Uso do FGTS na compra de ações da Petrobras

A capitalização da Petrobras (oferta de novas ações para investimento no pré-sal) e a permissão para o uso do FGTS na compra de ações da estatal vem sendo noticiada desde 2008, mas apenas ontem a lei da capitalização foi aprovada e não houve veto ao ponto mais polêmico, justamente a utilização do fundo de garantia para compra de ações.

O que, à primeira vista, parece ser uma excepcional notícia, já que recomendamos o investimento do FGTS no artigo “Saiba (quase) tudo sobre o FGTS“, quando paramos para ler o conteúdo da lei percebemos que não é tão boa assim, pelo menos para a grande maioria da população.

O problema é que, de acordo com o que foi sancionado, apenas quem já comprou ações da Petrobras com FGTS no passado poderá usar até 30% do saldo do fundo na capitalização. A medida, por conta disso, não contempla novos compradores. Apenas os 310 mil trabalhadores que realizaram a compra em 2000 poderão efetuar novas aquisições.

Só para vocês terem uma ideia do quanto foi vantajoso fazer essa aquisição em agosto 2000, quem aproveitou a oportunidade para comprar ações da Petrobras (em agosto de 2000), apesar das perdas recentes, teve um excelente retorno em relação aos rendimentos do FGTS. De agosto de 2000 a junho de 2010, as ações da Petrobras renderam 711,14%, enquanto que o dinheiro depositado no FGTS rendeu, no mesmo período, míseros 63,96%.

Ou seja: quem tiver comprado ações da Petrobras no passado, não pensem duas vezes antes de comprar novamente agora. Os números mostram não só que o investimento em ações da Petrobras, no longo prazo, é um ótimo negócio, como também que o retorno do FGTS é vergonhoso. Já que não comprou… 🙁

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!