O que é CDI (Certificado de Depósito Interbancário)?

O que é CDI (Certificado de Depósito Interbancário)?A cada dia que passa, utilizamos cada vez mais siglas. Não sei se pela praticidade ou necessidade de escrever utilizando poucos caracteres, é difícil ler uma notícia que não as possua. E o pior: muitas vezes não são descritas.

Quando o assunto é economia e investimentos, parece pior: CDB, LCI, IR, CRI, LTN, LFT e por aí vai. Enquanto algumas são tão corriqueiras que (quase) todos já conhecem, como IR (Imposto de Renda), outras são totalmente desconhecidas da maioria.

Decidi explicar o que é CDI por conta de uma simples pergunta de um leitor. Após a leitura do artigo ‘Melhores CDBs dos grandes bancos‘, ele questionou: “O que significa um CDB que rende 100% do CDI?“.

O que é CDI?

De forma a garantir uma distribuição de recursos que atenda ao fluxo de recursos demandados pelas instituições, foi criado, em meados da década de 1980, o CDI.

Os Certificados de Depósito Interbancário são os títulos de emissão das instituições financeiras, que lastreiam as operações do mercado interbancário. Suas características são idênticas às de um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário.

Sua função é, portanto, transferir recursos de uma instituição financeira para outra. Em outras palavras, para que o sistema seja mais fluido, quem tem dinheiro sobrando empresta para quem não tem.

Taxa CDI

A taxa do CDI, via de regra, acompanha de perto a variação da taxa Selic. O CDI acumulado em 2011 foi de 11,60%, enquanto a taxa Selic foi 11,76% no mesmo período.

Quanto mais baixa estiver a taxa do CDI, mais barato estará o custo do dinheiro no mercado. E quando isso acontece, a rentabilidade dos principais investimentos em renda fixa também caem bastante.

Rentabilidade atrelada ao CDI

Chegamos agora à resposta da pergunta feita no começo do texto. O que significa um CDB que rende 100% do CDI? Por misturar siglas e percentuais, essa apresentação de rentabilidade pode confundir (e confunde!) muita gente.

Um CDB que rende 100% do CDI, em outras palavras, terá exatamente a mesma rentabilidade da variação do CDI em determinado período. Se o CDI teve uma taxa acumulada de 11,60% nos últimos 12 meses, esse CDB teria rendido exatamente 11,60% no mesmo período.

Ao contrário do que alguns pensam, 100% do CDI não significa uma rentabilidade de 100% ao ano (infelizmente!). Esse percentual representa o quanto sua aplicação vai render acima ou abaixo do CDI.

Ainda dando exemplos para ilustrar essa taxa, caso seu CDB renda 90% do CDI, e o CDI foi de 11,60% nos últimos 12 meses, a rentabilidade do seu investimento, no mesmo período, teria sido 10,44% (11,60 * 0,90).

Em contrapartida, caso seu CDB rendesse 110% do CDI, considerando a mesma taxa anterior, a rentabilidade deste CDB seria 12,76% (11,60 * 1,10).

Leituras complementares

Agora que você já sabe o que é CDI e como este influi na rentabilidade de alguns investimentos, leia também os artigos ‘Melhores CDBs dos grandes bancos‘ e ‘Entenda o risco ao investir em CDB de bancos menores‘.

E se quiser saber mais sobre o CDI, leia o texto que foi a principal fonte para este artigo.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!