Nova queda da Selic: e agora, onde investir?

Nova queda da Selic: e agora, onde investir?Anunciada na quarta-feira passada, a nova queda da taxa Selic reduziu ainda mais a rentabilidade das aplicações de renda fixa, em especial a poupança e os títulos públicos.

Diante dessa situação, a principal pergunta que muitos estão se fazendo é: ainda vale a pena investir nessas aplicações? A resposta é sim.

O intuito desde artigo é mostrar como ficarão o rendimento da nova poupança e as taxas dos principais títulos públicos, além de explicar porque ainda vale a pena investir em renda fixa e qual a melhor estratégia para o momento atual.

Rendimento da poupança após queda da Selic

Como eu já havia antecipado no artigo “Entenda o rendimento da nova poupança” (quem ainda não entende, recomendo a leitura), desde que a taxa Selic atingiu a marca de 8,5%, o rendimendo da poupança passou a ser 70% da taxa Selic + TR.

Com a nova redução, onde a Selic passou a 8,0%, e a estimativa da TR é muito próxima a zero, a rentabilidade atual da poupança será aproximadamente 5,6% ao ano (0,7 * 8%).

Se descontarmos a inflação dessa rentabilidade, é provável que a rentabilidade real da poupança seja inferior a 1% ao ano.

Taxas dos títulos públicos

O Tesouro Direto também sofre impacto sempre que a taxa Selic é reduzida.

Como a LFT é indexada à Selic, esta o efeito é imediato: sua rentabilidade é idêntica à variação da taxa básica de juros do Brasil (descontadas as taxas cobradas pelo Tesouro).

Os demais títulos ficam mais caros. Bom para quem já tinha. Nem tanto para quem vai comprar agora. Ainda assim é vantajoso investir em qualquer dos títulos públicos.

Por que ainda vale a pena investir em renda fixa?

Como eu já havia explicado no artigo “Ainda vale a pena investir em títulos públicos?“, o investimento em renda fixa é essencial por diversas razões:

  • Manutenção do patrimônio;
  • Mesmo com a queda, ainda oferece boa rentabilidade;
  • Baixo risco, oferecendo segurança para o investidor;
  • Proteção contra inflação.

Apesar de todas essas vantagens, isso não significa que devemos investir apenas em renda fixa. Justamente por conta da redução da rentabilidade, temos que expor parte do nosso capital à renda variável, em busca de rendimentos melhores.

A queda da taxa Selic oferece uma infinidade de benefícios ao mercado, como a redução na taxa de juros dos financiamentos.

Isso é excelente para as empresas, que conseguem investir em novos projetos gastando bem menos. Com isso, o lucro das empresas tende a ser maior.

E se as empresas lucram mais, logo pagam melhores dividendos e suas ações tendem a se valorizar no longo prazo.

Para quem não tem experiência nem muito conhecimento sobre o mercado de renda variável, recomendo o investimento através de fundos ETF. Para facilitar, preparei recentemente um passo-a-passo para investir em fundos de índice.

Melhor estratégia para investir

Já deixei claro algumas vezes por aqui que minha estratégia preferida é a alocação de ativos.

Alocação de ativos é uma estratégia de investimentos que busca melhorar a relação entre risco e retorno através do tamanho da posição, ou seja, o quanto o investidor investe em cada ativo de acordo com a sua tolerância ao risco, metas e horizonte de tempo.

As principais vantagens da alocação de ativos são:

  1. Minimiza o risco de uma carteira de investimentos;
  2. Fácil de entender, simples de praticar e ideal para alcançar ótimos resultados;
  3. Menos custos, menos stress e mais tempo fora do mercado;
  4. Planejamento com foco no longo prazo.

Para saber mais, recomendo a leitura do artigo “O que é alocação de ativos?“.

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!