Dividendos: ótimo retorno com risco moderado

Dividendos: ótimo retorno com risco moderadoO Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu muita gente ao reduzir a Selic em 0,5%, passando para 12% ao ano. Por conta dessa redução, os títulos públicos estão com taxas bem menores que há dois meses. Apenas como exemplo, a NTN-B Principal 150515, que tinha uma taxa de 6,5% a.a. em julho, está agora em 4,86% a.a. (consultado em 01/09/2011).

Essa redução da Selic impacta diretamente nas taxas de todos os títulos públicos, como expliquei no artigo “Entenda a queda das taxas de juros dos títulos públicos“. E muita gente tem questionado se ainda vale a pena investir em títulos públicos ou se deve esperar as taxas retornarem ao patamar anterior.

É importante entender que investir em títulos públicos é uma ótima opção, pois a rentabilidade é excelente em relação a outras aplicações de renda fixa, e o risco é muito baixo. Entretanto se o investidor quiser correr algum risco, investir em empresas que pagam bons dividendos também pode ser uma alternativa, como veremos neste artigo.

Empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 5 anos

Uma matéria excelente da Exame.com – publicada em 25/08 – apresentou as empresas mais generosas na distribuição de lucros nos últimos cinco anos. Como pode ser visto a seguir, os 12 maiores dividend yields (o que é dividend yield?) variam entre 11,9% a.a. (AES Tietê) a 19,4% a.a. (Eletropaulo):

  1. Eletropaulo (energia elétrica): 19,4%
  2. Brasmotor (eletrodomésticos): 17,9%
  3. Whirlpool (eletrodomésticos): 15,8%
  4. Celpe (energia elétrica): 15,3%
  5. Elektro (energia elétrica): 14,1%
  6. Coelce (energia elétrica): 13,1%
  7. Taesa (energia elétrica): 13%
  8. Light (energia elétrica): 13%
  9. Sondotecnica (construção): 12,7%
  10. Transmissão Paulista (energia elétrica): 12,2%
  11. Cosern (energia elétrica): 12%
  12. AES Tietê (energia elétrica): 11,9%

É interessante notar que 75% das empresas da lista são do setor elétrico. Isso se explica basicamente por dois motivos: (1) depois de terem instalado sua infraestrutura, elas conseguem prover o serviço por décadas a fio sem a necessidade de grandes reinvestimentos e (2) elas se protegem da inflação, já que a conta de luz não deixa de ser reajustada com o aumento dos preços na economia.

Além dessas taxas estarem acima dos juros dos títulos públicos, os dividendos recebidos pelos investidores são isentos do imposto de renda.

Qual a relação entre a baixa na Selic e a alta na bolsa?

De uma forma bem simplória, quanto mais baixa estiver a Selic, menos atrativos ficam os investimentos em renda fixa. Por esse motivo, muitos investidores vão atrás de rentabilidades mais interessantes no mercado de ações.

Além disso, a queda na taxa básica de juros estimula, no longo prazo, alguns setores da economia, beneficiando diretamente empresas dos setores de consumo e infraestrutura, por exemplo. Para mais detalhes, recomendo a leitura do texto “As ações que mais ganharão com a queda dos juros“.

Por que investir com foco em dividendos é uma boa opção?

Apesar do risco do investimento em ações, empresas que pagam bons dividendos costumam ter um desempenho bem menos volátil que empresas em desenvolvimento. Quando o mercado está em baixa, as ações dessas empresas caem menos que a média. Quando o mercado está em alta, elas também sobem menos que a média. Isso diminue o risco de se investir nessas empresas.

Por fim, como (1) o recebimento de dividendos é isento de imposto de renda, (2) existem empresas com dividend yield acima de 8% ao ano e (3) os recebimentos dessas empresas são corrigidos pela inflação (a conta de luz é reajustada anualmente por índice inflacionário), não é absurdo afirmar que é possível obter uma rentabilidade real (acima da inflação) de 8% ao ano. Nem nos melhores momentos dos títulos públicos nos últimos meses (ou anos) seria possível encontrar rentabilidade semelhante.

Quando tiver que decidir onde investir seu dinheiro em períodos de baixas taxas de juros, leve em consideração empresas que pagam bons dividendos. Quem tiver interesse, recomendo a matéria “As ações que devem pagar mais dividendos em 2011“.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!