Compensa mais investir a curto ou longo prazo?

Foi publicada hoje uma matéria no iG noticiando que os juros de curto e longo prazo estão convergindo. Em outras palavras, o secretário do Tesouro Nacional (responsável pelo Tesouro Direto) prevê que a taxa SELIC (juros de curto prazo), mantida ontem pelo Copom em 10,75% ao ano, deverá se aproximar da TJLP (taxa de juros de longo prazo), que está 6% ao ano.

Por conta dessa previsão, recebi um e-mail da leitora Layane, que fez o seguinte questionamento: “Li hoje uma notícia no site do IG e fiquei com dúvida. Lá está dizendo que a taxa de juros para curto prazo é maior que a taxa para longo prazo. Podemos dizer então que compensa mais fazer investimento a curto prazo?“.

Isso tudo é uma questão relacionada às tendências e, como isso, muita imprevisibilidade. Curto prazo e longo prazo são apenas estratégias. Uma coisa quase certa é que os juros atuais são bem mais altos que a previsão dos juros daqui a 10 anos. Daí você pergunta: é melhor então investir no curto prazo do que no longo prazo? Mais uma vez: depende.

Qual o seu objetivo financeiro?

Se o seu objetivo para utilizar esse dinheiro é o num prazo mais curto, vale mais à pena aproveitar esses juros atuais, que estão mais altos. Em compensação, se você pensa, por exemplo, em fazer uma poupança para aposentadoria, os títulos públicos de longo prazo seriam opções bem melhores do que ficar comprando títulos de curto prazo durante esse tempo.

Deixe-me explicar com números reais. Os juros de curto prazo (representados pela taxa SELIC) estão, atualmente, em 10,75% ao ano. Já os juros de longo prazo (representados pela TJLP), estão em 6% ao ano. Em outras palavras, como a SELIC tende a se aproximar cada vez mais da TJLP, daqui a 5 anos a tendência é que a SELIC esteja próxima a 6% ao ano.

Qual o melhor título público para cada caso?

Montado o cenário, vamos então às opções de títulos públicos disponíveis. Mesmo com a SELIC em 10,75% ao ano, existe a LTN, com vencimento em julho/2011 (curto prazo), que remunera em 11,08% ao ano. Existe também outra LTN, com vencimento em 01/01/2013, que paga 11,71% ao ano. Se a sua estratégia é de curto prazo, nem se discute que esses títulos seriam a melhor opção, em se tratando de renda fixa.

Em compensação, há também a NTN-F, com vencimento apenas em 2017, que garante pagamento de 11,57% ao ano durante todo o período. Agora raciocina comigo: se sua estratégia é de longo prazo e a previsão é que a SELIC esteja próxima a 6% ao ano, trata-se de um baita negócio, não?

Isso significa que, em 2016, por exemplo, enquanto os títulos de curto prazo estarão pagando algo em torno de 6% ao ano, você estará com seu dinheiro sendo ainda remunerado por espetaculares 11,57% ao ano! Ficou claro agora? 🙂

Parece óbvio… e é!

Em resumo: se seu objetivo financeiro é de curto prazo, invista em aplicações de curto prazo. Caso contrário, invista em modalidades de longo prazo, ao invés de vários investimentos de curto prazo ao longo do tempo.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!