Entenda a rentabilidade dos títulos públicos

Entenda a rentabilidade dos títulos públicosUma das modalidades de investimento mais comentadas e incentivadas no Quero Ficar Rico é, sem dúvidas, o Tesouro Direto. Recebemos diariamente várias dúvidas sobre o tema e, muitas vezes, percebo algumas que são recorrentes.

Recentemente escrevi artigos para tirar explicar a recente queda das taxas dos títulos públicos, os preços dos títulos públicos e o que altera seus preços. Esses são apenas alguns exemplos e se quiser ver muitos outros, basta pesquisar na categoria Tesouro Direto.

O objetivo deste artigo é explicar a rentabilidade dos títulos públicos, para que todos possam entender porque alguns títulos apresentam suas rentabilidades em taxas e outros mostram índices.

Prefixado ou pós-fixado?

Ao consultar os preços e taxas dos títulos públicos, é possível observar facilmente três categorias de títulos ofertados: indexados ao IPCA, prefixados e indexados à taxa Selic.

De uma forma sucinta, o primeiro tem sua rentabilidade acrescida da variação da inflação no período, o segundo tem a taxa definida desde o momento da compra e o terceiro renderá de acordo com a variação da taxa Selic.

Observe abaixo a figura com os preços e taxas dos títulos públicos em 06/01/2012:

Preços e taxas dos títulos públicos

Por que a LTN é a preferida?

Após receber vários e-mails e comentários, cheguei à conclusão que muitos investidores preferem a LTN (título prefixado) justamente por ter sua rentabilidade definida desde o momento da compra.

Além da maioria preferir saber a exata rentabilidade assim que adquire o título, existe também outra causa: alguns simplesmente não entendem a rentabilidade dos demais títulos públicos. E, apesar de parecer complicado, é muito simples e explicarei a seguir como decifrar esses números e taxas.

Rentabilidade dos títulos públicos

Para ilustrar essa explicação, utilizarei os primeiros títulos de cada categoria, apresentados na figura acima: LTN 010113LFT 030715NTN-B Principal 150515 .

A LTN, pode ser prefixada, é muito simples de entender. Como a taxa de compra é 10,13%, isso significa que esse título vai render 10,13% ao ano até o vencimento.

A taxa de compra da LFT é 0,00%, mas isso não significa que ela não renderá nada. Não precisa se preocupar. Como esse título é indexado à taxa Selic, vai render exatamente a variação dessa taxa durante o período que o investidor permanecer com ele.

De acordo com o último relatório Focus publicado (30/12/2011), a previsão é que a taxa Selic tenha uma variação média de 9,69% durante o ano de 2012. Em outras palavras, que compra a LFT, deve esperar uma rentabilidade de 9,69% durante esse período.

A NTN-B Principal ficou por último porque tem uma pequena complicação para calcular sua rentabilidade. Ao observar a taxa de compra da NTN-B Principal escolhida, nota-se o percentual 5,25%. A esse percentual deve ser acrescentada também a variação da inflação no período, medida pelo IPCA.

De acordo com o último relatório Focus, a expectativa do ICPA para 2012 é 5,32%. A – pequena – complicação é que a rentabilidade da NTN-B não é definida pela simples soma desses valores. A rentabilidade desse título é assim calculada:

Rentabilidade = (1 + taxa) * (1 + IPCA) – 1

No caso assim, a taxa seria:

Rentabilidade = (1 + 5,25%) * (1 + 5,32%) – 1 = 1,0525 * 1,0532 – 1 = 10,85% ao ano.

Conclusão

Como pode ser visto, a rentabilidade dos títulos públicos não é nenhum bicho de sete cabeças. Como expliquei no artigo ‘Como estimar a rentabilidade dos investimentos pós-fixados‘, o relatório Focus é a fonte mais confiável para coletar os dados (IPCA e taxa Selic) para calcular a rentabilidade prevista para os títulos públicos pós-fixados.

E esse cálculo é a melhor forma para escolher o melhor títulos público para investir e não investir apenas em LTN por não entender a rentabilidade dos demais títulos.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!