Crise econômica: de quem é a culpa?

Crise econômica: de quem é a culpa?Muito se discute sobre as causas da crise econômica que se iniciou em 2008 e ainda não tem data para acabar. Vemos diariamente notícias sobre o aumento de desemprego nos EUA, crises na Grécia, Portugal e Espanha, dentre outros.

O que pouco se discute, entretanto, é sobre as causas dessa crise econômica e também quem tem a maior parte da culpa em relação a tudo que tem acontecido. Existem alguns meios de saber um pouco mais sobre o assunto sem necessariamente ser expert em economia ou finanças.

O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar três opções para que você saiba mais sobre a crise econômica que assola o mundo desde 2008, organizadas por níveis de dificuldade. A primeira – e mais simples – é o livro “O Segredo dos Ricos“, que já abordamos no artigo “Livro: O Segredo dos Ricos“. A segunda opção (um pouco mais complexa) é o excelente documentário Inside Job, ganhador do Oscar 2011. Por fim, mostro uns trechos de um artigo do Paul Krugmann, prêmio Nobel de Economia.

O Segredo dos Ricos

Escrito pelo Robert Kiyosaki, autor do best-sellerPai Rico, Pai Pobre“, o livro aborda de uma forma bem interessante o assunto “crise econômica”. Se não prima pela riqueza nas referências e detalhes, tem como grande vantagem a facilidade de entender o que ocorreu, dada a linguagem simples utilizada pelo Kiyosaki.

O autor defende que os ricos e poderosos manipulam os governos para os favorecerem, de forma que, enquanto estiverem ganhando, ficam com todo o lucro. Entretanto, quando começam a perder, dividem o prejuízo com os governos e, consequentemente, conosco, pois o dinheiro para salvar os bancos quebrados saem dos impostos que pagamos.

Para saber mais sobre o livro, recomendo a leitura dos artigos “Livro: O Segredo dos Ricos” e “Por que os ricos ficam ricos?“. Recomendo a leitura do livro para quem não conhece muita coisa sobre economia, mas quer saber como aproveitar momentos de crise para prosperar.

Inside Job

O excelente documentário Inside Job (que foi pessimamente traduzido aqui para Trabalho Interno), ganhador do Oscar 2011, é um filme que todos que queiram entender a crise econômica devem assistir.

Inside job é um termo em inglês que significa algo como uma pessoa, muito poderosa do mercado, que se infiltra no governo para tomar decisões importantes para favorecer instituições financeiras e ter acesso a informações privilegiadas. Por esse motivo, a simples tradução literal para “trabalho interno” em nada contribui para interpretação adequada desse termo.

O documentário conta a história da crise econômica, mostrando como figurões do mercado financeiro forem sistematicamente nomeados para cargos importantes no governo americano, e também como derivativos de alto risco eram classificados pelas agências de rating (classificação de risco) como de baixo risco, promovendo uma onda de aquisições e estouro em seguida.

Assista abaixo o trailer do filme Trabalho Interno (Inside Job, 2010) com legenda em português:

Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia em 2008, Krugman publicou no último dia 09 um excelente artigo (“Por que a resposta à crise está errada?“), onde explica que a culpa não é do público, mas dos governantes.

Apesar de utilizar uma linguagem um pouco mais técnica, segue abaixo um trecho do artigo e, no final, um link para a leitura completa do texto:

A verdade é que estamos vivendo hoje um desastre que foi criado de cima para baixo. As políticas que resultaram nos problemas que vivemos não surgiram em resposta à demanda do público. Foram, com poucas exceções, políticas defendidas por pequenos grupos de pessoas influentes -o mais das vezes, as mesmas pessoas que agora estão tentando dizer aos demais cidadãos que é preciso seriedade. E ao tentar transferir a culpa à população em geral, as elites estão fracassando em realizar uma reflexão muito necessária quanto aos erros catastróficos que cometeram.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Conclusão

Essas três referências, cada uma a sua maneira, tentam mostrar como os governantes e os poderosos utilizam-se de seus poderes para tomar decisões que visam apenas o lucro deles, como você pode identificar onde/quando isso ocorre e – principalmente – como você pode se proteger e onde investir para diminuir consideravelmente os riscos relacionados ao seu patrimônio. Recomendo também a leitura do artigo “Investir com foco em ganho de capital ou fluxo de caixa?“.

Caso tenha alguma dúvida ou simplesmente queira participar dessa discussão ao compartilhar sua opinião, deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!