Cartões de crédito sem anuidade

Cartões de crédito sem anuidadeAs taxas de juros cobradas pelas operadoras de cartões de crédito são altíssimas. Quanto a isso, não há discussão e a única forma de evitar essas taxas é pagar integralmente o valor da fatura. Em hipótese alguma deve ser efetuado apenas o pagamento mínimo do cartão de crédito.

Entretanto quando se trata das tarifas de anuidade dos cartões, existem sim várias alternativas para não pagá-las. Até porque a simples cobrança dessa tarifa para a maioria dos cartões (existem algumas raras exceções) é, na minha opinião, abusiva.

O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta, lançada em dezembro/2011, onde é possível comparar as tarifas cobradas pelos cartões das maiores instituições financeiras do Brasil e mostrar algumas opções de cartões de crédito sem anuidade.

Tarifas do Cartão

Criado pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o Sistema de Tarifas de Cartões de Crédito disponibiliza as tarifas praticadas pelas instituições emissoras de cartões, permitindo que os clientes comparem os valores cobrados pelos diferentes tipos de serviços (anuidade, pagamento de contas, avaliação emergencial de crédito…), de forma simultânea, em até 3 instituições emissoras diferentes.

Os valores das tarifas listadas foram fornecidos pelas próprias instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito, e podem não representar todos os produtos e serviços oferecidos.

O registro e a manutenção dos valores das tarifas no Sistema de Tarifas de Cartões de Crédito são de inteira responsabilidade das instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito.

Para conhecer a ferramenta, clique aqui.

Cartões de crédito sem anuidade

Em levantamento realizado pela Exame.com em 10/12/2011, foram identificados três cartões de crédito que não cobram anuidade, a saber: Luizacred, Banco BMG e Hipercard.

O cartão da Luizacred, além de não cobrar anuidade, trabalha com a bandeira Mastercard, o que garante ótima aceitabilidade. Permite também a emissão de 4 cartões adicionais para dependentes sem cobrança de tarifas.

Já o cartão do Banco BMG, apesar de ser isento da anuidade, tem várias restrições. A começar pelo público-alvo, exclusivo para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, cobra 15 reais como taxa de adesão e pode cobrar anuidade cartões adicionais.

Por último, o cartão Hipercard – que também não cobra anuidade – trabalha com bandeira própria, o que limita um pouco sua utilização. Entretanto, o que já foi um enorme problema para seus clientes, atualmente tem sido contornado pois boa parte máquinas de processar cartões já aceitam cartão.

Conclusão

De cara, quero ressaltar que esse texto não tem o objetivo de incentivar o uso do cartão de crédito. Até acredito que existam vantagens em sua utilização, mas não é o intuito deste artigo discutir as vantagens e desvantagens do “dinheiro de plástico”.

Nos artigos que escrevi sobre a conta digital do Banco do Brasil e a iConta do Itaú, e também sobre como se livrar das tarifas bancárias, muitos leitores se queixaram que, ao aderir a alguma das modalidades de conta digital, perderia seu cartão de crédito sem anuidade. Como pôde ser visto agora, existem alternativas para migrar para a conta digital e ainda continuar sem pagar anuidade.

Por fim, é importante ressaltar que a maioria dos bancos e operadoras de cartões está disposto a negociar essa tarifa. Não são raras as vezes em que o cliente, após ameaçar cancelar seu cartão, consegue isenção dessa anuidade. Dessa forma, minha sugestão é que essa tentativa de negociação seja o primeiro passo.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!