Será que todos nascem com a mesma chance de brilhar? E a fórmula do sucesso, será que existe?
Estudos recentes responderam sim às duas perguntas anteriores.
A fórmula para o sucesso é: motivação + treino + disciplina + sorte.
O objetivo deste artigo é apresentar o segredo do sucesso, através dos quatro fatores que compreendem a fórmula do sucesso.
Motivação
A motivação para alcançar um objetivo está diretamente relacionada com a quantidade de tempo e esforço que despendemos.
E engana-se quem pensa que o dinheiro é a solução para todos os problemas. Nem sempre ele funciona como um bom motivador.
Em muitos casos, acreditar que você está fazendo algo relevante é mais eficiente para motivação do que um salário mais rechonchudo.
Certamente todos nós, em algum momento da vida, já trabalhamos desmotivados, independente de ser empregado ou dono do próprio negócio. E não é difícil lembrar qual era o resultado…
Encontrar a motivação para desempenhar as atividades ou, melhor ainda, encontrar o trabalho certo para investir nosso tempo é realmente prazeroso e inspirador.
Treino
Ronaldo, o Fenômeno, tinha de ser arrancado dos campos de futebol quando criança porque não queria fazer nada que não fosse jogar bola.
Os técnicos de Michael Jordan se lembram de que o jogador era sempre o primeiro a chegar aos treinos e o último a ir embora.
E mesmo Bill Gates, como bom nerd que era, não fez sua fortuna do nada: quando adolescente, ele passou boa parte da sua (não muito agitada) vida programando computadores enfurnado numa sala da Universidade da Califórnia.
Ou seja, mesmo aquelas pessoas bem-sucedidas, que parecem esbanjar talento, ralaram muito antes de chegar lá.
Além de estar motivado, é essencial praticar bastante para alcançar o sucesso. E no meio de tudo isso, é muito comum ocorrerem fracassos.
Albert Einstein disse certa vez: “Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa“.
As 99 falhas de Einstein não foram apenas fracassos. Serviu também como treino e muito aprendizado.
Disciplina
Se treino é responsável por boa parte do sucesso das pessoas que chegaram ao ponto mais alto do pódio, é preciso entender o que as levou a se esforçar tanto.
Quem passa incontáveis horas da vida se dedicando a qualquer coisa que seja tem pelo menos uma característica muito ressaltada: a disciplina.
É ela que permite que a pessoa não se lembre que seria muito mais legal dormir ou estar no bar do que trabalhando.
A questão é entender por que algumas pessoas abrem mão do prazer imediato em troca do trabalho duro, e por que outras preferem sempre sair mais cedo do escritório, ou consumir imediatamente e se endividar.
O processo mental, na verdade, é muito simples: para ter disciplina, é preciso não ficar pensando na tentação do prazer imediato e focar naquilo que é realmente importante no momento: alcançar o objetivo (que pode ser concluir uma simples tarefa ou alcançar a independência financeira).
Sorte
É duro admitir, mas sucesso depende também de uma boa quantidade de sorte. Estar na hora e lugar certos é muito importante – às vezes até mais do que as horas de treino.
Há alguns ambientes em que tudo acontece ao mesmo tempo e surgem grandes oportunidades de sucesso.
Foi o caso da Inglaterra nos anos 60, bem no início do rock, quando dezenas de boas bandas, dos Beatles aos Beach Boys, conquistaram o mundo.
Ou do Vale do Silício na década de 1980, quando Bill Gates, Steve Jobs e Paul Allen aproveitaram o começo da computação para criar suas empresas e faturar milhões.
É questão de sorte, mas procure sempre estar no lugar em que as coisas estão acontecendo.
O segredo do sucesso financeiro
A conclusão que podemos chegar é que a fórmula do sucesso vale para qualquer área, inclusive a financeira.
Todo mundo quer ficar rico, mas poucos se dedicam a definir um objetivo financeiro e trabalhar bastante para alcançá-lo.
Vou dar um exemplo que certamente 10 em cada 10 pessoas quer alcançar: a independência financeira.
A partir do momento que você descobre o que é a independência financeira e entende seus benefícios, sua maior meta será alcançá-la (motivação).
Para tanto, é necessário estudar bastante e adquirir conhecimento para controlar gastos, organizar sua vida financeira e aprender a investir (treino).
Cada etapa do treino está inserida no planejamento financeiro. E após a definição desse plano, é fundamental cumpri-lo a risca para alcançar os objetivos no prazo estipulado (disciplina).
Por fim, após definir onde investir seu dinheiro, entramos no mercado num momento onde ele está no final de uma crise e começando a recuperação. Com isso, o potencial de retorno é muito maior (sorte).
Quem entrou no mercado de ações há 10 anos (durante a crise de 2002), certamente acumulou ganhos superiores a 600%, mesmo após a crise de 2008.
E isso nada tem a ver com estudo do momento correto ou previsões de mercado. Foi puramente sorte! 🙂
Até a próxima!
Imagem: FreeDigitalPhotos.net