Como gastar dinheiro

Como gastar dinheiroJá escrevi diversos artigos sobre como poupar dinheiro ou como dizer não aos gastos, pois só assim será possível alcançar objetivos de longo prazo e atingir a independência financeira. Também já escrevi vários artigos sobre gastos relacionados a bens, como imóveis ou carros. Mas ainda não havia escrito um artigo explicando a importância de saber gastar seu dinheiro e como você deve fazê-lo.

Antes que você pense que isso vai de encontro a tudo que defendemos aqui no blog, lembre-se que a primeira coisa que devemos fazer é definir objetivos financeiros. Durante essa atividade, devemos selecionar e priorizar tudo que almejamos para o futuro, onde podemos optar por pagar dívidas, fazer uma poupança para o futuro e até mesmo comprar um carro. Mesmo um gasto precisa ser planejado e controlado.

Roupas de marca ou itens de última geração?

Acabo de voltar de Salvador e estive em contato com duas pessoas durante o feriado. Ambos são médicos, ganham bem e se preocupam com a aposentadoria, pois possuem uma previdência privada. As semelhanças acabam por aqui. Um deles valoriza muito estar bem vestido, sempre comprando roupas de qualidade (e de marca, o que geralmente representa preços altos). Entretanto esse mesmo amigo não dá a mínima para celulares e aparelhos eletrônicos de última geração. Acha um desperdício gastar dinheiro com itens que se tornam obsoletos em pouco tempo.

O outro é fissurado em tecnologia. Basta a Apple lançar um novo produto que ele corre para comprá-lo. Possue iPhone, iPod, GPS, notebook de última geração e muitos outros produtos. Em compensação acha um absurdo pagar caro numa roupa de marca, já que existem muitas alternativas que não possuem marca renomada, mas que tem qualidade.

Quem você acha que está correto? Ou você acha quem ambos estão errados? Na verdade, ambos estão corretíssimos e explico o porquê dessa afirmação. Preocupar-se em manter as finanças em ordem não nos impede de realizar desejos ou fazer coisas que damos muito valor, mesmo quando são de curto prazo e teoricamente representariam apenas gastos.

Gastar com supérfluos nem sempre é errado, desde que seja planejado!

A partir do momento que organizamos nossas finanças, mantemos nossas dívidas sob controle e planejamos nossos investimentos para alcançarmos objetivos maiores (plano de aposentadoria ou imóvel, por exemplo), nada impede que separemos uma parte do nosso salário para gastarmos com coisas que valorizamos e que nos satisfazem. E que isso muda de uma pessoa para outra, não existe os produtos certos e os errados. Uma mulher pode ser louca por bolsas e pares de sapatos, ao passo que um homem pode adorar equipar seu carro.

Entretanto temos que saber exatamente quanto a aquisição de um bem representa em nosso orçamento. Comprar um novo par de sapato, por exemplo, representa apenas o valor dessa compra. Entretanto, ao comprar um carro, não devemos levar em consideração apenas o valor da prestação e do combustível. Existe muitos outros pontos a ser considerados, como mostrei no artigo “Quanto custa ter um carro“.

Quero mostrar que não devemos apenas nos preocupar em poupar o máximo que pudermos, vivendo com o mínimo possível e deixando de aproveitar nosso presente. Nem, obviamente, estou defendendo que devemos fazer tudo que der na telha e comprar tudo que desejarmos, sem se preocupar com nosso orçamento. O mais importante é balancear os objetivos de curto e de longo prazo, para vivermos equilibradamente, para não nos arrependermos no futuro.

E aí, o que você acha? Deixe um comentário com a sua opinião e participe dessa discussão!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!