TAXAS COBRADAS NO TESOURO DIRETO

Alguns leitores enviaram perguntas sobre as taxas de serviço cobradas pelo Tesouro Direto, após a leitura do artigo “Por que investir no Tesouro Direto?“. Como essa informação é muito importante, achei interessante escrever um artigo para esclarecer todas as taxas cobradas nessa operação.

São 3 as taxas cobradas no Tesouro Direto. No momento da compra do título, é cobrada uma taxa de negociação de 0,10% sobre o valor da operação. Há também uma taxa de custódia da BM&FBOVESPA de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos, que é cobrada semestralmente, no primeiro dia útil de janeiro ou de julho, ou na ocorrência de um evento de custódia (pagamento de juros, venda ou vencimento do título), o que ocorrer primeiro.

A terceira taxa é referente aos agentes de custódia, que cobram taxas de serviços livremente acordadas com os investidores. O investidor deve confirmá-las no momento da contratação. Existem corretoras, segundo o ranking disponível no site do Tesouro Direto, que não cobram essa taxa, como a Banif, a Socopa e a Spinelli. Clique AQUI para visualizar o ranking das taxas cobradas pelas corretoras.

Existem também agentes de custódia (corretoras) que já estão integradas ao sistema do Tesouro Direto. Isso se traduz em maior facilidade a seus clientes. Os investidores cadastrados nessas instituições têm mais comodidade para comprar e vender seus títulos e consultar saldos e extratos do Tesouro Direto, diretamente no site da instituição.

Confira abaixo a lista de agentes de custódia integrados:

É importante ressaltar que não há qualquer relação entre a integração dos sistemas e as taxas cobradas pelos Agentes de Custódia. Mas a dica que fica, pelo simples cruzamento das informações, é que as únicas corretoras que não cobram taxa de custódia (Banif, Socopa e Spinelli) também são agentes integrados. Portanto são grandes candidatas a serem escolhidas.

Se ainda houver alguma dúvida, enviem e-mail ou deixem comentários.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!