Entenda o rendimento da nova poupança

Entenda o rendimento da nova poupançaComo (quase) todo mundo já deve saber, o governo promoveu mudanças no rendimento da poupança. E com essas mudanças, foi retirada a maior qualidade da poupança: sua simplicidade.

Enquanto praticamente todos os investidores tomaram conhecimento das alterações, pouquíssimos realmente entenderam as mudanças e – principalmente – como será o rendimento da nova poupança.

O objetivo deste artigo é apresentar as novas regras da caderneta de poupança, explicar como ficará o rendimento a partir de agora e fazer algumas simulações para comparar a rentabilidade atual com a futura rentabilidade, a depender da Selic.

O que muda na nova poupança

A partir de hoje (04/05/2012), todos os depósitos efetuados na caderneta de poupança estarão sujeitos às novas regras. Isso significa que o dinheiro que já estava aplicado até ontem (03/05/2012), permanecerá com a mesma rentabilidade: TR + 6,17% ao ano.

Em outras palavras, até então a poupança tinha um rendimento fixo, que correspondia a 6,17% ao ano + TR.

Agora o rendimento da poupança poderá ser fixo ou variável, a depender da Selic (taxa básica de juros do Brasil). Ficará assim:

  • Se a Selic estiver maior que 8,5%, o rendimento permanece fixo (6,17% a.a. + TR).
  • Se a Selic estiver menor ou igual a 8,5%, o rendimento passa a variar (70% da Selic + TR).

É provável que alguns ainda não tenham entendido a diferença, mas farei simulações mais adiante para facilitar a compreensão.

O que não muda

Enquanto a Selic estiver acima de 8,5%, nada muda. Hoje, por exemplo, a Selic está em 9%.

Além disso, o rendimento da poupança permanece isento do imposto de renda e a liquidez continua imediata.

Em outras palavras, se você solicitar o resgate de parte do seu dinheiro, o valor cairá imediatamente em sua conta corrente.

Rendimento da nova poupança

Para entender a rentabilidade na nova poupança, observe o quadro abaixo:

Rendimento da nova poupança

Enquanto a Selic estiver acima de 8,5%, a rentabilidade permanece em 6,17% ao ano + TR.

De 8,5% para baixo, o rendimento passa a ser 70% da Selic + TR. A fórmula é super simples: Rendimento = Selic * 0,7 + TR

Qual o motivo da mudança?

O governo precisou mudar a poupança para continuar reduzindo a taxa básica de juros (Selic). Atualmente a Selic está em 9%, mas deve cair mais nos próximos meses.

Sempre que a taxa Selic é reduzida, cai também o rendimento das demais aplicações de renda fixa, inclusive os títulos públicos.

É aí onde começaria o problema: se a Selic caísse até 8,5% (ou menos), a caderneta de poupança ficaria mais atrativa que o investimento em títulos públicos.

E se os investidores deixassem de investir em títulos públicos para aplicar na poupança, o governo perderia uma das suas principais fontes de financiamento.

Explicando rapidamente: o governo emite títulos públicos para captar recursos dos investidores e utilizá-los para investir no desenvolvimento do país. Caso os investidores deixassem de investir nesses títulos, o governo não teria dinheiro para pagar suas dívidas e continuar investindo.

Conclusão

Na minha opinião, a poupança perdeu uma das suas principais características: a simplicidade. Até então qualquer pessoa aplicava na poupança “sem medo de errar”, tamanha a simplicidade desse investimento.

Agora muitos não entender e, por isso, estão com receio de continuar aplicando seu dinheiro na poupança.

É importante deixar claro que a forma como você aplica e resgata seu dinheiro não muda. E o risco continua muito baixo, como sempre foi. Essa mudança não tem nada a ver com o confisco promovido em 1990 com o anúncio do Plano Collor. Pode ficar tranquilo 🙂

Por fim, acredito que essas mudanças são muito boas para nosso país, pois a possibilidade de redução ainda maior da taxa de juros estimula a oferta de empréstimos a taxas mais baixas e assim incentiva o consumo e movimenta a economia.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!