COMO DIZER NÃO AOS GASTOS

Vez por outra volto a refletir sobre como devo dividir meus rendimentos, de forma a atender minhas necessidades básicas, as coisas supérfluas, e meus objetivos financeiros de curto e longo prazo. Existem algumas receitas de bolo por aí, e nós já falamos sobre alguns exemplos aqui no blog, como a proposta de Harv Eker, no artigo “Disciplina para Investir“.

O problema é que essa divisão está diretamente relacionada ao que você pensa entre poupar para o futuro e se privar agora, ou gastar agora e não ter o futuro garantido. O correto seria balancear essa equação, para poder aproveitar ambos os momentos. Entretanto, sempre haverá uma pessoa que chega e diz: “E se eu morrer amanhã? De que adiantou poupar tanto?” para defender os gastos agora. Também existe outra pessoa que diria: “Prefiro me privar agora para aproveitar justamente quando mais precisarei: quando me aposentar”. Sendo assim, qual a fórmula mágica e o que devo fazer?

Eu penso que o grande segredo é definir claramente objetivos financeiros. Se existe uma super viagem que você quer fazer, precifique-a e comece a poupar para tal. Se você pensa em comprar um automóvel, o apartamento dos seus sonhos ou ser financeiramente independente, faça o mesmo. Com isso, você verá claramente que toda vez que abrir mão de poupar para gastar, você ficará um pouco mais longe de alcançar seu objetivo. Assim fica mais fácil pensar: “Vale a pena comprar esse celular e adiar minha viagem por mais dois meses ou posso ficar um pouco mais com o que já tenho?”.

Nós só conseguimos fazer essas comparações quando temos nossos objetivos bem definidos e precificados, pois saberemos exatamente quanto temos que poupar e por quanto tempo, para atingí-lo. Dependendo do quanto você queira comprar determinado bem agora, pode ser que você abra mão de algum objetivo para ter esse bem hoje. E estar satisfeito no presente é tão importante quanto estar satisfeito no futuro.

Enfim, façam seus planos, defina seus objetivos, coloque-os em prática, mas, como diria Mauro Halfeld, aproveitem seus finais de semana, datas comemorativas, férias e outros momentos especiais para as pessoas que estão ao seu redor. Não existe um perfil de pessoa que sirva de exemplo para isso: o super-poupador ou o super-gastador. O melhor a fazer é tentar se satisfazer com o que se tem agora (mesmo que para isso seja necessário gastar um pouco mais) e estar feliz com o andamento dos seus planos para o futuro.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!