou reinvestir o dinheiro.

      Abraço e bons investimentos!

  • HAN

    Olá Rafael,

    Possuo R$ 6.000,00 aplicados na poupança, e poupando cerca de R$ 500,00 por mês.
    Meu objetivo é dar uma boa entrada (R$10.000,00 tá bom) no financiamento do meu carrinho (valor máximo do carro – R$27.000,00) e assim reduzir as parcelas ao ponto de conseguir conciliar tranquilamente meus gastos mensais com a Faculdade, seguros, impostos, gasolina…

    Pensei no Tesouro Direto, mas não tenho certeza se vale a pena tendo em vista o montante que possuo…
    Minha dúvida é:
    O que devo avaliar ao optar pelo Tesouro Direto quanto a taxas e prazos?
    É uma boa o Banco do Brasil como Agente de Custódia? Dá pra negociar a taxa imposta por ele?
    Deixo o dinheiro onde está e continuo poupando ou entro de vez nessa onda de investir?! rs

    Obrigada!
    Tenha uma ótima semana!

    • HAN

      Obs.: Comprarei o carro no início de Janeiro…

  • Diegoodontoplus

    achei bem legal vo ler todo o conteudo com mais pericia e espero ter mais conhecimento a respeito de investimento no td obrigado ai pelas dicas contunue fazendo esse trabalho boa sorte…

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Obrigado, Diego.

      Abraço!