10 dicas para comprar imóveis e alugar em 2013

182 Flares Facebook 138 Twitter 29 Google+ 12 182 Flares ×

10 dicas para comprar imóveis e alugar em 2013Muitos investidores conservadores que possuem grandes quantias aplicadas na poupança e no Tesouro Direto estão planejando comprar imóveis em 2013 para ganhar dinheiro com aluguel.

Pelas novas regras da poupança, a remuneração de 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR) vem gerando rendimentos na casa dos 0,4% ao mês.

Quem investe em Letra Financeira do Tesouro (LFT) está conseguindo menos de 0,6% já que a maioria das corretoras cobra taxas de administração.

Aluguel: menor retorno dos últimos anos

O índice Fipe/Zap mostra que o retorno mensal do aluguel em relação ao preço de mercado do imóvel é o menor dos últimos anos.

No final de 2012, a taxa média em São Paulo estava em 0,49% ao mês. No Rio de Janeiro, a rentabilidade é ainda menor: 0,39%. E olha que isto é o retorno bruto.

Para calcular o retorno líquido, você precisa descontar o imposto de renda que pode chegar a 27,5%. Nestas condições, ainda é necessário levar em consideração a projeção de inflação de 5,49% (IPCA).

A taxa de retorno está baixando devido a valorização insustentável ocorrida nos imóveis nos últimos anos. Para que o investimento em aluguel de imóveis compense, é necessário que você consiga no mínimo 0,6%.

Devemos lembrar dos riscos que envolvem a locação de um imóvel, os custos e o trabalho que você terá. Tudo isto precisa ser remunerado, pois do contrário é melhor deixar o dinheiro rendendo pouco nas aplicações conservadoras.

Valor dos imóveis versus valor do aluguel

Devemos também observar que o valor dos alugueis só pode subir quando a capacidade de pagamento das pessoas aumenta. Já o preço dos imóveis sobe com base na oferta de crédito e condições de financiamento.

Para muitos brasileiros o importante é saber se os valores das prestações cabem no bolso, não importando se terão que se endividar por 35 anos.

Com os atuais preços dos imóveis, tornou-se difícil obter um bom retorno com alugueis. Para quem planeja ganhar com a valorização dos imóveis e com o aluguel, os riscos são maiores.

Nem todos são capazes de identificar um imóvel com potencial de valorização. Existem especialistas que apostam na estabilização dos preços dos imóveis para os próximos anos e muitos acreditam até na queda de preços.

Desta forma, a valorização de imóveis adquiridos hoje não será tão expressiva nos próximos anos.

10 dicas para comprar imóveis e alugar em 2013

Mesmo assim, quem pretende investir em alugueis deve seguir as dicas:

  1. É melhor ter três imóveis de 200 mil alugados do que um imóvel de 600 mil alugado;
  2. Imóveis de um ou dois quartos são mais fáceis de alugar;
  3. O retorno de imóveis menores tende a ser maior;
  4. Imóveis comerciais são juridicamente mais seguros e às vezes mais rentáveis;
  5. Faça um orçamento com uma imobiliária que administre imóveis alugados. Você terá um custo adicional, mas se livrará de muito trabalho e possíveis dores de cabeça;
  6. Estude a possibilidade de adquirir imóveis antigos bem localizados por um bom preço. Faça uma reforma e coloque para alugar;
  7. Muita gente adquire terrenos para construir salas comerciais, lojas, kitnets e galpões para alugar. Estude esta possibilidade.
  8. Verifique a possibilidade de transformar uma casa velha residencial que esteja à venda para ser reformada e transformada em ponto comercial. Muita gente vive disso;
  9. Se sua cidade tem potencial turístico verifique a viabilidade de adquirir flats e pequenos imóveis para locação por temporada;
  10. Estude as oportunidades e custos que envolvem a compra de imóveis ocupados em leilões. Muita gente adquire estes imóveis para reformar e alugar.

Conclusão

Se você pretende comprar imóveis usados ou imóveis na planta para alugar, é importante se informar sobre todos os riscos que estão envolvidos nesta transação.

Depois de ver muita gente próxima ser prejudicada com a compra mal feita, resolvi escrever um livro digital com dicas e informações preciosas.

Você não precisa ter prejuízos enormes para aprender os segredos e o lado obscuro do mercado imobiliário.

Conheça o Livro Negro dos Imóveis.

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Leandro Ávila é administrador de empresas, investidor imobiliário e autor dos Books Livro Negro dos Imóveis, Livro Negro do Financiamento de Imóveis e Como Investir em Imóveis.

  • Diohe

    A hora de vender é agora! Os preços estão elevados por conta da grande especulação imobiliária.

  • Fábio

    Infelizmente para muitos e felizmente para poucos, a hora é agora.

  • Vini

    E eu sei que a hora de comprar é em 2017 ;)

  • Vini

    E eu sei que a hora de comprar é em 2017 ;)

  • Cleber Mira

    Olá, Rafael!

    Parabéns pelo blog. Ele tem sido muito útil para iniciar a minha educação financeira. Esse tema do artigo sobre a aquisição de imóveis é particularmente interessante para mim, pois tenho interesse na compra de um imóvel, mas para viver e não alugar. Após vários anos de alta, há forte expectativa de que pode haver uma estabilização ou baixa nos valores de mercado a partir de 2013/2014 e por isso gostaria de aproveitar esse momento.

    Na sua opinião, o que seria mais vantajoso?: (1) entrar em um consórcio e portanto escapar das altas taxas de juros do financiamento, mas postergar a aquisição do imóvel para até uns 10 anos; ou (2) investir em alguma opção conservadora (Tesouro, renda fixa DI?) e depender de auto-disciplina.

    Eu sei que isso depende muito do perfil da pessoa, mas gostaria de ouvir a sua opinião sobre essas opções.

    Abraços

  • http://www.facebook.com/people/Pobretão-De-Vida-Ruim/100003513889338 Pobretão De Vida Ruim

    Muito boa as dicas mas realmente é hora de vender não tem como subir mais que isso.

    lembrem-se que ter seu imóvel próprio para morar não é obrigação e pode acabar com sua vida pra sempre, e claro, cuidado com o divórcio pois se você se separar da sua esposa poderá perder seu imóvel caríssimo pra sempre.

    • Zureta

      Esse sabe tudo, All in em ELPL !!

  • feacomm

    interessante.

  • João

    Oi Rafael, eu que sempre te acompanho já sei que comprar imóveis para depois ganhar com aluguel envolve muitos riscos desnecessários e por isso prefiro os FII.. por isso queria saber qual sua opinião e qual seria o prognóstico para esse investimento agora em 2013? Abraço!

  • Eduardo melo

    Pessoal depois que comprei o livro, envio emails quase todo dia pedindo reembolso e eles não devolvem o dinheiro. O livro e uma encanação. Não caiam nessa!!! Duvidas falem comigo.

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Eduardo,

      O reembolso é obrigatório em caso de insatisfação. Basta solicitar diretamente ao Hotmart, que é a plataforma responsável por gerenciar todas as vendas e liberações de acesso ao produto.

      Para mais detalhes, acesse: http://blog.hotmart.com.br/garantia-dos-produtos/

      PS: Editei seu comentário porque não é permitido informar endereços de e-mail, por questões de segurança.

    • Raf

      Porque te pareceu uma enganação o livro? Gostaria de saber mais detalhes.
      Estava interessado no livro, mas agora com este seu comentário, gostaria de saber melhor a sua opinião, obrigado

    • Andrecapanema

      Eu comprei o livro e gostei muito, tem muita informacao interessante sim

  • Maria Adeladia Lins

    Gostei do post.Excelente!

  • http://www.facebook.com/junior.imoveis Junior Alves

    Dicas bem interessantes, Sou afiliado do Livro negro, comprei o livro pra depois divulgar nas minhas paginas do blog..o livro e muito bom. recomendo!

    só tenho uma critica sobre o autor leandro avila, além de ele não responder comentários no seu blog, ele também critica muito os corretores de imóveis. pega mais leve aí leandro..blz!

  • sheylla

    GOSTEI MUITO DESSAS ORIENTAÇÕES DADA POR VC RAFAEL, TENHO UM IMÓVEL GOSTO DEMAIS DELE, POIS É UM EXCELENTE IMÓVEL MAIS AS VEZES PENSO EM SAIR DAQUI PARA UMA CASA, E NÃO PRETENDO VENDE-LO O ATUAL, PENSO EM COMPRAR O LIVRO, SÓ NÃO GOSTO PORQUE TUDO TEM QUE COLOCAR CPF

    • http://www.queroficarrico.com.br Rafael Seabra

      Sheylla,

      O produtor precisa do seu CPF para poder emitir nota fiscal. É uma garantia para você, e não um risco.

      Abraço!

  • MAU Mau

    Olha ganhar dinheiro com aluguel de imóveis é algo de longo prazo . Sou totalmente contra vender imóveis , imóvel sempre acompanhará a inflação , e sempre será o produto top de mercado. estou a 6 anos , elaborando 3 pátios de maquinas de uma rodovia na grande SP. pretendo ganhar mais 50 mil mes em renda , mas já to quebrando a cara para fazer o projeto ( com lisenças ambientais , mão de obra , materiais ) ta difícil trabalhar , mas vamos com fé , porque ano que vem preciso comprar meu camaro amarelo kkkkkk

  • Pedro Nascimento

    Muito legal e oportuno o artigo. Esclarecedor e instrutivo. O seu site é muito bom e tem me servido de referência em alguns temas. O artigo merece sequência, pois se a poupança, o tesouro direto e o aluguel estão rendendo pouco, o iniciante fica sem saber onde investir. Abs,

  • Raphael

    Eu particularmente acredito que a copa do mundo em 2014 e as olimpíadas em 2016 ainda irão segurar o valor dos imóveis em alta aqui no RJ. Mas depois, em 2017, acredito numa acomodação dos preços. Parece que esse mercado atingiu uma saturação, talvez pelo endividamento das famílias, talvez pelo excesso de oferta.