Qual o melhor título público para investir?

Para os leitores do Quero Ficar Rico, não é nenhuma novidade que o investimento em títulos públicos, através do Tesouro Direto, é uma ótima escolha dentre as opções de baixo risco. Tanto que já escrevi diversos artigos explicando conceitos e tirando várias dúvidas sobre esse assunto e criei uma categoria exclusiva para o Tesouro Direto.

O intuito desse artigo é ajudá-lo na escolha do melhor título a ser adquirido dentre as três opções existentes (prefixado, indexado ao IPCA e indexado à Selic), comparando a rentabilidade desses títulos baseando-se nas expectativas de mercado do Banco Central para esses índices.

Títulos disponíveis no Tesouro Direto

Existem disponíveis atualmente três tipos de título: os prefixados (LTN e NTN-F), onde você já sabe antecipadamente quando receberá de rendimento no vencimento do título; o indexado pela Selic (LFT, que acompanha a taxa SELIC definida pelo Copom); e os indexados pelo IPCA (NTN-B e NTN-B Principal, que acompanham a inflação medida pelo IPCA). O título indexado ao IGP-M (NTN-C, que acompanha a inflação medida pelo IGP-M) não está mais à venda.

Estimativas para IPCA e Selic

Após saber os títulos disponíveis para compra, o passo seguinte é encontrar uma fonte confiável de expectativa para esses índices. Minha sugestão é utilizar o excelente Focus – Relatório de Mercado, emitido pelo Banco Central do Brasil.

O Focus é atualizado semanalmente e pode ser baixado clicando aqui e escolhendo a data mais recente. Dentre as várias informações disponibilizadas, tais como índices de inflação, taxa de câmbio, crescimento do PIB, entre outros, estão lá a estimativa do IPCA e da Selic para o ano atualano seguinte.

Apenas para exemplificar e utilizar como base para os cálculos nesse artigo, o IPCA estimado para 2011 é 5,05% e a taxa Selic média no período é 11,59%. Esses valores foram retirados do relatório do dia 12/11/2010.

Algumas considerações importantes

Agora que já sabemos quais os títulos disponíveis e quais as expectativas do mercado para os índices utilizados na correção dos títulos pós-fixados, vamos fazer algumas simulações.

Entretanto, é muito importante fazer algumas considerações. A primeira é quanto à confiabilidade das estimativas. Apesar do relatório ser elaborado por uma instituição séria, nada garante que vá se concretizar. Como o próprio nome diz, trata-se apenas de uma estimativa.

O segundo ponto é quanto ao prazo. A grande maioria dos títulos são de longo prazo, mas as estimativas aqui citadas são para o ano seguinte. Então eles servem apenas para dar uma ideia da rentabilidade.

Calcule e compare a rentabilidade dos títulos públicos

Para tentar se aproximar da realidade, escolhi três títulos com prazo mais curto. Os títulos escolhidos foram NTNB 151812, LTN 010112 e LFT 070313, utilizando como base as cotações do dia 18/11/2010. Para saber a cotação atual, clique aqui.

NTN-B promete uma rentabilidade de 5,66% + IPCA. A LTN oferece 11,77%. E, por fim, a LFT remunera a Selic. Todas os percentuais apresentados são anuais.

Assim sendo, utilizando como base o IPCA para 2011, a NTN-B renderia 5,66% “+” 5,05%. Aqui cabe uma explicação quanto ao “mais”. Apesar dessa rentabilidade ser representada com esse sinal, na verdade o cálculo é feito da seguinte forma: (1 + 0,0566) * (1 + 0,0505) = 1,0566 * 1,0505 = 1,1100 ou 11,00% a.a. Percebam que esse resultado é diferente da soma. Já a LFT renderia, de acordo com a estimativa da Selic para 2011, 11,59% a.a.

Como a LTN renderia 11,77%, ela será a melhor escolha nesse caso. Em segundo lugar viria a LFT, com 11,59% e, por último, a NTN-B, com 11,00%.

Conclusão

Quando o prazo é curto, fica até fácil tomar algumas decisões com razoável precisão. Mas para prazos maiores é bem mais complicado. Tive um professor que dizia que “estimativas para 1 ano são razoavelmente precisas, para 3 anos são até aceitáveis, mas para 5 anos são chutes”.

Não quero entrar no mérito dessa discussão, pois é bem controverso, mas a verdade é que quanto maior o prazo, maior a quantidade de variáveis que devemos lidar e muito mais difícil será o cálculo. Uma única variável que não sair como previsto pode arruinar toda estimativa.

Para saber como fazer as contas para investimento em títulos a longo prazo, sugiro a leitura do artigo “Compensa mais investir a curto ou longo prazo?“.

Caso tenha alguma dúvida, ou queira compartilhar sua opinião, crítica ou elogio, deixe um comentário, que eu e os demais leitores terão prazer em respondê-lo(a)!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!