Quanto Custa Ter uma Casa de Praia

Quem mora próximo ao litoral sabe que passar um final de semana nas praias é altamente prazeroso. Muita gente sonha em poder ter sua casa de praia, para desfrutar os feriados e período de férias na vida que pediu a Deus.

Entretanto é importante não se deixar empolgar pela ideia de comprar a casa de veraneio e esquecer de levar em conta os custos que ela trará para o seu orçamento. Dependendo dos gastos com esse imóvel, muitas vezes é possível passar vários finais de semana em ótimos hotéis e pousadas com a família durante o ano e ainda economizar!

O intuito desse artigo é apresentar uma ótima planilha elaborada e gentilmente cedida pelo Paulo Portinho, permitindo a comparação entre os custos para comprar e manter uma casa de praia ou passar diversos finais de semana ao longo do ano com a família em hotéis e pousadas onde você desejar.

Fatores de custo numa casa de veraneio

Além do valor para adquirir e fazer reformas na casa, existem muitos outros que precisam ser levados em consideração no orçamento da casa de praia. Entre esses fatores, podemos destacar o custo de oportunidade (muito bem explicado no artigo “Quanto custa ter um carro?“), condomínio, IPTU, manutenção, empregados e seguros. Existem ainda outros que estão na planilha.

Custos de estadia em hotéis, pousadas e resorts

Para permitir a comparação, deve-se levar em consideração os gastos que você teria se optasse por se hospedar em hotéis com sua família ao invés de adquirir a casa de veraneio.

A planilha permite que você contabilize a quantidade de quartos necessários para a família, o custo médio da diária e a quantidade média de dias gastos em viagens por ano. Nesse momento é importante ter consciência de quantos dias realmente você e sua família poderão viajar, já que vários proprietários de casas de praia não conseguem passar tantos finais de semana em suas casas.

Vantagens e desvantagens (deixando o lado financeiro de lado)

É fundamental destacar que não devemos levar em conta apenas o fator financeiro. Precisamos muitas vezes satisfazer anseios e desejos pessoais ao longo da vida e devemos considerá-los também na compra da casa de praia. Afinal se não considerássemos isso, jamais compraríamos um carro, por exemplo!

As principais vantagens em possuir uma casa de praia são: possibilidade de reformá-la ou decorá-la da forma que quiser; ter um cantinho para chamar de seu; criar novos laços de amizade para você e seus filhos; além de outras inesgotáveis justificativas.

Como desvantagens podemos considerar: possibilidade de variar os destinos; praticidade, afinal não tem que se preocupar em transportar várias coisas nas viagens; segurança, já que em determinados períodos do ano pode ficar esquisito viajar pela cidade estar “deserta”; entre várias outras desvantagens que dependerá do que você valoriza.

Baixe a planilha agora!

Apresentada a planilha e discutidas as principais vantagens e desvantagens entre optar por um em detrimento do outro, resta agora baixar a planilha, fazer as contas e decidir o que é melhor para você, considerando todos os fatores (financeiros e não-financeiros).

Você pode acessar a página de Downloads e selecionar a “Planilha de Gastos com Casa de Praia” ou simplesmente clicar aqui e salvar a planilha.

O que acharam da planilha? Ainda ficou com alguma dúvida? Tem outra opinião sobre a compra da casa de praia? Deixe um comentário!

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!