Qual a Melhor Poupança?

Qual a melhor poupança?Muitos podem achar estranha a pergunta sobre qual a melhor poupança, até porque eu já escrevi que o rendimento da poupança é igual em todos os bancos.

Além disso, o montante depositado na caderneta de poupança de qualquer instituição financeira é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito, até o limite de R$ 70 mil.

Diante disso, a conclusão óbvia seria: “Se todas as cadernetas de poupança possuem a mesma rentabilidade e (supostamente) a mesma garantia, não existe a melhor poupança“. Parece óbvio, mas descobri um fato interessante que pode mudar essa conclusão.

O objetivo deste artigo é mostrar que, apesar de todas as poupanças terem a mesma rentabilidade, existe a melhor poupança, que garante todo o valor aplicado: a poupança da Caixa.

Melhor Poupança: Poupança da Caixa

Conversando com um amigo que trabalha na Caixa Econômica Federal, ele comentou comigo que a poupança da Caixa era a única que garantia 100% do valor aplicado. Todas as demais só garantia até o limite do FGC, que atualmente é R$ 70 mil.

Fiquei intrigado com essa afirmação, por dois motivos: (1) até então não tinha ouvido falar disso e (2) se realmente é verdade, a Caixa deveria utilizar essa garantia como um slogan do seu produto.

Para tentar confirmar essa garantia de 100%, fui atrás da história da poupança e fiz algumas buscas em sites e livros renomados.

História da poupança

A origem da Poupança remete ao início da atividade da CAIXA como instituição financeira ainda no século XIX. O surgimento da CAIXA e da Poupança estão entrelaçados, uma vez que o banco foi criado para, principalmente, recolher os depósitos dos brasileiros, especialmente aqueles de classes sociais menos favorecidas.

Essa associação pode ser percebida em trechos do Decreto nº 2.723, de 12 de janeiro de 1861, que criou a Caixa Econômica da Corte. No Artigo 1º, o então Imperador Dom Pedro II afirmava: “A Caixa Econômica estabelecida na cidade do Rio de Janeiro (…) tem por fim receber, a juro de 6%, as pequenas economias das classes menos abastadas e de assegurar, sob garantia do Governo Imperial, a fiel restituição do que pertencer a cada contribuinte, quando este o reclamar (…)”.

Pelo Decreto nº 2.723, que criou a caderneta de poupança ainda em 1861, é possível observar que existia a garantia do Governo (na época, Imperial) sobre os valores depositados na poupança.

Mas, por se tratar de uma lei de 1861, não é possível afirmar com segurança que apenas esse dispositivo realmente garante 100% do montante depositado na poupança da Caixa.

Melhor Poupança: Pesquisa em sites e livros

Não satisfeito com o que encontrei na história da poupança, fiz uma busca em sites e livros renomados, e encontrei mais duas evidências.

A primeira foi um guia sobre como investir na poupança, publicado pelo UOL Economia, em maio de 2008. Ao tratar dos riscos da caderneta de poupança, o guia cita a garantia do FGC para a poupança, mas coloca a poupança da Caixa como uma exceção, nesse trecho: “A única exceção é a Caixa Econômica Federal (CEF). O banco garante 100% de devolução do valor aplicado na poupança em caso de falência“.

A segunda evidência foi encontrada no livro Investimentos Inteligentes, do Gustavo Cerbasi. Encontrei uma prévia disponível no Google Books, onde é possível encontrar, na página 140, o seguinte trecho: “Recursos aplicados na Caderneta de Poupança da Caixa Econômica Federal estão totalmente garantidos pela União, por decreto-lei“.

Acredito que o decreto-lei do qual o Gustavo Cerbasi se refere é o mesmo da criação da poupança, já citado neste artigo.

Essas fontes, por si só, não garantem a veracidade da informação, mas já dá um bom indicativo, até porque eu não acredito que Gustavo Cerbasi publicaria essa informação em seu livro sem uma fonte confiável.

Melhor Poupança: Conclusão

Na minha opinião, essa informação é verdadeira e a poupança da Caixa é 100% garantida. Me apóio nas fontes que já citei anteriormente, e também no fato da Caixa Econômica Federal ser uma empresa pública do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda. Por esse motivo, acredito que os recursos lá depositados deveriam ser garantidos pela União.

Em tempo, esse artigo não foi patrocinado pela Caixa nem tenho vínculo com a instituição. Minha intenção é apenas apresentar essa informação, que eu considero bastante relevante para os leitores do Quero Ficar Rico.

Caso algum leitor conheça uma fonte confiável que confirme (ou desminta) essa informação, deixe um comentário.

Assine (é grátis)

Cadastre seu email e receba gratuitamente as atualizações do Quero Ficar Rico!


Conquistou a independência financeira e quer ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo objetivo. Continue lendo aqui!