Principais índices para analisar a compra de ações

Existem diversos fatores e formas de análises a serem levados em consideração no momento de optar pela compra, manutenção ou venda de ações. Este artigo certamente levantará algumas discussões entre os defensores da análise técnica e defensores da análise fundamentalista.

Para quem não sabe a diferença, tentarei explicar de uma forma bem simples: a análise fundamentalista avalia os resultados da empresa, o momento que o setor vive, a economia do País, o preço da ação no mercado versus o valor real da ação, entre muitos outros pontos. A análise técnica, por outro lado, avalia o histórico do preço das ações para assim tentar projetar qual a tendência do papel, baseando-se predominantemente nas estatísticas.

Nunca neguei minha predileção pela análise fundamentalista. Não que eu discorde da análise técnica ou de seus resultados, que são muito bons, por sinal. Mas desde que aprendi a ler os balanços das empresas e receber análises das empresas através fundos de investimento dos quais sou cliente, me senti muito mais seguro com esse tipo de análise.

Que informações obtemos através dessas análises?

Nessas análises são apresentados índices que mostram, entre outras coisas: que as ações da empresa estão baratas (preço de mercado abaixo do preço real); a relação preço/lucro; o percentual do lucro distribuído para os acionistas; a relação entre os dividendos e o preço da ação; entre outros. Apresento a seguir os principais índices de mercado que medem a relação entre o preço das ações e direcionadores internos de valor da empresa.

Índice preço/lucro

Esse é um dos índices mais utilizados (se não for o mais utilizado) pelos analistas. Ele é obtido através da divisão do preço por ação (cotação de mercado) sobre o lucro por ação (lucro da empresa em determinado dividido pela quantidade de ações em circulação).

Através dele é possível analisar em quantos anos (considerando que foi calculado no período de um exercício financeiro) você recuperará seu investimento apenas através dos lucros. Se uma ação custa 10 reais e a empresa teve como resultado 2 reais de lucro por ação, isso significa que em 5 anos (se o resultado se mantiver) seu investimento estará pago.

Índice preço/valor patrimonial

Índice também muito utilizado, que indica se a compra das ações foi barata (com deságio) ou cara (com ágio). É obtido através da divisão entre o preço por ação e o patrimônio líquido (ativo menos passivo) por ação. Se o valor for igual a 1, significa que o preço de mercado e o preço real (contábil) está igual. Se for maior, está com ágio (cara). Caso contrário, está barata (deságio).

Índice de distribuição (payout ratio)

Indica qual percentual do lucro líquido da empresa foi distribuído para seus acionistas (geralmente em forma de dividendos). É obtido através da divisão entre dividendos declarados sobre o lucro líquido. Em regra geral, as empresas precisam distribuir pelo menos 25% do lucro líquido para seus acionistas. Esse índice é interessante para quem investe pensando em dividendos.

Índice de retenção

Ele é exatamente o oposto do índice de distribuição. Mostra quanto a empresa reteve do seu lucro para reinvestimento. É calculado pela subtração de 1 menos índice de distribuição.

Investidores que buscam dividendos podem não gostar dessa retenção, mas a longo prazo é interessante, dado que é a forma mais barata de conseguir dinheiro no mercado, tornando os investimentos da empresa mais atrativos.

Dividend Yield

Índice também muito utilizado para avaliar as empresas de acordo com os dividendos pagos. É calculado pela divisão entre dividendos por ação e preço por ação. Essa relação mostra o retorno anual com dividendos, que algumas vezes supera os 10% ao ano.

Souza Cruz e empresas do setor elétrico geralmente são boas pagadoras de dividendos e essa característica pode ser representada por esse índice. Como o preço das ações dessas empresas não apresentam grande volatilidade, muitos consideram o investimento em dividendos como uma “renda fixa” na bolsa, por conta desse retorno certo.

Você utiliza outros índices além destes? Compartilhe conosco sua opinião e deixe comentários com as dúvidas, caso tenha.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!