DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PELO INSS (PARTE 3)

1 Flares Facebook 1 Twitter 0 Google+ 0 1 Flares ×

Selecionamos mais duas dúvidas enviadas por vocês, através dos comentários ou pela página de contato do blog. Como no artigo passado sobre o assunto, as dúvidas foram gentilmente tiradas por Veronildo Pessoa, servidor do INSS e colaborador do blog quando o assunto é seguridade social. Agradecemos mais uma vez a atenção do Veronildo. Vamos às perguntas:

O leitor Dinilton Pessoa perguntou: “Tenho 54 anos de idade, no período de 1973 à 1977, servi o exército. Entre 1978 a 1994, trabalhei em uma indústria de leite em pó e manteiga (CILPE), com carteira assinada. De 1995 à 2000 desempregado, e, de 2001 a 2008, estou trabalhando com carteira assinada novamente. Pergunto se o tempo de serviço militar conta para aposentadoria? Minha reservista consta que fiquei relacionado como cabo QMG 07-Infante 001-combatente (teria direito a periculosidade?) e se já posso dar entrada na minha aposentadoria?

Dinilton, o tempo de serviço militar conta sim como tempo de contribuição. Mas, não há periculosidade. Quanto a dar entrada em uma aposentadoria você pode, porém, não teria direito, já que possui apenas 27 anos de contribuição, conforme você informou, já contando o tempo militar. Você precisa completar os 35 anos de contribuição para ter direito a uma aposentadoria. Logo, faltam 08 anos para ter direito a ela. Informe-se também pelo telefone 135.

O leitor Sebastião Castro Rocha perguntou: “Por motivos pessoais, quero mudar o recebimento de meu beneficio do banco do estado do Espírito Santo para o Banco do Brasil. Que procedimento devo tomar pra conseguir esta realização? Isso é porque às vezes viajo e onde vou não tem banco do estado. Já o Banco do Brasil há em todo lugar.

Sebastião, quaisquer atualizações em seu benefício só podem ser feitas na Agência onde seu benefício é mantido. Se você não mora na cidade onde seu benefício é mantido precisa primeiro transferi-lo. Supondo que você já reside onde o benefício é mantido e quer receber em um banco específico, no caso, no Banco do Brasil, precisa abrir uma conta lá e depois procurar sua Agência do INSS para fazer essa atualização. É um procedimento bastante simples, porém, não tem como agendá-lo. Precisa ir na Agência, já com o número da conta para fazer essa atualização. Apenas sugiro fazer isso somente após receber seus proventos do mês, dando assim tempo para que essa atualização ser processada e o próximo pagamento já cair na sua conta do BB.

Para saber mais sobre como se aposentar e conhecer todos os tipos de aposentadoria, clique AQUI.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Atingiu a liberdade financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!

  • MARA

    DESCULPE PELA PERGUNTA, MAS SOU NONA NA AREA PREVIDENCIARIA, TIREI A OAB FAZ POUCO. NAO HA NECESSIDADE DE TER 60 ANOS SE TEM 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO…ESTOU LENDO A LEI , VERIFICANDO SITE INSS, BUSCANDO INFORMAÇÕES…

  • http://gmail fabio gonçalves barreto

    a minha sogra nunca contribuiu no inss quero saber se ela pode aposentar

  • http://gmail fabio gonçalves barreto

    com 55anos pode aposentar por que trabalhava na roça tem como receber a aposentadoria

  • Tatiana Nascimento Cassiano

    Estou começando a procurar informações para a aposentadoria de minha mãe. Ela está próxima de alcançar a faixa de aposentadoria por idade, porém não tem o tempo exigido de contribuição. Gostaria de saber se podemos pagar o tempo faltante através de carnê ou algo assim e qual o caminho a seguir, caso seja possível pagar. Minha mãe não trabalha mais, por isso seria impossível completar o tempo dessa forma.

  • Antonio Carlos da Cruz

    Tenho 61 anos; trabalhei 13 anos como funcionário publico estadual , apos recolhi as contribuições do inss alternadas como autonomo, interropi varias vezes e hoje voltei a contribuir como desempregado código 1406 , ocorre que estou doente impossibilitado de trabalhar e no inss me informaram que teria que ter 12 contribuições consecutivas para requerer auxilio doença. Gostaria de saber se posso recolher as anteriores e como poderia me aposentar. Obrigado

  • hilda guterres

    Gostaria de saber o que faço para atualizar minha aposentadoria pelo INSS uma vez que aposentei-me com 5,75 de salários mínimos ,, atualmente recebo pouco mais de 2 salários mínimos, obrigada

  • Antônio

    Gostaria de receber orientação ref, a minha pergunta anterior do dia 10-3-09

  • Antônio

    Gostaria de receber orientação ref, a minha pergunta anterior do dia 10-3-09.

  • Maria de Fátima dos Santos

    tenho 18 anos de registro na carteira, trabalhei 12 anos sem registro, há 2 anos estou registrada no mesmo local, tenho 55 anos e vou aposentar por idade, o que quero saber é se vou aposentar com o salário que ganho na empresa onde estou registrada mesmo sendo aposentadoria por idade

  • Waldomiro Nunes Soares

    Tenho 46 anos de idade com 30 anos de contribuição, quando posso requer aposentadoria por contribuição integral ou proporcional? Há obrigatoriedade da combinação idade/contribuição para aposentadoria integral ou proporcional?
    Agradeço imensamente a resposta.

  • mary

    eu gostaria de saber se, uma pessoa aposentada pelo exercito, ela pode ter a carteira assinada por uma outra empresa?

  • IVANILSON

    MINHA MAE TEM 61 ANOS NASCEU NO ESTADO DE PERNEMBUCO E TRABALHOU NA ROÇA,
    ELA NUNCA PAGOU INSS, EU QUERIA SABER SE MESMO ASSIM ELA PODERIA SE APOSENTAR E COMO FAZER SE FOR POSSIVEL SENDO QUE TODOS OS FILHOS PAGAM INSS….

  • Maria Isabel Soares

    Boa tarde, pesquisando na Net. descobri o site e gostaria de fazer uma pergunta. Tenho uma prima que esta com 52 anos e teve cancer na perna o que levou ela a ter que usar uma protese e muletas(ela tem dificuldade em andar). Mas ela nunca pagou o INSS por ser muito pobre. Qual o procedimento que podemos tomar pra aposentar ela? ela tem direitos? Hoje tudo indica que tera que amputar essa perna e estamos desesperados nao temos condicoes de nada.Sera que poderiam me ajudar por onde devo comecar a mecher pra ajuda-la? obrigada!

  • JOSE ANTONIO DE OLIVEIRA

    Tenho 46 anos de idade com 30 anos de contribuição, quando posso requer aposentadoria por contribuição integral ou proporcional? Há obrigatoriedade da combinação idade/contribuição para aposentadoria integral ou proporcional?
    Agradeço imensamente a resposta

  • RUDI JOSÉ LUNKES

    TENHO 49 ANOS DE IDADE 38 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO COMPROVADA,(PERIODOS ESPECIAIS COMPROVADOS) O INSS CONCEDEU 50% DO BENEFICIO,(REFERENTE AO SALARIO BASE REGISTRO EM CARTEIRA DE TRABALHO) NÃO ACEITEI A PROPOSTA POIS ACHO UMA INJUSTIÇA, POR GENTILEZA INFORMEM ME QUANDO VOU TER UMA RESPOSTA JUSTA REFERENTE A ISSO.

  • eraldo

    ola amigos eu nao estou aconpanhando o topico, mais queria muito tira uma duvida, entao acho eu qui vim no luga rcerto, popis so tem feeeeeera aqui pelo pouco que ja vi rs

    é o seguinte eu tenhu um tio que tem 30 anos na policia milita do RJ, e em 1998 ele se aposentou ate ai ok td certo, sendo que em 2002 ele teve a aposentadoria cessada e foi expulso da corporação por ser ter sobre seu poder um carro clonado vendido pelo seu amigo de trabalho.( + – issu ) e hoje ele tem 65 anos e nao recebe nada. entao fomos no inss e la dizeram que ele tem direito a uma aposentadoria pelos 30 anos ja trabalhado. sendo que ele teria que contribui uma unica vez para “migra” o tempo da policia junto ao inss…a pergunta é se ele paga uma contribuição emcima de 1, 2, 3, ou 10 salarios ele ira recebe qual valor na aposentadoria ?

  • Darci Rodrigues

    Sou funcionario publico, tenho 56 anos de idade e 32 de contribuição publica, tenho direito a aposentadoria proporcional

  • Cristina Lima

    Tenho 50 anos e só contribui com o inss 06 anos e nunca mais paguei o INSS. O que preciso fazer para começar a contribuir e o que é necessário para eu poder aposentar.

  • Antonio Benedito de Araujo

    Tenho 50 anos de idade,contribui 20 anos com trabalho normal e mais 9 anos e tres meses com insalubridade(frio). Quero saber quanto tempo falta ou se já posso aposentar.

  • http://ig PEDRO FRANCELINO

    GOSTARIA DE SABER QUE DEVO FAZER, OU SEJA, ONDE ESTÃO MEUS DIREITOS PARA ATUALIZAR POR DEFAZAGEM OU OUTRO MEIO QUALQUER, MEU BENEFÍCIO PELO INSS.
    UMA VEZ QUE ME APOSENTEI COM 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E DEZ SALÁRIOS DE REFERÊNCIA, TETO DA ÉPOCA.
    HOJE RECEBO R$ 1958,02 E ME APOSENTEI EM QUATRO DE SETEMBRO DE 1997, SENDO QUE MUITAS PESSOAS, QUE APOSENTARAM ANTES DE FEVEREIRO DE 1997 COM 70% (30 ANOS) E HOJE RECEBEM MAIS QUE EU, POIS FORAM BENEFICIADOS PELA LEI 8213/91 E POR FIM A LEI 8880/94.

  • ANA RODRIGUES

    gostaria de saber se uma pessoa ao se aposentar recebe “algum dinheiro acumulado”. Desculpe a pergunta, mas me fizeram e eu não sei o que dizer, eu sei que se a pessoa faz um plano de previdencia privada como os que os bancos nos vende ao se aposentar ela recebe o valor acumulado, mas quem apenas contribuiu por tempo de serviço também recebe?

  • http://queroficarrico.com/blog Rafael Seabra

    Ao contrário da previdência privada, onde o investidor pode retirar o montante, na previdência social isso não é possível.

    Abraço!

  • http://ogoogle?seno,notenho Edmilza

    Eu trabalhei menos de 5anos, procurei muito um novo emprego e não consegui.
    Nunca pude contribuir com o INSS. Hoje ganho uma certa quantia através de biscaites que faço.Tem como começar a pagar agora e poder me aposentar.Hoje eu tenho 56 anos. como devo me conduzir? Gostaria de uma orientação! Desde já agradeço!!!

  • Julinha Souza

    Sou aposentada pelo Estado do Paraná como professora. Trabalhei mais 10 anos numa escola Municipal. Quero saber se posso continuar pagando o INSS pelo plano Facultativo e me aposentar por idade.obrigada

  • Paulo da rocha chagas

    tenho 51 anos trabalhei como frentista durante 20 anos e gerente durante 9 numa mesma empresa e pedi e dei entrada em 2003 e foi indeferida pedi recurso e o juis federal me consedeu 20 anos de especial convertendo da 28 anos. sai dessa empresa em 2005. fiqueu 6 meses recebendo auxilio. e depois entrei pra ser servidor publico recolhendo inss onde fiquei 1anos e 2 meses sai e depois de 1 ano voltei pro mesmo setor recolhendo tambem hoje tenho 28anos ja com a salubridade e mas 2anos e treis meses na conum e os nove anos da primeira empresa . hoje posso pedir aposentadoria. peço encarecidamente informaçaes de quem realmente entende . obrigado

  • naestor freitas de sousa

    tenho 55 anos. de contribuiçao. ja tenho direito a aposentadoria?

  • http://gouglesiteemailig. maria lerismar silva moura

    paguei inss em 1970 paguei 1ano e alguns meses,tenho direito de me aponsentar? tenho 69anos. me der uma resposta urgente por favor meu email e mlerismar@ig.com.br.

  • http://hotmail elon ricardo c.santos

    olá. eu queria tirar uma duvida, hoje eu não tenho condições de trabalhar, pois estou com muita dificuldade de levantar peso etc. pois tenho muita dor na coluna ( nervo ciático e hernia de disco). eu queria saber se tenho chance de aposentar-me com 35 anos de contribuição, e 50 de idade. e se receber porpocional tenho como pedir para integral,ou receberei conforme hoje recebo auxilio doença no valor de 1.829.00.pois trabalher durante l3 anos anoite e de segurança armado etc…se poderes me responder com brevidade, o brigado.

  • http://hotmail elon ricardo c.santos

    olá. eu queria tirar uma duvida, hoje eu não tenho condições de trabalhar, pois estou com muita dificuldade de levantar peso etc. pois tenho muita dor na coluna ( nervo ciático e hernia de disco). eu queria saber se tenho chance de aposentar-me com 35 anos de contribuição, e tenho 50 anos de idadecomecei a trabalhar em 1973 parei em 2008 por causa deste problema de saúde. e se receber porpocional tenho como pedir para integral,ou receberei conforme hoje recebo auxilio doença no valor de 1.829.00.pois trabalher durante l3 anos anoite e de segurança armado etc…se poderes me responder com brevidade, o brigado.

  • Walmir

    tenho 54 anos me aposentei pela previdencia aos 42 anos por tempo de serviço, apartir dai voltei a ativa ja estou a 12 anos contribuindo para a previdencia, minha duvida, posso pedir outra aposentadoria pelo INSS?

  • ADISON ANTONIO DE OLIVEIRA.

    COMPLETEI 49 ANOS DE IDADE NO DIA 13/06/09, TENHO 04 ANOS DE SERVIÇO
    MILITAR, 09 MESES DE CARTEIRA ASSINADA COMO AJUDANTE DE MANUTENÇÃO DE ALTA TENSÃO (TENENGE),12 ANOS DE SERVIÇO INSALUBRE COMPROVADOS COMO GUARDA-FREIO (RFFSA), 13 ANOS E MEIO NA MESMA EMPRESA (ATUAL MRS LOGISTICA) NÃO INSALUBRES.
    QUERO ME APOSENTAR. HÁ POSSIBILIDADE? SE SIM, EM QUAL TIPO DE APOSENTADORIA ME ENQUADRO? OBRIGADO.

  • Godoy

    Meu irmão contribui por 10 anos a previdência social. Ele sofre de alcoolismo e não trabalha mais. Tem ele algum direito junto a previdencia social?

  • http://omesmo jose

    qual o dia de receber a primeira parcela da aposentadoria

  • Pedro Alexandre de Carvalho Almeida

    Bom dia, trabalhei durante 25 anos com carteira assinada. A partir de 2007 comecei a recolher na GPS codigo 2003.
    Pergunto : este tempo de recolhimento como trabalhador posso juntar ao da GPS para aposentadoria?
    Aguardo uma resposta.
    Obrigado.

  • http://dikin07@hotmail.com Djalma

    me chamo Djalma tenho 62 anos moro em central de minas mg , sou lavrador, e trabalhei de carteira assinada por 8 anos, e sou contribuintes do sindicatodos trabalhadores por 6 anos, gostaria de saber qual o procedimento, em que posso fazer para me aponsentar. aguardando resposta.

  • http://notenho Marilia Pinto da Silva Moura

    Me chamo Marilia Moura tenho 57 anos e trabalhei de carteira assinada de dez/1968 a agos/1969 e dez/1973 a fev/1984 paguei como autonoma out/2006 a jul/2008. Quero saber se eu tenho direito de aposentar apos completar 60 anos. Ou se tenho direito de auxilio doença porque tenho uma prótese na cervical vertebra C3 com placa de titâncio com 2 parafusos. Tentei varias vezes ao auxilio doença e não consegui.
    Obrigada e aguardo resposta.

  • Lúcia galdino

    Tenho 55 anos trabalhei so na juventude depois casei e nunca mais trabalhei,
    agora estou separada não judicialmente ,trabalho como altônoma ,com artezanato e pintura em tela,gostaria de pagar o inss para poder me aposentar mais não sei como fazer ou se posso ainda fazer isso…
    essa é minha duvida obrigado.

  • Judith Nunes Barros Silva

    Meu marido começou trabalhar em 1963. Passou por várias empresas. Neste interim ficou alguns meses desempregado.Foi demitido em 1991 e nunca mais conseguiu se fixar. Vem trabalhando prestando serviços a empresas sem vínculo empregatícios pois não cumpre horário dentro das empresas: serviços de consultorias, assessorias, representações em licitações, serviços de despachantes…Nesta última empresa que ele trabalha já faz 8 anos. Eu pergunto ele pode recolher de uma vez estes 8 anos? O patrão atual disse que só paga se for na justiça. É possivel fazer isto? Entrar na justiça e fazê-lo pagar? Como devo proceder?

  • http://yahoo Leontino Dias da Cunha

    Aposentei em novembro de 1995,continuei trabalhando no mesmo setor do CTI de um hospital com insalubridade até em julho deste ano qdo fui demitido por estar doente com problemas nas coronária e não poder mais pegar peso,na verdade foi um acordo que fizemos.durante esse periodo continuou descontando inss do salário,e eu qdo me afastei não tinha direito ao beneficio saúde,pois ja tinha a aposentadoria,gostaria de saber se posso entrar com revisão da apos.pois aposentei com mais de 4 sal.e agora passa u pouquinho de 2

  • DULCILENE

    CONTRIBUI 11 ANOS COM O INSS.A ULTIMA PARCELA FOI EM 02/2006.
    POSSO RETOMAR O PAGAMENTO? COM CFAZER?

  • Cinia

    Olá
    estou tentando me informar sobre, se encostar, minha mãe paga 2 salários, já tem um tempo, mas anda comproblemas de saúde, se ela se encostar, ela receberá apenas um salário ou o valor de dois salários?
    ela perde oq pagou|?
    grata

  • http://notenho. CLAUDIO FERNANDES BAUDUCCO;

    SOU APOSENTADO PELA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM MARÇO DE 1993, ME APOSENTEI.

    EM JUNHO DE 1993, COMPREI MINHA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL E VIVO E TRABALHO NELA ATÉ HOJE, E TENHO JA A DOCUMENTAÇÃO EM MEU NOME A 16 ANOS, E ESTOU COM 68 ANOS DE IDADE, POSSO ME APOSENTAR POR IDADE RURAL.
    BRIGADO. ENIO.

  • antonella cristina de lima xisto

    Boa noite,minha mãe tem 55 anos de idade e 31 anos de contribuição.Quero saber se caso ela aposentar agora quando o fator previdenciario for aprovado ela tera direito ao rejusta no seu salário,que é sobre 4 salario minimo?
    obrigado.

  • http://rodrigosmi adriana ouvernei

    quero saber como faso pra aposenta minha mae q fikou viuva ;a 1 mes fasia 1.;9mes q meu pai tinha desasinado a carteira e tenho un irmao com 15 anos

  • Mônica

    Minha mãe tem 61 anos de idade. Ela pagou menos de 6 anos de inss. E além de ter um defeito de nascença no joelho, não aguenta mais trabalhar por sentir dores. Ela trabalhou na roça no início da vida por uns 18 anos. Eu gostaria de saber os procedimentos para que ela se aposentasse o mais rápido possível. Se pode ser do modo tradicional, ou pelo funrural, ou mesmo pela deficiência? Por favor não deixe de responder!! É urgente!!!

  • http://google Claudinei

    eu tenho 24 anos e meio de carteira, e mais 6 anos de insalube, totalizando 30 anos e 6 meses, eu tenho 46 anos de idade, gostaria de saber quando eu posso dar a entrada na aposentaduria. isto foi que o adevogado me iformou , o tempo que ja eu tenho, ele me disse que me resta mais 4 anos para que eu de a entrada, aleais seria da qui mais o menos 20013 a 20014, por favor so me refossa que ele me disse, sera isto mesmo.

    Obrigdo

  • VALDIVA

    COMECEI TRABALHAR 1982 E TRABALHEI ATÉ 1996, COM ALGUMAS INTERRUPÇÕES neste período. PORÉM, DESDE ESSA DATA NÃO FUI MAIS REGISTRADA EM CARTEIRA E NEM FIZ O RECOLHIMENTO DE INSS. MINHA PERGUNTA É: SÓ VOU ME APOSENTAR QUANDO ESTIVER COM 60 ANOS? e se eu começar a pagar novamente, a PARTIR DE AGORA A CONTRIBUIÇÃO DO INSS, QUAL SERÁ A VANTAGEM? COM ISSO EU CONSEGUIRIA ME APOSENTAR ANTES DOS 60 ANOS?

  • vinicius

    o que acontece quando , o dinehiro nao é depositado e passa a ser retirado da aposentadoria , por exemplo , era depositado at abril e apartir dai por nao sacar eles começaram a tirar o dinheiro da conta , o que fazer ?

  • julio cesar moreira

    tenho 50 anos e jah pago o inss a mais de 25 tenhu deficiencia fisica “paralisia infantil” e so agora consigui receber receber meu beneficil mais ainda nao sei se estou aposentado,como posso saber????

  • JOSE CARLOS

    tenho 65 anos e me aposentei com aposentadoria especial(25anos)e trabalhei +18anos , contribuindo c/o inss sera que tenho direito a uma revisão , pois meus proventos do beneficio deixou a desejar a muito tempo, e agora eu parei de trabalhar

  • Júlio César

    tenho 35 anos de contribuição, 20 na privada e 15 no funcionalismo e quero saber como me aposentar.

  • alderi

    no caso de falecimento o viúvo pode receber a opsentadoria, mesmo sendo aposentado?

  • http://notenho Voní Maria Paslauski Tavares

    Minha dúvida é a seguinte: nasci em 1951 filha de agricultor (tenho como provar), em 1975 comecei a trabalhar com carteira assinada até 1990,(fui demitida por motivo Político gestão Collor) fique até 2006 sem contribuir e desempregada, voltei por anistia ao emprego anterior e estou trabalhando. Quero me aposentar e continuar trabalhando. Como fica o tempo para aposentadoria. Caso ultrapasse um ano ou dois, esse tempo é retroativo. Qual será o procedimento quanto ao pagamento pelo INSS.
    Aguardo mensagem.
    Voní

  • Roberto

    tenho 62 anos contribui 28 anos 2 meses
    como posso me aposentar se quisesse pagar o que falta ou não pode negociar com o inss ?????

  • Regina

    Quais as condições para a aposentadoria pelo INSS. É necessário combinar tempo de serviço com idade?

  • JOSE

    EM 1984 TRABALHEI, DOS 12 ANOS DE IDADE ATE 18, EM UMA ENTIDADE GURDA-MIRIM, ESTE TEMPO E POSSIVEL CONTAR COMO TRABALAHDO, MESMO SEM RECOLHER INSS,UMA VEZ QUE SOU FUNCIONARIO PUBLICO

  • Pedro

    Trabalhei 4 anos como trabalhador rural,com carteira assinada no corte de cana.Gostaria de saber,se é considerado como especial,ou seja, se tenho direito aos 40% sobre esses 4 anos?
    Fiquei desempregado no ano de 1995 e no ano de 2001,gostaria de saber se tenho como recolher sobre esses 2 anos?

  • rejane

    Me aposentei com 3,5 salários mínimos e recebo somente um pouco mais de 1 salario minimo

  • manoel

    quero saber oque se esta acontecendo com a conta da minha avó onde na vez passada q saiu o dinheiro dela pela caixa faltou dinheiro entao ficou faltando 50 reais do seu dinheiro e disseram que pode usar o cartao pra retirada apenas 3 vezes dai quem fica com o cartao da minha avó e meu tio dai quero eles deixaram pra tirarem esses 50 reais no proximo pagamento e não liberaram o dinheiro dela por conta de irem saber onde está esses 50 reais que so vao liberar quando encontrem!! dai to desconfiando que meu tio ficou com o dinheiro dai quero saber se isso está de acordo com a lei caso meu tio não tenha tirado o dinheiro??

  • José Francisco

    Bom dia…
    Tenho 49 anos e 33 anos de contribuição e em maio/2010 completo 34 anos,sou servidor publico municipal e trabalhei na na mesma empresa 3 anos como guarda mirim. Posso usar estes 3 anos para contar na aposentadoria?
    Agradeço pela atenção.

  • http://jus josé

    gostaria de saber se com as doenças que tenho posso adquirir o benefício no inss são tendenite nos dois joelho e busite nos ombros megapófise,calcificação maior no femo e fibromialgia.

  • Cleonicio Cardoso dos Santos

    gostaria de saber,trablhei de 1969 a 1972
    de 73 a 75 de 75 a 79 de 82 a 84 de 85 a 88
    de 91 a 96 de 99 2000 de 2003 a 2004
    de 2006 a 2010, se já posso me aposentar tenho
    57 anos.
    inclusive tenho uma deficiencia de uma perna mais curta 6 centímetros o que falta para aposentar.

  • Elaine

    Bom dia, tenho 61 anos e quando jovem trabalhei na safra de fumos e contribuia com INSS, mas contribui apenas quatro anos e meio. Depois nunca mais contribui. Hoje tenho vários problemas de saúde e gostaria de saber como faço para me aposentar, ou seja, minha duvida é: tenho que voltar a contribuir? Se sim por mais quanto tempo? Ou poço me aposentar por invalidez com apenas 4 e meio de contribuição. Me ajudem por favor! Desde já agradeço sua atenção.

  • ELANE MARIA

    TRABALHEI 10 ANOS EM UMA CLINICA DE REABILITAÇÃO COMO PROFESSORA EM 1980 A CLINICA ACABOU E DURANTE ESTE PERIODO Ñ MAIS PAGUEI.
    FICANDO EM CARTEIRA SOMENTE 10 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO.
    TENHO HOJE 57 ANOS DE IDADE.
    TENHO ALGUM DIREITO A APOSENTADORIA PELO INSS?

  • Euclicio

    bom dia!!! sou defisiente físiscotenho 19 anos de carteira assinada , quero saber se é verdade que com 20anos de carteira assinada posso me aposentar.grato

  • Aparecida Regina

    Tanho 6 anos de contribuição INSS + 20 anos Funcionaria publuca municipal, 48 anos de idade, quantos anos falta para eu me aposentar

  • http://notenho Efigenia da Conceição Oliveira Pacheco

    Sou aposentada à 05 (cinc0) anos pelo inss tempo de contribuição 30 anos, continuo trabalhando com carteira assinada à 05 (cinco) anos, tenho direito de reajuste no meu salário e alguma restituição por esse tempo de trabalho.

  • http://hotmail Antonio Carlos

    tenho 28 anos trabalhado e sou motorista de onibus quero saber se posso me aposentar, e tenho 50 anos sera que a contar com sanubridade não daria para eu me aposentar propocional

  • Gimar Donizete Domingues da Costa

    tenho 51 anos começei a trabalhar 1973 registrado até 1983 em 1985 começei a contribuir
    como autonomo até 2005 no ramo chaveiro gostaria
    de contribuir o restante até 2010 qual o
    prosedimento que devo fazer para aposentar
    Gimar

  • Herminio Grigolon Junior

    me aposentei em 1992 mas até hoje continuo contribuindo com o inss o que eu posso fazer para atualizar a minha aposentadoria,já que não tem mais o pegulio,são dezoito anos contribuindo sem nenhum retorno.

  • marcia

    oi tenho 27 anos não trabalho e gostaria de saber se posso comesar a pagar
    minha contribuisão para o inss pra garantir minha aposentadoria na minha velhiçe ou so pode quem trabalha aguardo resposta obrigado.

  • B.P. B. Ribeiro

    Sou professora há 29 anos, mas durante esses 29 anos, exerci cargo de direção durante 14 anos. Tenho 50 anos. Gostaria de saber se posso me aposentar integralmente? Quero saber também se eu me aposentar proporcionalmente posso continuar contribuindo com o inss para que futuramente possa pedir a aposentadoria integral?

  • Raimundo Lopes da Silva

    Tenho 57 anos e 32 anos de contribuição para o inss. Pergunto? posso ser contemplado com aposentadoria proporcional. E o Tal fator previdenciario afetará a minha aposentadoria? Como posso calcular?

  • Mara Jardim

    Minha Mãe tem 60 anos e oito anos de contribuição e atualmente mais seis meses, será que já consegue aposentar?

  • http://inss antonio dias duarte filho

    meu pai pagou oito anos ele pode se aposentar sim ou nao ele tem 63 anos zona rural

  • fernando

    fui policial militar por uns 8 anos conta como tempo para aposentar

  • Mario daniel t silva

    Boa tarde, tenho 26 anos de contribuição, trabalho desdo os 14 anos no banco, a 21 anos no caixa, pergunta eu tenho direito a aposentadoria especial por esta ha mais de 20 anos no caixa, me disseram que sim, pois essa função é tida com trabalho penozo, pois acumula varios fatores, tais como digitação, area de segurança armada, quimicos por conta do dinheiro, favor me orientar pois estou perdido sem nenhuna informção do INSS, grato Mário

  • Ariane

    MINHA MÃE TEM 55 ANOS NUNCA TRABALHOU CARTEIRA ASSINADA, HOJE SEPERADA HÁ 20 ANOS SEM RENDA ALGUMA, VIVE DA AJUDA DOS FILHOS. GOSTARIA DE SABER SE ELA TEM DIREITO A ALGUMA APOSENTADORIA OU BENEFÍCIO…….GRATA.
    mariah.b@brturbo.com.br

  • maria

    oi meu nome é maria santa maia schmitz tenho 58 anos e tanho 20 anos de carteira assinada mas nao contribuo para o inss como faço para conseguir me aposentar ?

  • http://Globo Jésus Ribeiro da Silva

    Já foi comentado que o tempo de serviço militar não há periculosidade.

    Mas, veja durante 05 anos que estive no exercito, nós trablhávamos em construção de ferrovia, e lidava direto com produtos químicos (Metanol), que era altamente tóxico, era uzado em dormentes de madeira, para conservação), istó não periculosidade?.

  • Sidnei Borges

    Oi, eu tive paralisia infantil com 07 meses e trabalho desde 1.983 até hoje, e já estou com 42 anos e 27 anos de contribuição, será que consigo a minha aposentadoria?

  • GERALDO OLIVEIRA

    MINHA ESPOSA TEM 68 ANOS,TEM COMPROVADA EM CARTEIRA 7 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO

    APESAR DE TER TRABALHADO NO COMÉRCIO ANTES DE 1960 COM REGISTRO EM CARTEIRA

    NÃO CONSEGUE PROVAR POIS ALEM DAS EMPRESAS NÃO EXITIREM MAIS PERDEMOS A

    CARTEIRA PROFISSIONAL DÉLA EM UMA ENCHENTE NA CIDADE DE PERUIBE S.P.,ALGUEM

    ME AJUDE ,O QUE POSSO FAZER ME RESPONDAM URGENTE ,POIS ESTAMOS PRECISANDO

    MUITO. GRATO

  • José Roberto Milanezi

    Posso me aposentar? Tenho 60 anos,filho de pecuarita,agricultor,sempre ajudei meu pai na área rural,me formei em agronomia,hoje tenho vários problemas de saúde(hipertensão,diabetes,forte zumbido na cabeça que me impede a conçentração).Possuo apenas uns 12 anos de carteira assinada.

  • sergio armentano

    Bom dia ,tenho 49 anos dos quais só recolhi entre 1981 e 1986 antes servi o exercito um ano e um mes ,gostaria de saber se vale a pena eu pagar como autonomo que sou o inss ,para fins de aposentadoria ou deixo como está.

    grato

  • GILBERTO

    Tive um acidente e minha perna d ficou 5 centimetro mai s custa.
    eu poso aposentatar como invalidez

  • eliane soares

    Tenho 2 anos de aposentada e continuo trabalhando na mesma empresa pela qual aposentei e assim que aposentei comecei a ter dores na perna e virilha. Fiz vários tratamentos e em janeiro de 2010 depois de 2 anos de aposentada descobri que meu problema era coluna e nada resolveria o problema a não ser cirurgia. Pois bem fiz a cirurgia agora em maio/2010. Colouei 10 parafusos na coluna (lombar) espondilolistese, artrodese. Agora sou uma pessoa que tenho que está sempre fazendo hidroginástica. Estou sem receber meu salário da empresa só recebo do inss. Tenho direito a rever a minha aposentadoria? O seguro de vida também pode me ajudar? Afinal de contas ainda estou na ativa embora já me aposentei.

  • Anderson

    Gostaria de saber se há “salubridade´´ nos anos de 1998 á 2003.

  • Anderson

    Sou Renaldo trabalhei como cobrador de onibus de 1987 á 1990,gostaria de saber se cobrador tem direito á periculosidade na aposentadoria.

  • Suelem

    Boa tarde, gostaria de saber se uma pessoa que adquiriu deficiência física (acidente de moto, perda da metade da perna)e nunca havia trabalhado de carteira assinada, mas já deu entrada no INSS, perde seus direitos sobre a aposentadoria se tiver trabalhando de carteira assinada após o acidente e antes de conseguir o benefício?
    E quais seriam as medidas a se tomar para conseguir a aposentadoria? Teria que contribuir o mínimo exigido, pelo fato de sua carteira está assinada?

  • cilenne

    Boa tarde, gostaria de saber se um policial espulso ele tem direito a aponsentadoria? e qual seria esse valor.

  • mari

    meu pai tem 58 anos e aposentou pela previdencia aos 42 anos por tempo de serviço, a partir dai voltou a trabalhar ja esta a 15 anos contribuindo para a previdencia, minha duvida, ele pode pedir outra aposentadoria pelo INSS?
    agradeço se me responderem

  • Jose Geraldo Monteiro

    Boa tarde!
    trabalho com aposentadoria a pouco tempo,e gostaria de tirar uma duvida;tenho um cliente que tem 32 anos trabalhados,a previdencia disse a ele que teria que pagar os anos restantes para solicitar a aposentadoria integral,ele o fez pagou os tres anos faltantes e foi aposentado com o salario minimo, quero saber se isto esta correto e como proceder para mudar esta situação?
    grato fico no aguardo

  • BRUNO

    SOU SERVIDOR E ENTREI NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL ANTES DE 1998 QUANDO MUDOU A LEI PARA SERVIDORES E CONTO AGORA COM 30 ANOS TRABALHADOS O QUE ERA O IDEAL PARA PODER SE APOSENTAR E TENHO 49 ANOS AGORA.]

    PERGUNTO: JÁ TINHA DIREITOS ADQUIRIDOS ?
    . O QUE DEVO FAZER QUANTO A LEI NOVA, UMA VEZ QUE DIZEM QUE DEVEREI PAGAR PEDÁGIO, QUANTO TEMPO AINDA ?
    . QUANDO POSSO PEDIR A APOSENTADORIA INTEGRAL QUE É O MEU DIREITO?
    . QUANDO VOU ME APOSENTAR SE A LEI AGORA É BEM DIFERENTE.

  • http://priscila_silva07@ig.com.br Priscila Silva

    1. BOA NOITE – SOU PRISCILA DE SP- NÃO CONSIGO PARAR EM EMPREGO NENHUM, POIS AGUENTO 2 ANOS A CADA EMPRESA. TENHO 33 ANOS APARTIR DE AGORA QUERO CONTRIBUIR , QUERO SABER QUANTO TEMPO VOU CONTRIBUIR . QUERO SABER QUANTO EU TENHO QUE PAGAR MENSALMENTE PARA RECEBER 2 SALÁRIOS MINIMOS OU 3 SALÁRIOS. E COM QUANTOS ANOS DE IDADE VOU RECEBER MINHA APOSENTADORIA- SE EU QUISER PAGAR A CONTRIBUIÇÃO TUDO DE UMA VEZ QUANTO FICA
    (OBS- TRABALHEI EM 2 EMPRESAS A CADA EMPRESA 2 ANOS POSSO USAR O TEMPO DE EMPRESA TB PARA DIMINUIR OS ANOS .
    ATENCIOSAMENTE
    PRISCILA

  • edson gomes

    De 1982 ate hoje pago como autonomo o INSS e tenciono me aposentar. De 1982 ate hoje sou empregado em prefeitura. De 1982 a 1993 a prefeitura era CLT. Perco este tempo de contribuição?

  • Ana Maria Correa da fonseca

    Tenho 49 anos e só contribui com o inss 09 anos, quando trabalhei no Banco Naicional, desde então nunca mais paguei o INSS. O que preciso fazer para começar a contribuir e o que é necessário para eu poder aposentar.

  • Ana Maria Correa da fonseca

    Tenho 49 anos e só contribui por 09 anos quando trabalhei no Banco Naional, desde então nunca mais paguei o INSS. O que preciso fazer para começar a contribuir e o que é necessário para eu poder aposentar.

  • http://nopossuo ELIETE SALUSTIANO

    UMA PESSOA APOSENTADA PODE CONTINUAR CONTRIBUINDO PARA O INSS COMO AUTÔNOMO?

  • maria borges

    minha mãe tem 60 anos teve que amputar a perna por motivo do cancer mas ela recebe um salario minimo do meu pai que é falecido ela tem direito a uma aposentadoria por invalidez

  • http://Website(opcional) MARA LÚCIA DA SILVA COSTA

    TRABALHOEM CTI À 8 ANOS , GOSTARIA DE SABER DE COMO CONYA 2 ANOS PARA ME APOSENTAR, ISTO E´UM TOTAL DE 16 ANOS

  • marks

    tenho 20 anos de trabalho,irei me aposentar por idade quais os meu direitos da empresa

  • João Batista Lino de Almeida Serique

    Tenho de tempo de serviço público federal 28,06 (vinte e oito anos e seis meses, e mais averbado de serviço militar 7.06 (sete anos e seis meses), só que tenho hoje 54,05 (cinquenta e quatro anos e cinco meses) de idade, tenho direito em me aposentar com proventos integrais.

  • maricelsi

    Minha sogra tem 85 anos. Até casar trabalhou na roça. Dai em diante ela não contribuiu mais. E agora fazem 6 anos q. teve q. amputar uma perna por diversos motivos. Ela tem direito de algum beneficio? Aguardo uma resposta. Obrigado.

  • roberta maria

    meu pai pagou 15 anos de inss pelo banco bradesco,mais nao tem comprovante,o banco do bradesco era em pedro II PIAUI,mais nao tem mais lá o banco ,só na cidade teresina sera q fica dificil se aposentar,sendo q ele nao tem nenhuma renda,e é doente.ele tem 66 anos.obrigado.

  • marcos antinio farias da silva

    faltam 11 meses para eu dar entrada na minha aposentadoria , posso ser mandado embora.obrigado um abraco.

  • charlene

    minha mãe no periodo em que morava na zona rural pagou o funrural durante 6 anos e 6 meses,quando passou a morar na cidade ha 29 anos atras ela parou de pagar mais passou a trabalhar de carteira asinada durante 9 anos, agora com 60 anos sera que ela pode juntar o funrural ao inss para contar tempo e formar 15 anos de contribuição para se aposentar?por favor alguem poderia esclarecer?Eu agradeço!

  • Tainara Leandro Fermino

    tem como uma de menor receber o auxilio doença mesmo nao estando trabalhando e tendo problemas na coluna?

  • izabel

    meu pai trabalhou na epcar por 13 anos depois na lider taxi aerio por mais 5, e em outros enpregos com mais de 3 salarios isto de70a 86 depois so contrubuiu com um salario pois era automo. aposentaram ele com um salario minimo e por idade tem alguma brecha na lei que possa usar para fazer contar a porcentagem dos salarios mais altos?

  • Carlos Antunes

    trabalhei 26 anos na minha carteira de trabalho mas no inss só ta constando 22 anos o que faço?

  • WELLIGTON DE OLIVEIRA FERNANDES

    tenho 22 anos de area insalubre e 46 de idade e 4 anos e 8 meses de serviço militar (EXERCITO BRASILEIRO ) JÁ TENHO DERITO A APOSENTADORIA?

  • jurandirvicente@hotmail.com

    Jurandir Vicente Filho, trbalho desde 1975 e estou trabalhando em 2011 mas fiquei fora do mercado 10anos como devo faser para me aposentar, tenho 52 anos.

  • Roseli Piovezan

    Sou casada a trinta anos dependo do meu marido financeira mente, estou com cinquenta e dois anos. Como posso me aposentar?

  • Israel Alves

    Tenho 25 anos de contribuição,fiquei recebendo auxili doença de 2000 a 2004, quando fiu aposentado por invalidez, quando posso fazer revisão do meu beneficio?

  • patricia

    quero saber se a esposa pode aposentar por idade como trabalhar rural, ja que o marido aposentou por invalidez. no antido servico que era na zona rural, dei entrada no inss e foi negada, agora nao sei o que fazer para ajudar ????

  • carlos lemes

    amigos por favor sou motorista de onibus de trasporte urbano estou com diabete forticimo nao to mais aguentando de dor e estou trabalhando assim ando passando muito mau queria saber se tenho direito de aposentar por ese motivo de doença ou me afastar por ums tempos por favor alguem ai me responda

  • Pingback: See you

  • Pingback: lick here