Por que os ricos ficam ricos?

Sei que muitos vão dizer que é porque eles roubam, exploram seus funcionários, pagam mal ou até porque os governos tomam decisões que sempre favorecem os ricos e poderosos.

Entretanto o intuito deste artigo é responder esta pergunta apenas do ponto de vista financeiro. E já começo dando a minha resposta: os ricos têm uma inteligência financeira acima da média.

Vamos discutir a partir de agora porque eles são mais inteligentes financeiramente que a maioria de nós, se realmente existe uma conspiração para que não sejamos inteligentes e o que podemos fazer para mudar esse quadro.

Por que não somos financeiramente inteligentes?

Essa discussão é um tanto quanto filosófica, mas em poucas palavras, eu diria que a maioria de nós não possuímos inteligência financeira simplesmente porque não aprendemos isso na escola, muito menos em casa.

Basta você pensar sobre o que nossos pais e professores nos ensinam: estude bastante, faça um bom curso superior, arrume um bom trabalho, compre sua casa própria e constitua sua família.

Sem desmerecer grandes valores acima listados, mas não estamos sendo formados para sermos empregados? O correto não seria sermos o dono do negócio, para assim oferecer bons empregos, ao invés de conseguir bons empregos?

Nós temos um ensino tão precário sobre educação financeira que ao lembrar sobre as aulas de Matemática sobre juros compostos, recordo apenas de exemplos com dívidas e cresci achando que juros compostos eram ruins, quando na verdade, são maravilhosos ao nosso favor.

Então existe uma conspiração para que não sejamos inteligentes?

Sinceramente não sei, mas começo a desconfiar que exista. Robert Kiyosaki, autor dos ótimos livros Pai Rico, Pai Pobre e O Segredo dos Ricos, é um ferrenho defensor dessa teoria. E vou mostrar alguns pontos que fazem ela ter certo sentido:

  1. Ensino: Não aprendemos educação financeira na escola. E nem há previsão para isso. Aprendemos apenas a arrumar um bom emprego, ser um bom funcionário.
  2. Governo: Não desenvolve iniciativas concretas de educação financeira, nos obriga a contribuir para o INSS e a manter nosso fundo de garantia no FGTS com rendimento de 3% ao ano, entre outras coisas.
  3. Bancos: São amplamente beneficiados pelos governos e chamam títulos de capitalização, caderneta de poupança e planos de previdência privada de investimento.
  4. Corretoras: Salvo algumas raras exceções, estão apenas preocupadas de fazer recomendações para que compremos ou vendemos ações e elas ganhem com corretagens. Quanto mais operações fizermos, melhor para a corretora.
  5. Mídia: Consuma, consuma e… consuma.

Enfim, vivemos rodeados por pessoas e instituições que, além de não ter a menor preocupação em desenvolver nossa inteligência financeira, ainda fazem pior: só ensinam coisas que nos deixam numa situação pior.

Então o que devemos fazer?

Devemos fazer a lição de casa e repassar esses ensinamentos para nossos filhos. Existem bons livros disponíveis no mercado, tais como os já citados Pai Rico, Pai Pobre (leitura obrigatória) e O Segredo dos Ricos.

Apesar de haver pouquíssimos cursos que realmente se preocupam com a educação financeira (a maioria está ligado a corretoras e só te ensinam a consumir os produtos da instituição), conheci recentemente o curso A Classe Alta“, do amigo e parceiro Seiiti Arata.

escrevi um artigo falando sobre esse excelente curso de Educação Financeira, formado por profissionais de diversas áreas de conhecimento e do qual o Quero Ficar Rico é parceiro. Recomendo poucos cursos, e esse é um deles.

Por fim, há também muita leitura disponível gratuitamente na internet, como o conteúdo deste blog. A única ressalva que faço é quanto à qualidade do conteúdo. Existem blogs, como o Quero Ficar Rico (e outros listados no rodapé), que já possuem uma boa reputação. Mas há também muita baboseira e você tem que saber separar o que realmente vai agregar conhecimento.

O que achou deste artigo?

Já leu algum dos livros recomendados? Já conhece ou cursou o curso “A Classe Alta“? Está investindo na sua educação financeira? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua experiência!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!