10 dicas para comprar imóveis e alugar em 2013

10 dicas para comprar imóveis e alugar em 2013Muitos investidores conservadores que possuem grandes quantias aplicadas na poupança e no Tesouro Direto estão planejando comprar imóveis em 2013 para ganhar dinheiro com aluguel.

Pelas novas regras da poupança, a remuneração de 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR) vem gerando rendimentos na casa dos 0,4% ao mês.

Quem investe em Letra Financeira do Tesouro (LFT) está conseguindo menos de 0,6% já que a maioria das corretoras cobra taxas de administração.

Aluguel: menor retorno dos últimos anos

O índice Fipe/Zap mostra que o retorno mensal do aluguel em relação ao preço de mercado do imóvel é o menor dos últimos anos.

No final de 2012, a taxa média em São Paulo estava em 0,49% ao mês. No Rio de Janeiro, a rentabilidade é ainda menor: 0,39%. E olha que isto é o retorno bruto.

Para calcular o retorno líquido, você precisa descontar o imposto de renda que pode chegar a 27,5%. Nestas condições, ainda é necessário levar em consideração a projeção de inflação de 5,49% (IPCA).

A taxa de retorno está baixando devido a valorização insustentável ocorrida nos imóveis nos últimos anos. Para que o investimento em aluguel de imóveis compense, é necessário que você consiga no mínimo 0,6%.

Devemos lembrar dos riscos que envolvem a locação de um imóvel, os custos e o trabalho que você terá. Tudo isto precisa ser remunerado, pois do contrário é melhor deixar o dinheiro rendendo pouco nas aplicações conservadoras.

Valor dos imóveis versus valor do aluguel

Devemos também observar que o valor dos alugueis só pode subir quando a capacidade de pagamento das pessoas aumenta. Já o preço dos imóveis sobe com base na oferta de crédito e condições de financiamento.

Para muitos brasileiros o importante é saber se os valores das prestações cabem no bolso, não importando se terão que se endividar por 35 anos.

Com os atuais preços dos imóveis, tornou-se difícil obter um bom retorno com alugueis. Para quem planeja ganhar com a valorização dos imóveis e com o aluguel, os riscos são maiores.

Nem todos são capazes de identificar um imóvel com potencial de valorização. Existem especialistas que apostam na estabilização dos preços dos imóveis para os próximos anos e muitos acreditam até na queda de preços.

Desta forma, a valorização de imóveis adquiridos hoje não será tão expressiva nos próximos anos.

10 dicas para comprar imóveis e alugar em 2013

Mesmo assim, quem pretende investir em alugueis deve seguir as dicas:

  1. É melhor ter três imóveis de 200 mil alugados do que um imóvel de 600 mil alugado;
  2. Imóveis de um ou dois quartos são mais fáceis de alugar;
  3. O retorno de imóveis menores tende a ser maior;
  4. Imóveis comerciais são juridicamente mais seguros e às vezes mais rentáveis;
  5. Faça um orçamento com uma imobiliária que administre imóveis alugados. Você terá um custo adicional, mas se livrará de muito trabalho e possíveis dores de cabeça;
  6. Estude a possibilidade de adquirir imóveis antigos bem localizados por um bom preço. Faça uma reforma e coloque para alugar;
  7. Muita gente adquire terrenos para construir salas comerciais, lojas, kitnets e galpões para alugar. Estude esta possibilidade.
  8. Verifique a possibilidade de transformar uma casa velha residencial que esteja à venda para ser reformada e transformada em ponto comercial. Muita gente vive disso;
  9. Se sua cidade tem potencial turístico verifique a viabilidade de adquirir flats e pequenos imóveis para locação por temporada;
  10. Estude as oportunidades e custos que envolvem a compra de imóveis ocupados em leilões. Muita gente adquire estes imóveis para reformar e alugar.

Conclusão

Se você pretende comprar imóveis usados ou imóveis na planta para alugar, é importante se informar sobre todos os riscos que estão envolvidos nesta transação.

Depois de ver muita gente próxima ser prejudicada com a compra mal feita, resolvi escrever um livro digital com dicas e informações preciosas.

Você não precisa ter prejuízos enormes para aprender os segredos e o lado obscuro do mercado imobiliário.

Conheça o Livro Negro dos Imóveis.

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Leandro Ávila é administrador de empresas, investidor imobiliário e autor dos Books Livro Negro dos Imóveis, Livro Negro do Financiamento de Imóveis e Como Investir em Imóveis.