DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 3)

Selecionamos mais duas dúvidas enviadas por vocês, através dos comentários ou pela página de contato do blog. Como no artigo passado sobre o assunto, as dúvidas foram gentilmente tiradas por Veronildo Pessoa, servidor do INSS e colaborador do blog quando o assunto é seguridade social. Agradecemos mais uma vez a atenção do Veronildo. Vamos às perguntas:

O leitor Dinilton Pessoa perguntou: “Tenho 54 anos de idade, no período de 1973 à 1977, servi o exército. Entre 1978 a 1994, trabalhei em uma indústria de leite em pó e manteiga (CILPE), com carteira assinada. De 1995 à 2000 desempregado, e, de 2001 a 2008, estou trabalhando com carteira assinada novamente. Pergunto se o tempo de serviço militar conta para aposentadoria? Minha reservista consta que fiquei relacionado como cabo QMG 07-Infante 001-combatente (teria direito a periculosidade?) e se já posso dar entrada na minha aposentadoria?

Dinilton, o tempo de serviço militar conta sim como tempo de contribuição. Mas, não há periculosidade. Quanto a dar entrada em uma aposentadoria você pode, porém, não teria direito, já que possui apenas 27 anos de contribuição, conforme você informou, já contando o tempo militar. Você precisa completar os 35 anos de contribuição para ter direito a uma aposentadoria. Logo, faltam 08 anos para ter direito a ela. Informe-se também pelo telefone 135.

O leitor Sebastião Castro Rocha perguntou: “Por motivos pessoais, quero mudar o recebimento de meu beneficio do banco do estado do Espírito Santo para o Banco do Brasil. Que procedimento devo tomar pra conseguir esta realização? Isso é porque às vezes viajo e onde vou não tem banco do estado. Já o Banco do Brasil há em todo lugar.

Sebastião, quaisquer atualizações em seu benefício só podem ser feitas na Agência onde seu benefício é mantido. Se você não mora na cidade onde seu benefício é mantido precisa primeiro transferi-lo. Supondo que você já reside onde o benefício é mantido e quer receber em um banco específico, no caso, no Banco do Brasil, precisa abrir uma conta lá e depois procurar sua Agência do INSS para fazer essa atualização. É um procedimento bastante simples, porém, não tem como agendá-lo. Precisa ir na Agência, já com o número da conta para fazer essa atualização. Apenas sugiro fazer isso somente após receber seus proventos do mês, dando assim tempo para que essa atualização ser processada e o próximo pagamento já cair na sua conta do BB.

Para saber mais sobre como se aposentar e conhecer todos os tipos de aposentadoria, clique AQUI.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!