Por Que Não Aplicar na Poupança

Foi noticiado hoje (28) que a poupança teve em 2010 o pior rendimento em mais de 40 anos. A caderneta de poupança fechará o ano com um rendimento de 6,9%. Se considerarmos o rendimento real (descontando a inflação estimada de 5,90% para esse ano), chegaremos ao valor de 0,94% a.a. Isso mesmo! Se você deixou seu dinheiro aplicado na poupança durante o ano de 2010, seu poder de compra cresceu menos de 1%!

O propósito deste artigo é mostrar que a caderneta de poupança não é um investimento, muito menos de longo prazo! Ela é uma aplicação que deve ser utilizada para acumular pequenos valores mensalmente até atingir um valor maior para ser investido ou utilizado na aquisição de um objetivo específico.

Por que a poupança não é investimento?

A primeira e principal justificativa é a rentabilidade! Tenho certeza que ninguém se interessaria por um “investimento” que rende menos de 1% ao ano.

A poupança foi criada pelo governo para que pequenos poupadores pudessem juntar (poupar) algum dinheiro mensalmente de uma forma fácil. Tanto que todo correntista (e até quem não é correntista) pode ter uma caderneta de poupança sem dificuldades.

Nem a vantagem de ser isenta do imposto de renda compensa, pois a rentabilidade é muito baixa. Recomendo a leitura do artigo onde explico a diferença entre poupança e investimento para tirar outras dúvidas sobre esse tema.

Então quando a poupança deve ser usada?

Obviamente existem algumas situações onde a poupança pode e deve ser utilizada. Do contrário, não faria sentido nem sua existência. Devemos utilizar a poupança quando dispomos de valores pequenos para serem aplicados mensalmente.

Muita gente só consegue poupar algo em torno de 50 e 100 reais por mês e só os custos para fazer investimentos maiores inviabilizariam o negócio. No entanto, todo valor poupado é muito bem vindo e se não for colocado na poupança, certamente será gasto. O correto, portanto, seria aplicar na poupança até que atinja um valor suficiente para ser investido em títulos públicos ou fundos de ações, por exemplo.

Recomendo a leitura do artigo Saiba quando a poupança é a melhor opção, onde explico várias situações (inclusive com exemplos e cálculos) em que aplicar na poupança pode ser mais vantajoso.

Poupança para prazos longos? Nem pensar!

Se temos disponível no mercado investimentos tão seguros quanto a poupança que rendem 6% ao ano acima da inflação, por que motivo aplicaríamos nosso suado dinheiro poupado na poupança? Nenhum!

Já cansei de falar aqui no Quero Ficar Rico, mas não custa nada repetir: investimento em títulos públicos é uma ótima opção de baixo risco, mais seguro que a poupança e com ótima rentabilidade!

Por fim, aproveito para recomendar a leitura dos artigos “Por que investir no Tesouro Direto?” e “Qual o melhor título público para investir?“. Se quiserem aprofundar ainda mais sobre o tema, recomendo a leitura de todos os artigos da categoria “Tesouro Direto”.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!